Semana de Thanksgiving na NFL! Nesses dias, a dinâmica das partidas é diferente. Assim, a rodada começa nesta quinta-feira, 25, com três jogos. Serão muitos jogos nos canais que detêm os direitos de transmissão e o torcedor poderá acompanhar o seu time ainda mais de perto. Para começar, os Lions recebem os Bears em Detroit e abrem uma série de confrontos divisionais. Além disso, vale acompanhar como os Bills se recuperarão da derrota da última semana para os Colts e como os Titans irão lidar com os Patriots que estão pegando fogo no momento. Na NFC, Packers e Rams fazem um pesadíssimo duelo de favoritos, enquanto que 49ers e Vikings fazem um confronto mais que direto na briga por uma vaga nos playoffs. Então, confira tudo sobre os jogos da NFL 2021 na semana 12:
Chicago Bears (3-7) @ Detroit Lions (0-9-1)
Ford Field (Detroit) – 25/11 – 14h30 (ESPN)
Duelo de rivais da NFC North que estão em um momento bastante conturbado na temporada. Os Lions vêm de duas semanas de jogos duros contra Steelers e Browns, mas o máximo que conseguiram foi um empate. Na última semana, o time conseguiu controlar muito bem as forças do time liderado por Baker Mayfield, mas claramente ainda falta aquele “algo a mais” para encontrar as vitórias. A única boa notícia da temporada talvez seja D’Andre Swift, que vem se destacando em um ataque que não engrena. Falando nisso, existe a possibilidade de Jared Goff retornar à equipe após lesão no quadril, mas o seu status para a partida ainda é questionável. De qualquer forma, a partida é uma das últimas boas chances de os Lions finalmente saírem do zero.
Do outro lado, um Chicago Bears que vem de uma derrota inacreditável para os Ravens no último final de semana. A equipe de Illinois virou o jogo com pouco mais de 1:30 no relógio em uma quarta descida que teve um passe improvável de Andy Dalton. Entretanto, a equipe afrouxou demais a marcação e viu o quarterback reserva dos Ravens, Tyler Huntley, conduzir o drive da vitória. Assim, a pressão sobre Matt Nagy subiu e a torcida voltou a pedir a sua cabeça. Para o jogo diante dos Lions, a baixa é Justin Fields, que saiu machucado da partida da última rodada e será novamente substituído por Andy Dalton. Allen Robinson, que faz temporada apagadíssima é dúvida, mas tem poucas chances de atuar.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Chicago Bears.
Las Vegas Raiders (5-5) @ Dallas Cowboys (7-3)
AT&T Stadium (Arlington) – 25/11 -18h30 (ESPN)
Jogo entre dois times que vêm de derrotas, mas que estão em caminhos opostos na temporada. Após iniciar muito bem a temporada, os Raiders simplesmente implodiram após a saída de Jon Gruden e o triste episódio de Henry Ruggs, que segue preso por se envolver em um acidente de trânsito que resultou em morte. Desde então, a franquia não se encontrou mais, passa por claros problemas técnicos e vem acumulando derrotas consecutivas. A do último final de semana foi diante dos Bengals, o que derrubou os Raiders para as últimas posições da AFC. Uma classificação para os playoffs, antes bastante possível, agora parece improvável. E, para conseguir uma reação, o time precisará de um Derek Carr que anda muito menos inspirado que no início da competição. A única boa notícia é que ele parece estar reencontrando o caminho das rotas de Darren Waller.
Os Cowboys também perderam no último final de semana diante de um Kansas City Chiefs que teve, talvez, a melhor atuação defensiva da temporada. Naquela ocasião, Dak Prescott não conseguiu converter um touchdown sequer e, assim, a equipe amargou a derrota em um jogo que poderia lhe render a liderança da conferência. Para o jogo diante dos Raiders, a palavra de ordem, então, é recuperação. O time é bastante favorito nas casas de apostas, mas precisa confirmar essa condição dentro de campo. Para isso, confia em seu forte ataque, que ainda estará desfalcado de Amari Cooper que, por não estar vacinado contra a Covid, cumpre a quarentena obrigatória de 10 dias.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Dallas Cowboys.
Buffalo Bills (6-4) @ New Orleans Saints (5-5)
Caesars Superdome (New Orleans) – 25/11 – 22h20 (ESPN)
Partida que vale muito para essas duas equipes que pareciam favoritas para irem longe na competição, mas que apresentam vários problemas nesse momento da temporada. No caso dos Saints, a questão é física. O time, que já não conta com Michael Thomas desde o início dos jogos, perdeu Jameis Winston e, recentemente, também não pode contar com Alvin Kamara, que está fora de combate com uma lesão no joelho. Como se isso não bastasse, o tight end Adam Trautman também sofreu uma grave lesão e está fora. Para piorar, o running back reserva Mark Ingram não conseguiu treinar em sua força máxima e é dúvida. Ou seja, para conseguir vencer e permanecer na zona de playoffs, os Saints precisarão se superar.
Mas o mesmo pode ser dito desse Buffalo Bills que parece ser um dos times mais incompreensíveis dessa temporada. O time é capaz de grandes jogos, mas também sofre duras derrotas, como a do último final de semana diante dos Colts. A equipe de Sean McDermott simplesmente não teve respostas para Jonathan Taylor e levou 5 touchdowns do running back. Assim, a equipe perdeu a liderança da divisão para os Patriots e precisa vencer para não ver o rival ter a chance de disparar na ponta. Responsabilidade, então, para Josh Allen, que vem caindo gradativamente de produção e está longe de ser aquele quarterback preciso e eficiente do início da temporada. Precisando vencer, os Bills necessitam dar uma resposta imediata caso ainda queiram chegar ao SuperBowl.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Buffalo Bills.
Tampa Bay Buccaneers (7-3) @ Indianapolis Colts (6-5)
Lucas Oil Stadium (Indianapolis) – 28/11 – 15h (ESPN 2)
Um dos melhores jogos da rodada envolve equipes que passam por um momento de alta na competição. Começando pelos donos da casa. Após a frustração com a derrota para os Titans, todos imaginaram que os Colts pudessem desanimar, mas o time reagiu e conseguiu três vitórias consecutivas, se colocando na briga por uma vaga nos playoffs. E isso necessariamente passa por Jonathan Taylor. O running back já tem mais de 1.400 jardas de scrimmage e é o substituto natural Derrick Henry ao prêmio de jogador ofensivo do ano. Para esse final de semana, então, a equipe quer dar um passo a mais e desafiar o atual campeão da NFL para mostrar ainda mais força e marcar posição em uma AFC tão disputada.
Já os Bucs voltaram da semana de bye em ritmo lento, mas engrenaram no segundo tempo para bater os Giants e aumentar ainda mais a diferença para os concorrentes da NFC South. A melhor notícia para Bruce Arians foi o retorno de jogadores importantes para o seu time, como Rob Gronkowski, que teve impacto imediato no ataque. Além disso, o impacto da volta dos atletas do setor defensivo como Sean Murphy-Bunting também foi notado e os Giants foram limitados a apenas 10 pontos. O grande desafio aqui é, então, controlar o excelente momento de Taylor, mas talvez hoje, na NFL, não tenha defesa mais preparada para isso que a dos Buccaneers.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Tampa Bay Buccaneers.
New York Jets (2-8) @ Houston Texans (2-8)
NRG Stadium (Houston) – 28/11 – 15h (NFL Game Pass)
Não houve surpresa maior que a vitória do Houston Texans na última rodada da NFL. A equipe do técnico David Culley foi até Nashville, se aproveitou dos inúmeros erros de seu adversário, e bateu os Titans, conseguindo a segunda vitória na competição e largando a lanterna nas mãos de seu rival deste final de semana. Para essa partida, então, a ideia é manter o bom desempenho defensivo e provocar ainda mais erros do outro lado do campo para que a equipe possa ter uma nova chance de vencer. Além disso, a presença de Tyrod Taylor em campo também é uma boa notícia, visto que o quarterback cuida melhor da bola e, hoje, dá a melhor condição para que os Texans estejam mais próximos da vitória.
Do outro lado, os testes positivos de Covid de Mike White e Joe Flacco anteciparam a volta de Zach Wilson. O calouro, que não vinha fazendo uma boa temporada até sofrer a lesão que o afastou das últimas semanas, terá uma nova chance de comandar a equipe e sair da lanterna da conferência. Para isso, ele não poderá contar com o running back Michael Carter, que deverá ficar de duas a três semanas afastado dos gramados. Em uma partida em que certamente as duas equipes já pensam em posições de draft para o próximo ano, resta saber quem terá mais fome pela vitória.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Houston Texans.
Philadelphia Eagles (5-6) @ New York Giants (3-7)
MetLife Stadium (New Jersey) – 28/11 – 15h (NFL Game Pass)
Mais um confronto divisional na rodada envolve Giants e Eagles. E aqui os rivais se encontram em momento bastante opostos. Na montanha russa que é a temporada do Philadelphia Eagles, o time de Nick Sirianni está em alta. A equipe vem de uma ótima vitória sobre os Saints e se colocou na disputa por uma vaga nos playoffs. Jalen Hurts vem crescendo de produção e lidera a NFL em touchdowns terrestres. Além disso, a defesa evolui a cada semana e tem em Darius Slay uma peça que vem fazendo a diferença nos últimos jogos. Assim, a ideia é manter o bom momento e bater os Giants para seguir sonhando.
Giants que, aliás, estão em uma semana de crise. A equipe demitiu coordenador ofensivo Jason Garrett no início da semana e, muito provavelmente, Joe Judge e Daniel Jones devem ser os próximos alvos. A paciência dos dirigentes, torcida e todos aqueles que estão no dia-a-dia da franquia parece ter acabado definitivamente e as mudanças parecem ser questão de tempo. Para o jogo contra o rival de divisão, Saquon Barkley deve ser mais envolvido em um playbook que certamente terá mudanças. Resta saber, então, como será a reação da torcida no MetLife Stadium. Caso os Giants percam para os Eagles, a atmosfera deve ferver e mais cabeças podem rolar já nos vestiários.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Philadelphia Eagles.
Carolina Panthers (5-6) @ Miami Dolphins (4-7)
Hard Rock Stadium (Miami) – 28/11 – 15h (NFL Game Pass)
Depois de um início de temporada muito difícil, o Miami Dolphins vive o melhor momento na temporada e, empolgado, que usar o bom calendário para, quem sabe, ainda sonhar com uma vaga nos playoffs nas rodadas finais da competição. O time melhorou o desempenho defensivo, mas é Tua Tagovailoa o responsável direto pelas vitórias nas últimas rodadas. Além disso, a produtividade do calouro Jaylen Waddle vem crescendo e o jogo terrestre de Myles Gaskin melhora a cada semana. Ainda não parece suficiente para que os Dolphins possam sonhar com um lugar na pós-temporada, mas uma nova vitória diante dos Panthers pode inflamar definitivamente um elenco que já tinha dado baixa no ano.
O Carolina Panthers é mais um daqueles times bipolares na competição. A equipe não consegue engrenar. No último final de semana, por exemplo, quando todos imaginavam que a equipe iria usar o bom momento a seu favor, visto que vinha de uma ótima vitória diante dos Cardinals, os Panthers sucumbiram para o Washington Football Team, frustrando a reestreia de Cam Newton em casa. Christian McCaffrey, como sempre, vem sendo o ponto focal do ataque, entretanto, os Panthers parecem previsíveis ao exagerarem em passes curtos e próximos à linha de scrimmage para o running back. Uma vitória é fundamental para que o time siga com o objetivo de pós-temporada.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Carolina Panthers.
Tennessee Titans (8-3) @ New England Patriots (7-4)
Gillette Stadium (Foxborough) – 28/11 – 15h (ESPN)
Olhe para a tabela e tente encontrar um time em melhor momento que o New England Patriots. O time de Bill Belichick engatou uma sequência fabulosa e vem se colocando como uma das grandes forças da AFC. A equipe já roubou a liderança da AFC East dos Bills e, caso vença os Titans e os Ravens percam para os Browns, teremos um verdadeiro dejà vú na Conferência Americana, com os Patriots no topo. Mac Jones vem conduzindo brilhantemente um ataque que já funciona melhor com nomes como Hunter Henry e Jacobi Meyers. Damien Harris e Rhamondre Stevenson completam o trabalho no backfield. Some-se a isso um trabalho mais do que competente de uma defesa já consolidado e temos um time bastante perigoso para qualquer adversário.
Já os Titans parecem, enfim, terem sentido a ausência de Derrick Henry. A derrota para os Texans evidenciou a falta que o running back faz para esse ataque. Além disso, as lesões de Julio Jones e AJ Brown não colaboram para que Ryan Tannehill tenha armas suficientes para mudar os rumos das partidas. Com isso, os Titans se tornam um time previsível e com poucas alternativas. Para finalizar, a defesa também sofre com a ausência de nomes como Bud Dupree, o que certamente causa uma queda natural de desempenho. Os Titans têm um desafio muito difícil em Foxborough, mas precisam dar uma resposta, até mesmo porque os Colts, únicos adversários atualmente na divisão, vêm em momento oposto e passam a ameaçar um título que parecia garantido.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do New England Patriots.
Pittsburgh Steelers (5-4-1) @ Cincinnati Bengals (6-4)
Paul Brown Stadium (Cincinnati) – 28/11 – 15h (NFL Game Pass)
Mais um confronto que pode definir os próximos passos da divisão. Os Bengals conseguiram uma importante vitória sobre os Raiders no último final de semana e, finalmente, recuperaram uma tendência de alta que o time apresentou no início da temporada. Para isso, a equipe contou com um jogo excelente de Joe Mixon que, livre de lesões, vem fazendo um ótimo ano, e no resgate da conexão entre Joe Burrow e Ja’Marr Chase. Aliás, essas armas precisarão funcionar diante de uma defesa que estará mais completa que no primeiro confronto entre as equipes, em Pittsburgh, quando os Bengals saíram com a vitória.
Do outro lado um time que, apesar de ter perdido a sequência de 5 partidas sem perder, saiu com pontos positivos do jogo em Los Angeles. Mesmo com uma série de desfalques, os Steelers reverteram uma desvantagem de 14 pontos e assumiram a liderança no último quarto do jogo contra os Chargers. Entretanto, em uma falha defensiva, acabaram deixando o jogo escorrer pelos dedos e desperdiçaram a chance de vitória. Para a partida contra os Bengals, o time deve contar com as importantíssimas voltas de Joe Haden, Minkah Fitzpatrick e, principalmente, TJ Watt, o que dá novo status à unidade defensiva que precisará pressionar Joe Burrow para provocar turnovers e conquistar boas posições de campo.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Pittsburgh Steelers.
Atlanta Falcons (4-6) @ Jacksonville Jaguars (2-8)
TIAA Bank Stadium (Jacksonville) – 28/11 – 15h (NFL Game Pass)
Partida entre dois times que não embalaram na temporada. Entretanto, nos números frios da classificação, os Falcons estão apenas um jogo atrás dos 49ers e, com uma vitória, voltam a pensar em playoffs. Claro que, para isso, o time de Atlanta precisa chegar a um nível de atuações que até então não encontrou na temporada, mas é no mínimo curioso que uma equipe com tantos problemas possa ainda sonhar com uma vaga na pós-temporada. A grande esperança da equipe fica por conta do possível retorno de Cordarrelle Patterson que é, de longe, o principal nome do time no ano. Além dele, Kyle Pitts também vem sendo cada vez mais acionado por Matt Ryan e pode ser um ponto focal na parte ofensiva.
Por outro lado, os Jaguars já devem estar pensando em 2022. Cercado de expectativas, Trevor Lawrence faz uma temporada discreta (para se dizer o mínimo) e o time não parece ter muitas forças e nem alternativas para emendar uma sequência de vitórias. Assim, a tendência é que os Jaguars novamente tenham a chance de ser uma das 5 primeiras franquias a selecionarem novos jogadores no draft. Na derrota para os 49ers, no último final de semana, o time ainda perdeu um de seus jogadores mais rápidos e explosivos. Jamal Agnew sofreu lesões no quadril e joelho e está fora da temporada. Em ritmo de fim de feira, os Jaguars, então, tentar dar uma alegria temporária à sua torcida.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Atlanta Falcons.
Los Angeles Chargers (6-4) @ Denver Broncos (5-5)
Empower Field at Mile High (Denver) – 28/11 – 18h05 (ESPN 2)
Assim como Bengals x Steelers, Broncos x Chargers é mais um confronto divisional que pode movimentar muito o futuro da AFC West. Os Broncos retornam da semana se bye com a clara missão de conquista uma vaga nos playoffs e embalar para as partidas contra os Chiefs, que ainda estão por vir. Para isso, contam com um importantíssimo retorno na defesa. Bradley Chubb, que estava afastado por lesão, deve atuar contra os rivais da California e aumentar a força de uma linha defensiva que recentemente perdeu Von Miller. No ataque, Courtland Sutton e Tim Patrick estão de contratos renovados e terão a companhia de Jerry Jeudy. Ou seja, depois de muito tempo, os Broncos têm poucos problemas físicos e querem dar um passo a mais em busca do sonho.
Já os Chargers voltaram de bye e precisaram lutar muito para vencer os Steelers no último final de semana. E isso passou por uma partida monumental de Justin Herbert. Inspiradíssimo, o quarterback conduziu o ataque com maestria e fez de Austin Ekeler a sua principal arma. Aliás, o running back é um dos jogadores que mais possuem jardas de scrimmage e espera punir a reforçada defesa dos Broncos com a sua já conhecida força. A grande preocupação dos Chargers deve ser conter o jogo terrestre de Melvin Gordon e Javonte Williams. O time de Los Angeles tem uma das piores defesas nesse quesito e precisa encontrar alguma forma de arranjar um antídoto contra a principal arma do adversário.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Los Angeles Chargers.
Los Angeles Rams (7-3) @ Green Bay Packers (8-3)
Lambeau Field (Green Bay) – 28/11 – 18h25 (ESPN)
A grande partida do segundo horário de jogos envolve dois dos líderes da NFC. Apesar da derrota do último final de semana para os Vikings, o momento dos Packers é melhor. O time de Matt LaFleur vinha sendo consistente e, apesar do revés, ainda lidera a divisão com folga. Só que existem duas preocupações em Green Bay. A primeira delas é com Aaron Jones. O running back já não atuou no último final de semana e deve ficar mais uma partida de fora. Mas a grande apreensão da torcida é com Aaron Rodgers. O quarterback tem uma pequena fratura no dedo do pé e, apesar de garantir que irá para o jogo, vem sendo incomodado por muitas dores. Assim, vale acompanhar como será o seu desempenho diante de uma defesa tão agressiva como a dos Rams.
Aliás, o time de Sean McVay precisa dar uma resposta urgente. A equipe vem de duas derrotas consecutivas quando parecia que iria engrenar e assumir a liderança da conferência, mas não foi isso que aconteceu. O time inclusive perdeu um de seus principais jogadores no ataque. Robert Woods sofreu uma ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho e está fora da temporada. Justamente por isso, é necessário que Odell Beckham Jr. seja rapidamente incluído no playbook e dê mais uma opção de passe para Matthew Stafford. Vale conferir como que esse Rams, que parece ter dado um all-in na temporada, irá reagir em mais um jogo diante de um forte adversário.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Los Angeles Rams.
Minnesota Vikings (5-5) @ San Francisco 49ers (5-5)
Levi’s Stadium (Santa Clara) – 28/11 – 18h25 (NFL Game Pass)
Mais um belo jogo na rodada de Thanksgiving. Vikings e 49ers lutam diretamente por uma vaga no Wild Card e devem fazer um confronto bastante físico na California. O time da casa está bastante motivado por suas duas vitórias consecutivas e começa a vislumbrar uma boa possibilidade de figurar na pós-temporada. A grande preocupação é em relação aos jogadores do backfield. Eli Mitchell e Jeff Wilson estão com problemas físicos e Kyle Shanahan vem sendo criativo nas chamadas de jogadas. Isso permitiu que Deebo Samuel brilhasse nos últimos jogos com muitas jardas terrestres. Além disso, George Kittle vem ocupando um grande espaço nas jogadas de ataque e é mais uma opção de passe para Jimmy Garoppolo.
Do outro lado, um time que também vem de duas vitórias consecutivas, a última delas diante de um rival de divisão que exigiu o máximo da equipe. Os Vikings estão em um momento ofensivo excelente. Justin Jefferson é a grande estrela de time e vem acumulando jardas semana após semana. Além dele, Dalvin Cook vem esquentando as turbinas e parece estar em seu melhor momento físico. Some-se a isso um Kirk Cousins que reduziu os erros e o time de Minneapolis se tornou um time realmente perigoso. O grande assunto da semana foi o problema pessoal de Everson Griffen, que disse estar sendo perseguido em suas redes sociais. O caso envolveu intervenção da polícia e é bastante provável que ele seja o grande desfalque da unidade defensiva.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Minnesota Vikings.
Cleveland Browns (6-5) @ Baltimore Ravens (7-3)
M&T Bank Stadium (Baltimore) – 28/11 – 22h20 (ESPN)
Os Browns vivem uma temporada bastante esquisita. O time vem conquistando algumas vitórias, mas não consegue engrenar. No último final de semana, o time venceu os Lions, mas Baker Mayfield foi vaiado pela torcida, o que provocou reações do próprio quarterback. O fato é que o ataque aéreo pouco tem colaborado e, assim, a equipe fica nas mãos (ou nos pés) do ótimo running back Nick Chubb. Para essa partida, inclusive, o time terá o retorno de Kareem Hunt, o que deve deixar o ataque ainda mais perigoso, até porque Jack Conklin também volta e compõe uma linha ofensiva ainda mais forte. Assim, os Browns devem ter grande parte de suas armas para incomodar os Ravens.
A franquia de Baltimore vem de um importantíssimo resultado no último final de semana. Uma virose tirou Lamar Jackson da partida contra os Bears e, mesmo assim, a equipe voltou com uma ótima vitória de Chicago. Tyler Huntley foi o salvador da pátria e deixou os Ravens em posição de tentar alcançar a liderança da AFC já neste final de semana. A defesa também vem melhorando rodada após rodada e terá a difícil responsabilidade de conter o forte jogo terrestre adversário. Provavelmente será mais um confronto bastante físico e tenso, que deve direcionar os rumos da AFC North.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Baltimore Ravens.
Seattle Seahawks (3-7) @ Washington Football Team (4-6)
FedEx Field (Washington) – 29/11 – 22h15 (ESPN)
Depois da perda de Chase Young, tudo levava a crer que a temporada do Washington Football Team estava terminada e que o time iria desanimar. Entretanto, o time da capital respondeu com duas vitórias consecutivas e começa a pensar em entrar de vez na briga por uma vaga nos playoffs. Para isso, precisa vencer e eliminar um rival direto nessa briga. Taylor Heinicke vem jogando melhor nas últimas semanas e colocando o time em boa posição nos jogos. Além disso, mesmo sem o seu melhor jogador, a defesa parece ter elevado o nível e permitido menos pontos. Diante de um rival que parece estar no mesmo nível, o Washington tem mais uma boa chance na temporada.
Já os Seahawks frustraram demais os seus torcedores nas últimas duas semanas. A expectativa pelo retorno de Russell Wilson virou apreensão pelo fato de o quarterback estar longe de desempenhar um bom papel e conseguir fazer o ataque funcionar novamente. Wilson parece ter perdido a precisão nos passes e isso se reflete diretamente no número de pontos que a equipe vem fazendo. Além disso, sem Chris Carson, o ataque terrestre não flui e temos um time em que, curiosamente, vem tendo na defesa o seu ponto de menos problemas. Caso ainda pense em playoffs, é obrigatório que o Seattle vença o jogo na capital.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Washington Football Team.
Quer saber o palpite de cada um dos nossos analistas para os jogos da NFL da semana 12? Clique aqui e confira!