Redes Sociais
dillon-gabriel-1

NCAA

Oregon vence Big Ten e Georgia leva a SEC. Clemson nos playoffs

Foto: Field Level Media

Oregon vence Big Ten e Georgia leva a SEC. Clemson nos playoffs

O College Football viveu um final de semana de finais de conferência. Com isso, está oficialmente encerrada a temporada regular da NCAA. Agora, a partir do dia 20 de dezembro, teremos os playoffs, com Oregon como cabeça 1. Neste ano, a pós-temporada terá 12 times e o TrickPlay explica como irá funcionar.

Neste sábado, 7, Oregon venceu Penn State em um grande jogo e confirmou o título da Big Ten. Georgia voltou a vencer Texas (na temporada regular já tivemos um 30×15 a favor dos Bulldogs) e conquistou a SEC. Já Clemson conseguiu superar SMU com um field goal no último segundo e também estará na pós-temporada. Além disso, Boise State e Arizona State conquistaram vitórias imponentes e devem receber a bye week como top 4 nos playoffs. Confira tudo o que rolou na semana 15 da NCAA:

Oregon se impõe e conquista título invicto. Georgia passa por Texas novamente

Oregon fechou a sua campanha perfeita com uma vitória por 45×37 sobre Penn State e o título da Big Ten. Dillon Gabriel passou para 283 jardas e 4 touchdowns. Melhor, então, para Tez Johnson, que terminou o jogo com absurdas 181 jardas e uma ida à endzone. O running back Jordan James, com 2 touchdowns foi outro destaque. Por Penn State, Drew Allar passou para 226 jardas e 3 touhdowns, mas amargou duas interceptações. O jogo terrestre, com Kaytron Allen (124 jardas, 1 touchdown) e Nicholas Singleton (104 jardas) foi a principal arma da equipe. Os Ducks serão cabeça de chave 1 nos playoffs e recebem a bye week. Já os Nittany Lions também estarão na pós-temporada, mas precisarão jogar a primeira fase dos playoffs.

Depois de 8 prorrogações para se classificar à final, Georgia precisou do tempo extra novamente para bater Texas por 22×19 e conquistar a SEC. É a segunda vitória dos Bulldogs sobre os Longhorns na temporada. E essa teve um gosto especial. Carson Beck se machucou ainda no primeiro tempo. Assim Gunner Stockton assumiu o pocket e passou para 71 jardas e uma interceptação. Aí, brilhou a estrela de Trevor Etienne. O running back assumiu a responsabilidade, correu para 94 jardas, 2 touchdowns e colocou a partida “embaixo do braço”, inclusive carregando a sua equipe no drive da vitória. Por Texas, Quinn Ewers passou para 358 jardas, um touchdown e duas interceptações. Assim, Georgia ganha a bye week e torce pela recuperação de Carson Beck. Texas terá que jogar a primeira semana dos playoffs.

Clemson vai aos playoffs com emoção. Boise State e Arizona State confirmam

Clemson arrumou um jeito de estar nos playoffs. Com uma vitória por 34×31 sobre SMU, os Tigers estão automaticamente garantidos pelo título da ACC. E a vaga veio com um chute de 56 jardas de Nolan Hauser no estouro do cronômetro. Antes disso, Cade Klubnik passou para 262 jardas e 4 touchdowns. O wide receiver Bryant Wesco Jr foi outro grande nome, com 143 jardas e um touchdown. Por SMU, o quarterback Kevin Jennings teve 4 touchdowns totais e 339 jardas de scrimmage, mas amargou uma interceptação. Os Mustangs agora torcem para aparecer entre os 7 classificados pelo ranking, mas têm remotas chances (a briga é com Alabama). Já Clemson está garantido na pós-temporada por vencer a conferência, mas não teve ter a bye week.

Isso porque Boise State e Arizona State fizeram jogos seguros e devem estar entre os 4 primeiros. Ainda na sexta-feira, 6, Boise State bateu UNLV por 21×7 e venceu a Mountain West. Ashton Jeanty (um dos grandes nomes para levar o troféu Heisman) correu para 209 jardas e anotou um touchdown. O quarterback Maddux Madsen anotou 167 jardas de scrimmage e 2 touchdowns. No sábado, 7, Arizona State não deixou dúvidas sobre quem é o melhor time da Big 12 e atropelou Iowa State por 45×19. Cam Skattebo correu para 170 jardas e 2 touchdowns. Já o quarterback Sam Leavitt teve 252 jardas de scrimmage e 4 touchdowns. Os times devem ocupar as posições 3 e 4 como cabeças de chave.

Nas outras partidas, Ohio bateu Miami (OH) por 38×3 e levou a MAC. Marshall fez 31×3 em Louisiana para vencer a Sun Belt. Army venceu Tulane por 35×14 e conquistou a The American. Por fim, Jacksonville State atropelou Western Kentucky por 52×12 e é o campeão da CUSA.

Como os playoffs irão funcionar?

A pós-temporada do College Football terá 12 times pela primeira vez na história. Os campeões das 5 maiores conferências da NCAA (ACC, Big Ten, Big 12, SEC e Mountain West) garantem vaga automática, sendo que os 4 melhores recebem a bye week. Isso depende de um ranking que será anunciado neste domingo, 8. Mas será muita surpresa se Oregon, Georgia, Boise State e Arizona State (nessa ordem) não ocuparem as 4 primeiras posições. O outro classificado é Clemson, que, então, deverá jogar a primeira fase dos playoffs (similar ao Wild Card Round na NFL).

Os outros 7 participantes dos playoffs da NCAA são definidos com base no ranking desta semana. Assim, excluindo-se da classificação o top 4 (que estará na bye week), o 5º colocado do ranking enfrenta o 12º. Além disso, o 6º pega o 11º, o 7º encara o 10º e o 8º desafia o 9º. Os times de melhor ranking terão a vantagem de atuar em casa. Quem vencer esses confrontos, está automaticamente classificado para enfrentar os 4 times da bye week, com a mesma lógica de confrontos. Ou seja, o time de pior ranking dentre os classificados encara Oregon. O segundo pior rankeado enfrenta Georgia e assim sucessivamente.

A primeira rodada dos playoffs da NCAA ocorre entre os dias 20 e 21 de dezembro.

Projeção TrickPlay para o ranking

1. Oregon Ducks;

2. Georgia Bulldogs;

3. Boise State Broncos;

4. Arizona State Sun Devils;

5. Notre Dame Fighting Irish;

6. Texas Longhorns;

7. Ohio State Buckeyes;

8. Penn State Nittany Lions;

9. Tennessee Volunteers;

10. Clemson Tigers;

11. Indiana Hoosiers;

12. Alabama Crimson Tides.

Confira aqui os resultados de todos os jogos da semana 15 do College Football. Ou, então, entre em contato conosco.

Clique para Comentar

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Franquias NFL

Mais matérias na editoria NCAA