Já explicamos como a pandemia pode afetar equipes e atletas da NCAA. Assim como na NFL, os opt-outs também chegaram no College Football. Foram mais de 130 jogadores que já declararam a ausência da temporada de 2020, uns por motivos de saúde e outros para se prepararem especificamente para o Draft de 2021 que acontecerá no dia 29 de abril.
Porém, é importante ter em mente que mesmo se os jogadores não participarem essa temporada, seja por vontade própria, por decisão da universidade ou pela conferência, não perderão a oportunidade de participar do Combine e do próximo Draft.
O que essa ausência acaba afetando, todavia, é a forma de avaliar esses jogadores. Os scouts, especialistas em analisar os futuros jogadores para a liga, terão então poucos vídeos e materiais recentes dos que acabaram optando por não jogarem. Para alguns, essa avaliação não vai ser tão prejudicial pelo nível de maturidade apresentado em anos passados. Porém, podemos apostar que teremos um Draft um tanto quanto divertido, aumentando a probabilidade de uma “decisão ruim” acontecer ou de um “ganho inesperado”.
Principais nomes que deram opt-out na temporada
1) Penei Sewell, Offense Tackle – Oregon;
2) Micah Parsons, Linebacker – Penn State;
3) Ja’Marr Chase, Wide Receiver – LSU.
Os 3 principais nomes possivelmente serão top 5 no Draft de 2021. Como todos eles já alcançaram e mostraram um nível altíssimo, provavelmente não perderão tanto ao se ausentarem desse ano, prevenindo possíveis lesões.
4) Gregory Rousseau, Defensive Lineman – Miami;
5) Jaylen Twyman, Defensive Tackle – Pittsburgh;
6) Rondale Moore, Wide Receiver – Purdue;
7) Rashod Bateman, Wide Receiver – Minnesota;
8) Caleb Farley, Cornerback – Virginia Tech.
Talvez os jogadores que mais podem perder ou ganhar com o opt-out, na teoria então são jogadores com nota de primeira rodada. Mas não se espante se eles caírem para segunda ou terceira rodadas.
9) Kenneth Gainwell, Running Backs – Memphis;
10) Sage Surratt, Wide Receiver – Wake Forest;
11) Kennedy Brooks, Running Backs – Oklahoma;
12) Kary Vincent, Safety – LSU;
13) Chandler Wooten, Linebacker – Auburn;
14) Kerry Martin, Safety – West Virginia;
15) Kassidy Woods, Wide Receiver – Washington State.
Os demais são jogadores que podem voltar pra mais um ano no College Football ou então tentarem a sorte em rodadas intermediárias no Draft. Assim, o “bust” de todos anos na primeira rodada, pode vir dessa lista.
Deixe seu comentário sobre os opt-outs e, além disso, fique ligado no TrickPlay. A temporada vai começar, mas a emoção já está garantida.