Play no Bar | Depois de nova concussão, Tua deve parar de jogar?

A semana 3 do Play no Bar discute sobre um tema que esteve no dia-a-dia da NFL desde a última quinta-feira, 12. Tua Tagovailoa, quarterback dos Dolphins, sofreu nova concussão após um lance com Damar Hamlin. Na jogada, ele acabou batendo a sua cabeça no braço e no tronco do safety dos Bills e caiu no chão já apresentando sintomas. Ele não voltou mais para aquele jogo e, nesta terça-feira, 17, o time de Miami anunciou que ele irá para a Injury Reserve. Sendo assim, o TrickPlay perguntou aos seus analistas se ele deve parar de jogar. Confira as respostas:

Matheus Silva (Analista TrickPlay e torcedor do Seattle Seahawks)

Pior que essa é difícil de responder. Na minha opinião, se os médicos liberarem, continua. Por outro lado, se mandarem parar, tem que parar. Mas ele tem que ter noção que a carreira dele está encurtando.

João Basso (Analista TrickPlay e torcedor do Pittsburgh Steelers)

A decisão do Tua tem que passar primeiro pelo que os médicos dizem, como em todos os casos. Às vezes, estamos dando uma opinião sobre algo que está fora de cogitação, sem saber a real gravidade. Mas, na minha opinião, uma possível aposentadoria precoce deveria estar no radar. Ele já teve três concussões na NFL e uma na faculdade, além de outros episódios com sintomas parecidos.

Outros quarterbacks, como Andrew Luck, já passaram por isso e decidiram parar enquanto ainda estavam no auge. Com tudo o que foi descoberto sobre os riscos das concussões repetidas para o futuro, não seria um erro ele colocar sua saúde em primeiro lugar.

Ismar Ávila (Colaborador do TrickPlay e torcedor do Chicago Bears)

Sem opinião médica concreta, não tem como dizer. A gente acaba comprando mesmo só a narrativa visual (e mais dramática) e acreditando que sim, ele deveria parar.

Mas a pergunta mais realista acho que é: O que seria suficiente para fazer ele parar? Na minha opinião, só se os médicos disserem algo tipo “se você tiver outra concussão, vai morrer em campo“. Fora algo desse nível, eu realmente duvido que ele sequer pense em parar.

Mayara Leticia (Analista TrickPlay e torcedora do Denver Broncos)

Difícil de opinar nessa porque são muitas variáveis. Sim, o ideal era parar de jogar, porque não sabemos o efeito a longo prazo de tantas concussões. Mas, a não ser que ele seja realmente vetado de jogar por ordem médica, eu duvido que ele pare.

Tua ainda não conseguiu provar o seu valor na liga e acredito que a paciência dos Dolphins com ele está no fim. É meio que um “agora ou nunca” para ele em Miami e acho que, pelas declarações que já ouvimos, é mais importante para ele agora tentar provar que é um bom jogador que se preocupar com um possível problema futuro.

Thiago Miguel (Editor chefe do TrickPlay e torcedor do Pittsburgh Steelers)

Eu não vou ficar em cima do muro e serei bem direto: Sim, ele deve parar. Eu não tenho diploma em medicina, muito menos especialização em neurologia, mas para mim está mais do que claro que ele não tem o biotipo de jogador da NFL. Mais que isso, se ele não tivesse as características físicas necessárias para jogar em uma liga tão exigente com o corpo, mas soubesse se proteger, até que vai. Mas Tua Tagovailoa não tem nem uma coisa, nem outra.

Agora ele vai parar por um tempo, e ir para a Injury Reserve. Mas alguém duvida, ou descarta a possibilidade, dele voltar a ter uma concussão no primeiro choque mais forte na cabeça? Parece que ele está cada vez mais sensível a essas trombadas comuns da NFL. Provavelmente isso já é reflexo dos eventos anteriores. Então, lamentavelmente para ele, é preciso ser mais racional por aqui.

Caio Angarten (Analista TrickPlay e torcedor do Green Bay Packers)

Eu acho que deve. Concussão está para o futebol americano como ligamento cruzado está para o futebol. Depois de várias lesões nunca mais volta igual.

E aí, torcedor? O que achou do Play no Bar da semana 3? Tua Tagovailoa deve deixar a liga? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.

Thiago Miguel: 34 anos, torcedor do Pittsburgh Steelers. Entusiasta de todas as questões que envolvem a NFL, Thiago está sempre ligado ao dia-a-dia da liga, e ajuda a trazer as informações necessárias para que o leitor TrickPlay fique sempre atualizado. Gosta das análises, números e previsões (na vida real e no Fantasy da NFL).
Posts relacionados