Os 10 melhores rookies da semana 5 da NFL

Fonte: post-gazette.com

A semana 5 foi marcada por calouros da AFC North destruindo em campo, wide receivers mais uma vez dominantes, atuações fraquíssimas de running backs e dos defensores em geral, principalmente da boa classe de edges e cornerbacks. Seguem os principais rookies da quinta semana da temporada de 2020:


Rookies Defensivos


5 – Akeem Davis-Gaither, Linebacker – Cincinnati Bengals

O ex-atleta Mountaineers, e linebacker do ano na conferência Sun Belt, finalmente apareceu em nosso ranking. Akeem Davis-Gaither, alcançou um marco em sua carreira na NFL. Ele participou pela primeira vez em mais de 75% dos snaps defensivos (mais do que qualquer linebacker calouro). De acordo com a Pro Football Focus, Davis-Gaither entrou no fim de semana com a quinta melhor nota entre os novatos da posição. Além disso, a escolha da quarta rodada teve 4 tackles e seu primeiro passe desviado na carreira. Linebacker ainda é uma necessidade para os Bengals, mas Davis-Gaither é um bom candidato a ser lapidado e melhorado.


4 – Willie Gay Jr., Linebacker – Kansas City Chiefs

As expectativas têm sido relativamente altas para Willie Gay Jr. depois que Kansas City o escolheu na segunda rodada do draft deste ano, especialmente devido à necessidade desesperada dos Chiefs de um linebacker no mínimo sólido. Na semana 5, ele teve seu melhor jogo até aqui. Não foi uma incrível partida, mas foi um jogo no mínimo decente levando em conta as poucas oportunidades que está tendo. Foram 6 tackles (sendo um para perda de jardas) e um QB hit. Já está na hora de Gay receber a chance de começar como titular na defesa de Steve Spagnuolo.


3 – Jordan Fuller, Safety – Los Angeles Rams

Foi ótimo ver Fuller jogando em um nível tão alto depois de perder o jogo da semana 4 por conta de uma lesão no ombro. A defesa claramente jogou muito melhor com ele em campo. Assim, ele teve sua melhor nota do ano no Pro Football Focus (89,9). Dos 4 alvos em sua direção, 2 foram desviados pelo safety. Infelizmente o técnico dos Rams, Sean McVay, disse, na segunda-feira, que o calouro voltou a machucar o ombro direito e provavelmente entrará na Injury Reserve.


2 – Jeremy Chinn, Safety – Carolina Panthers

A semana dos defensores realmente foi fraquíssima, mas Chinn continua melhorando e, então, ele se mantém sólido durante a temporada. Na vitória sobre os Falcons, mais uma liderança na equipe com 9 tackles no total. Além disso, ele saiu com um incrível passe desviado no final do jogo. Chinn jogou quase todos os snaps defensivos (98%) e agora está em sexto lugar em tackles em toda a liga. Se muitos estão olhando Antoine Winfield, eu estou olhando Jeremy Chinn. A cada semana que passa, o garoto mostra que sabe usar o que tem de melhor e que está cada vez mais se sentindo em casa no esquema defensivo de Matt Rhule.


1 – Patrick Queen, Linebacker – Baltimore Ravens

O jogo da semana 5 teve uma reviravolta para Queen, uma vez que o quarterback da equipe adversária, Joe Burrow, era seu ex-companheiro na tradicional LSU. Mas Queen não tomou conhecimento e, contra um rival de divisão, ganhou sua primeira honra de “Jogador do Jogo” com seu desempenho dominante. Foram duas recuperações de fumble (sendo uma como resultado de seu próprio sack e a outra retornado para seu primeiro touchdown na carreira). Além disso, ele teve 9 tackles totais. Em uma equipe que tinha um certo buraco na posição de linebacker em 2019, com uma linha defensiva fortíssima, o calouro está se encaixando e se tornando uma escolha digna de primeira rodada.


Rookies Ofensivos

5 – Laviska Shenault Jr., Wide Receiver – Jacksonville Jaguars

Depois de uma recuperação rápida de uma lesão na virilha, Laviska vem mantendo o ritmo das últimas semanas. Foram 7 recepções para 79 jardas na derrota contra o Houston Texans. As oportunidades estão aumentando para o novato talentoso, já que ele viu quatro alvos em cada um dos dois primeiros jogos e, em seguida, mais de seis em cada um dos dois últimos 3 jogos. Fiquem de olho em Shenault, o famoso canivete suíço está sendo uma peça importantíssima no elenco limitado do Jaguars.


4 – Henry Ruggs III, Wide Receiver – Las Vegas Raiders

Ruggs foi a primeiro wide receiver a sair no draft desse ano, não por ser o melhor e sim por ser o mais rápido. Correu as 40 jardas do combine em 4.27 segundos, o melhor de longe na posição. E finalmente mostrou essa tal velocidade com um touchdown de 72 jardas na semana 5 contra os Chiefs. Até o momento, o garoto tem uma incrível média de 29.5 jardas por passe recebido, e tem ajudado cada vez mais seu quarterback Derek Carr que, com Ruggs em campo, tem média de 9.7 jardas por tentativa. Sem o recebedor essa média cai para 7 jardas por tentativa. Com um elenco fraco de recebedores, a tendência é que ele ganhe mais alvos nas próximas partidas.


3 – CeeDee Lamb, Wide Receiver – Dallas Cowboys

O melhor recebedor do draft de 2020 vem se mantendo sólido semana após semana. Mais uma grandiosa performance na semana 5 na vitória sobre o New York Giants. Foram 8 recepções, 124 jardas e a segunda semana seguida liderando a equipe em ambas estatísticas. Além disso, foi alvo 11 vezes na partida, ninguém mais com o uniforme dos Cowboys foi acionado mais do que quatro vezes. Lamb tem trabalhado para subir no elenco de recebedores de Dallas e pode se tornar o alvo favorito de Andy Dalton rapidamente.


2 – Justin Herbert, Quarterback – Los Angeles Chargers

O que dizer do menino de Oregon após essa semana 5? Foi nomeado pela terceira vez na temporada como o calouro da semana, e o jogo de segunda contra os Saints deixou um gostinho ainda melhor. Se tornou o primeiro novato a passar para 4 touchdowns em um jogo de Monday Night. Em quatro jogos, Herbert tem uma taxa de conclusão de 68,8%, uma média de rating de 107,1 e 1.195 jardas lançadas, o que o torna o segundo jogador na história moderna da NFL com uma média de rating acima de 100 e mais de 1.150 jardas lançadas em seus primeiros quatro jogos. O outro nome? Patrick Mahomes dos Chiefs. Estou cada vez mais certo de que os Chargers encontraram seu quarterback do futuro.


1 – Chase Claypool, Wide Receiver – Pittsburgh Steelers

Digamos que Pittsburgh achou em Claypool o que esperava de Martavis Bryant há 5 anos atrás. É realmente inacreditável a facilidade da equipe em achar bons valores na posição em rodadas intermediárias no draft, e Claypool vem confirmando isso. Depois de boas atuações em semanas anteriores, na semana passada foram incríveis 4 touchdowns no duelo da Pensilvânia, sendo 7 recepções, 110 jardas totais e um ponto de exclamação em quem duvidava de sua escolha na segunda rodada. Para você que gosta de Fantasy, aconselho pegar o garoto logo, pois o caminho dele será grandioso.


Menções honrosas:

Tee Higgins, Wide Receiver – Cincinnati Bengals: 4 recepções para 62 jardas;

Jonathan Taylor, Running back – Indianapolis Colts: 12 corridas para 57 jardas / 2 recepções para 17 jardas / 1 touchdown;

Clyde Edwards-Helaire, Running back – Kansas City Chiefs: 10 corridas para 40 jardas / 3 recepções para 40 jardas;

Gabriel Davis, Wide Receiver – Buffalo Bills: 5 recepções para 58 jardas;

James Robinson, Running back – Jacksonville Jaguars: 13 corridas para 48 jardas / 5 recepções para 22 jardas / 1 fumble;

Deixe seu comentário sobre a quinta semana dos rookies e, além disso, fique ligado no TrickPlay. A temporada segue com tudo!

João Basso: 23 anos, torcedor do Pittsburgh Steelers. João é o idealizador da marca e da identidade visual do TrickPlay. Sempre atento ao college, acompanha de perto o surgimento de novos talentos para a NFL e, por isso, sempre está ligado nas escolhas das equipes no draft.
Posts relacionados