O que Devonta Freeman pode oferecer aos Giants?

O New York Giants assinou contrato de um ano e US$ 3 milhões com Devonta Freeman para substituir Saquon Barkley. Sabemos que Freeman não trará todos os recursos que Barkley oferece e que é um jogador que sofre muito com lesões. Mas afinal, o que ele pode oferecer aos Giants?


Contexto histórico

Antes vale ressaltar que Devonta Freeman teve seu melhor momento na NFL sob o comando de Kyle Shanahan. Freeman correu para 3.972 jardas em 951 tentativas (4,2 jardas por tentativa), com 257 recepções em 323 alvos para 2015 jardas. Freeman tem 32 touchdowns corridos e 11 de passes. Ele teve duas temporadas de 11 corridas para touchdown, mas 2019 não foi tão bom para ele. 

Devonta Freeman sofre demais com as lesões, principalmente nas últimas temporadas. Por exemplo, em 2018 foram apenas duas partidas pelos Falcons. No restante da temporada, ele ficou de fora devido a uma lesão no pé. 

No entanto, embora pareça que Freeman perdeu um pouco de capacidade explosiva, isso não significa que ele não seja um ativo valioso para os Giants nesse momento. Freeman tem excelente visão entre os offensive tackles e sua estatura mais baixa lhe dá um centro de gravidade melhor para quebrar os tackles.

Observação: Os vídeos abaixo são todos de 2019.


Devonta Freeman pode oferecer…

Paciência

Nessa jogada, Devonta Freeman demonstra paciência, procura por um espaço aberto e corta rapidamente para o lado esquerdo. Repare que ele ameaça partir para a direita, mas rapidamente percebe que o melhor caminho é entre o Guard e o Tackle esquerdo. Por fim, ele demonstra um pouco de fisicalidade nessa jogada quebrando alguns tackles.

Nesse vídeo os Falcons estão alinhados numa weak off-set I Formation. “Weak” porque o Fullback está posicionado do lado “fraco” da linha, ou seja, o lado oposto ao que está o TE. E “Off-set” porque o Fullback e o Running back estão desalinhados. Compreensível? Então seguimos. Repare que Devonta Freeman aguarda o máximo possível até que os seus jogadores de OL efetuem os bloqueios necessários para que ele possa ter um corte rápido e caminho livre.


Visão

Freeman usa uma ótima visão para ver o B-GAP se abrindo. Ao iniciar a corrida, o Fullback ataca o gap para ampliar o espaço de Freeman. Depois disso, Devonta Freeman percebe o corredor e utiliza de suas habilidades para conseguir muitas jardas.

Agora numa I formation normal, Freeman percebe a chegada de Luke Kuechly e dá um pequeno corte para o lado esquerdo antes de partir para o B-GAP e correr até a endzone.


Rápida Reação

Nesse vídeo, a equipe dos Falcons está numa formação Shotgun. Enquanto isso, a linha ofensiva prepara um trap block vindo do lado direito para uma corrida ao centro da OL. Devonta Freeman parte para o miolo da OL e, numa excelente percepção de jogada, salta por trás de seu center para achar o melhor caminho e ganhar muitas jardas. Sua rápida reação permitiu ganhar jardas que aparentemente não estavam nos planos.


Considerações finais sobre Devonta Freeman

Em primeiro lugar, foquei apenas nas qualidades de Devonta Freeman. Os jogos e as notícias têm sido duros demais com os torcedores dos Giants e, por isso, vamos trabalhar com um pouco de positividade.

Além disso, os torcedores precisam ter um pouco de paciência com o running back 2x Pro Bowl. Não esperem que ele já entre contra os 49ers e tenha impacto imediato. Freeman será lentamente incorporado no sistema de Jason Garrett enquanto veremos o que Wayne Gallman e Dion Lewis conseguem fazer para ajudar esse time no jogo terrestre.

Eu gosto da contratação desse jogador e, dada as circunstâncias, penso que será um bom ativo ao time. O mais importante é que será um contrato barato para um jogador com qualidade para jogar entre os Tackles Ofensivos. Freeman aceitou receber menos para vir aos Giants, sinal de que ele quer mostrar serviço e acredita no projeto da franquia.

No entanto, os Giants precisam descobrir como aplicar o jogo terrestre numa OL que tem mostrado ineficiência nesse aspecto do jogo. Ou seja, se isso não acontecer, dificilmente veremos o que Devonta Freeman poderá oferecer aos Giants com todo o seu potencial.

Comente e compartilhe a sua opinião sobre a nova contratação dos Giants. Se preferir, entre em contato conosco.

Rômulo Ruggeri: 35 anos, torcedor do New York Football Giants. Grande adepto de sua equipe, Rômulo já esteve no MetLife Stadium. Acompanha a NFL desde que as transmissões se iniciaram no Brasil. Sempre por dentro das particularidades da liga, também é bastante participativo nas análises dos times e jogadores.
Posts relacionados