O que significa um homem de capa no uniforme de alguns jogadores da NFL? Já ouviu falar do prêmio Walter Payton Man of the Year?
A NFL e os times incentivam os jogadores a atuarem em questões sociais e de caridade, e o prêmio Walter Payton mostra como isso é valorizado. Essa premiação, conhecida anteriormente como NFL Man of the Year Award, é dada desde 1970. O nome foi alterado em 1999, após a morte de Walter Payton, lendário atleta que jogou pelo Chicago Bears de 1975 até 1987 e que, além de ser um dos melhores Running Backs da história da liga, foi muito atuante também fora de campo, ajudando crianças carentes e também trazendo muita atenção para a questão da doação de órgãos.
Todos os anos cada time nomeia um jogador que tenha forte atuação junto à comunidade para ser o seu candidato ao prêmio. O vencedor recebe um cheque de 50 mil dólares para doar para a instituição por ele escolhida. Os outros 31 participantes recebem um cheque de 5 mil dólares para doar. O primeiro jogador a receber o prêmio foi o lendário quarterback Johnny Unitas. Dan Marino, Troy Aikman, Payton Manning, John Elway e LaDainian Tomlinson são alguns outros grandes nomes que já receberam o prêmio. Você pode conferir a lista completa de vencedores clicando aqui.
Os últimos vencedores
Calais Campbell, do Baltimore Ravens, é o atual vencedor do prêmio. Ele fundou a CRC foundation, que ensina habilidades como esporte, arte, finanças, saúde e nutrição para que jovens carentes possam buscar um futuro melhor.
Quem ganhou o Prêmio em 2017 foi JJ Watt, jogador do Houston Texans. Ele iniciou uma campanha que arrecadou US$ 37 milhões para ajudar as pessoas impactadas pelo furacão Harvey que atingiu a região de Houston em 2017.
Em 2018 quem ganhou o prêmio foi o Defensive End Chris Long, do Eagles. A atuação dele na África fez com que ele se tornasse um dos meus jogadores favoritos. Mesmo eu sendo um torcedor do Cowboys, minha torcida foi para o Eagles no SuperBowl contra o Patriots. Além disso, ele fundou, em 2015, a Chris Long Foundation, que tem como uma das suas principais áreas de atuação levar água limpa para comunidades carentes. A iniciativa Waterboys pretende permitir o acesso ao recurso potável para 1 milhão de pessoas, principalmente em regiões extremamente pobres da África. Até agora, o projeto já impactou a vida de 380 mil pessoas. Acessando waterboys.org você consegue saber mais a fundo sobre ele.
Prêmios assim deveriam ser valorizados em todas as ligas de diferentes esportes. Assim, com os ídolos servindo de exemplo para os bilhões de fãs que amam esportes, as ações sociais teriam ainda mais destaque.
(Foto: NFL)