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Termos de scout: Você sabe o que cada palavra significa?

Foto: USA Today

Termos de scout: Você sabe o que cada palavra significa?

Você já notou que é muito comum escrevermos sobre esse esporte ou até mesmo gravarmos nossos podcasts usando termos que talvez ainda não esteja totalmente familiarizado, correto? Então, antes de entrar nos detalhes técnicos dos termos de scout como sistemas de jogo, posições ou qualquer outra palavra que faça parte dos guias, tentaremos ajudá-lo ao máximo a entender as terminologias desse jogo.

Vamos começar com termos de scout para que você entenda um pouco sobre essa área da NFL. Aqui você encontrará informações sobre habilidades físicas e mentais dos jogadores, que os analistas gostam tanto de avaliar em suas análises. Além disso, sempre que você ler um termo que não entendeu em algum de nossos textos, podcast ou outro canal, fique à vontade para voltar aqui em nossos comentários ou nos canais de contato para relembrar.


Termos de Scout – Parte 1

Habilidade atlética (Athletic ability) – Refere-se à capacidade atlética de um jogador, geralmente quantificada e medida usando exercícios apresentados no Combine, que ocorre antes do draft. A corrida de 40 jardas, três cones, salto na horizontal, salto na vertical e supino se combinam para medir a velocidade, agilidade, explosão da parte inferior e força da parte superior do corpo de um jogador. Por isso se valoriza tanto o evento de Combine da NFL.

Processamento mental (Mental Processing) – Trata-se da capacidade de um jogador em perceber, diagnosticar e se adaptar a novas informações de forma precisa durante o jogo. Esse é um item exigido nos Quarterbacks e nos Middle Linebackers, mas o processamento mental é importante para todas as posições.

Resistência competitiva (Competitive Toughness) – Um termo abrangente que engloba a vontade, fisicalidade, motricidade ou disputa de um jogador, esforço na perseguição e consistência de jogo.

Velocidade de jogo (Play speed) – É uma mistura do que o jogador faz com sua habilidade atlética somada ao seu processamento mental. A velocidade de jogo se refere à capacidade de um jogador de processar informações, adaptar-se a circunstâncias variáveis ​​e resolver problemas tridimensionais em tempo real. Pode-se dizer que alguns jogadores são limitados em termos atléticos, mas podem se adaptar às informações e jogarem mais rápido que a velocidade do corpo.

Força em jogadas (Play straight) – a capacidade de um jogador de competir e vencer disputas físicas no um contra um. Sua capacidade de gerar e transferir força ou resistir à força de um jogador adversário.


Termos de Scout – Parte 2

Movimento de pés (Footwork) – Significa a habilidade de um jogador de mover seus pés com rapidez, precisão e suavidade. O trabalho de pés exato difere de acordo com cada posição. Por exemplo, a habilidade de um jogador de linha ofensiva ou defensiva de sincronizar seus pés com as mãos na hora do contato inicial. Outro exemplo é um Wide Receiver cronometrando seus passos para quebrar uma rota de forma eficiente ou os pés de um Quarterback ao se mover para trás antes de efetuar um passe.

Alavancagem (Leverage) – A palavra “alavancagem” usa-se de várias maneiras diferentes, dependendo do contexto em que se aplica. Podemos falar que ganhar “alavancagem” é o ato de mudar o corpo de direção para obter uma vantagem mecânica e maximizar a força de uma jogada.

1) Alavancagem interna – quando um jogador de linha ofensiva ou defensiva é capaz de golpear e obter o controle por um movimento em direção ao adversário. Ganhar força interna permite que o bloqueador ou defensor controle seu oponente sem ser chamada uma falta de holding (segurada). Tente lembrar das jogadas quando temos linha ofensiva e defensiva disputando território. Em muitos momentos, os jogadores estão tentando impulsionar suas mãos no peito do adversário para tentar ganhar alguma vantagem na batalha.

2) Alavancagem lateral – quando um jogador de linha usa todo o seu corpo para atacar a metade esquerda ou direita de seu oponente, também conhecida como half-men leverage. A alavancagem lateral pode permitir que um jogador menor se envolva e domine com eficácia ou manobre um oponente maior ou mais poderoso partindo para uma tentativa de contornar o adversário, ao invés de confrontá-lo frontalmente.


Termos de Scout – Parte 3

Uso das mãos (Hand usage) – É a capacidade de um jogador usar as suas mãos para influenciar o adversário. Faz-se referência a jogadores de linha ofensiva, quando usam suas mãos para ganhar vantagem. Entretanto, jogadores de linha defensiva também se encaixam aqui, pois realizam movimentos rápidos na tentativa de vencer os bloqueios. Exemplo disso é como um Cornerback usa suas mãos para interferir numa rota de um recebedor adversário ou interromper uma jogada de passe. Por fim, um exemplo final é como um Wide Receiver é capaz de usar as mãos para evitar que seu adversário o atrapalhe na linha de scrimmage.

Base (Base) – Essa é uma análise feita basicamente a jogadores de linha e refere-se aos pés de um jogador com relação a distância entre eles durante a postura executada na jogada. Uma base “larga” refere-se a uma postura com os pés separados, aferindo mais estabilidade ao jogador e um centro de gravidade mais baixo.

Âncora (Anchor) – Chamamos de “ancoragem” a capacidade de um jogador de absorver um ataque adversário e contra-atacar sem ceder terreno. Termo geralmente usado para um jogador de linha ofensiva que se opõe ao power rush de um jogador de linha defensiva. mas pode ser usado em referência a qualquer jogador que precisa bloquear uma jogada.

Visão (Vision) – Refere-se à capacidade de um jogador olhar para o campo adversário e reconhecer buracos ao longo da linha de scrimmage ou na cobertura e antecipar o movimento de uma defesa. Geralmente usado em referência a Running Backs. Entretanto, também pode se aplicar a Wide Receivers, Tight Ends, Running Quarterbacks como o Lamar Jackson ou retornadores de Punt/Kickoff.


Termos de Scout – Parte 4

Equilíbrio no contato (Contact Balance) – É a capacidade de um jogador de manter o equilíbrio mesmo após um contato adversário. Jogadores com bom equilíbrio de contato são capazes de dar golpes e continuar avançando com a bola. Também é usado em referência à capacidade de um defensor em permanecer ativo na jogada, apesar do contato de um bloqueador.

Habilidades com a bola (Ball skills) – Capacidade de ir a direção à bola, ajustar o seu corpo e efetuar a jogada no ar. Para isso damos o nome de Ball skills. Com relação a um Wide Receiver, Running Back ou Tight End, isso se refere à sua capacidade de agarrar a bola (catch). No que diz respeito aos Defensive Backs ou Linebackers, as “habilidades com a bola” não se referem apenas à sua habilidade de interceptar. Mas dizem respeito também quando afetam o recebedor no ponto de recepção e desviam o passe (pass deflection).

Controle do corpo (Body Control) – esta é a habilidade de um jogador de movimentar o seu corpo no ar. Normalmente se refere à capacidade de um recebedor saltar para uma recepção e movimentar o seu corpo. Assim controla o corpo para que seus pés estejam dentro do campo enquanto agarra a bola ao longo da linha lateral.

Recepção contestada (Contested catch) – é uma situação onde tanto o jogador de ataque quanto o jogador de defesa disputam uma bola aérea. Ela é contestada porque os jogadores estão tão próximos um do outro que a janela de passe é muito pequena e ambos podem fazer a recepção dessa jogada. Nessas situações, uma combinação de tamanho, habilidade atlética, habilidade com a bola, resistência competitiva e controle do corpo pode ajudar o jogador a prevalecer e a pegar a bola ou defender o passe.


Termos de Scout – Parte 5

Arranque (Get-off) – Capacidade de um jogador de se mover no início da jogada. É a habilidade atlética (o quão explosivo o jogador consegue ser, embora a flexibilidade também seja importante) e processamento mental para reagir ao snap da bola. Embora “get-off” seja normalmente um indicativo que os analistas procuram em um jogador de linha defensiva ou Edge, a habilidade de se mover de forma rápida e eficiente é importante para todas as posições.

Perseguição (Pursuit) – Trata da perseguição de um jogador a outro e sua capacidade de derrubar o adversário por trás. Geralmente é um movimento que acontece no backfield para a cobertura de uma corrida. Por exemplo quando um Running Back parte para uma corrida lateral, isso envolve uma cobertura completa do time. Aí você poderá ver a capacidade de perseguição de jogadores alocados do outro lado do campo para fechar uma corrida do adversário no sentido oposto. Normalmente usado como um exemplo de resistência competitiva, especialmente para maiores defensores.

Backpedal – A habilidade de um jogador defensivo de voltar para a cobertura enquanto ainda aguarda a jogada ofensiva. Este retorno é realizado de costas, geralmente acompanhando inicialmente um recebedor. Assim, se mantém a posição do corpo sempre de frente para o adversário no início do snap. Requer pés rápidos e parte inferior do corpo flexível para funcionar com velocidade, equilíbrio e baixo centro de gravidade. A transição de um backpedal para um sprint requer quadris fluidos e tornozelos flexíveis para manter o equilíbrio e minimizar o desperdício de movimento. Essa transição geralmente acontece no momento em que o recebedor toma uma decisão em sua rota. Assim o defensor sai da posição backpedal para correr (sprint) junto com o recebedor.


Termos de Scout – Parte 6

Power rush – Quando um Pass Rusher – geralmente um Lineman defensivo, Edge ou Outside Linebacker – tenta apressar o passe de um Quarterback e vencer um bloqueador usando a força.

Speed ​​rush – Quando um Pass Rusher usa sua velocidade, explosão ou agilidade para vencer os bloqueadores. Normalmente emparelhado com uma técnica de mão para evitar que um bloqueador transforme a corrida em uma competição de força. O speed rush geralmente se usa na tentativa de contornar o bloqueador.

Speed ​​To Power – Quando um rusher começa o jogo correndo com velocidade, mas se converte em um power rush depois que um bloqueador travou sua tentativa de passar pelo lado. Assim, acontece uma transição de jogada e o defensor tentará usar a força para chegar até o QB adversário.

Curvatura de pass rush – A habilidade de um Pass Rusher de contorcer seu corpo, abaixar seu centro de gravidade e manter a velocidade enquanto faz uma curva abrupta ao redor de um tackle ofensivo em direção ao pocket. A “boa flexão” requer quadris, joelhos e tornozelos muito flexíveis. Isso é necessário para abaixar o centro de gravidade do jogador, manter contato total entre a planta do pé e a grama para evitar escorregar e fazer o contorno do adversário com firmeza.

Finalização de pass rush – A habilidade de um Pass Rush de terminar sua investida impactando a jogada com um hit no Quarterback, passe defendido – ou preferencialmente em um tackle para perda de jardas, sack ou fumble.

E aí galera, gostaram dos termos de scout? Esquecemos de alguma coisa? Deixe aí nos comentários a sua opinião.

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