Josh Allen vence o prêmio de MVP. Confira todos os premiados

Foto: Buffalo Rumblings

Na noite desta quinta-feira, 6, a NFL divulgou os prêmios individuais da temporada 2024/2025. A lista tem poucas surpresas, e o grande vencedor foi Josh Allen. O quarterback do Buffalo Bills finalmente conquistou o seu primeiro prêmio de MVP. Confira, então, todos os vencedores das premiações individuais.

MVP: Josh Allen (Buffalo Bills)

O quarterback do Buffalo Bills chega ao seu primeiro prêmio de MVP da carreira após ser extremamente decisivo na campanha do time de Orchard Park. Allen passou para 3.731 jardas e 28 touchdowns. Além disso, ele ainda conseguiu 12 touchdowns terrestres e correu para 531 jardas. Josh Allen venceu a disputa com Lamar Jackson, dos Ravens, por uma margem de votos apertada. Allen conseguiu 383 pontos, enquanto que Jackson terminou com 362.

Muitos analistas contestaram a escolha, alegando que Lamar Jackson possui números melhores. O quarterback do time de Baltimore terminou o ano com 41 touchdowns aéreos, duas interceptações a menos que Allen e outros 4 touchdowns terrestres. Mas o que pareceu ser determinante na escolha foi o poder de decisão de Josh Allen em grandes jogos, como na vitória por 30×21 sobre os Chiefs, na semana 11. Na oportunidade, os Bills quebraram a invencibilidade dos atuais bicampeões com uma corrida impressionante de Allen em uma quarta descida no último quarto, o que foi crucial para a vitória. Além disso, ele manteve o nível de um ataque repleto de novos jogadores.

Jogador Ofensivo do Ano: Saquon Barkley (Philadelphia Eagles)

Aqui, uma escolha mais do que óbvia. O running back dos Eagles correu para nada menos que 2.005 jardas terrestres e 13 touchdowns na temporada. Ele ainda recebeu para 278 jardas e 2 touchdowns. Após sair dos Giants e ir para um rival de divisão, Barkley foi decisivo para que a franquia de Philadelphia voltasse ao SuperBowl.

Na votação, ele bateu Lamar Jackson (que acabou sendo o vice-campeão em duas categorias) por 406 pontos a 183. Ja’Marr Chase acabou ficando na terceira colocação. Após o merecido prêmio de jogador ofensivo do ano, Barkley agora concentra as suas energias no troféu Lombardi, disputado neste domingo, 9.

Jogador Defensivo do Ano: Patrick Surtain (Denver Broncos)

O cornerback dos Broncos foi peça central na defesa de Sean Payton. Ele terminou a temporada com apenas 4 interceptações e 11 passes defendidos mas, assim como Josh Allen, o seu impacto vai muito além dos números. Surtain comandou uma unidade em reconstrução e colaborou, de maneira, decisiva, para que a franquia de Denver voltasse aos playoffs depois de 10 anos.

Na votação, ele derrotou os edge rushers Trey Hendrickson, Myles Garrett e TJ Watt, fazendo com que o prêmio de jogador defensivo do ano voltasse a um atleta da secundária após alguns anos. Surtain terminou com 330 pontos contra 205 de Hendrickson, 162 de Garrett e 114 de Watt. O prêmio individual foi a coroação de uma bela campanha coletiva dos Broncos.

Calouro Ofensivo do Ano: Jayden Daniels (Washington Commanders)

Com uma votação quase unânime (foram 49 dos 50 votos para calouro ofensivo do ano), Jayden Daniels coroou a sua espetacular chegada à NFL. O quarterback dos Commanders terminou a temporada regular com 3.568 jardas aéreas, com25 touchdowns e 9 interceptações. Além disso, ele ainda conseguiu outras 891 jardas terrestres e mais 6 visitas à endzone usando as suas pernas e velocidade, suas grandes características. Isso foi crucial para não só levar o time de Washington aos playoffs, como também garantir uma final de conferência, após grandes vitórias sobre Buccaneers e Lions.

Daniels, então, terminou a votação com 495 dos 500 pontos possíveis. Em segundo lugar apareceu Brock Bowers, tight end dos Raiders. Bo Nix, quarterback dos Broncos fechou a lista dos três primeiros. Um ano de chegada extremamente forte de Daniels, que coloca o seu nome entre os quarterbacks a serem observados em 2025.

Calouro Defensivo do Ano: Jared Verse (Los Angeles Rams)

Quem também teve um impacto maior do que os números aparentam é Jared Verse, edge rusher do Los Angeles Rams. O calouro terminou o ano com 4,5 sacks e 2 fumbles forçados, mas foi uma fortaleza na defesa de Sean McVay, principalmente no final da temporada regular, quando brilhou mais intensamente. Verse, então, foi peça chave em uma unidade que ainda se recompõe após a aposentadoria de Aaron Donald, mas que foi decisiva para o título da NFC West.

Para chegar ao prêmio individual, Verse bateu Quinyon Mitchell, cornerback dos Eagles, por 427 pontos, contra 239 do jogador de secundária do time da Philadelphia. Braden Fiske, companheiro de Verse na defesa dos Rams, ficou na terceira colocação, com 96 pontos. Dias promissores estão por vir na defesa de McVay, com dois grandes valores chegando na liga.

Jogador com o Melhor Retorno à Liga: Joe Burrow (Cincinnati Bengals)

Depois de ficar parte da temporada 2023/2024 afastado por uma lesão no punho, Joe Burrow voltou com tudo à NFL. Ele terminou a temporada 2024/2025 com 4.918 jardas aéreas e 43 touchdowns. Mas, mesmo com o seu melhor ano da carreira, o desempenho acabou não sendo suficiente para levar os Bengals aos playoffs, o que certamente faria com que a categoria de sua premiação mudasse e ele seria considerado na disputa do MVP.

O quarterback dos Bengals venceu a disputa com JK Dobbins, running back dos Chargers, por 370 pontos a 195. Sam Darnold, Damar Hamlin e Christian Gonzalez foram os outros nomes que estavam na disputa do prêmio. Resta saber, então, se o time de Cincinnati terá uma estrutura melhor de apoio a Burrow para fazer com que a equipe retorne à pós-temporada.

Técnico do Ano: Kevin O’Connell (Minnesota Vikings)

A lesão do promissor calouro JJ McCarthy e a perda de um dos melhores jogadores defensivos da temporada 2023/2024 (Danielle Hunter) deixaram o cenário sombrio para o Minnesota Vikings em 2024. Entretanto, Kevin O’Connell não só reconstruiu a sua equipe como também levou a uma impressionante campanha de 14 vitórias e 3 derrotas. Isso tudo com Sam Darnold no pocket. A grande decepção, então, ficou por conta do jogo de Wild Card dos playoffs, quando os Vikings perderam para os Rams por 27×9 em uma fraca atuação do quarterback.

Para vencer o prêmio de técnico do ano, O’Connell desbancou Dan Campbell (Lions), Andy Reid (Chiefs), Dan Quinn (Commanders) e Sean Payton (Broncos). O técnico dos Vikings terminou com 361 pontos, contra 283 de Campbell, o segundo colocado. A boa campanha rendeu uma renovação de contrato e Kevin O’Connell seguirá em Minneapolis por mais 5 temporadas.

Assistente Técnico do Ano: Ben Johnson (Detroit Lions)

Mente por trás de um ataque criativo, explosivo e extremamente eficiente, Ben Johnson venceu o prêmio de assistente técnico do ano. Aliás, o grande desempenho individual lhe rendeu um contrato como técnico principal do rival Chicago Bears, onde passará a liderar uma franquia que deposita suas fichas nas mãos de Caleb Williams, que teve um desempenho muito aquém das expectativas em 2024.

Na votação, Ben Johnson venceu Brian Flores, coordenador defensivo dos Vikings, e seu colega de time Aaron Glenn, então coordenador defensivo dos Lions. Assim como Johnson, Glenn assumiu um cargo de técnico principal e comandará o New York Jets. Um prêmio merecido a Ben Johnson, que agora terá a oportunidade de comandar uma franquia na liga.

Vale destacar, também, que Arik Armstead, dos Jaguars, venceu o prêmio Walter Payton, destinado àqueles jogadores que mais contribuíram para a comunidade que estão inseridos. Armstead fez um grande papel social em Jacksonville, ajudando milhares de crianças e cidadãos em situação de vulnerabilidade.

E aí, torcedor? O que achou da premiação de Josh Allen e dos demais jogadores? Deixe o seu comentário ou então entre em contato.

Thiago Miguel: 34 anos, torcedor do Pittsburgh Steelers. Entusiasta de todas as questões que envolvem a NFL, Thiago está sempre ligado ao dia-a-dia da liga, e ajuda a trazer as informações necessárias para que o leitor TrickPlay fique sempre atualizado. Gosta das análises, números e previsões (na vida real e no Fantasy da NFL).
Posts relacionados