Hoje é um dia importante para a liga, pois até as 17 horas as franquias precisam cortar 23 jogadores e fecharem suas listas com 53 que devem seguir para a temporada regular. Nas próximas horas devemos ver cortes e possivelmente trocas que podem dar algum fôlego para alguns times. E nesse momento, Deshaun Watson ainda consegue uma troca?
E nesse cenário, como fica a situação de Deshaun Watson?
Watson não tem treinado com a equipe principal dos Texans e tem sido colocado em situações de certa forma constrangedoras ao ser relegado pela equipe que pretende trocá-lo o mais rápido possível.
Nos últimos dias, fontes indicaram que Watson poderia receber propostas de Miami Dolphins e Carolina Panthers numa possível troca antes do início da temporada regular. Mas essas trocas se mostram inviáveis se considerarmos a pedida dos Texas por 3 escolhas de primeira rodada e mais duas escolhas de segunda rodada (ou algum jogador top no mix).
Por fim, vale lembrar que Watson recebeu 24 acusações de violência sexual que estão sob investigação. Isso significa que se alguma acusação se confirmar, Watson pode enfrentar a justiça americana, o que pode levar qualquer franquia interessada a recuar numa possível proposta.
O que pode acontecer com Deshaun Watson nesse início de temporada?
Mesmo que Watson esteja disponível, Roger Goodell pode optar por afastar o jogador da liga temporariamente enquanto as investigações acontecem. Ele é o principal responsável pela manutenção da imagem da NFL e a liga dá poderes para que ele faça isso. Esta é uma situação rara na NFL mas que já aconteceu recentemente inclusive.
Na temporada passada o CB DeAndre Baker, então jogador dos Giants, sofria acusações de porte ilegal de arma e roubo. Como as investigações estavam em andamento, às vésperas do início da temporada, Goodell colocou Baker em uma lista chamada “Commissioner’s except list” por tempo indeterminado. Neste caso, Deshaun Watson não poderia atuar pela equipe enquanto a situação não for resolvida. Porém, ele ficaria fora da lista de 53 jogadores dando a franquia a possibilidade de colocar outro jogador em seu lugar.
O QB tem uma situação complicada aqui visto que isso poderá dificultar ainda mais uma troca por ele. E como Watson tem em seu contrato uma cláusula que permite bloquear trocas que não sejam do seu interesse, acho difícil ele sair para qualquer lugar que não lhe permita ser realmente competitivo.
Mas e então, o que esperar para o futuro de Watson?
O cenário continua muito nebuloso ao redor de Deshaun Watson. Muitas franquias que gostariam de contar com o talento do atleta estão em compasso de espera. A expectativa é ter mais informações ou até mesmo alguma novidade mais concreta a respeito do que acontecerá com o jogador.
Infelizmente ele é muito caro, em termos de troca e de salário, para arriscar investir o futuro de qualquer franquia sem a garantia de que ele poderá de fato atuar. Além disso, há uma imagem negativa que pode vir na bagagem junto com o jogador caso as denúncias se confirmem.
Aparentemente uma troca antes da temporada regular começar parece ser inviável. Equipes como Panthers, Dolphins, Eagles, Broncos devem mesmo aguardar a próxima temporada. Mas aí terão prováveis concorrentes com Steelers e a possível aposentadoria de Big Ben e Packers com a possível troca de Aaron Rodgers. Ou ainda qualquer outra franquia que venha a demandar um QB para o futuro próximo (alô Daniel Jones, se liga meu filho!).
Enquanto isso, Deshaun Watson deve permanecer no roster dos Texans como parte decorativa do plantel. Se entrar na lista de exceções do Goodell, afastará automaticamente qualquer pretensão para este ano. Enfim, um boa oportunidade para focar em resolver a sua vida extra campo, não é mesmo?
E aí caro leitor, o que você pensa sobre o caso Deshaun Watson? Acredita que ele tem chance de atuar por alguma franquia ainda esse ano? Entre em contato e compartilhe conosco a sua opinião.