À exceção de Iowa State e Southern California, os favoritos confirmaram as suas condições e foram os grandes campeões das suas conferências. Além disso, Alabama, Clemson e Ohio State praticamente confirmaram os seus passaportes para o final four. Entretanto, Notre Dame, que perdeu fácil para a equipe de Trevor Lawrence, parece ter a sua classificação ameaçada. Assim, Texas A&M, que atropelou Tennessee em partida adiada e deixou uma ótima impressão final, pode roubar o quarto lugar. Confira, então, o que de melhor aconteceu no final de semana:
Trevor Lawrence acaba com o jogo, ratifica sua condição de pick 1 e Clemson atropela Notre Dame
Se alguém tinha alguma dúvida da falta que Trevor Lawrence fez no confronto da temporada regular, o jogo deste sábado, 19, tratou e reduzir qualquer desconfiança. Com 412 jardas combinadas de scrimmage e 3 touchdowns, ele conduziu Clemson a uma arrasadora vitória por 34×10 e, assim, os Tigers certamente fugirão de Alabama nas semifinais, quando devem enfrentar Ohio State.
Além de Lawrence, Travis Etienne também colaborou com a vitória. Foram 124 jardas terrestres e um touchdown. Já Notre Dame não fez uma boa partida. Com apenas 44 jardas terrestres e uma atuação discreta de Ian Book, o lugar nos playoffs do College ficou em xeque. A equipe ainda parece ser a favorita para ocupar a posição, mas a decisão está nas mãos do Conselho, que pode querer ver Texas A&M como adversário de Alabama.
Florida leva Alabama ao limite, faz 46 pontos na forte defesa, mas acaba perdendo para o favorito
Na melhor partida entre as finais do College, Alabama venceu Florida por 52×46 e garantiu o título da SEC. O grande nome do jogo foi o running back Najee Harris. Ele anotou inacreditáveis 5 touchdowns (sendo dois terrestres e três de recepção) e ajudou a sua equipe a vencer uma valente equipe de Florida. O wide receiver Devonta Smith também fez um jogaço de 184 jardas de recepção e 2 touchdowns.
Do outro lado do campo, se Florida teve chances de buscar o jogo, muito se deve a Kyle Trask. Um dos principais favoritos ao Heisman, ele passou para 3 touchdowns e 408 jardas, sem qualquer turnover. Trask mostra estar pronto para a NFL e pode ter uma boa oportunidade sendo escolhido por um bom time no final da primeira rodada. Alabama segue em busca do título, já Florida deve disputar o Cotton Bowl contra Oklahoma.
Ohio State dribla os problemas com o Covid, vence Northwestern e vai aos playoffs
Em uma partida que esteve ameaçada de não acontecer devido aos problemas com Covid na equipe de Ohio State, os Buckeyes venceram Northwestern por 22×10 e capturaram a Big Ten. Por outro lado, os Wildcats devem perder alguns lugares no ranking e jogar um Bowl de menor expressão na última semana da NCAA.
O nome absoluto da partida no Lucas Oil Stadium foi Trey Sermon (foto). O running back teve uma das melhores performances da temporada da NCAA e correu para absurdas 331 jardas, com dois touchdowns. Assim, o trabalho de Justin Fields ficou facilitado e poucos perceberam o seu jogo discreto de apenas 114 jardas e duas interceptações. Ohio State vai como grande azarão diante de Clemson, mas o confronto entre as prováveis duas primeiras escolhas no draft de 2021 deve chamar a atenção de todos.
Oregon e Oklahoma são as surpresas e levam a Pac-12 e a Big 12, respectivamente
Oregon veio, substituiu Washington às pressas, e conseguiu um grande triunfo ao bater Southern California em Los Angeles por 31×24. Assim, o time se tornou o grande campeão da Pac-12 e deve disputar um Bowl de mais expressão na próxima semana. O time não teve um grande destaque, mas venceu no conjunto e conseguiu um resultado inesperado para muitos.
Apesar de pentacampeões da Big 12, Oklahoma não era favorito ao jogo contra Iowa State. Entretanto, o AT&T Stadium foi palco do sexto título consecutivo dos Sooners, que venceram os Cyclones por 27×21 em jogo dramático e nervoso. Spencer Rattler foi o destaque da partida, com 272 jardas e nenhum turnover. Oklahoma deve ser o sexto no ranking e enfrentar Florida no Cotton Bowl.
Como funciona agora?
Ainda neste domingo, 20, os quatro times do final four serão anunciados pela comissão julgadora da NCAA. Alabama, Clemson e Ohio State são barbadas e estão 99% garantidos. A última vaga deve ficar para Notre Dame, mas Texas A&M corre por fora e pode aparecer na posição. Essas quatro equipes brigarão pelo título do College Football em 2020. Assim, os possíveis confrontos ficariam como Alabama x Notre Dame ou Texas A&M e Clemson x Ohio State.
Os demais times jogarão os Bowls menores, ainda de acordo com o ranking. Entretanto, essas são partidas de “consolação” e não servem para que os times lutem pelo título mais. De qualquer forma, são jogos que valem bastante para jogadores que ainda estão na disputa do Heisman Trophy, como Kyle Trask, de Florida.
Quer saber todos os resultados do final de semana? Então acesse o site da NCAA. Se preferir, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato.