A temporada regular da NFL entra na sua reta final e cada vez mais surgem dúvidas sobre quem seriam os favoritos ao título. Praticamente todos os times tem oscilado muito entre partidas boas e ruins. Um dos times que mais tem oscilado nas últimas semanas é o comandado por Dak Prescott, o que levanta a pergunta: Qual é o verdadeiro Dallas Cowboys?
A falta de consistência
O time da América foi para a semana de bye, após a rodada 6, com 5 vitórias seguidas após a derrota na estreia para o Bucanneers. Depois do bye foi uma montanha russa de emoções. Vitória fora de casa contra os Vikings e com Cooper Rush comandando o ataque. Uma derrota vexatória para os Broncos em casa. Uma surra em cima dos Falcons na semana seguinte. A derrota do último domingo, para os Chiefs, seria até compreensível, o grande problema aqui foi o desempenho do ataque, que foi completamente anulado pela defesa de Kansas.
Defesa em alta
Se no começo alguém falasse que a defesa seria o setor mais sólido do time, com certeza seria taxado de louco. Mas mesmo as vezes parecendo fácil para os times avançarem no campo contra os Cowboys, a defesa tem conseguido segurar bem os ataques adversários. A defesa já forçou 19 turnovers dos adversários. Os Cowboys são também o oitavo time que menos cedem pontos, com 21,4 por partida. Mesmo na derrota da última semana, o forte ataque dos Chiefs marcou apenas 19 pontos. Não é a toa que Trevon Diggs é um dos favoritos até o momento para ser eleito jogador defensivo do ano e Micah Parsons é cotado para o prêmio de calouro defensivo.
O gráfico abaixo mostra a eficiência de cada time nos dois lados da bola. Quanto mais para cima, melhor a defesa, quanto mais para a direita, melhor a eficiência do ataque.
Ataque precisa conseguir sair de situações adversas
Olhando o gráfico podemos até concluir que o ataque dos Cowboys é acima da média, o que de fato é. Podemos usar a desculpa de que os desfalques de Amari Cooper e CeeDee Lamb na última partida prejudicaram a unidade. Mas o que mais me preocupa sobre as partidas contra Chiefs e Broncos é a falta de reação do ataque. Gosto muito do trabalho de Kellen Moore como coordenador ofensivo, mas ele precisa achar rapidamente soluções para reverter situações como essas. Outro ponto que me preocupa é o desempenho da linha ofensiva. Contra os Chiefs, ela foi praticamente inexistente, dificultando ainda mais a vida de Prescott. E olha que estamos falando de uma defesa que não é das melhores.
Enfim, essa reta final da temporada vai nos mostrar qual é o verdadeiro Dallas Cowboys e qual o papel o time vai desempenhar na pós temporada. Se o ataque se encontrar e conseguir sair dessas situações adversas, e a defesa continuar desempenhando um bom papel, o time tem tudo então para ser um dos principais candidatos a representar a NFC no SuperBowl em Los Angeles. Essa pergunta começa a ser respondida amanhã no Thanksgiving game contra o Las Vegas Raiders.
E você torcedor, qual a sua aposta para o Dallas Cowboys? Conta pra gente.