Estádios e torcidas! O que os finalistas de conferência têm de diferente?

Fonte:https://steelersdepot.com/


Rápido demais, a NFL já chegou nas finais de conferência! 28 equipes já ficaram pelo caminho e somente Buffalo Bills, Kansas City Chiefs, Green Bay Packers e Tampa Bay Buccaneers seguem vivos na disputa. Mas teriam eles algo de curioso na história de suas torcidas e/ou estádios que ajudaram a chegar até aqui? Hoje trago alguns fatos interessantes para esquentar as turbinas para as finais de conferência no domingo, 24 e finalmente descobrirmos quem vai ao Super Bowl LV!!


Buffalo Bills

Estádio: New Era Field – capacidade 71.621 lugares

Difícil falar em Buffalo e não lembrar de frio e neve. Jogos gelados e branquinhos são bem comuns lá, especialmente em janeiro, quando os playoffs estão rolando na NFL. Mas você sabia que lá é tão frio que em 1º de janeiro de 2008, pela 1ª vez na história, um jogo de hóquei foi disputado ao ar livre no estádio dos Bills?


A famosa Bills Mafia e suas caridades

Porém, se o clima normalmente é gelado em Buffalo, não podemos falar o mesmo do coração dos torcedores. Se você acompanhou a matéria anterior com as curiosidades dos times que formaram o divisional round, você já deve ter percebido que a famosa “Bills Mafia” gosta de um bom tailgate (churrascos antes dos jogos próximos aos estádios) e de uma boa bagunça se jogando nas mesas dobráveis. Mas você sabia que eles também tem várias ações voltadas para a caridade?

Esse “hábito” começou em 2018 quando Andy Dalton, jogando pelos Bengals, fez um passe para touchdown batendo os Ravens e assegurando a vaga nos playoffs para os Bills. Na época, os fãs doaram mais de 300.000 dólares para a Andy and JJ Dalton Foundation e aí não pararam mais. Em novembro de 2020, Josh Allen perdeu sua avó mas os torcedores não o deixaram na mão. Como forma de homenageá-la, eles doaram mais de 500.000 dólares para o Buffalo’s John R. Oishei Children’s Hospital em seu nome, fazendo com que o hospital nomeasse uma ala com o nome da avó de Allen.

A última “corrente do bem” feita pela Bills Mafia foi para Lamar Jackson. Como os Bills venceram os Ravens de Lamar, que saiu do jogo com uma concussão, os torcedores de Buffalo decidiram fazer suas doações para a instituição de caridade favorita de Lamar em Louisville. O valor, até segunda feira dia 18/01, estava em 400.000 dólares. Será que Patrick Mahomes também será lembrado pela Bills Mafia semana que vem? Só acompanhando para ter certeza.

New Era Field – Fonte: https://www.thestadiumbusiness.com/


Kansas City Chiefs

Estádio: Arrowhead Stadium – capacidade 76.416 lugares

A história da equipe vermelha curiosamente não começou em Kansas e sim em Dallas onde eram conhecidos como os “Texans”. Porém, como o Dallas Cowboys já estava estabilizado no Texas, ficou difícil competir por torcedores com essa equipe. Então, o dono dos Chiefs decidiu se mudar em 1963 para Kansas City para não sair mais.

Mas convenhamos, com uma torcida mega barulhenta em um belíssimo estádio, por que uma equipe iria querer sair, não é mesmo? Em 1990, em um jogo contra o Denver Broncos, os Chiefs foram ameaçados com uma penalidade se a torcida não se aquietasse. Depois que John Elway recuou para sua própria linha de gol e foi incapaz de chamar uma jogada, ele se viu obrigado a falar com o árbitro. Depois de ouvir Elway, o árbitro disse: “Qualquer outro problema de barulho da multidão resultará em um timeout cobrado contra Kansas City. Obrigado por sua cooperação”.


Cooperação? Não sabemos o que significa

Mas não parou por aí. Em outubro de 2013, contra os Raiders, a torcida dos Chiefs marcou um recorde no Guinness Book como a torcida mais barulhenta do mundo, alcançando 137.5 decibéis. Eles tiveram seu recorde tomado mais tarde pela torcida dos Seahawks, que conseguiram marcar, em dezembro de 2013, 137.6 decibéis. Pensa que eles se deram por vencidos? Pois em setembro de 2014, após um sack em Tom Brady, ainda nos Patriots, eles chegaram a insanos 142.2 decibéis.

Uma pena essa torcida não poder fazer essa festa na temporada 20/21 por conta da pandemia, mas alguns fãs ainda são permitidos a acompanhar as partidas no Arrowhead Stadium. Seriam eles suficientes para bloquear a comunicação de Josh Allen e seu ataque? Domingo, 24, iremos descobrir.

Arrowhead Stadium – Fonte: https://kckingdom.com/


Tampa Bay Buccaneers

Estádio: Raymond James Stadium – capacidade 65.000 lugares, podendo ser expandido até 75.000 lugares

Agora vamos falar da casa do SuperBowl LV!! Sim, os Buccaneers têm a chance de jogar em casa e Tom Brady está louco para provar que ele conseguirá levar o time para jogar no Raymond James Stadium. Mas afinal quem foi Raymond James? Bom, sinto decepcionar mas ele não é uma figura pública ou alguma lenda esportiva homenageada pela equipe.

Raymond James é uma empresa diversificada de serviços financeiros com sede em St. Petersburg, na Flórida. A Raymond James Financial mantém os direitos do nome do estádio desde 1998 e tem os mesmos garantidos até 2027. O estádio é considerado por muitos membros da Associação de Jogadores da NFL como o melhor da liga. Além disso, é chamado de “a joia da coroa” da NFL. E como todo tesouro atrai piratas, o estádio é famoso pelo seu icônico navio pirata “ancorado” permanentemente no Raymond James.


Mais uma obra da Disney

O navio para o estádio foi feito pela mesma empresa que produz artefatos para a Walt Disney para parecer bem real. Basta os Bucs marcarem pontos no placar, e o navio ganha vida com seus canhões explodindo três vezes para o field goal e sete vezes para o touchdown. Mas os canhões não são a única coisa viva no Navio Pirata. Um papagaio eletrônico empoleirado na corda do navio fala com frequência com os torcedores, podendo até escolher alguns para interagir com o simpático mascote. A torcida dos Bucs sofre com uma seca de playoffs desde a temporada 2007/2008 quando caíram na fase de Wild Card pelo futuro campeão New York Giants.

Portanto, eles estão mega animados com a possibilidade de jogar em casa o SuperBowl. Mas convenhamos, com Tom Brady liderando o ataque e a defesa indo bem ao segurar os adversários, você também não ficaria animado para ouvir os canhões explodirem para comemorar essa vitória tão sonhada em casa?

Raymond James Stadium – Fonte: https://besthqwallpapers.com/


Green Bay Packers

Estádio: Lambeau Field – capacidade 81.441 lugares

O Lambeau Field é o estádio mais antigo a receber um time da NFL por tanto tempo seguido. Fundando em 1957 com o antigo nome de City Stadium, o Lambeau Field tem muita história pra contar em tantos anos. Uma delas é o apelido simpático que recebeu “Frozen Tundra”. Ok, talvez o apelido não seja assim tão simpático mas o fato é que ele veio em uma partida entre Packers e Cowboys. A partida aconteceu em 31 de dezembro de 1967 com uma temperatura no estádio de, pasmem, -26°C!!E essa é somente uma de muitas outras.

Como você deve ter ouvido falar, os Packers são a única equipe da NFL que não tem um “dono”. Seus donos são seus acionistas, ou seja, seus torcedores. Dessa maneira o time é gerenciado por uma organização sem fins lucrativos. Você consegue imaginar o quanto torcida e cidade são apegados, não é mesmo? Se ainda não visualizou o tamanho da devoção eu dou outro exemplo. Sabia que todos os jogos estão com ingressos vendidos desde 1960? Pois é, lá em Green Bay isso é rotina.


A paciência dos cabeças de queijo. Cabeças de queijo?

Quer entender ainda mais a paixão dos “cabeças de queijo” pela equipe? Se você quiser comprar ingressos para toda a temporada terá que ter paciência. A média de espera para conseguir os ingressos são 30 anos! Tanto que é comum torcedores deixarem sua vez na fila em testamentos para herdeiros ou colocarem recém nascidos na fila tão logo eles tenham seus documentos.

Como última curiosidade vou te contar de onde veio o apelido “cabeças de queijo”. Esse termo é comumente usado como referência às pessoas do estado de Wisconsin em geral (por causa da sua produção de queijo). O nome teve origem em 1987, como um insulto dos torcedores do Chicago White Sox em um jogo contra o Milwaukee Brewers. Mas alguns anos depois os torcedores dos Packers absorveram os “insultos” e criaram até um chapéu em forma de queijo que usam durante os jogos do time. Muitas histórias enchem a tradição dessa equipe, será que a vitória no Super Bowl LV será mais uma delas?

Lambeau Field – Fonte: https://www.stadiumsofprofootball.com

E você torcedor? Gostou das histórias dos estádios e torcidas? Escolheu sua equipe para torcer nas finais de conferência? Então entre em contato e comente o que achou e sua torcida nos comentários.

Mayara Leticia: 30 anos, torcedora do Denver Broncos. Mergulhou recentemente no mundo da NFL e, então, se especializou muito rápido. É a outra voz feminina na equipe TrickPlay. Está sempre atenta às análises, previsões e detalhamento de cenários para a temporada.
Posts relacionados