Final de semana decisivo no College Football: Quem vencerá as divisões?

FOTO: edition.cnn.com

Este sábado, 18, marca um dos dias mais interessantes e empolgantes da temporada do Futebol Americano Universitário dos Estados Unidos. As maiores potências do College Football entrarão em campo para decidir quem será coroado campeão de suas respectivas divisões. Aqui, faremos a análise das finais da SEC, ACC, Big Ten, PAC 12, Big 12 e Sun Belt.


SEC CHAMPIONSHIP GAME

Alabama Crimson Tide vs Florida Gators


O Jogo

Pela nona vez, Crimson Tide e os Gators se enfrentam pela coroa de uma das divisões mais fortes do College Football: a SEC. Os times vivem momentos completamente distintos, sendo que Alabama vem acumulando vítimas e terminou a temporada de forma invicta. Já os Gators foram derrotados por LSU em casa, quando o candidato ao Troféu Heisman, Kyle Trask, teve alguns problemas em cuidar da bola.


Chaves para a vitória de Alabama

O monstro de três cabeças: Mac Jones, Najee Harris e Devonta Smith tornaram Alabama o ataque mais poderoso do College Football. Os Crimson Tides marcam cerca de 50 pontos por partida. As efetivas investidas de Harris abrem espaço para bombas de longa distância de Jones para Smith. Ou seja, o plano de ataque para este jogo deve ser o mesmo dos últimos 10 jogos.

Defensivamente, Alabama é um time que evoluiu com o passar do ano. Por exemplo, na terceira partida da temporada (contra Ole Miss) a equipe cedeu 48 pontos. Já na segunda metade da temporada, Alabama cedeu apenas 36 pontos para todos os seus oponentes somados. Entretanto, me arrisco a dizer que a defesa de Nick Saban nunca enfrentou um ataque aéreo tão poderoso como o dos Gators. Pressionar Trask fazendo-o tomar decisões rápidas pode ser uma boa ideia


Os Gators têm chance de bater Alabama?

Sim, mas quando se joga contra o melhor ataque dos Estados Unidos, o foco tem que ser na defesa. Florida tem que forçar Mac Jones a procurar seus alvos dentro dos números, forçar turnovers (o que vem sendo uma dificuldade, sendo que a margem dos Gators é -1) e transformá-los em pontos.

No ataque, deixar o jogo entre os números também pode ser a solução para os Gators. Ole Miss teve muito sucesso explorando o espaço entre os Linebackers de Bama. Espaço onde opera a principal arma de Florida: o Tight End Kyle Pitts, recuperado de uma lesão que o afastou dos gramados nos últimos jogos.

Palpite Equipe Trickplay: Alabama 41×31 Florida.


ACC CHAMPIONSHIP GAME

Clemson Tigers vs Notre Dame Fighting Irish


O Jogo

Possivelmente o jogo do College Football mais esperado da rodada, com os invictos Notre Dame (número 2 do país), recebendo Clemson (número 3), agora com Trevor Lawrence, em um jogo com cara de revanche. A partida vai trilhar o caminho do vencedor para o playoffs da FBS. O perdedor possivelmente se contentará com um Bowl Game no final do ano. Notre Dame tenta o inédito título da ACC em sua primeira e única participação, Clemson vem de 5 títulos consecutivos, sem muitas dificuldades.


Trevor Lawrence vai estragar a festa dos Fighting Irish

Notre Dame precisa entender que o jogo nesse sábado vai ser completamente diferente do que a vitória na segunda prorrogação sobre os Tigers mês passado. Com todo respeito a Uiagalelei (QB reserva de Clemson, que até fez uma boa partida naquela oportunidade), estamos falando da primeira escolha do draft de 2021. Para um segundo triunfo, a defesa dos Irish terá de repetir a incrível performance no primeiro jogo, onde cederam apenas 34 jardas terrestres. Além disso, Ian Book, que teve uma noite digna de Heishman Trophy, tem que jogar bem para Notre Dame ter alguma chance.


Cheirinho de revanche no ar

Os Tigers devem estar mordidos após perderem seu primeiro jogo na conferência depois de 2 anos invictos. Agora com seu quarterback titular saudáve, e possíveis ajustes na defesa que cedeu 47 pontos no primeiro confronto, Clemson quer garantir sua vaga no playoffs de 2020.

A melhora defensiva é fundamental por conta das terceiras descidas cedidas no jogo passado, quando os Irish converteram 10 de 17, e tiveram 518 jardas totais. No ataque, com a volta de Lawrence, o jogo terrestre não deve ficar tão exposto, e Travis Etienne precisa melhorar o seu ano de altos e baixos.

Palpite Equipe Trickplay: Clemson 35×21 Notre Dame.


BIG TEN CHAMPIONSHIP GAME

Ohio State Buckeyes vs Northwestern Wildcats


O Jogo

Ohio State busca seu quarto título da Big Ten consecutivo, ao passo que seu QB, Justin Fields, tenta deixar uma forte última impressão para os votantes do Troféu Heisman. Já os Wildcats estão pela segunda vez em três anos na final da conferência.

Os Buckeyes são amplos favoritos. Com Justin Fields jogando em altíssimo nível e com o auxílio dos WRs Garrett Wilson e Chris Olave, o ataque de Ohio State vem produzindo 46 pontos por partida.

Mas não é só a produção de Fields e companhia que explica o favoritismo dos Buckeyes. Ohio State venceu as oito últimas partidas contra Northwestern, sendo que apenas uma foi por menos de 10 pontos. Além de um time muito mais forte, principalmente no ataque, o histórico está fortemente do lado dos atuais tricampeões da Big Ten.


Os Wildcats tem alguma chance de fazer a zebra galopar em Indianapolis

Sendo sincero com você, eu penso que não. A única chance de Northwestern aprontar contra Ohio State é seu ataque aproveitar de uma questionável defesa aérea dos Buckeyes (que cede 267 jardas por partida) em uma partida inspiradíssima de Peyton Ramsey. As chances disso acontecer? Baixíssimas, sendo que o QB dos Wildcats acumula apenas 174 jardas por partida.

Outro detalhe é que os Wildcats têm dificuldades em começos de partidas, marcando apenas 35 pontos e sofrendo 43 em primeiros quartos no ano. Essa estatística contra um forte ataque adversário, como é o caso, é sinônimo de problemas.

Palpite Equipe Trickplay: Ohio State 51×17 Northwestern.

(NOTA PÓS POSTAGEM: Ohio State está lidando com um surto de Covid-19 em sua equipe e poderá ceder o lugar nas finais do Big Ten para Indiana.)


PAC 12 CHAMPIONSHIP GAME

USC Trojans vs Oregon Ducks


O Jogo

A final seria entre USC e Washington, que depois de cancelar seu jogo contra Oregon esse fim de semana por conta de um surto de Coronavírus na equipe, não poderão representar a divisão norte na final da Pac12 no College Football. Assim, o próprio Oregon (3-2), segunda colocada da divisão, herdou a vaga enfrentar os invictos Trojans.


A força dos invictos Trojans

USC vem em seu melhor ano desde 2006. Entusiasmados com a capacidade de reverter o jogo no final (foram 3 vitorias com viradas nos últimos 2 minutos), estão tentando quebrar um tabu de 9 títulos consecutivos conquistados pelo lado norte da conferência.

Talvez a maior evolução do ano passado para esse foi a defesa. Mas, sem dúvida, a potência da equipe vem de um ataque aéreo explosivo com recebedores extremamente sólidos. Amon-Ra St. Brown é a principal arma. Dono de um jogo com incríveis 4 touchdowns em apenas um quarto, pode ser a chave no confronto.


Os “azarões” Oregon vem para o crime?

O retrospecto contra os Trojans nos últimos 7 anos é excelente, já que são 5 vitórias. Mas depois de perderem seu melhor jogador das últimas 2 temporadas (Justin Herbert) para o Draft da NFL, os Ducks tiveram um ano com altos e baixos. O jogo terrestre continua sendo a maior e melhor arma, mas a defesa que já era inconstante em 2019, piorou, principalmente parando as corridas.

Por mais que o ataque tenha marcado 35 ou mais pontos nas 4 primeiras partidas, a maior dificuldade é sem dúvida na redzone. Na derrota contra Califórnia, esse acabou sendo o carma da equipe. Se Oregon não for eficiente nas últimas 20 jardas contra USC, pode ter certeza que será um jogo de mais de 20 pontos de diferença para os Trojans.

Palpite Equipe Trickplay: USC 34×30 Oregon.


BIG 12 CHAMPIONSHIP GAME

Oklahoma Sooners vs Iowa State Cyclones


O Jogo

No que promete ser uma das partidas mais equilibradas deste final de semana de decisões, o participante cativo da decisão da Big 12 desde quando foi reimplementada, Oklahoma Sooners, tem um terceiro desafiante ao título diferente, o Iowa State Cyclones.

O caminho dos Sooners à final foi mais árduo que o normal, tendo duas derrotas no início da temporada (uma para os Cyclones), mas finalizaram a temporada com 6 vitórias seguidas e uma média de 46 pontos por partida. Na conferência, os Cyclones perderam apenas para a forte Oklahoma State mas, após essa derrota, acumulam 5 triunfos consecutivos.


Como os Sooners podem devolver a derrota da temporada regular

A evolução defensiva da equipe de Oklahoma é evidente desde a derrota para os Cyclones, principalmente na secundária. Desde esta partida, a equipe sofreu mais de 14 pontos apenas duas vezes até o fim da temporada regular. Assim, o amadurecimento da unidade deve dar mais tempo a Nick Bonitto, líder do time em sacks, caçar Brock Prudy, uma das maiores surpresas da divisão nesta temporada.

Ofensivamente, Spencer Rattler deve fazer um melhor trabalho cuidando da bola e, assim, deve aproveitar a maioria de suas oportunidades contra uma emergente defesa dos Cyclones que, em sua sequência de vitórias, não cede mais que 14 pontos por partida.


Os Cyclones podem roubar a coroa dos Sooners e vencerem a conferencia pela primeira vez?

Os Cyclones têm todas as ferramentas para conquistar o título inédito da Big 12. Ofensivamente, contam com o melhor jogador da divisão, Breece Hall, que foi fundamental na vitória de Iowa State na temporada regular. Brock Prudy tem completado mais de 70% de seus passes nas últimas 5 partidas. Além disso, ele varia seus alvos com o velocista Xavier Hutchinson e o grandalhão Charlie Kolar. A ameaça constante de Hall, a efetividade nos passes e a química do QB com seus alvos podem, então, ser letais contra uma defesa com pouca experiência jogando junta em momentos críticos.

O front seven dos Cyclones deve se atentar com a ameaça do jogo corrido com Rattler e sua confiança. É papel de Mike Rose, Jake Hummel e Will McDonald colocarem o jovem QB adversário em situações desconfortáveis. Isso pode fazer que Spencer, então, force passes e tome decisões precipitadas, afetando seu emocional e comprometendo o plano de jogo dos Sooners, bem como aconteceu em suas duas derrotas no ano.

Palpite Equipe Trickplay: Iowa State 34×30 Oklahoma.


Sun Belt CHAMPIONSHIP GAME

Louisiana Ragin Cajuns vs Coastal Carolina Chanticleers

(NOTA PÓS POSTAGEM: O jogo entre Ragin Cajuns Vs Coastal Carolina foi cancelado devido a um surto de Covid-19 na equipe dos Chanticleers.)

E aí, torcedor? Gostou desse guia das finais do College Football? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco. Quer saber mais sobre o College Football? Acesse o site da NCAA.

Matheus Silva: 23 anos, torcedor do Seattle Seahawks. Além de integrante da equipe TrickPlay, Matheus pratica o esporte e, por isso, sabe exatamente por tudo que os atletas passam. Seu foco são as análises, principalmente quando se tratam de movimentações no mercado da NFL.
Posts relacionados