A NFL aprovou, nesta terça-feira, 29, uma importante mudança para os playoffs da temporada 2022/2023. A partir de agora, cada time terá direito a uma posse de bola na prorrogação em jogos da pós-temporada. Isso acontecerá mesmo que uma das equipes converta um touchdown no primeiro drive, algo que, anteriormente, decretaria o final da partida. Caso o jogo ainda permaneça empatado após as duas primeiras posses, aí sim será aplicada a regra da “morte súbita”.
A mudança foi uma proposta de Indianapolis Colts e Philadelphia Eagles. Além disso, o Tennessee Titans também havia protocolado uma sugestão. Nela, o jogo acabaria se o time que tivesse a primeira posse de bola convertesse uma tentativa para dois pontos na sequência. Entretanto, antes mesmo da votação, a franquia de Nashville desistiu de levar a proposta adiante. Assim, após uma votação de 29×3 a favor das mudanças, a nova regra funcionará já neste ano.
A mudança vem logo após a grande polêmica que envolveu a partida entre Buffalo Bills e Kansas City Chiefs na temporada passada. Após um jogo eletrizante, que contou com várias pontuações nos minutos finais, os Chiefs converteram um touchdown logo na primeira posse do tempo extra e venceram o confronto. Muitos fãs da NFL apontaram uma grande injustiça, visto que o ataque dos Bills também vinha fazendo um grande jogo. O chefe do comitê de competições da NFL, Rich McKay explicou que este problema “acontece principalmente na pós-temporada”. Assim, ele justificou os motivos para que a regra não acontecesse durante toda temporada regular.
E aí, torcedor? O que achou das mudanças da regra da prorrogação para os playoffs? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco.