Nesta segunda-feira, 10, as jovens estrelas de dois ótimos times farão a final do College Football. Certamente teremos uma bela partida. De um lado, Alabama, acostumado com a ocasião e com os holofotes. Do outro, Georgia, com uma defesa fortíssima e uma eficiência ofensiva que pegou a todos de surpresa. Então, sem mais delongas, marque em sua agenda, aproveite esse jogaço e contemple as estrelas do futuro da NFL!
Histórico do confronto
A rivalidade entre Crimson Tide e Bulldogs tem início no ano de 1895, mas tem esquentado ainda mais nos últimos anos. Ao todo são 45 vitórias de Alabama, 25 de Georgia e 4 empates.
Aliás, não é apenas no histórico que o time de Alabama vem levando a melhor. Neste ano, valendo a SEC, o time do técnico Nick Saban levou a melhor sobre os rivais com estranha facilidade. O placar foi de 41×24.
Entretanto, na oportunidade que também valia o título nacional, a partida foi muito mais apertada. O ano era 2018. Georgia era liderada pelo seu quarterback Jake Fromm e Alabama, por sua vez, por Tua Tagovailoa. Os Bulldogs chegaram a abrir 20×7, com field goals de Rodrigo Blakenship e dois touchdowns de Mecole Hardman. Mas, nos últimos minutos do tempo regulamentar, Tua Tagovailoa encontrou Calvin Ridley para levar a partida para a prorrogação. No tempo extra, um touchdown de DeVonta Smith selou a vitória de Alabama por 26×23.
Chaves da vitória: Alabama
Alabama já derrotou os Bulldogs nesta temporada, mas com certeza não será fácil repetir a dose. Sem dúvida que a chave da vitória passa por uma boa partida de Bryce Young. O vencedor do troféu Heisman teve mais de 460 jardas e 4 touchdowns totais no primeiro encontro entre as duas equipes. Uma outra partida nesse nível de Young certamente ajudaria muito sua equipe a vencer a partida e o campeonato sobre os rivais de divisão.
Defensivamente, Alabama não é nem de perto tão bom quanto os Bulldogs. Entretanto, eles têm as peças que são necessárias para parar o jogo terrestre e forçar Stetson Bennett a tomar decisões enquanto estiver pressionado. O líder de sacks e tackles para perda de jardas, Will Anderson (LB), será importantíssimo no plano de jogo defensivo dos atuais campeões.
Nota: Will Anderson e Bryce Young – as chaves da vitória de Alabama – não estão elegíveis para o próximo draft por estarem apenas no segundo ano após o High School.
Chaves da vitória: Georgia
Defensivamente, a boa notícia é que o plano defensivo para esse confronto será menos complexo. Com a ausência do wide receiver John Metchie III, todas as atenções da secundária dos Bulldogs se voltam a Jameson Williams. Então, com a presença de menos alvos, o linebacker Nakobe Dean deve se preocupar menos com o jogo aéreo (o que tem feito bem nesse ano, com 6 passes desviados) e focar no que faz de melhor: cuidar das trincheiras.
Ofensivamente, é um ótimo sinal para uma equipe que gosta de correr com a bola que, no jogo anterior, a defesa de Crimson Tide cedeu 5 jardas por tentativa ao running back adversário. James Cook e Zamir White com certeza estão cientes destes números e buscarão um jogo de revanche após apenas 65 jardas combinadas na última partida.
Previsão Equipe Trickplay
Claro que a ausência de Metchie III será sentida pela equipe de Alabama. O wide receiver terminou a partida contra Georgia com quase 100 jardas e 1 touchdown. Entretanto, Young não é um quarterback de um só recebedor. No Cotton Bowl, o wide receiver Ja’Corey Brooks foi a alternativa que Young encontrou na ausência de um dos seus principais alvos. Além disso, ao apresentar jardas aéreas “modestas” contra Cincinnati, Alabama dominou com o jogo terrestre. Foram 301 jardas conquistadas pelo chão, sendo 204 pelo running back Brian Roberson Jr.
Em suma, Alabama tem tantas armas que até a melhor defesa do país não terá capacidade de acompanhar. Georgia não tomará 41 pontos novamente, mas não terá a capacidade de responder os pontos que sofrerá neste confronto.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória de Alabama por 28×20.
E aí, torcedor? O que espera da final do College Football entre Alabama e Georgia? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.