-
Por
Cadu Pagnoncelli
Em seus 100 anos, a NFL contou com diversos grandes nomes que ajudaram a enriquecer a história da liga mais rica do planeta. Entre esses nomes temos jogadores, treinadores, donos de times entre outros envolvidos com a bola oval. Pra começar então essa série, escolhi falar sobre Vince Lombardi que, até hoje, dá o nome do troféu do SuperBowl.
A curta carreira como jogador
Nascido em Nova Iorque em 11 de junho de 1913, Vincent Thomas Lombardi entrou para a St. Francis Preparatory School aos 19 anos. Lá, ele foi para o time Terrier e jogou de Fullback. Em 1933, ele conseguiu uma bolsa de estudos para a Fordham University, no Bronx, em Nova Iorque. No segundo ano da universidade, ele estava previsto para jogar como tackle, mas foi considerado pequeno para a posição e movido para right guard. Assim, ele fez parte da linha ofensiva que ficou conhecida como sete blocos de granito. Em uma partida no seu último ano na faculdade, Lombardi levou uma pancada no rosto e perdeu alguns dentes, mas mesmo após ficar de fora por boa parte do jogo, ele ainda voltou ao campo para uma última jogada.
Início como treinador
Após entrar e largar uma faculdade de direito, Lombardi aceitou um cargo de treinador assistente na escola St. Cecilia, em New Jersey. Para complementar a renda, ele também dava aulas de latim, química e física. Em 1942, Lombardi assumiu o cargo de técnico principal do time, e lá ficou por 5 anos. Já em 1943, o time treinado por Lombardi ganhou a alcunha de melhor time do país.
Após passagens como treinador da Fordham University e no Varsity Football Team, Lombardi assumiu o cargo de assistente técnico na U.S. Military Academy. Sob a tutela de Earl “Colonel Red” Blaik, Lombardi definiu o seu estilo de treinador.
Entrando na NFL
Após 5 anos na U.S. Military Academy, Lombardi finalmente chegou à NFL. Em 1954, ele aceitou o cargo de coordenador ofensivo do New York Giants. Lombardi, o técnico principal Jim Lee Howell e o coordenador defensivo Tom Landry transformaram um time que vinha então de uma campanha de apenas uma vitória e 9 derrotas no campeão da liga em 3 anos. Vince Lombardi teve inúmeras tentativas frustradas de assumir um cargo de técnico principal, mesmo com várias recomendações escritas por Howell. Ele acreditava que certamente a sua origem italiana ainda gerava preconceito e, em alguns casos, ele não recebia nem resposta para as aplicações.
A Era Packers
Em 1959, Vince Lombardi enfim conseguiu o cargo de Head Coach de um time da NFL. Ele assumiu os cargos de Head Coach e General Manager do Green Bay Packers após o time vir de uma campanha de apenas uma vitória, 10 derrotas e um empate, a pior da história da franquia. Com a chancela de comando total da franquia, Lombardi impôs uma rotina pesada de treinos e exigiu dedicação total de seus jogadores. Dessa maneira, após uma campanha 7-5, Lombardi ganhou o título de treinador do ano já em sua primeira temporada.
Nos 3 anos seguintes, Lombardi levou os Packers à final da liga. Embora em 1960 eles tenham perdido o título para o Eagles, em 1961 e 1962 foram dois títulos seguidos para Green Bay, em duas vitórias contra o seu ex-time, o New York Giants. Um fato curioso é que Wellington Mara, então dono dos Giants, havia oferecido o cargo de treinador principal para Lombardi, que rejeitou antes da derrota para o Eagles.
Os primeiros SuperBowls
Em 1965, Lombardi levou os Packers a mais um título da NFL, dessa vez contra o Cleveland Browns. Em 1966, ele ganhou mais um título da NFL, contra o Dallas Cowboys, mas, desta vez, mais um passo precisava a ser dado. Com o anúncio de que a AFL, liga concorrente, se juntaria à NFL, os campeões das duas ligas deveriam se enfrentar para definir o campeão, sendo esse o primeiro SuperBowl da história. Como já era esperado, os Packers mostraram superioridade frente ao Kansas City Chiefs e levaram o título após uma vitória por 35×10.
No ano seguinte, nova ida ao SuperBowl e mais um título para Green Bay, após uma vitória sobre o Oakland Raiders. Esse seria o último jogo de Lombardi como técnico do Packers. Após um ano atuando apenas como General Manager, ele assumiu em 1969 o cargo de General Manager e Head Coach do Washington Redskins, onde atuou por apenas uma temporada.
Morte e homenagens
Vince Lombardi morreu em 3 de setembro de 1970, vítima então de um câncer. Desde então, em sua homenagem, o troféu dado ao campeão do SuperBowl recebe o nome de Vince Lombardi Trophy. Vince Lombardi é considerado, por muitos, o maior treinador da história do futebol americano e um dos maiores entre todos os esportes americanos.
Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum nome para contarmos a história? Então entre em contato conosco.
Faça sua Busca
Leia mais
-
Últimas Notícias
/ 4 horas atrásPackers batem 49ers. Broncos e Seahawks vencem rivais
Nas partidas do segundo horário deste domingo, 24, de NFL, os Packers venceram os...
-
Últimas Notícias
/ 5 horas atrásChiefs e Vikings se salvam no fim. Cowboys vencem jogo insano
Ainda nas partidas do primeiro horário deste domingo, 24, da NFL, os Chiefs suaram,...
-
Últimas Notícias
/ 7 horas atrásLions atropelam. Dolphins e Bucs confirmam. Titans surpreendem
Nos jogos do primeiro horário deste domingo, 24, de NFL, os Lions encaixaram outra...
-
Últimas Notícias
/ 3 dias atrásBrowns acabam com sequência dos Steelers sob muita neve
Na partida que abriu a semana 12 da NFL, os Browns venceram os Steelers...
Franquias NFL