Saiba tudo sobre o atual momento e o que a temporada 2021/2022 da NFL reserva para o Atlanta Falcons, sob a análise do Cadu Pagnoncelli:
Retrospectiva 2020/2021
Depois da incrível virada que o Atlanta Falcons sofreu para os Patriots no Super Bowl LI, o time não conseguiu mais se encontrar. E o recorde de 4 vitórias e 12 derrotas na temporada 2020, incluindo algumas viradas surpreendentes (para variar!), mostrou então que, definitivamente, o time precisava passar por um processo de reconstrução. O técnico Dan Quinn já começou a temporada muito questionado e, após um começo de temporada com 5 derrotas, ele finalmente foi dispensado junto com o General Manager Thomas Dimitroff.
Apesar da temporada ruim do time, o quarterback Matt Ryan apresentou bons números, passando para mais de 4500 jardas com apenas 11 interceptações. E isto sem poder contar com Julio Jones em quase metade dos jogos do ano. Além disso, quem também se destacou foi o recebedor Calvin Ridley, que aproveitou a ausência de Julio Jones para ser o principal alvo de Ryan na temporada.
Qual a principal questão a responder na temporada?
Os Falcons trouxeram Arthur Smith, ex-coordenador ofensivo dos Titans para o cargo de técnico principal do time. Será que ele vai conseguir fazer Matt Ryan voltar ao nível de jogo da temporada 2016, quando então ele venceu o título de MVP? Julio Jones vai conseguir se manter saudável? Muito do rendimento ofensivo do time depende das respostas dessas duas perguntas. Além disso, o time precisa também acabar com o trauma das viradas sofridas para buscar uma vaga nos playoffs.
Quais setores reforçar?
As principais necessidades do time se encontram no lado defensivo. Gerar pressão nos quarterbacks adversários é uma das maiores dificuldades do time e a adição de Dante Fowler ao setor não trouxe o resultado esperado. Portanto, a busca por um edge é crucial para o time.
O Atlanta Falcons foi o pior time contra o passe na temporada de 2020, o que mostra que a secundária também precisa urgentemente de reforços. O calouro AJ Terrel foi o principal nome da unidade, e isso não é muito promissor.
Do lado ofensivo, a principal necessidade é a busca por um running back, visto que Todd Gurley e Brian Hill serão free agents. Acredito que buscar um jogador no segundo ou terceiro dia do draft pode ser uma solução barata que traga um resultado rápido nesse caso.
Situação do Cap Space
Apenas Matt Ryan e Julio Jones contribuem para um impacto de 64 milhões de dólares na folha salarial do time, que está quase 16 milhões acima do teto da liga para 2020/2021. Por isso, não dá para esperar nenhuma movimentação bombástica do time na Free Agency. A franquia ainda vai precisar fazer cortes e reestruturações para atender o limite.
Com a quarta escolha do draft, os Falcons podem tentar negociar com algum time desesperado por um quarterback e conseguir um maior número de escolhas para reforçar os setores carentes do time de uma forma mais acessível.
Bold prediction TrickPlay para a Offseason
Com a chegada do novo técnico, os Falcons buscam também um novo quarterback e selecionam Zach Wilson com a quarta escolha.
E aí, torcedor, o que espera da temporada dos Falcons? Deixe o seu comentário ou então entre em contato.