Redes Sociais

Guias, Análises & Fatos

Quer saber as chances de cada time ir ao SuperBowl LV?

Foto: Miamitodaysnews.com

Quer saber as chances de cada time ir ao SuperBowl LV?

Com o fim da temporada regular da NFL, teremos agora o início dos playoffs que irão definir os times que estarão presentes no SuperBowl LV. Mas quais as chances de cada time conseguir uma das tão sonhadas vagas em um dos maiores eventos do esporte mundial?


Diferentes formatos de playoffs

Para fazer esse estudo, eu analisei os dados dos playoffs desde que a liga se juntou definitivamente, em 1970. Entre 1966 (temporada do primeiro SuperBowl) e 1969, os campeões de cada liga (AFL e NFL) se enfrentavam, não existindo os playoffs. Temos assim os dados de 50 temporadas.

Desde então, os playoffs já tiveram diversos formatos. Entre as temporadas de 1970 e 1977, os 4 melhores times de cada conferência se classificavam para a pós-temporada, se encontrando na semifinais e finais de conferência.

A partir da temporada de 1978, 5 times de cada conferência passaram a se classificar, surgindo assim o round Wild Card. Essa fórmula durou até 1989, com exceção da temporada de 1982, que contou com 8 times de cada conferência nos playoffs.

Entre 1990 e 2019, 6 times se classificaram para a pós temporada, dando folga apenas para os 2 primeiros colocados de cada conferência no primeiro round. Para 2020 tivemos a adição de mais uma vaga para cada conferência, totalizando 7 vagas para a AFC e 7 para a NFC na pós temporada.


A supremacia do Seed 1

O seu time é o Green Bay Packers ou o Kansas City Chiefs? Tenho uma boa notícia para você. Das 50 SuperBowls disputados desde que os playoffs surgiram, em 28 deles (56%) o vencedor foi um seed 1 (primeiro colocado de cada conferência). Grandes chances de um desses dois times levarem o Vince Lombardi para casa.

Além disso, o seed 1 foi o perdedor em 27 ocasiões, totalizando 55 das 100 vagas possíveis (50 SuperBowls com 2 times cada). Um histórico de 55% de presença dos primeiros colocados no SuperBowl. E desde que o número de classificados à pós-temporada aumentou para 6, essa proporção não mudou muito. 31 das 60 vagas ficaram para os seeds 1 (52%). De fato, em apenas 10 oportunidades tivemos o SuperBowl sem a presença de um seed 1.


As chances dos outros times

Se você torce para os Bills ou para os Saints, o retrospecto ainda é favorável para o seu time. 26 vagas em SuperBowl foram para times com o seed 2 (26%). Porém nem tudo são flores. Em 15 dessas oportunidades o time saiu derrotado. Principalmente com o histórico dos Bills em Super Bowls, eu ficaria muito preocupado se fosse torcedor.

Para os demais times, as chances de SuperBowl não são as mais animadoras de acordo com o histórico. Os times com seed 3 (casos de Steelers e Seahawks) conseguiram apenas 6 classificações para o SuperBowl, ganhando metade delas.

Para torcedores de Titans e Washington os números são um pouco melhores. Times com seed 4 conseguiram 9 vagas para a decisão, vencendo em 5 oportunidades.

Para os times que se classificaram com as vagas de wild card (seeds 5, 6 e 7) as chances são bem pequenas de acordo com o histórico. Menos de 5% das vagas ficaram com um time que não se classificou entre os 4 primeiros de cada divisão. Em apenas 4 oportunidades, os times com seed 5 ou 6 se classificaram para a grande final. O lado bom é que eles ganharam 3 delas, em 2006, 2008 e 2011.

Mas no fim das contas, o que vale é dentro de campo, e o esporte adora acabar com previsões. Um seed 5 pode surpreender um seed 1 invicto. Sim estou falando dos desacreditados Giants vencendo os invictos Patriots em 2008.

Conta pra gente, quais as suas apostas para o Super Bowl?

Clique para Comentar

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Franquias NFL

Mais matérias na editoria Guias, Análises & Fatos