-
-
Por
Thiago Miguel
Nesta semana ocorreu o tradicional encontro entre donos de franquias e técnicos da NFL. E, na terça-feira, 1, houve a votação de algumas propostas para mudanças nas regras da NFL. A mais polêmica delas, de autoria do Green Bay Packers, diz respeito ao banimento do tush push, tradicional jogada do Philadelphia Eagles. Entretanto, as decisões finais acerca desse tema ficaram para o próximo encontro, que acontecerá entre os dias 20 e 21 de maio em Minneapolis. Confira, então, um resumo das principais alterações já aprovadas nas regras da NFL para a temporada 2025/2026:
Touchbacks nos kickoffs
Após realizar uma significativa mudança nos kickoffs para a temporada 2024/2025, a NFL voltou a ajustar esta regra. A partir da temporada 2025/2026, caso haja um touchback (chute do kicker diretamente para a endzone), a equipe adversária iniciará a sua campanha a partir da linha de 35 jardas. Até a última temporada, as campanhas iniciavam-se na linha de 30. Esta alteração tem o objetivo de incentivar os retornos, visto que, em média, a cada três kickoffs no último ano, pelo menos um era um touchback.
No encontro, a NFL também apresentou os números sobre a queda no volume de concussões a partir da mudança de regra implantada em 2024. O índice nesse tipo de lesão caiu 43% em relação às últimas temporadas. Vale lembrar que, desde o último ano, o Special Team do time que chuta o kickoff pode se movimentar apenas quando há uma recepção na chamada zona de aterrisagem adversária ou a bola atinge o solo nessa área.
Utilização do replay e uso da tecnologia para medir first downs
A NFL também expandiu o uso dos replays para corrigir erros de arbitragem em campo. A partir da temporada 2025/2026, chamadas de faltas em campo serão revertidas em caso de uma “clara e óbvia evidência de vídeo”. Assim, faltas concedidas por hits em jogador indefeso, seguradas na face mask, seguradas pelo colarinho, rasteiras e running into the kicker podem ser corrigidas pelos oficiais de replay em New York. Importante destacar que o replay não poderá criar faltas não dadas pela arbitragem, mas corrigir chamadas que previamente dadas em campo.
Outra importante alteração em relação à tecnologia é a utilização do sistema hawk-eye para medir o avanço de first downs. O sistema hawk-eye é similar ao que já é utilizado no tênis há anos para garantir se uma bola bateu dentro ou fora de quadra. Assim, a tecnologia passa a substituir as chamadas correntes de first down, que seguirão em campo, mas agora apenas como contingência.
Ajuste na regra da prorrogação
A partir da temporada 2025/2026, ambas as equipes terão uma posse de bola garantida na prorrogação, inclusive na temporada regular. A regra, adotada no College Football, já era aplicável aos jogos de playoffs. Entretanto, agora ela passa a valer em todos os jogos da temporada.
Isso causa uma mudança significativa na escolha do sorteio da posse de bola. Anteriormente, os times geralmente optavam por iniciar com a posse de ataque, visto que, em caso de touchdown, a partida se encerrava. Agora, com a garantia de que ambas as equipes terão uma posse ofensiva, passa a fazer mais sentido defender o adversário e finalizar o jogo na posse seguinte com uma pontuação maior.
Permissão para falar com diretamente com jogadores em períodos de negociação na Free Agency
A partir da offseason de 2026, os técnicos e General Managers terão a possibilidade de falar diretamente com até cinco free agents por telefone ou videoconferência durante o período de negociações (ou tampering). Até este ano, as negociações aconteciam somente por meio do agente ou representante dos atletas neste período. Com a permissão, os jogadores podem conversar diretamente com membros da equipe interessada e saber mais detalhes sobre a organização e as condições da proposta.
Mudanças adicionais
Outras alterações, com menos impacto, também passam a valer a partir da temporada 2025/2026. O times poderão preparar bolas específicas, utilizadas apenas pelos Special Teams, um dia antes do jogo. Além disso, as equipes agora poderão designar dois jogadores para voltarem da Injury Reserve nos playoffs. Anteriormente, apenas um jogador colocado nesta lista poderia retornar ao time na pós-temporada.
Vale destacar que, além da proposta de banimento do tush push, o próximo encontro também definirá a adoção ou não de outra importante mudança. O Detroit Lions sugeriu ao comitê de regras da NFL a extinção da definição dos cabeças de chave nos playoffs baseados nos títulos da divisão. Atualmente, mesmo que uma equipe campeã de qualquer divisão na liga tenha record inferior ao time classificado para o Wild Card, ela tem garantido o direito de ser cabeça de chave e de jogar em casa nos playoffs.
A situação, inclusive, aconteceu na temporada 2024/2025, quanto o Minnesota Vikings, com campanha de 14 vitórias e 3 derrotas, visitou o Los Angeles Rams (10 vitórias e 7 derrotas) nos playoffs. Na oportunidade, os Rams tiveram que jogar em Glendale por conta dos incêndios florestais em Los Angeles, mas tiveram o mando de jogo e se classificaram para o Divisional Round.
E aí, torcedor? O que achou das mudanças nas regras da NFL? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.

Faça sua Busca
Leia mais
-
Últimas Notícias
/ 1 dia atrásRegras da NFL sofrem ajustes. Saiba o que muda para 2025/2026
Nesta semana ocorreu o tradicional encontro entre donos de franquias e técnicos da NFL....
-
Últimas Notícias
/ 1 semana atrásRussell Wilson nos Giants e Stefon Diggs nos Patriots agitam NFL
A semana foi agitada na NFL. Depois de muita espera e especulações, na última...
-
Últimas Notícias
/ 2 semanas atrásJa’Marr Chase renova e quebra recorde. Tee Higgins também fica
A principal notícia da última semana na NFL ficou por conta dos wide receivers...
-
Últimas Notícias
/ 3 semanas atrásSemana 1 da Free Agency termina com veteranos se recolocando
Depois da verdadeira loucura dos dois primeiros dias, a semana 1 da Free Agency...
Franquias NFL