Redes Sociais
najee-harris

Guias, Análises & Fatos

Por dentro do draft 2021 da NFL: Os melhores Running Backs

Foto: CBS Sports

Por dentro do draft 2021 da NFL: Os melhores Running Backs

Faltam menos de duas semanas para o draft da NFL. Aqui no TrickPlay, você terá uma cobertura completa do evento que acontece em Cleveland entre os dias 29 de abril e 1º de maio. Mas enquanto esse momento não chega, vamos esquentando as turbinas com as projeções do evento. Hoje são os running backs que recebem atenção especial por aqui.

Historicamente, os running backs não recebem a mesma atenção no primeiro dia que os wide receivers, por exemplo. De qualquer maneira, 2014 foi o último ano que jogadores desta posição não foram draftados no dia inaugural. Ou seja, é bastante provável que pelo menos um deles saia com o novo time já em 29 abril. Confira:


Quando o primeiro running back deve ser escolhido?

Temos três franquias que abertamente procuram por bons running backs neste draft: Miami Dolphins, New York Jets e Pittsburgh Steelers. Então, parece que há uma boa chance de que o primeiro running back escolhido saia ainda na primeira rodada.

A questão aqui é saber o quanto um bom RB é prioridade para Dolphins e Jets, que escolhem antes dos Steelers. Como as franquias de Miami e New York também possuem claros buracos a preencher na defesa, a tendência é que, de fato, o primeiro running back saia na posição 24, com o Pittsburgh Steelers selecionando Najee Harris, de Alabama.

Mas atenção, existem vários scouts que colocam Travis Etienne, running back de Clemson, antes de Harris nas avaliações. Caso Dolphins ou Jets optem por esse caminho, não seria nenhuma surpresa se Etienne vestisse o boné de seu novo time antes de seu rival no College Football.


Quantos running backs devem ser escolhidos na primeira rodada?

A tendência é que apenas um seja escolhido. Mas existe uma mínima chance de que os três melhores saiam logo na primeira rodada. Tudo depende das prioridades das franquias. Até agora, o único time que deixou clara a intenção de draftar um running back logo no início do evento foi o Pittsburgh Steelers.


Cinco principais jogadores da posição

Considerado por muitos como o melhor da classe, Najee Harris é o nome mais badalado da classe. O jogador de 23 anos vem de temporadas consecutivas com mais de 1200 jardas no College Football. Mas foi em 2020 que Harris realmente explodiu. Foram absurdos 26 touchdowns terrestres e outros 4 recepcionando passes. Esses números são suficientes para o colocar como favorito a ser o primeiro RB draftado em 2021.

Próximo dele está Travis Etienne. O RB de Clemson tem duas temporadas de mais de 1600 jardas (2018 e 2019). Além disso, fez pelo menos 19 touchdowns em ambas. Etienne é um pouco mais baixo que Harris mas, por outro lado, é um ano mais novo. Isso faz com que a comparação entre os dois seja extremamente justa.

Porém, se juventude for o critério, o prospecto a ser observado é Javonte Williams. Com apenas 20 anos, o running back de North Carolina impressiona pela enorme força física. Com a mesma altura de Etienne, Williams é um verdadeiro trator. É difícil, mas suas mais de 1100 jardas em 2020 com 22 touchdowns totais podem fazer com que ele surpreenda.

O incrível jogo terrestre de North Carolina produziu outro bom running back. Estamos falando de Michael Carter. Um ano mais velho que Williams, Carter leva duas temporadas consecutivas com mais de 1000 jardas. Entretanto, sua baixa estatura pode ser um fator. A tendência é que ele seja escolhido entre o final da segunda e terceira rodadas.

Fechando o top 5 temos o Trey Sermon. O jogador de Ohio State apresenta números mais modestos que seus concorrentes, mas fechou 2020 em uma curva ascendente absurda. O ponto alto foi o jogo de 331 jardas contra Northwestern. Sermon é o mais alto que seus concorrentes, e seu biótipo encaixa com as exigências atuais da NFL.


Running back não mencionado que pode surpreender

Kenny Gainwell. O running back do Memphis Tigers passou por um verdadeiro pesadelo ao perder quatro membros de sua família para o novo Coronavírus. Justamente por isso, ele optou por não jogar em 2020. Entretanto, Gainwell teve enorme impacto em 2019, quando produziu 2000 jardas totais, sendo 1459 terrestres e outras 610 ao receber passes.

A única vírgula aqui é que Kenny não joga em uma das principais divisões do College Football, como os concorrentes citados acima, por exemplo. De qualquer forma, ele possui um ótimo potencial e pode gerar impacto em qualquer sistema ofensivo.


Quais times precisam de running back?

Já mencionamos que Miami Dolphins, New York Jets e Pittsburgh Steelers devem correr atrás de seus novos running backs no draft. Entretanto, vale ficar de olho também no Atlanta Falcons, que até o momento não renovou com Todd Gurley.

Correndo por fora, temos Baltimore Ravens e Buffalo Bills, que devem optar por trazer jogadores para compor elenco. Os Ravens se livraram do veterano Mark Ingram e devem trazer um novo companheiro para JK Dobbins. Já o Buffalo Bills sofreu demais com seus running backs. É possível que a paciência com Devin Singletary e Zack Moss tenha acabado e a franquia de Orchard Park opte por um novo jogador da posição.

E aí, torcedor? O que espera dos running backs para a primeira rodada do draft 2021 da NFL? Deixe o seu comentário ou entre em contato.

Clique para Comentar

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Franquias NFL

Mais matérias na editoria Guias, Análises & Fatos