-
Por
Cadu Pagnoncelli
Em seus 100 anos, a NFL contou com diversos grandes nomes que inegavelmente ajudaram a aumentar a história da liga mais rica do planeta. Entre esses nomes temos jogadores, treinadores, donos de times entre outros envolvidos com a bola oval. Conheça agora a história do Corner Back Deion Sanders, que fez história na década de 90.
Já contamos anteriormente as histórias de Vince Lombardi, Dan Marino, Roger Staubach e Jim Brown
Um jovem de muitos talentos
Nascido em 9 de agosto de 1967 na Flórida, Deion Sanders se destacou desde cedo em vários esportes. Já no High School ele recebeu honras pela sua atuação não apenas no futebol americano, como também no beisebol e no basquete. Após marcar 30 pontos em uma partida de basquete, ele recebeu então o apelido de Prime Time, que o acompanhou durante toda a carreira. Posteriormente, ele foi nomeado para o time do século do futebol americano do High School da Flórida.
Logo após o High School, Sanders entrou para a Universidade da Flórida, onde jogou beisebol e futebol americano, além de fazer parte do time de corridas. Ele inclusive jogou a semifinal de conferência de beisebol, correu no revezamento 4×100 e voltou para jogar a final logo depois.
No futebol americano, Deion Sanders atuava na secundária da defesa, além de ser um ótimo retornador de punts. Ele acabou a carreira universitária com 14 interceptações, sendo 3 delas em Bowl Games. Ele foi eleito 2 vezes de forma unânime para o All-American Team, teve a sua camisa aposentada e entrou então para o hall da fama do College.
Deion Sanders no Beisebol
Sanders foi draftado inicialmente pelo Kansas City Royals em 1985. Entretanto, não assinou com o time. No draft de 1988, o New York Yankees selecionou o jogador e ele fez enfim a sua estreia na MLB. Durante 9 anos, Deion Sanders atuou tanto na MLB como na NFL, sendo o único atleta da história a rebater um home run e a marcar um touchdown na mesma semana. Além disso, ele é também o único a jogar não só uma World Series, como também um SuperBowl. Durante a sua carreira, ele rebateu 39 home runs e roubou 186 bases.
O início da carreira na NFL
Deion Sanders foi draftado com a quinta escolha geral pelo Atlanta Falcons em 1989. No seu primeiro retorno de punt da carreira, ele sofreu um fumble, que ele mesmo recuperou. Já na segunda tentativa, ele retornou o punt para touchdown, dando o seu cartão de visitas para a NFL. Ele atuou nos Falcons durante 5 anos. Durante esse período, ele interceptou 24 passes, retornando 3 desses para touchdown. Ele também marcou touchdowns retornando kickoffs e recebendo passes.
Mudança de time e o primeiro Superbowl
Na temporada de 1994, Deion Sanders assinou contrato com o San Francisco 49ers. O time da Califórnia vinha de duas derrotas seguidas para o Dallas Cowboys na final de conferência e contava com as estrelas Steve Young e Jerry Rice no seu elenco. Sanders teve a sua melhor temporada na carreira, sendo eleito o jogador defensivo do ano e ajudando os 49ers a terem a melhor campanha da temporada regular e a folga no primeiro round dos playoffs.
Na final de conferência, novo encontro entre os 49ers e os Cowboys, mas dessa vez, o resultado foi diferente. Com uma interceptação, Deion Sanders ajudou San Francisco a conseguir a vitória e o retorno à final depois de 5 anos. No Superbowl XXIX , contra o San Diego Chargers, Sanders conseguiu uma interceptação dentro da endzone, no final da partida, para selar a conquista de seu primeiro anel do SuperBowl.
Dois SuperBowls seguidos
Em 1995, uma nova mudança de time, dessa vez para o Dallas Cowboys. O contrato com os Cowboys tornou Deion Sanders o jogador defensivo mais bem pago da época. Em virtude de uma lesão, ele só pode estrear pelo time da América na semana 9 da temporada. No primeiro jogo dos playoffs, ele marcou um touchdown em uma jogada de corrida, sendo o segundo jogador a marcar touchdowns de seis diferentes formas: interceptando passe, recuperando fumble, recebendo passe, correndo, retornando punt e retornando kickoff.
Com vitórias sobre os Eagles e os Packers, os Cowboys chegaram ao SuperBowl XXX para enfrentar os Steelers. Apesar de ser oficialmente um cornerback, Sanders também participava de algumas jogadas ofensivas. Nesse jogo, ele recebeu um passe para 47 jardas, sendo o único jogador a interceptar e a receber passes em SuperBowls. Com a vitória sobre o time de Pittsburgh, Sanders conseguiu o seu segundo anel de campeão.
Final da carreira e aposentadoria
Após 5 anos com os Cowboys, Sanders teve passagens pelos Redskins e pelos Ravens e se aposentou após a temporada de 2005. Ele encerrou a carreira com 58 interceptações e 24 touchdowns, sendo nomeado para 8 ProBowls, 6 vezes para o primeiro time All-Pro e duas vezes para o segundo time. Deion Sanders entrou para o Hall da Fama da NFL em 2011 e faz parte do time da décade de 1990.
Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum nome para contarmos a história? Então entre em contato conosco
Faça sua Busca
Leia mais
-
Últimas Notícias
/ 2 horas atrásPackers batem 49ers. Broncos e Seahawks vencem rivais
Nas partidas do segundo horário deste domingo, 24, de NFL, os Packers venceram os...
-
Últimas Notícias
/ 3 horas atrásChiefs e Vikings se salvam no fim. Cowboys vencem jogo insano
Ainda nas partidas do primeiro horário deste domingo, 24, da NFL, os Chiefs suaram,...
-
Últimas Notícias
/ 4 horas atrásLions atropelam. Dolphins e Bucs confirmam. Titans surpreendem
Nos jogos do primeiro horário deste domingo, 24, de NFL, os Lions encaixaram outra...
-
Últimas Notícias
/ 3 dias atrásBrowns acabam com sequência dos Steelers sob muita neve
Na partida que abriu a semana 12 da NFL, os Browns venceram os Steelers...
Franquias NFL