Enfim chegamos à última rodada da temporada regular da NFL. As franquias disputam as últimas vagas nos playoffs. Na AFC, Jaguars, Texans, Colts, Bills e Steelers ainda lutam pelas três últimas vagas restantes e muita coisa ainda pode acontecer. Na NFC, são apenas duas vagas, uma como campeão da NFC South (que está entre Buccaneers, Saints e Falcons) e outra como sétimo colocado na conferência, em que Packers e Seahawks são as franquias que têm mais chances. Tudo começa a se decidir no próximo sábado, 6, com dois jogos. Confira, então, tudo sobre os jogos da NFL da semana 18:
A briga direta pelos playoffs da AFC nos jogos da NFL da semana 18
Depois de uma grande vitória diante dos Seahawks, os Steelers abrem a rodada no sábado, 6, diante dos maiores rivais. O time de Mike Tomlin não depende de suas forças, e precisa vencer os Ravens além de contar com tropeços de Jaguars ou Bills para entrar nos playoffs. Para isso, conta com a excelente fase de Mason Rudolph e dos seus running backs. Já o time de Baltimore garantiu a bye week na última rodada e deve poupar alguns de seus titulares, inclusive Lamar Jackson. Mesmo assim, o técnico John Harbaugh promete engrossar o caldo nessa partida, que reúne dois dos times com rivalidade mais intensa na liga.
Logo após Ravens e Steelers, teremos Texans e Colts em um confronto mais do que direto. Quem vencer o jogo em Indianapolis está nos playoffs, simples assim. Os Texans vêm empolgados com a volta de CJ Stroud e com a grande vitória sobre os Titans. Porém enfrentam um time que já os venceu na temporada e que é uma das grandes surpresas do ano. Os Colts têm uma defesa em boa fase e um Jonathan Taylor que cresce a cada partida. Promessa de confronto muito parelho e disputado no Lucas Oil Stadium.
Os Jaguars finalmente estancaram a série de derrotas com um triunfo obrigatório sobre os Panthers. Assim, a equipe de Doug Pederson segurou a ponta da AFC South e vai para a última rodada dependendo apenas de seus esforços para se classificar. O grande trunfo é a possível volta de Trevor Lawrence, que já se encontra melhor da lesão no ombro. Do outro lado, um time ferido. O próprio treinador Mike Vrabel se mostrou incomodado com a série de derrotas e promete um time competitivo. Entretanto, terá que fazer isso com Ryan Tannehill, visto que o titular Will Levis está machucado.
Rivalidades à flor da pele pelos playoffs
Depois de vencerem os Vikings e retomarem a sétima posição da NFC na última rodada, os Packers enfrentam mais um rival de divisão e só dependem de si para irem aos playoffs. E esta é exatamente a mesma situação da temporada anterior, quando o time acabou perdendo em casa para os Lions e foi eliminado. Agora, a ideia é não deixar que a história se repita. Diante deles, terá um Chicago Bears empolgado com a boa recuperação. Liderada por Justin Fields, a equipe cresceu de nível e quer terminar o ano em alta. Será que os Bears colocam água no chope dos Packers?
Quem também enfrenta um confronto divisional na luta pelos playoffs é o Seattle Seahawks. A derrota para os Steelers, no último final de semana, tirou a oportunidade do time de Pete Carroll controlar o próprio destino na rodada final e, assim, o time terá que vencer e contar com uma derrota dos Packers para se classificar. De qualquer maneira, a defesa precisa jogar melhor e neutralizar o jogo terrestre do adversário. Já os Cardinals estão se preparando para o próximo ano. Kyler Murray tem jogado melhor e é a melhor arma da equipe. Aqui a única preocupação é atrapalhar a vida dos rivais da NFC West.
Por fim, Dolphins e Bills fazem um Sunday Night Football quentíssimo. O jogo não só vale uma vaga nos playoffs como também o título da AFC East. O time de Miami tem desfalques como Bradley Chubb e Xavien Howard e precisará contornar os problemas para vencer. Já os Bills não empolgam, mas estão vivos e precisam vencer para ir para a pós-temporada. Para isso, contam com Josh Allen como a principal peça ofensiva. Promessa de um jogo muito físico no Hard Rock Stadium.
A disputa quente na NFC South
A derrota dos Buccaneers para os Saints no último final de semana embolou de vez a divisão. O time liderado por Baker Mayfield perdeu a chance de se classificar antecipadamente, mas ainda controla o seu próprio destino e precisa confirmar a vaga em uma partida teoricamente tranquila contra os Panthers. Para isso, precisa que o seu quarterback volte a jogar melhor. Do outro lado, um time com muitos problemas, que pensa na próxima temporada e que tem a única motivação de atrapalhar o rival. Os Panthers jogam apenas por esse motivo, mas podem surpreender. Resta saber se conseguirão manter um nível mínimo de desempenho.
Saints e Falcons se enfrentam na outra partida. O time de New Orleans ganhou uma sobrevida na última semana e ainda pode se classificar em duas frentes, vencendo a divisão ou entrando pelo Wild Card. Derek Carr jogou bem na última partida e precisa repetir o desempenho, até porque Alvin Kamara está machucado e pode não jogar. Já os Falcons se classificam apenas por um milagre. O técnico Arthur Smith está na corda bamba e não deve continuar. De qualquer forma, a equipe ainda tem uma esperança e pode se classificar.
Os divisionais que não valem muita coisa
Browns e Bengals se enfrentam em situações completamente opostas. O time de Cleveland já está classificado para os playoffs na quinta posição e deve poupar os seus titulares para a pós-temporada. Joe Flacco é o centro das atenções e, como vem em boa fase, deve pouco atuar ou até nem entrar em campo. Já os Bengals estão eliminados. O time de Zac Taylor sofreu com a lesão de Joe Burrow e, apesar de um bom começo de Jake Browning, não manteve o ritmo. Assim, pouca coisa deve estar em disputa por aqui.
E este é exatamente o mesmo cenário de Patriots e Jets em Foxborough. Na realidade, a única boa história dessa partida é a provável despedida de Bill Belichick do Gillette Stadium, visto que existem fortes rumores sobre sua saída de New England. Assim, uma era pode estar acabando nos Patriots. Já os Jets não aspiram por mais nada e já fizeram as (forçadas) mudanças ao longo de 2023/2024. Assim, o time de Robert Saleh joga apenas para tentar terminar a temporada com uma boa notícia.
Rams e 49ers também têm pouco a disputar em Santa Clara. O time da casa já garantiu o título da NFC e, assim como os Ravens na AFC, deve poupar boa parte de seus jogadores para não correr qualquer risco. Christian McCaffrey, por exemplo, já foi excluído da partida. Por outro lado, os Rams já se classificaram para os playoffs e não mudarão da sexta colocação seja qual for o resultado da partida. Assim, o time de Sean McVay também deve poupar jogadores. Carson Wentz deve atuar. Dessa forma, o confronto no Levi’s Stadium não deve passar de um simples amistoso.
Os divisionais que valem só para um lado entre os jogos da NFL da semana 18
Ainda de olho na classificação para os playoffs, os Vikings vão até Detroit em busca de uma missão quase impossível. O time de Kevin O’Connell precisa vencer e ainda torcer para uma combinação de resultados para sair com a vaga. Para isso, conta com o retorno de Nick Mullens ao pocket, visto que Jaren Hall não foi nada bem diante dos Packers. Já os Lions estão com pouco a disputar. O time ainda reclama do jogo contra os Cowboys, em que foi altamente prejudicado por uma decisão controversa da arbitragem. O segundo lugar ainda é possível, mas, para isso, é preciso vencer.
Em péssima fase, os Eagles ainda tentam alcançar o título da divisão. Mas, com 4 derrotas em 5 jogos, o time de Nick Sirianni não depende mais de suas próprias forças. Jalen Hurts atravessa uma fase preocupante e a defesa da equipe de Philadelphia não corresponde, o que é sempre uma ansiedade às vésperas dos playoffs. Do outro lado, os Giants já estão de férias e devem ter Tyrod Taylor novamente no pocket para tentar complicar ainda mais a vida de seu rival.
Por fim, os Cowboys dependem apenas de suas próprias forças para garantirem o título da NFC East. O time de Mike McCarthy vem jogando bem e apostando principalmente na conexão entre Dak Prescott e CeeDee Lamb para conseguir os seus resultados. Vencer os Commanders seria fundamental para a sequência na temporada. Assim como os Giants, o time de Washington está em férias. Essa deve ser a última partida de Ron Rivera e há certa indefinição sobre quem estará à frente do pocket. Clima de fim de feira no FedEx Field.
AFC West sem nada a disputar nos jogos da NFL da semana 18
Broncos e Raiders se enfrentam em Las Vegas em clima de amistoso. O jogo não vale absolutamente nada para nenhuma das equipes, mas pode ter impacto para a classificação final da AFC. Os Broncos tentam terminar com record positivo no primeiro ano de Sean Payton. Já os Raiders jogam pela permanência do técnico Antonio Pierce para a próxima temporada. De qualquer forma, esses são objetivos muito distantes para as aspirações das duas eqiupes.
Por fim, os Chiefs, sem Patrick Mahomes e já consolidados na terceira colocação da AFC, recebem os Chargers, que já estão eliminados. Assim, o jogo no SoFi Stadium também será um amistoso de luxo. O time de Kansas City vem jogando aos trancos e barrancos e precisa dar uma resposta convincente. Já os Chargers não conseguiram muita coisa desde que Justin Herbert se machucou. Ou seja, jogo entre dois times que não devem fazer muito esforço na última partida do ano.
Rodada completa e transmissões dos jogos da NFL da semana 18
Pittsburgh Steelers @ Baltimore Ravens (06/01, 18h30) – M&T Bank Stadium (Baltimore) – ESPN 2
Houston Texans @ Indianapolis Colts (06/01, 22h15) – Lucas Oil Stadium (Indianapolis) – ESPN 2
Tampa Bay Buccaneers @ Carolina Panthers (07/01, 15h) – Bank of America Stadium (Charlotte) – ESPN 2
Cleveland Browns @ Cincinnati Bengals (07/01, 15h) – Paycor Stadium (Cincinnati) – NFL Game Pass
Minnesota Vikings @ Detroit Lions (07/01, 15h) – Ford Field (Detroit) – NFL Game Pass
New York Jets @ New England Patriots (07/01, 15h) – Gillette Stadium (Foxborough) – NFL Game Pass
Atlanta Falcons @ New Orleans Saints (07/01, 15h) – Caesars Superdome (New Orleans) – ESPN 3
Jacksonville Jaguars @ Tennessee Titans (07/01, 15h) – Nissan Stadium (Nashville) – NFL Game Pass
Seattle Seahawks @ Arizona Cardinals (07/01, 18h25) – State Farm Stadium (Glendale) – NFL Game Pass
Chicago Bears @ Green Bay Packers (07/01, 18h25) – Lambeau Field (Green Bay) – ESPN 2
Kansas City Chiefs @ Los Angeles Chargers (07/01, 18h25) – SoFi Stadium (Los Angeles) – NFL Game Pass
Denver Broncos @ Las Vegas Raiders (07/01, 18h25) – Allegiant Stadium (Las Vegas) – NFL Game Pass
Philadelphia Eagles @ New York Giants (07/01, 18h25) – MetLife Stadium (New Jersey) – NFL Game Pass
Los Angeles Rams @ San Francisco 49ers (07/01, 18h25) – Levi’s Stadium (Santa Clara) – NFL Game Pass
Dallas Cowboys @ Washington Commanders (07/01, 18h25) – FedEx Field (Washington) – ESPN 4
Buffalo Bills @ Miami Dolphins (07/01, 22h20) – Hard Rock Stadium (Miami) – ESPN 2
E aí, torcedor? Quais as suas expectativas para os jogos da NFL da semana 18? Deixe o seu comentário ou então entre em contato.