-
Por
Rômulo Ruggeri
Na última semana, o TrickPlay começou a abordar a NFC. A conferência promete mais competitividade nesta temporada. E um dos grandes motivos é a ascensão dos times da NFC North. Os Lions subiram demais de produção na última temporada e fizeram a final da conferência contra os 49ers nos playoffs da NFL. Os Packers viram o desenvolvimento de uma nova estrela, Jordan Love. Já os Bears apostam na chegada de Caleb Williams, quarterback que tem talento e força para colocar o time de Chicago entre os grandes. Por fim, os Vikings, sempre competentes no draft, devem estar ali na briga por uma vaga na pós-temporada. Confira, então, tudo sobre os times no Guia da NFL 2024/2025 da NFC North:
NFC North
Se tem uma divisão que mais passou por mudanças nos últimos anos, essa é a NFC North. Desde o fim da era Aaron Rodgers, a coroa já passou pelas mãos do Minnesota Vikings e, no último ano, a divisão presenciou a ascensão de um forte Detroit Lions. Comandada por Dan Campbell, a franquia quebrou o jejum de vitórias nos playoffs e chegou muito próximo de seu primeiro SuperBowl na história, perdendo para os 49ers em uma virada incrível. Nesta temporada, quem também surge no cenário é o Chicago Bears, que tem em Caleb Williams a grande esperança para retornar aos anos de glória.
Chicago Bears
Depois um longo período de ostracismo, 2024 provavelmente é o ano que a torcida dos Bears chega mais empolgada para uma temporada da NFL. Há dois anos, a franquia não poupa esforços para reforçar o time e adquirir capital de draft, e a estratégia parece, enfim, dar os seus primeiros frutos. Em virtude da troca pela escolha 1 de Bryce Young pelos Panthers em 2023 e da péssima campanha da franquia de Charlotte no último ano, os Bears adquiriram o direito de ter a primeira escolha do draft 2024. Com isso, o time de Chicago optou por mandar Justin Fields para os Steelers e trouxeram Caleb Williams para comandar o (renovado) ataque. E as expectativas sobre o calouro que chega de USC são altíssimas. Além dele, o não menos promissor wide receiver Rome Odunze também chegou do draft.
Aproveitando-se de um grande cap space, os Bears também foram ativos na Free Agency. O time trocou por Keenan Allen com os Chargers. Além dele, Caleb Williams também tem DJ Moore e Rome Odunze, que formam um dos melhores trios de wide receivers da NFL. No backfield, D’Andre Swift chega para comandar o jogo terrestre. Ainda no ataque, com a saída de Lucas Patrick, Coleman Shelton é o novo Center da equipe. Na defesa, os investimentos foram mais modestos. Kevin Byard chega dos Eagles para ocupar a vaga de Eddie Jackson. Já Jonathan Owens desembarcou dos rivais Packers. O grande reforço mesmo foi a renovação de contrato do excelente cornerback Jaylon Johnson. Assim, renovados, fortes no ataque e com um all in em Caleb Williams, os Bears querem subir de patamar para retornarem aos playoffs.
Jogo Rápido
Craque do time: Montez Sweat (Edge);
Por que os Bears podem ir bem? O time fez um grande trabalho para renovar um (merecidamente) criticado ataque. DJ Moore, Keenan Allen, Rome Odunze e D’Andre Swift formam um grupo fortíssimo. O time também tem uma grande dupla de linebackers (TJ Edwards e Tremaine Edmunds) e bons talentos na secundária.
Por que os Bears podem ir mal? O time apostou tudo em Caleb Williams. Todos sabem que o quarterback tem enorme potencial, mas, até o momento, a grande questão é que ele não conseguiu vencer grandes jogos no College. Como irá reagir ao primeiro ano de NFL com o peso da responsabilidade nas costas? O pass rush é outro ponto de atenção. No momento, o time é Montez Sweat Football Club.
Aposte seus 5 centavos em… brigar por uma vaga no Wild Card.
Detroit Lions
Os Lions foram a grande surpresa da temporada 2023/2024. Agora, todos esperam uma grande campanha do time de Dan Campbell. E não há qualquer motivo para duvidar disso. A base da equipe foi mantida. Inclusive, Jared Goff, Penei Sewell e Amon-Ra St. Brown tiveram seus contratos renovados. A fortíssima linha ofensiva perdeu Jonah Jackson (Rams), mas a reposição veio com Kevin Zeitler (Ravens). Na secundária, os Lions perderam os titulares CJ Gardner-Johnson (Eagles) e Cameron Sutton (Steelers). Para seus lugares, o time trouxe Carlton Davis (Buccaneers), Terrion Arnold e Ennis Rakestraw, cornerbacks que chegam com bom valor do draft. Ou seja, as reposições foram cirúrgicas.
Por fim, para melhorar o pass rush, os Lions foram buscar DJ Reader nos Bengals e o edge Marcus Davenport nos rivais Vikings. Assim, o time de Detroit agora parece mais preparado para um possível confronto de final de conferência diante dos 49ers. Para conseguir o mesmo sucesso da temporada anterior, o time vai precisar que Jared Goff continue inspirado e distribua jogadas principalmente para Amon-Ra St. Brown e Sam LaPorta. A dupla de running backs, formada por Jahmyr Gibbs e David Montgomery também terá importante contribuição. No papel, os Lions têm tudo para irem longe. E o que a torcida mais quer é encerrar o jejum de aparições no SuperBowl.
Jogo Rápido
Craque do time: Penei Sewell (OT);
Por que os Lions podem ir bem? O time tem, provavelmente, a melhor linha ofensiva da liga. Isso possibilita não só um jogo terrestre bastante forte, mas também que Jared Goff consiga boas jogadas no play action. A defesa também para ter subido de nível com as aquisições da offseason.
Por que os Lions podem ir mal? Dan Campbell às vezes confunde ousadia com irresponsabilidade. Da mesma forma que foi um dos responsáveis pela grande campanha, também foi um dos responsáveis pela derrota para os 49ers. Em seu segundo ano na liga, ele pode dar um passo a mais em direção a uma melhor leitura de jogo.
Aposte seus 5 centavos em… brigar pelo título da divisão.
Green Bay Packers
A temporada 2023/2024 foi de consolidação para o Green Bay Packers. Depois da era Aaron Rodgers, a franquia do Wisconsin viu a evolução do possível franchise quarterback. Em seu primeiro ano completo como titular, Jordan Love passou para mais de 4 mil jardas. Além disso, ele anotou 32 touchdowns e levou os Packers aos playoffs. Na pós-temporada, fez um grande jogo e ajudou seu time a eliminar os Cowboys, em Dallas. Os Packers só pararam nos 49ers, no Divisional Round, em uma partida em que esteve à frente do marcador na maior parte do jogo. Algo bastante promissor para um time jovem e em formação, que vive um processo de transição após a saída de várias referências recentes do elenco.
Para 2024/2025, os Packers investiram pontualmente. O time dispensou o running back Aaron Jones, mas trouxe Josh Jacobs dos Raiders e manteve AJ Dillon. Prejudicado pelas lesões, David Bakhtiari também deixou o time. Aqui, a reposição veio do draft, com Jordan Morgan. Da mesma forma, o veterano linebacker De’Vondre Campbell foi substituído pelo calouro Edgerrin Cooper. Na secundária, os Packers trouxeram o ótimo safety Xavier McKinney que, juntamente com Jaire Alexander devem ser as referências técnicas do setor. Com uma das menores médias de idade da liga, os Packers tentam se estabelecer em uma divisão cada vez mais concorrida e difícil. Resta saber o quão longe Jordan Love conseguirá levar os cabeças de queijo por mais um ano.
Jogo Rápido
Craque do time: Jordan Love (QB);
Por que os Packers podem ir bem? O time é jovem, talentoso e bastante físico. Além disso, tem um quarterback que mostra flashes que pode ser uma das grandes estrelas da liga nos próximos anos.
Por que os Packers podem ir mal? O corpo de wide receiver é talentoso, mas ainda inconsistente, sofre com vários drops. Na defesa, Kenny Clark parece ser uma ilha no pass rush do time. Ou seja, os Packers precisam arrumar uma maneira de pressionar mais os quarterbacks.
Aposte seus 5 centavos em… brigar por uma vaga no Wild Card.
Minnesota Vikings
O Minnesota Vikings deu uma bela repaginada na equipe para a temporada 2024/2025. Entretanto, a franquia teve uma prioridade clara: renovar com Justin Jefferson. Para isso, fez do wide receiver o jogador mais bem pago da liga se excluirmos os quarterbacks. Ele receberá uma média de US$ 35 milhões por ano. Outra importante mudança foi na posição de quarterback. Kirk Cousins deixou o time para jogar no Atlanta Falcons. Para o seu lugar, os Vikings trouxeram Sam Darnold na Free Agency, mas também subiram no draft para escolher JJ McCarthy, de Michigan. O training camp deve definir quem será o titular para esse ano, mas não há dúvidas que o time de Minneapolis enxerga, em McCarthy, o futuro da franquia.
Outra perda importantíssima, essa na defesa, foi a de Danielle Hunter. Para o seu lugar, mais investimento vindo do draft. Os Vikings aproveitaram a oportunidade e escolheram o promissor edge Dallas Turner na posição 17. Do outro lado da linha defensiva, Marcus Davenport (Lions), dá lugar a Andrew van Ginkel (Dolphins). Jonathan Greenard (49ers) também é outra boa opção. Os Vikings ainda reforçaram o miolo da defesa, com as chegadas de Jerry Tillery (Raiders), Blake Cashman (Texans) e Jonah Williams (Rams).
Por fim, o time também tinha uma necessidade evidente de melhorar o valor na posição de running back que, após a saída de Dalvin Cook, nunca teve um dono real. Assim, Aaron Jones chega dos rivais Packers para preencher essa lacuna. Com movimentações que tiveram bastante sentido, os Vikings se prepararam para manter um bom nível de competitividade mesmo com notáveis perdas. Resta saber se, no campo, o time cumprirá as expectativas.
Jogo Rápido
Craque do time: Justin Jefferson (WR);
Por que os Vikings podem ir bem? O time tem o melhor wide receiver da liga com uma outra excelente opção de WR2 (Jordan Addison). A chegada de Aaron Jones potencializa o play action. A linha defensiva do time de Minneapolis, apesar da perda de Danielle Hunter, continua bastante competente.
Por que os Vikings podem ir mal? JJ McCarthy tem talento, mas ainda não parece estar pronto. Sam Darnold não parece ser um mentor muito bom e nunca se firmou na NFL. Assim, o time parece ser o que tem mais problemas na posição de quarterback na divisão. Além disso, a secundária também merece atenção.
Aposte seus 5 centavos em… não conseguir vaga nos playoffs e nem ter uma boa posição no draft.
Próximo Guia e Guias Anteriores
Na próxima segunda-feira, 19, você saberá tudo sobre a NFC South. Clique no link abaixo para conferir as informações da AFC East, AFC North, AFC South, AFC West e NFC East:
E aí, torcedor? O que achou do Guia da NFL 2024/2025 da NFC North? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.
Faça sua Busca
Leia mais
-
Últimas Notícias
/ 1 dia atrásTexans dominam os Cowboys com um show de Joe Mixon
Na partida que encerrou a semana 11 da NFL, os Texans bateram os Cowboys...
-
Últimas Notícias
/ 3 dias atrásChargers somem no 2º tempo, mas se recuperam e batem Bengals
Na partida que encerrou o domingo, 17, de NFL, os Chargers venceram os Bengals...
-
Últimas Notícias
/ 3 dias atrásBills derrubam Chiefs. Seahawks batem 49ers. Broncos amassam
Nas partidas do segundo horário deste domingo, 17, de NFL, os Bills acabaram com...
-
Últimas Notícias
/ 3 dias atrásSteelers batem Ravens. Rams, Vikings e Colts confirmam
Ainda nos jogos do primeiro horário deste domingo, 17, de NFL, os Steelers venceram...
Franquias NFL