Redes Sociais
Jonathan Taylor mostrando suas Habilidades de Running Back no Combine

Tudo sobre a NFL

Scouting – Habilidades de um Running Back

Foto: NFL.com

Scouting – Habilidades de um Running Back

Hoje vamos mergulhar nas habilidades de um Running Back. Essa é uma posição que mudou bastante principalmente por conta das necessidades da NFL de hoje. Os profissionais de scout observam várias características, mas vamos assumir 3 delas como principais.


Velocidade e equilíbrio

A questão mais supervalorizada para os RB é a velocidade. Certamente, um jogador capaz de atravessar outros 11 de maneira rápida é algo interessante, mas saiba que não é necessário. Não se empolgue ao ver grandes desempenhos em um combine no momento que eles fazem os testes de 40 jardas.

Uma importante habilidade de um Running Back é o equilíbrio. No entanto, à medida que a idade do jogador vai avançando isso acaba se perdendo. Portanto, é um item que acabou ficando fora da lista final. Existem exemplos bem interessantes nesse quesito na NFL hoje. Observe David Montgomery dos Bears.Ele corre com excelente equilíbrio e é difícil de derrubar. 


Poder, força e agilidade

Outras habilidades importantes são poder e força, principalmente para aqueles RBs que correm por dentro da linha. Correr entre os tackles e bater de frente com os grandalhões da linha defensiva é algo que aparentemente nunca deixará de acontecer na NFL.

Outra questão muito observada é a agilidade do jogador. Isso porque ela é fundamental para corrigir uma rota lateralmente quando um RB faz a leitura e percebe a necessidade de mudança de rota. LaDainian Tomlinson era fenomenal ao se deslocar para esquerda e direita na busca da principal lacuna aberta na defesa.

Esse tipo de mudança coloca um estresse enorme nas costas das defesas que precisam se adaptar às rotas alteradas repentinamente. “Track runners” como o Derrick Henry precisam de um caminho definido para suas corridas. Já jogadores com agilidade criam seus caminhos por conta própria.

Há ainda um valor para aqueles que possuem a mentalidade de “workhorse running back“. São aqueles running backs que simplesmente são capazes de receber a bola o tempo todo e batalhar fisicamente com a defesa adversária por muito tempo. Jogadores como os lendários Emmitt Smith dos Cowboys e Earl Campbell do Oilers. 


Habilidades mais importantes em um Running Back


Visão

Não adianta ter todas as qualidades físicas se o RB não consegue enxergar o campo e tomar decisões em mais de um nível dentro de campo. O grande RB usará a visão para tomar decisões além da linha de scrimmage, quase como um jogador de xadrez, antecipando duas ou por vezes três jogadas. Jogadores sem visão de jogo definitivamente não vão a lugar nenhum na NFL.


Explosão 

Explosão é diferente de velocidade. Sabe o torque de um carro e sua capacidade de resposta de acordo com a aceleração? É mais ou menos isso. Explosão é a capacidade de ganhar velocidade rapidamente. Para um RB é mais importante chegar até sua velocidade máxima rapidamente do que ter um alta velocidade final.

Pense no estilo único de Le’Veon Bell, que espera uma vida inteira enquanto o buraco se abre para aí sim atacá-lo. Quando essa explosão sumir, esse estilo de jogo não funcionará mais para Bell (será que estamos vendo isso hoje?). Esta é uma das habilidades de Running Back que é muito parecida com a de um pass rush, capaz de transformar velocidade em potência (lembre-se da física: Força = Velocidade x Massa). Ou seja, uma grande explosão cria muita força e se torna muito difícil parar o jogador enquanto o RB ganha jardas rapidamente.


Recebimento de passes

A NFL moderna transformou essa posição. Jogadores que não são capazes de agarrar um passe entrarão em extinção muito em breve. Com equipes tentando enganar o adversário em todas as jogadas, ter RB incapaz de receber um passe é indicativo quase certo de que dali só sai jogo terrestre. A capacidade de Alvin Kamara de efetuar recepções é incomparável nessa liga. Ele consegue se separar da marcação e correr rotas como um Wide Receiver, o que cria um valor enorme para um RB. 

Pense por um instante no time do Saints. Num esquema personnel 11 em que o ataque terá 1 RB, 1 TE e 3 WRs, uma defesa pode ser surpreendida rapidamente com “5 WR” em campo, explico: Jared Cook é um TE que não bloqueia ninguém. Ele se passa mais por um recebedor de slot king size do que tight end. Consequentemente, dependendo daquilo que a defesa adversária preparar, Kamara pode ser mandado para uma rota mais longa para receber um passe e virar assim um 5º recebedor. 

Por esses motivos e pela forma que a NFL vem caminhando nesses últimos anos, a capacidade de receber passes passa a ser a habilidade de um Running Back principal.

Gostou? Certamente você também irá gostar das outras matérias que fizemos falando tudo sobre a NFL. Comente e deixe aqui sua opinião e suas dúvidas.

Clique para Comentar

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Franquias NFL

Mais matérias na editoria Tudo sobre a NFL