Redes Sociais
kyle-pitts

Guias, Análises & Fatos

Por dentro do draft 2021 da NFL – Os melhores Tight Ends

Foto: CBS Sports

Por dentro do draft 2021 da NFL – Os melhores Tight Ends

Fala, leitor! Na série sobre os melhores do draft 2021 da NFL, hoje é o dia de falar dos Tight Ends. Se você não conhece tanto sobre as posições do jogo, o TE é um jogador (vulgarmente falando) híbrido entre um atleta de linha ofensiva e um WR.

Isso acontece devido às suas habilidades de bloqueio – que dão apoio aos jogadores de linha ofensiva na proteção de passe ou em corridas – e por conta de suas habilidades de recepção, que o tornam uma arma ofensiva no jogo aéreo. 

Historicamente, esse é um jogador que era muito mais utilizado em bloqueios. Entretanto, como a NFL tem se tornado cada vez mais um jogo de passes, esses atletas ganharam mais perspectiva ofensiva. Com isso, atualmente, eles mais recebem a bola do que bloqueiam.

Em termos de draft, os TEs não costumam ter grande peso nas escolhas de primeira rodada, visto que o impacto geralmente não é imediato e as franquias costumam olhar mais para outras posições primeiro. Porém, o draft deste ano promete ser diferente por conta de um jogador. Vamos aos melhores Tight Ends do draft 2021?  


Quando o primeiro TE deve ser escolhido?

Nesse draft temos um jogador que promete ser disputado e não se surpreenda se ele sair entre as 5 primeiras escolhas deste ano. Estou falando de Kyle Pitts, um prospecto que está entre os melhores recebedores de passe deste ano e que promete ser disruptivo na posição. 

Fique de olho numa possível movimentação dos Cowboys subindo por esse jogador. Jerry Jones parece estar encantado por um dos melhores Tight Ends dos últimos anos e ele não costuma medir esforços para tornar seu ataque sempre melhor. 

Olho nos Falcons também na posição 4. Existem rumores de que eles querem aproveitar o momento de grande procura por quarterbacks deste ano e descer no draft pelo preço certo. Se a proposta não vier e eles forem selecionar alguém, não me surpreenderia se eles selecionassem Kyle Pitts e dessem mais uma grande arma ofensiva para Matt Ryan.

Esta posição não é uma necessidade para os Falcons, mas olhe que grande oportunidade de colocar Julio Jones, Calvin Ridley, Hayden Hust e Kyle Pitts como alvos de Matt Ryan.


Quantos TEs devem ser escolhidos na primeira rodada?

Se compararmos o valor do jogador e as necessidades da franquia, podemos esperar que apenas um tight end saia no primeiro dia do draft. Primeiro porque temos apenas um prospecto bom o suficiente para sair na primeira metade. E segundo porque na segunda metade da primeira rodada apenas os Jaguars precisam muito de um TE. 

Mas como a necessidade em outras posições é grande também, muito provavelmente a equipe de Jacksonville deve pensar primeiro em um jogador de OL para proteger seu novo QB.


Cinco principais nomes da posição

O protagonista

O primeiro deles é o já mencionado Kyle Pitts, TE de Florida. Diversos scouts indicam que não há um prospecto tão intrigante no jogo aéreo desde o draft de Julio Jones. Pitts tem 1,98 metro, 110 quilos e mesmo assim foi capaz de produzir 770 jardas em 43 recepções (17,9 jardas por recepção) e 12 touchdowns.   

Além dos números, ele vence facilmente a marcação homem a homem e pode ser usado em inúmeras funções como recebedor. Defeito? Se quisermos encontrar um, ele precisa melhorar um pouco seus bloqueios para jogar também junto da linha ofensiva e diversificar ainda mais o seu jogo.


Opções para o segundo dia

O segundo nome desta lista é Pat Freiermuth, de Penn State. Ele inclusive poderia ter uma vaguinha na primeira rodada do draft, principalmente se considerarmos as temporadas de 2018 e 2019. Pat também é um bom recebedor, tendo em média 13 jardas por recepção nas 3 temporadas em Penn State, mas peca em seus bloqueios. 

Na sequência vem Brevin Jordan, de Miami. Jordan, diferentemente dos dois anteriores, se destaca mais pelos bloqueios. Mas isso não significa que ele seja incapaz de receber bolas. Jordan tem a média de 14,6 jardas por recepção nesses últimos dois anos e produziu 7 touchdowns em 2020. 

Além disso, BJ quebrou 21 tackles em 105 recepções, ou seja, a cada 5 recepções uma ele quebra o tackle para ganhar mais jardas. Seu maior problema está em suas rotas. Se conseguir consertar isso, muito provavelmente atingirá o nível desejado na NFL.

O 4º tight end da minha lista é Hunter Long, de Boston College. Hunter é um TE mediano tanto na sua capacidade de recepção quanto no seu poder de bloqueio. No entanto, se mostra extremamente competitivo e foi muito participativo nos últimos dois anos em Boston. 

Aliás, Long teve uma média de 16,1 jardas por recepção para uma média de quase 600 jardas por temporada. Hunter Long deve ser um prospecto de 3ª ou 4ª rodada que, com muito trabalho, um pouco de sorte e um esquema ofensivo que privilegie seu jogo, pode trazer algum impacto na NFL.


Correndo por fora

Por fim, o quinto nome dessa lista é o de Tommy Tremble, TE de Notre Dame. Tommy compôs elenco na maior parte do tempo em Notre Dame, mas mostrou alguns lampejos de bom bloqueio e boas recepções na última temporada. Tremble demandará tempo e muito trabalho para conseguir atingir o nível que a NFL exige, mas mesmo assim merece estar entre os melhores tight ends para o draft desse ano.


Jogador não mencionado que pode surpreender

Vou escolher um jogador que a Pro Football Focus coloca na posição 290 do ranking de atletas deste ano. Ou seja, um jogador que, pela PFF, com sorte, entraria na sétima rodada do draft.

Minha escolha vai para Kenny Yeboah, de Ole Miss. Yeboah é um jogador atlético e com uma velocidade interessante para TE. Seu problema está na baixa qualidade de bloqueios e na dificuldade em executar boas rotas, o que faz com que tenha mais trabalho para se livrar dos marcadores. 

Por que eu aposto nele? Yeboah não tinha boa produtividade em Temple e sua mudança na temporada passada para Mississipi parece que fez bem ao TE. Ele produziu, em um ano de Ole Miss, basicamente o que ele tinha feito em 3 anos quando estava em Temple. Foram 524 jardas em 27 recepções (média de 19,4 jardas por recepção) e 6 touchdowns.


Quais franquias precisam de TE

Como já citado anteriormente, os Jaguars são uma equipe que precisa de TE, mas que muito provavelmente não vá optar por essa posição no primeiro dia do draft. Logo na sequência temos os Panthers, que poderiam evoluir nessa posição, pois eles contam hoje com o modesto Dan Arnold.

Na sequência temos o também já citado Dallas Cowboys. Dalton Schultz, apesar de ter um desempenho razoável, está longe de ser a resposta a longo prazo para a equipe do Texas. Por fim, o Washington pode precisar adicionar talento na posição, pois Logan Thomas também não está entre os queridinhos da posição na liga. 

Fora essas franquias, teremos aquelas que podem ver em Kyle Pitts um custo de oportunidade, como no caso dos Falcons, citado anteriormente. 

Tem algum jogador que você goste mais e não está aqui? Entre em contato e compartilhe conosco o que vocês pensam sobre os melhores tight ends do draft desse ano. 

Clique para Comentar

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Franquias NFL

Mais matérias na editoria Guias, Análises & Fatos