-
Por
Cadu Pagnoncelli
Em seus 100 anos, a NFL contou com diversos grandes nomes que inegavelmente ajudaram a aumentar a história da liga mais rica do planeta. Entre esses nomes temos jogadores, treinadores, donos de times entre outros envolvidos com a bola oval. Hoje vou contar a história de Roger Staubach, sem dúvida um dos maiores nomes que já passaram pela NFL.
Já contamos anteriormente as histórias de Vince Lombardi e Dan Marino.
A carreira universitária
Nascido em Cincinnati em 1942, Roger Staubach entrou para a US Naval Academy em 1961, então com 19 anos. Em seu ano de calouro, já entrou para o time de futebol americano e, no terceiro jogo da temporada, teve a sua primeira oportunidade entrando no final da partida. No entanto, não foi uma estreia das melhores. Ele acabou com zero passes completados de dois tentados e sofreu dois sacks. Na semana seguinte, em sua estreia como titular, o desempenho já foi muito melhor, afinal ele conseguiu 2 passes e uma corrida para touchdown. Algumas semanas depois, Staubach liderou o time da marinha em uma vitória sobre o time do exército por 34 a 14. Nessa partida, o então Presidente John Kennedy estava presente.
Em seu segundo ano em 1963, Roger Staubach levou o time da marinha a nove vitórias e apenas uma derrota na temporada regular, sendo assim considerado o time número dois do país. Durante a temporada, ele venceu o confronto anual contra a Universidade de Notre Dame, feito que só aconteceu novamente 44 anos depois, em 2007. Eles perderam a final nacional contra a Universidade do Texas, mas Staubach ganhou o Heisman Trophy, prêmio dado ao melhor jogador universitário do ano. Essa foi a última vez que um jogador de uma academia militar ganhou o prêmio.
O draft de 1964 e o serviço militar
Após ganhar o Heisman Trophy, seria esperado que Roger Staubach fosse selecionado com uma das primeiras escolhas do draft certo? Mas como ele tinha mais um ano de universidade e 4 anos de serviço militar pela frente, os times ficaram receosos. Contudo, o Dallas Cowboys escolheu o jogador no décimo round do draft de 1964 como uma escolha futura, decisão que não poderia ser mais acertada.
Após terminar os estudos em 1965, Staubach foi servir no Vietnã, onde ficou até 1967. Durante esse período, os Cowboys enviavam, regularmente, algumas bolas para que ele pudesse praticar lançamentos. Ele retornou para os Estados Unidos em 1967 mas continuou servindo a marinha até 1969.
O sucesso de Roger Staubach com o Dallas Cowboys
Roger Staubach se juntou aos Cowboys em 1969, sendo um calouro de 27 anos. Em seus dois primeiros anos, ele teve poucas oportunidades, inclusive vendo do banco os Cowboys perderem o seu primeiro Super Bowl em 1970, com o QB Craig Morton liderando o time. Em 1971, após jogar como titular na semana 6, ele e Morton dividiram snaps na semana 7. O técnico lendário Tom Landry mudava de QB a cada jogada mandando os jogadores a campo com a jogada a ser chamada. Entretanto, a experiência resultou em 7 turnovers e uma derrota para o fraco time do Chicago Bears.
A partir da semana, 8 Roger assumiu a posição de titular e levou o Dallas a 7 vitórias seguidas. Assim, conseguiu a primeira nomeação ao Pro-Bowl de sua carreira. Na pós temporada, o Dallas venceu os Vikings e os 49ers para chegar ao seu segundo Super Bowl consecutivo. Staubach passou para 2 touchdowns e ganhou, além do título, o prêmio de MVP da partida, sendo o primeiro ganhador do Heisman Trophy eleito o melhor jogador da final da liga.
Roger Staubach ainda liderou os Cowboys a mais um título. Em 1977, ele lançou para 183 jardas e um touchdown na vitória por 27×10 contra o Denver Broncos. O jogador ainda teve mais duas aparições em SuperBowls, em 1975 e 1978, mas com duas derrotas, ambas para o Pittsburgh Steelers, totalizando 5 aparições do time da América no maior jogo da temporada na década de 70.
A aposentadoria e prêmios
Apesar de os Cowboys oferecerem mais dois anos de contrato para Roger Staubach, ele decidiu se aposentar após a temporada de 1979. O QB sofreu 20 concussões durante a sua carreira, e escolheu se aposentar para proteger a sua saúde. Ele se aposentou com 75% de vitórias em sua carreira, além de seis nomeações para o Pro-Bowl.
Roger Staubach foi nomeado para o primeiro time da década de 70 e foi incluído no Hall da Fama da NFL em 1985, além de ser considerado o maior jogador da história do Dallas Cowboys em várias votações. Em 2020, o Dallas Cowboys completou 60 anos de história e fez uma seleção dos 60 maiores jogadores da história do time. Adivinha quem é o número 1?
Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum nome para contarmos a história? Então entre em contato conosco
Faça sua Busca
Leia mais
-
Últimas Notícias
/ 2 dias atrásBrowns acabam com sequência dos Steelers sob muita neve
Na partida que abriu a semana 12 da NFL, os Browns venceram os Steelers...
-
Últimas Notícias
/ 3 dias atrásJogos da NFL 2024 | Semana 12 – Tudo o que você precisa saber!
A semana 12 da NFL marca a chegada a dois terços da temporada regular....
-
Últimas Notícias
/ 5 dias atrásTexans dominam os Cowboys com um show de Joe Mixon
Na partida que encerrou a semana 11 da NFL, os Texans bateram os Cowboys...
-
Últimas Notícias
/ 6 dias atrásChargers somem no 2º tempo, mas se recuperam e batem Bengals
Na partida que encerrou o domingo, 17, de NFL, os Chargers venceram os Bengals...
Franquias NFL