-
Por
Thiago Miguel
Reta final da temporada regular da NFL! Chegamos na semana 13 e os cenários começam a se definir. A briga por playoffs está cada vez mais acirrada, principalmente na AFC, em que o líder da conferência e o 10º colocado estão separados por 2 derrotas e se enfrentam neste final de semana. Além disso, temos confrontos divisionais interessantíssimos, como Bills x Patriots e Chiefs x Broncos. Na NFC, a luta é pelas duas últimas vagas no Wild Card. Os Seahawks têm a última chance da temporada e recebem os 49ers. Já os Saints, de quarterback novo, desafiam os Cowboys. Confira tudo sobre os jogos da NFL 2021 na semana 13:
Dallas Cowboys (7-4) @ New Orleans Saints (5-6)
Caesars Superdome (New Orleans) – 02/12 – 22h20 (ESPN)
Depois de duas derrotas consecutivas, os Cowboys tentam retomar o caminho das vitórias contra os Saints. A liderança da divisão ainda não está ameaçada, mas o time se afasta cada vez mais da possibilidade de fazer mais jogos em casa nos playoffs. Por isso, é fundamental que a franquia retome o caminho das vitórias. Para isso, o time deve contar com os retorno de CeeDee Lamb e Amari Cooper, que apesar de ser listado como questionável, provavelmente deva aparecer no campo. Ezekiel Elliott, que esteve cercado por especulações de que poderia ser poupado, treinou com carga máxima na semana e vai para o jogo. A ausência mais sentida será a de Cedrik Wilson.
Os Saints finalmente têm boas notícias no ataque. A começar pelo novo quarterback. Depois de um longo período afastado, Taysom Hill, de contrato renovado, assume o pocket da equipe. Além disso, Alvin Kamara treinou de maneira limitada na semana, mas também deve ir para a partida, juntamente com Mark Ingram. Ainda os tackles Terron Armstead e Ryan Ramczyk também estão listado como questionáveis e não estão 100%, mas como se trata de um jogo decisivo podem ir para o sacrifício. É praticamente um tudo ou nada para os Saints, que apostam todas as suas fichas em uma vitória para voltar a sonhar com a classificação para os playoffs.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Dallas Cowboys.
New York Giants (4-7) @ Miami Dolphins (5-7)
Hard Rock Stadium (Miami) – 05/12 -15h (NFL Game Pass)
Apoiado em uma defesa que voltou a jogar muito bem e em um ataque mais criativo, comandado por Tua Tagovailoa, os Dolphins vivem um excelente momento na temporada. São quatro vitórias consecutivas, e uma tabela bastante generosa pela frente. Assim, a equipe começa a vislumbrar a possibilidade de entrar de vez na briga por playoffs e tudo passa por uma vitória sobre os Giants logo antes do bye. Para isso, o time de Brian Flores conta com a grande fase de Jaylen Waddle no ataque e Javon Holland na defesa, os dois grandes pilares dessa equipe no momento. Assim, a ideia é usar toda essa motivação para sufocar os visitantes e completar a quinta vitória.
Os Giants, por sua vez, deram uma boa resposta no último final de semana após a semana conturbada que tiveram. Contando com um ótimo desempenho defensivo, o time bateu os rivais Eagles e (por que não?) permanece vivo na luta pela última vaga de Wild Card nos playoffs. Daniel Jones é a grande dúvida do time. O jogador sente uma lesão no pescoço e preocupa para a partida. Assim, Mike Glennon tem chances de ser o quarterback titular na partida na Florida. Por outro lado, Saquon Barkley não esteve limitado em nenhum dia da semana e parece estar próximo do 100% de sua condição física para atuar. Parada dura para os Giants, mas um bom resultado pode empurrar a equipe e deixar a crise definitivamente para trás.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Miami Dolphins.
Indianapolis Colts (6-6) @ Houston Texans (2-9)
NRG Stadium (Houston) – 05/12 -15h (NFL Game Pass)
Depois da derrota para os Bucs em casa, os Colts têm uma ótima chance de se recuperar diante de um dos times mais fracos da NFL. Uma vitória diante dos Texans, mesmo sendo longe de casa, é fundamental para o time de Frank Reich ainda sonhar com uma vaga nos playoffs. Para isso, logicamente a equipe irá se apoiar na grande fase de Jonathan Taylor. O running back não fez um jogo explosivo diante dos Buccaneers, mas continuou sendo muito importante e garantiu mais um touchdown em seu excelente ano. Para vencer os Texans, o padrão deverá ser suficiente. A equipe, apenas, precisa cuidar melhor da bola e reduzir os turnovers.
Já os Texans ficaram mais próximos de uma escolha top 5 no próximo draft após serem derrotados pelo New York Jets no último final de semana. A equipe do técnico David Culley mostrou pouco até aqui e a tendência é que não dificulte muito as coisas para o seu rival de divisão. Aliás, a rivalidade pode ser o único combustível rapaz de fazer com que os Texans possam equilibrar a partida. Com poucas armas no ataque, Tyrod Taylor não deve se arriscar muito, sob ameaça de empilhar turnovers. Então, cabe ao time da casa conseguir aproveitar as oportunidades geradas pela sua defesa para pontuar e, quem sabe, ameaçar a vitória de seu rival.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Indianapolis Colts.
Minnesota Vikings (5-6) @ Detroit Lions (0-10-1)
Ford Field (Detroit) – 05/12 – 15h (NFL Game Pass)
Definitivamente, os Lions são o time que mais perdeu jogos no estouro do cronômetro nesta temporada. No dia de Thanksgiving, o time de Detroit sofreu o field goal de Cairo Santos já com o relógio zerado e, novamente, desperdiçou a chance de conquistar a primeira vitória na competição. Como se isso não bastasse, a equipe ainda perdeu o running back D’Andre Swift, grande destaque do time em 2021, com uma lesão no ombro. Ele não joga diante dos Vikings e será substituído por Jamaal Williams. Dan Campbell e sua equipe não querem passar uma temporada sem vitórias e, então, os Lions devem tentar novamente diante de um Minnesota Vikings um pouco vulnerável.
Isso porque Dalvin Cook, um dos grandes pilares ofensivos da equipe, não joga. O atleta sofreu um forte tackle na região do tórax na derrota para os 49ers no último final de semana e não terá condições de atuar. Além dele, Everson Griffen, que passa por dificuldades psicológicas é outro desfalque importante. Assim, as atenções estão todas voltadas para Kirk Cousins e sua dupla de wide receivers, formada por Adam Thielen e Justin Jefferson. Ambos vêm se revezando em boas partidas e devem receber ainda mais carga de trabalho neste final de semana. Se quiserem uma vaga nos playoffs, os Vikings não podem sequer pensar em perder esta partida.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Minnesota Vikings.
Philadelphia Eagles (5-7) @ New York Jets (3-8)
MetLife Stadium (New Jersey) – 05/12 – 15h (NFL Game Pass)
Depois de semanas consecutivas apresentando um bom nível de jogo, Jalen Hurts fez uma péssima partida diante do New York Giants e foi o principal responsável pela derrota para o time rival. Agora, exatamente no mesmo estádio, o jogador tenta se recuperar e devolver os Eagles para o caminho das vitórias. Miles Sanders ainda não está no melhor de suas condições físicas e Boston Scott pode ter mais envolvimento em um ataque que tem DeVonta Smith em processo de evolução. Os Eagles não podem cometer o mesmo erro de semana passada e precisam levar a sério o jogo diante do time verde de New York, sob ameaça de sua temporada acabar no MetLife Stadium.
Já os Jets venceram os Texans no último domingo e subiram um pouco mais no ranking das escolhas do draft 2022. O time não empolga e também não faz uma boa campanha, mas já conseguiu três vitórias e apresenta alguns jogadores de destaque. No ataque Zach Wilson voltou e, apesar de não ter feito a melhor das partidas, conseguiu conduzir a sua equipe à vitória. Diante dos Eagles, entretanto, o buraco parece ser mais embaixo e o jovem quarterback precisa cuidar dos passes, principalmente em direção aos seus recebedores que estiverem sendo marcados por Darius Slay, que faz excelente ano.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Philadelphia Eagles.
Arizona Cardinals (9-2) @ Chicago Bears (4-7)
Soldier Field (Chicago) – 05/12 – 15h (NFL Game Pass)
O Arizona Cardinals retorna da semana de bye com várias notícias boas. Primeiro, a diferença para os Rams, na NFC West, aumentou para dois jogos. Além disso, a equipe permanece na liderança da conferência e se aproxima da semana de bye nos playoffs. Por último, o time deve contar com os retornos de Kyler Murray e DeAndre Hopkins para a partida diante do Chicago Bears. Ou seja, os Cardinals estão com sua capacidade máxima para a partida e, justamente por isso, assumem um favoritismo natural diante de uma equipe que atravessa por problemas. Uma vitória pode direcionar os rumos da NFC para as últimas rodadas e é atrás disso que a franquia do Arizona vai em Chicago.
Do outro lado, uma cidade em ebulição. Nos últimos dias, torcedores do Chicago Bulls entoaram o coro de “Fire Matt Nagy”, ou “Mande Matt Nagy embora”, em português, no United Center. Ou seja, a cidade de Chicago já deixou claro o seu desejo para os executivos da franquia. Entretanto, o técnico segue prestigiado por enquanto e estará presente mais uma vez na sideline. Em relação à equipe, a grande expectativa fica por conta do possível retorno de Justin Fields. O quarterback sofreu uma forte pancada ainda na partida contra os Ravens, há duas semanas, e retornou de maneira limitada aos treinamentos. Assim, é possível que Andy Dalton permaneça como titular. Já Allen Robinson retorna normalmente.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Arizona Cardinals.
Los Angeles Chargers (6-5) @ Cincinnati Bengals (7-4)
Paul Brown Stadium (Cincinnati) – 05/12 – 15h (ESPN)
Depois da surra que aplicou nos Steelers, os Bengals querem manter o bom momento e se aproximar ainda mais dos playoffs em um confronto direto diante dos Chargers. O ataque da equipe vive um momento especial. O time fez mais de 40 pontos nas últimas duas partidas. Além disso, o running back Joe Mixon está há oito partidas consecutivas marcando touchdowns. Isso faz com que a equipe esteja muito bem posicionada na AFC North e também na conferência como um todo. Para terminar, a defesa também está em franca evolução e produzindo turnovers dos adversários. Olho nesses Bengals!
Os Chargers vivem situação oposta. Apesar de ainda apresentar um bom record, a equipe vem de derrota para os Broncos e precisa dar uma resposta imediata se ainda quiser lutar por uma vaga na pós-temporada. O time perdeu muito da consistência defensiva que apresentou no início da temporada e o ataque também apresentou problemas na partida diante de um de seus rivais de divisão. Controlar o jogo terrestre parece ser a chave para que os Chargers consigam vencer. Só que, do outro lado, há um jogador em grande fase. Promessa de ótimo jogo em Cincinnati, com as duas equipes deixando tudo em campo em busca de uma valiosa vitória.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Cincinnati Bengals.
Tampa Bay Buccaneers (8-3) @ Atlanta Falcons (5-6)
Mercedes-Benz Stadium (Atlanta) – 05/12 – 15h (ESPN 2)
Mais um confronto divisional na rodada. Só que, nesse caso, há uma diferença técnica considerável. Os Buccaneers conseguiram uma ótima vitória diante dos Colts, longe de casa, e buscam reafirmar a dominância na NFC South. Terão que fazer isso, mais uma vez, sem Antonio Brown, que segue de fora da equipe. Em contrapartida, as boas notícias são as excelentes fases de Leonard Fournette e Rob Gronkowski. Os dois foram os principais responsáveis pelo triunfo do último domingo e devem novamente ser os pilares do ataque. Com uma defesa que está recebendo os reforços do Departamento Médico, os atuais campeões têm tudo para crescerem ainda mais de rendimento.
O Atlanta Falcons é um dos times mais surpreendentes da temporada. A equipe não empolga ninguém, o time tem muitas dificuldades no ataque e uma defesa que não é confiável. Mesmo assim, conseguiu 5 vitórias e hoje tem exatamente a mesma campanha do Washington Football Team, time que estaria com a última vaga nos playoffs. Assim, ninguém pode tirar o direito dos Falcons de sonharem com a pós-temporada e o grande responsável por isso é Cordarrelle Patterson. O jogador, que costumava figurar apenas no Special Team dos Bears, está tendo uma temporada fenomenal e conduzindo um ataque pouco criativo. Certamente ele é a principal esperança dos Falcons protagonizarem uma zebra.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Tampa Bay Buccaneers.
Jacksonville Jaguars (2-9) @ Los Angeles Rams (7-4)
SoFi Stadium (Los Angeles) – 05/12 – 18h05 (NFL Game Pass)
Os Rams vivem o que se pode chamar de crise técnica. Com três derrotas consecutivas, o time de Los Angeles vê os seus principais adversários vencerem e, com isso, a caminhada para o SuperBowl em casa se torna mais difícil. A perda de Robert Woods parece ter abalado o equilíbrio de um ataque que vinha jogando por música. Apesar do touchdown diante dos Packers, Odell Beckham Jr. parece ainda não estar acostumado ao playbook e pouco se entende com Matthew Stafford. Entretanto, a partida diante dos Jaguars é uma ótima oportunidade para a equipe se recuperar e voltar a mostrar força.
Já o time de Urban Meyer parece cada vez mais preocupado em ter uma das primeiras escolhas no draft de 2022. O time até teve uma boa reação diante dos Falcons no último final de semana, mas não conseguiu a vitória e amarga (em partes) a lanterna da conferência. Parece mesmo que os Jaguars seguirão com o trabalho de reconstrução e já estão focando na próxima temporada. Aliás, a equipe tem várias lacunas a preencher, principalmente no ataque, visto que a cada rodada que passa, James Robinson parece ser uma ilha técnica em uma unidade que pouco funciona. Aliás, um dos jogadores que vinha se destacando (o tight end Dan Arnold) será desfalque por, no mínimo, 4 semanas.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Los Angeles Rams.
Washington Football Team (5-6) @ Las Vegas Raiders (6-5)
Allegiant Stadium (Las Vegas) – 05/12 -18h05 (NFL Game Pass)
Jogo entre duas equipes que vivem uma verdadeira gangorra na temporada. Depois de iniciar a temporada de maneira bastante complicada, o Washington Football Team conseguiu uma improvável recuperação após a perda de seu principal nome defensivo (Chase Young) e hoje estaria nos playoffs da NFL. Taylor Heinicke vem jogando cada vez melhor, com menos erros, e apoiado na ótima fase da dupla de running backs formada por Antonio Gibson e JD McKissic, vem conduzindo a equipe para bons resultados. O jogo diante dos Raiders é uma prova de fogo para uma equipe desacreditada que, dependendo dos resultados da rodada, pode ficar a apenas um jogo de distância do líder da divisão.
Pode-se dizer que a montanha russa dos Raiders é ainda maior. Até porque a equipe teve que lidar também com problemas extra campo e isso dificultou ainda mais o processo. Entretanto, quando todos esperavam que os Raiders seriam meros figurantes até o final da temporada, o time arrancou uma belíssima vitória na prorrogação diante dos Cowboys, em Dallas, e voltou para as disputas. Na nona colocação da AFC com a mesma campanha dos Chargers, que hoje iriam aos playoffs, o time de Las Vegas quer a vitória para liderar a corrida por uma das vagas de Wild Card. A grande dúvida fica por conta de Darren Waller, que saiu machucado do último jogo e pode não atuar.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Washington Football Team.
Baltimore Ravens (8-3) @ Pittsburgh Steelers (5-5-1)
Heinz Field (Pittsburgh) – 05/12 – 18h25 (ESPN)
Os dois grandes rivais da AFC North vivem momentos completamente distintos na competição. Líder da conferência, o Baltimore Ravens superou as 4 interceptações de Lamar Jackson para vencer o Cleveland Browns no último final de semana e reassumir o controle da NFC. Entretanto, as deficiências ofensivas do time voltaram a incomodar. Os erros de Lamar se sucedem semana após semana e o time vem sendo salvo por ótimas atuações defensivas e pelo excelente kicker Justin Tucker, um jogador que beira à perfeição. Para derrotar o grande rival em um ambiente hostil de “must win”, será preciso controlar os nervos e os turnovers.
Os Steelers foram sacudidos por um verdadeiro trator chamado Cincinnati Bengals. Na verdade, o time entrou em uma espiral de erros muito parecida com a partida de playoffs em 2021, diante do Cleveland Browns, e foi presa fácil para seu rival de divisão. Ben Roethlisberger, que vinha jogando de maneira segura, empilhou erros e decisões contestáveis e o resultado disso foi um 41×10 sem margem para dúvidas. Assim, a equipe precisa dar uma resposta. E pode ter que fazer isso sem TJ Watt, que está na lista do Covid. O jogador ainda tem chances de atuar e sua ausência seria mais um punhal nos já abalados Steelers. Por outro lado, a boa notícia deve ser a volta de Joe Haden a uma secundária que apresenta visíveis problemas.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Baltimore Ravens.
San Francisco 49ers (6-5) @ Seattle Seahawks (3-8)
Lumen Field (Seattle) – 05/12 – 18h25 (Fox Sports)
Se falamos em momentos distintos para descrever o jogo anterior, aqui a distância é ainda maior. Isso porque, quando todos esperavam que o Seattle Seahawks fosse se reencontrar a partir do retorno de Russell Wilson, o que aconteceu foi justamente o contrário. Foram três derrotas consecutivas e apenas 28 pontos somados nos três jogos em que a principal estrela da equipe esteve em campo. O jogo terrestre não flui (a ponto de Pete Carroll ir buscar uma esperança no veteraníssimo Adrian Peterson) e o ataque parece ter apenas Tyler Lockett. Definitivamente a partida diante do principal rival é a última esperança para salvar uma temporada que já parece condenada.
Por outro lado, os Niners estão em bom momento. O time vem de três vitórias seguidas e, ao lado do Washington, é o mais quente da conferência. Uma vitória em Seattle consolidaria a equipe na zona dos playoffs. O grande problema para essa partida parece ser o mesmo de sempre: as lesões. Deebo Samuel, principal jogador ofensivo do esquema de Kyle Shanahan, e que vem atuando como uma espécie de coringa, é dúvida para a partida. Por outro lado, a equipe espera aproveitar a boa conexão entre Jimmy Garoppolo e Brandon Aiyuk, que evoluem a cada rodada. Os Niners são favoritos, mas precisam tomar cuidado diante de um adversário que costuma causar problemas.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do San Francisco 49ers.
Denver Broncos (6-5) @ Kansas City Chiefs (7-4)
Arrowhead Stadium – 05/12 – 22h20 (ESPN)
Chiefs e Broncos fecham o dia de NFL em uma partida que pode valer a liderança da divisão. Os Broncos vêm de uma ótima vitória sobre os Chargers e querem reafirmar a sua força na divisão diante do principal adversário. Para isso contam com um excelente momento da dupla de running backs formada por Melvin Gordon e Javonte Williams. Existe uma preocupação sobre a condição física de Teddy Bridgewater, que se machucou durante a partida do último final de semana, mas voltou ao campo e conseguiu a vitória. Entretanto, o quarterback deve estar em campo e ajudar a sua equipe. Na defesa, Bradley Chubb e Patrick Surtain são os dois pilares de uma unidade que voltou a evoluir e produzir turnovers.
Já os Chiefs retornam da semana de bye com a possibilidade de pelo menos empatarem com os líderes da conferência, algo inimaginável após o início lento da equipe. O time conta com a volta da boa fase de Patrick Mahomes, que já vislumbra a liderança da NFL em jardas aéreas. Além disso, a defesa parece estar se encontrando após inúmeros problemas e, assim, os Chiefs começam a ter a cara daquela equipe dominante das últimas temporadas. Com Clyde Edwards-Helaire mais próximo das condições físicas ideais, o time deve ter outra alternativa de ataque para tentar driblar a boa defesa adversária.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Kansas City Chiefs.
New England Patriots (8-4) @ Buffalo Bills (7-4)
Highmark Stadium (Orchard Park) – 06/12 – 22h15 (ESPN)
Fechamos a semana com mais um grande jogo divisional que pode valer muita coisa para as duas equipes. Os Patriots parecem ser a equipe mais quente da NFL no momento e esperam levar tudo isso para a gelada Orchard Park. Mac Jones vem fazendo uma temporada incrível e dando mais opções a um ataque que, na temporada anterior, tinha apenas o jogo terrestre como alternativa. Assim, seus passes dão a chance para jogadores como Kendrick Bourne brilharem e se tornarem bons alvos na frente. Mas certamente a força da equipe é um conjunto, muito bem liderado e treinado por Bill Belichick.
Os Bills têm uma verdadeira prova de fogo nesta semana. A equipe até consegue boas vitórias sobre adversários mais fracos, mas ainda falta uma grande vitória sobre um contender para que o time de Sean McDermott mostre força suficiente para se colocar como um dos favoritos ao SuperBowl. E não há oportunidade melhor que diante de um poderoso adversário de divisão. O time certamente sentirá a falta de Tre’Davious White, que rompeu o ligamento do joelho e está fora da temporada. Por isso, a atenção aos passes longos de Mac Jones será uma das chaves para a vitória.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Buffalo Bills.
Quer saber o palpite de cada um dos nossos analistas para os jogos da NFL da semana 13? Clique aqui e confira!
Faça sua Busca
Leia mais
-
Últimas Notícias
/ 2 dias atrásBrowns acabam com sequência dos Steelers sob muita neve
Na partida que abriu a semana 12 da NFL, os Browns venceram os Steelers...
-
Últimas Notícias
/ 3 dias atrásJogos da NFL 2024 | Semana 12 – Tudo o que você precisa saber!
A semana 12 da NFL marca a chegada a dois terços da temporada regular....
-
Últimas Notícias
/ 4 dias atrásTexans dominam os Cowboys com um show de Joe Mixon
Na partida que encerrou a semana 11 da NFL, os Texans bateram os Cowboys...
-
Últimas Notícias
/ 6 dias atrásChargers somem no 2º tempo, mas se recuperam e batem Bengals
Na partida que encerrou o domingo, 17, de NFL, os Chargers venceram os Bengals...
Franquias NFL