Redes Sociais

Guias, Análises & Fatos

Treta da semana – Lamar Jackson

Foto: Los Angeles Times

Treta da semana – Lamar Jackson

Com uma semana marcada pelos problemas de Covid em algumas franquias e múltiplas decisões duvidosas da NFL sobre jogos postergados ou não, principalmente por conta dos acontecimentos em Baltimore, resolvemos trazer para o debate desta semana um assunto que tomou conta de nossas análise. Pois bem, a treta dessa semana é sobre Lamar Jackson.

A temporada passada de Lamar Jackson foi  iluminada. O QB do Baltimore Ravens terminou o ano como MVP em votação unânime. No entanto, a temporada de 2020/2021 tem sido um tanto quanto decepcionante.

A questão mais discutida aqui pela equipe Trick Play é se o ano de MVP de Lamar Jackson foi uma amostra de que ele terá um grande futuro na NFL ou se na verdade foi apenas um desvio fora do padrão desse QB.

Veja, então, a opinião da equipe:

Lamar Jackson tem cara de MVP 

“Culpa do sistema ofensivo dos Ravens”

João Basso

Todos sabemos que o forte do Lamar Jackson não é passar a bola. Porém “não ser seu ponto forte” não significa que ele não saiba, vide seu ano de 2019, quando ganhou o MVP sendo o líder da liga em touchdowns aéreos.

A situação do Lamar em 2020 está muito além de sua capacidade individual. Eu diria que é muito mais culpa do sistema ofensivo dos Ravens que usam a mesma fórmula, com a perspectiva que dê certo novamente.

Lamar acaba ficando engessado em apenas usar sua melhor arma (que é a corrida), ou passar a bola para seu único bom alvo (Mark Andrews). Sim, a negligência da equipe de Baltimore em não ir atrás de melhores recebedores, junto com um sistema ofensivo que não tem um plano B, acaba expondo Jackson ainda mais. Mas estamos falando de um cara que foi MVP com 22 anos de idade, e seu potencial é enorme.

Rômulo Ruggeri “Ninguém é MVP tão jovem por acaso”

Rômulo Ruggeri

No início da temporada eu defendi Lamar Jackson com muito mais convicção do que eu faço hoje. Porém, continuo achando que ninguém é MVP tão jovem por acaso.

Lamar Jackson detém a marca de único QB da história da NFL a ter uma temporada para mais de 3.000 jardas aéreas e mais de 1.000 jardas terrestres. Além disso, os 36 TDs da temporada passada dele colocaram o nome de Lamar Jackson no topo da lista de QBs do Baltimore Ravens, batendo o então recordista Vinny Testaverde (32 TDs em uma temporada).

E se não bastasse tudo isso, Lamar Jackson ainda possui a marca de 25 vitórias e 7 derrotas na carreira. Sendo que dessas 7 derrotas 4 são desse ano. Lamar teve recorde positivo de vitórias em seu ano de calouro e escolhido como MVP de forma unânime em 2019. Portanto, não será uma temporada atípica que irá mudar meu pensamento sobre Lamar Jackson.

“Harbaugh mais previsível e comprometendo Lamar”

Matheus Silva

Segundo jogador na história a ter 2 jogos com Passing Rating perfeito em uma temporada. Recordista na história em jardas corridas por um QB (superando Michael Vick). QB a chegar mais rápido a 25 vitórias (superando Dan Marino). MVP unânime. Fraude? Por favor! Lamar Jackson não é a decepção de 2020, mas sim, o Baltimore Ravens e seu coaching staff

Existem dois motivos para os Ravens estarem pior que no ano passado: ajustes dos oponentes e elenco. As defesas adversárias têm escolhido jogar mais em pacotes como Nickel (um LB no lugar de um DB para “espionar” as corridas de Jackson). E em pacotes Dime em situações de passe (aqui seguiremos com um LB espionando Lamar, dois DBs cuidando de Mark Andrews e marcação homem a homem nos demais – e fracos – receivers dos Ravens).

John Harbaugh está sendo incapaz de se adaptar à esse matchup. Pelo contrário, ele está sendo cada vez mais previsível e comprometendo Lamar Jackson. Além disso, vale lembrar que Jackson e os Ravens perderam o futuro Hall da Fama Michael Yanda e, recentemente, o All-Pro Ronnie Stanley em sua linha ofensiva. Os Ravens não têm playmakers (fora Mark Andrews).

Minha conclusão é: se você quiser ser bom, tem que estar entre os bons. E digo que se Jackson levar os Ravens para os playoffs esse ano já será um feito impressionante.

Lamar Jackson tem cara de fraude

“Grandes jogadores resolvem em momentos decisivos”

Thiago Miguel

Bom, talvez o meu coração de torcedor dos Steelers fale mais alto por aqui mas, para mim, Lamar Jackson não mostrou qualidades de MVP até então. Os grandes jogadores são conhecidos por resolver em momentos decisivos. E, nas duas oportunidades que teve até aqui na carreira, Lamar Jackson não só perdeu, como fez talvez as piores partidas de sua curta estrada na NFL.

Quando você é contemporâneo de um cara chamado Patrick Mahomes e tenta se colocar no mesmo patamar que ele, a régua sobe. Em minha opinião, até aqui Lamar Jackson mostrou ser refém de suas próprias pernas e do trabalho de sua OL. E isso é muito pouco para quem deseja ser um jogador de elite. Jackson precisa de planos B, C e D para resolver jogos.

No momento, ele é incapaz de mostrar soluções sequer próximas a isso nos momentos que mais exigiram. Fraude talvez seja um termo pesado, mas ele passa longe de ser considerado um dos 3 ou 5 melhores do jogo.


Em cima do muro

“O time precisaria se reinventar”

Cadu Pagnoncelli

O ataque de Baltimore surpreendeu todo mundo em 2019, mas era de se esperar que a mesma receita não funcionaria tão bem para sempre. Com as defesas aprendendo como jogar contra os Ravens de Lamar Jackson, o time precisaria se reinventar, o que não está sendo fácil, principalmente para o quarterback.

A falta de WRs pode servir como defesa para Lamar, pois muito se esperava de Marquise Brown na temporada 2020, mas ele não vem correspondendo.

A temporada de 2019 com certeza foi um ponto fora da curva na carreira da Lamar. Não acredito que ele vá conseguir ter mais uma temporada com 36 passes para touchdown e apenas 6 interceptações, mas ele pode evoluir como passador e muito bem ser um QB top 10 da liga nos próximos anos.

Não vejo ele voltando a ser eleito o MVP, mas o Baltimore não precisa se preocupar em achar outro quarterback enquanto Lamar Jackson estiver comandando o ataque.

“As defesas aprenderam a conter o plano A de Lamar”

Mayara Leticia

Confesso que a preferência da NFL pelos Ravens essa semana pesa um pouco mais na minha opinião! Porém, você não pode descartar um jogador eleito o MVP da última temporada, ainda mais com números tão bons como o Rômulo apontou.

Mas obviamente que os números chamaram a atenção de todos e principalmente das defesas que aprenderam a jogar contra o plano A de Lamar. E como dizem, chegar no topo é mais fácil que se manter lá.

Portanto não irei chamá-lo de fraude ainda pois ele pode usar essa temporada para aprender com os erros e ver o quanto ele tem que evoluir se quiser se colocar entre os melhores novamente. Mas caso as próximas temporadas continuem sem evoluções, provavelmente nós e a torcida de Baltimore fomos “enganados” com o potencial de Lamar Jackson.

E aí? Concordam com a opinião dos nossos analistas? Deixe seu comentário e nos diga o que pensam sobre o Lamar Jackson. Confira também: Treta da semana – Tom Brady.

Clique para Comentar

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Franquias NFL

Mais matérias na editoria Guias, Análises & Fatos