Raymond James Stadium: A história do palco do SuperBowl LV

Foto: CBS Sports

O Raymond James Stadium foi anunciado no início de 2017 como estádio do SuperBowl LV, que acontecerá no dia 7 de fevereiro do próximo ano. A decisão foi unânime entre os dirigentes da NFL e ocorreu após informação de atraso nas obras do SoFi Stadium, casa dos Chargers e Rams em Los Angeles. O novo estádio ficou pronto apenas neste ano e atrasou a programação dos comissários da liga.


Sobre o Estádio

O Raymond James Stadium se situa na cidade de Tampa Bay, no estado da Florida. O espaço funciona como atual casa do Buccaneers e Bulls Football da University of South Florida. Além disso, sedia eventos como o Outback Bowl, Monster JAM, Gasparilla Bowl e diversos festivais de música e luta WWE.

A inauguração do até então Tampa Community Stadium foi na partida entre Tampa Bay Buccaneers e Chicago Bears, no dia 20 de setembro de 1998. O estádio iniciou as atividades com capacidade para 65.657 torcedores, com possibilidade de ampliação para 75.000 pessoas em eventos especiais, caso do SuperBowl LV. Isso obviamente se as autoridades autorizarem a presença de público devido à pandemia. 

O espaço conta com 10 mil vagas de estacionamento, 60 banheiros e 171 camarotes (sendo 100 deles de luxo). Além disso, o estádio possui o terceiro maior telão da NFL. 

O estádio já recebeu o SuperBowl XXXV em 2001, em que o Baltimore Ravens venceu o New York Giants, e o Super Bowl XLIII em 2009, quando o Pittsburgh Steelers ganhou do Arizona Cardinals.


Sobre a construção

Construção do Raymond James Stadium
Foto: www.buccaneersfan.com

A pedido do novo proprietário do Buccaneers Malcolm Glazer, o Raymond James Stadium foi construído para substituir o Tampa Stadium. Ele então foi construído no local de um estádio de baseball da minor-league demolido em 1989.

Estimada em 168 milhões de dólares, a construção iniciou em outubro de 1996 com o projeto arquitetônico feito pela empresa Populous. O proprietário do estádio é a Tampa Sports Authority. A empresa também administra o Houlihan’s Stadium, o Tampa Bay Lightning’s Ice Palace Arena, o Legends Field, o centro de treinamento de primavera do New York Yankees e, além disso, gerencia três campos de golfe na cidade de Tampa Bay.

A comunidade de Tampa foi a responsável por financiar a construção do estádio do SuperBowl 2021. Os eleitores do condado de Hillsborough aprovaram então um imposto de vendas de meio centavo para fins de investimento comunitário em 3 de setembro de 1996. Onze por cento do imposto passou para construção de estádios, com o restante indo para escolas, bombeiros/polícia e infraestrutura. 


O navio pirata

Foto: Mike Donnelly

Conhecido como Ray Jay, o navio de 130 pés (31 metros) e 43 toneladas, foi construído na zona norte do estádio. Como nós brasileiros sabemos, os americanos sabem fazer do esporte um entretenimento à parte. Os canhões do navio disparam a cada ponto dos Bucs.

Além disso, ao chegar na Redzone o navio iça a bandeira, anunciando que os piratas chegaram para “roubar” os 6 pontos. A música Yo Ho (A vida de um pirata para mim) que é pano de fundo para o filme Piratas dos Caribe toca diversas vezes para amedrontar os rivais.

Dentro do navio também existe um papagaio que interage com os torcedores que estão embaixo e é mestre de cerimônias durante o intervalo, fazendo os tradicionais sorteios ou aparições no telão. 


O nome

Fonte: Youtube

Não trata-se de uma homenagem a um jogador ou membro do time do passado, mas sim de uma parceria conhecida como naming rights, muito comum entre os estádios da NFL. 

Raymond James é o nome da empresa do ramo financeiro Raymond James Financial. O próprio nome é a fusão de duas empresas do mesmo ramo nos anos de 1964, uma administrada por Robert A James e a outro por Edward Raymond. 

O contrato de US$ 32.5 milhões pelos primeiros 13 anos de direito de uso do nome está vigente desde a inauguração. O vínculo se renovou até 2027, tornando-se a segunda mais longa parceira deste tipo na NFL.


Tampa Bay Buccanners

Foto: twitter.com/NFLBrasil

Fazia tempo que o time de Tampa não figurava entre os favoritos para disputar o título. Mas agora com o estádio que vai receber o SuperBowl em 2021, os Bucs têm alguma chance?

Durante a offseason, o GM Jason Licht resolveu se mexer e trouxe o time dos sonhos para os Bucs. O primeiro nome é nada mais, nada menos que Tom Brady. Ele é considerado o melhor quarterback de todos os tempos e, assim, vem para apoiar os seus excelentes wide receivers Mike Evans e Chris Godwin. Na sequência, Licht trouxe da aposentadoria o braço direito de Tom, o tight end Rob Gronkowski. Por último, recentemente trouxe o running back Leonard Fournette, montando um senhor ataque que, aliado ao navio fantasma, com certeza vai colocar medo em seus oponentes. 

Será que com esse time os Bucs vão conseguir disputar o SuperBowl em casa, feito nunca conquistado pelos times da NFL? É notório que no papel o time é excelente, mas nomes não bastam para conquistar o título. É preciso ter um time unido e com vontade. 

Wessley Oliveira: 32 anos, torcedor do San Francisco 49ers. É o integrante da equipe TrickPlay que traz um tempero adicional às discussões, análises e previsões da liga. Além disso, especialista do mundo do Marketing Digital e redes sociais, é um dos responsáveis por trazer inovações e melhorias constantes ao site.
Posts relacionados