Depois de intensos jogos, disputas e reviravoltas, chegamos, enfim aos playoffs da NFL 24/25. Começamos pelo Wild Card round, em que grandes franquias lutam para estender a temporada por, pelo menos, mais uma semana. Na AFC, teremos um sensacional Ravens x Steelers, recheado de rivalidade e muita disposição de ambos os lados. Já Bills e Broncos e Texans e Chargers, se enfrentarão pela primeira vez nessa temporada. Na NFC, Eagles e Packers repetem o confronto do Brasil, só que agora, na Philadelphia. Buccaneers e Commanders e Rams e Vikings também já jogaram esse ano, com vitórias para os times de Tampa e Los Angeles, respectivamente. Ou seja, não vai faltar emoção. Confia, então, tudo sobre o Wild Card dos playoffs da NFL 24/25.
Los Angeles Chargers @ Houston Texans (11/01, 18h30) – NRG Stadium (Houston) – ESPN 2
Confronto entre duas equipes que chegam aos playoffs da NFL 24/25 em pé de igualdade para disputar uma vaga no Divisional Round. Esperava-se muito mais de CJ Stroud e dos Texans nessa temporada. Depois de um grande ano de calouro, o quarterback teve uma queda de desempenho em 2024/2025. É verdade que precisou conviver com uma linha ofensiva bastante fraca e com lesões de suas armas ofensivas, como Stefon Diggs e Tank Dell. Mas, agora, é hora de superar tudo isso. Nico Collins será a grande peça do ataque de DeMeco Ryans. Além disso, o time confia em seu ótimo pass rush para tentar parar o ataque dos Chargers. Será que Will Anderson e Danielle Hunter serão dominantes?
Já os Chargers tiveram um ótimo primeiro ano de Jim Harbaugh. O treinador chegou do College e fez um time que há muito tempo é promissor, finalmente ser competitivo. Assim, Justin Herbert conseguiu brilhar e aparecer para conduzir o ataque do time de Los Angeles. O jogo terrestre também é uma das grandes armas da equipe. E JK Dobbins agora terá a companhia de Ezekiel Elliott no backfield. O running back, ex-Cowboys, foi contratado recentemente e pode ganhar alguns snaps. Nas casas de apostas, os Chargers são levemente favoritos, mas precisam provar isso dentro de campo. Promessa de um confronto equilibradíssimo em Houston.
Pittsburgh Steelers @ Baltimore Ravens (11/01, 22h) – M&T Bank Stadium (Baltimore) – ESPN 2
Duas das franquias de maior rivalidade da NFL estarão frente a frente em um jogo de playoffs elétrico em Baltimore. Depois de 4 vitórias consecutivas, os Ravens roubaram o título da AFC North dos Steelers e ganharam o direito de jogar em casa, o que é uma grande vantagem. Derrick Henry e Lamar Jackson se encontraram ainda mais no final da temporada e, logicamente, são as grandes armas da equipe, que é favorita a avançar de fase. A grande preocupação é Zay Flowers, que machucou o joelho na partida contra os Browns e dificilmente terá condições de jogo. Kyle Hamilton, que também treinou de maneira limitada durante a semana, é questionável para o jogo.
Do outro lado, temos um time em crise. Os Steelers chegam nos playoffs depois de 4 derrotas consecutivas, mostrando um ataque disfuncional e pouco criativo. Mas não espere que Mike Tomlin e seus comandados irão jogar a toalha sem lutar. Depois de um longo período, os Steelers terão todo o elenco à disposição para a partida. Além disso, espera-se que Mike Tomlin envolva Justin Fields em alguns snaps para provocar um pouco de confusão na defesa rival. Evidentemente, os Steelers estão fragilizados por uma sequência ruim, mas é um grande erro cravar que o time de Pittsburgh não terá qualquer chance na partida. Os Steelers serão físicos, resilientes e devem tentar ganhar o jogo nas trincheiras para sair de Baltimore com a vaga no Divisional Round.
Denver Broncos @ Buffalo Bills (12/01, 15h) – Highmark Stadium (Orchard Park) – ESPN 2
Depois de um longo e tenebroso inverno, o Denver Broncos finalmente está de volta aos playoffs da NFL. Desde 2015 a equipe do Colorado não jogava uma partida de pós-temporada e, após um excelente ano, Sean Payton recoloca o time na pós-temporada. E um dos grandes responsáveis por isso é Bo Nix. O calouro conseguiu um desempenho suficiente para fazer o ataque rodar e ter certo dinamismo nas partidas. A defesa também fez o seu papel. Nik Bonitto e Patrick Surtain brilharam e se destacaram em uma estrutura bastante funcional. Os Broncos não são favoritos, mas jogam sem responsabilidade alguma diante de um Bills que tem muito a perder. Essa leveza pode fazer o time de Sean Payton ser bastante perigoso.
Os Bills, por outro lado, são um dos principais favoritos ao título da NFL nesse ano. Justamente por isso, Sean McDermott poupou todos os seus titulares na derrota para os Patriots no último final de semana. Mesmo assim, Amari Cooper é dúvida para o jogo com um problema nas costas. Entretanto, é inegável que o time de Orchard Park está mais saudável que os playoffs do último ano, por exemplo, quando perdeu praticamente todos os seus linebackers na partida diante dos Steelers. As expectativas estão altas em Buffalo e isso se deve ao grande ano de Josh Allen. Candidato ao prêmio de MVP, ele espera corresponder as expectativas e fazer o time avançar de fase.
Green Bay Packers @ Philadelphia Eagles (12/01, 18h30) – Lincoln Financial Field (Philadelphia) – ESPN 2
Muitos torcedores diziam que a partida do Brasil poderia ser uma prévia dos playoffs. Quatro meses depois, cá estamos com um novo Eagles x Packers nesta temporada. E a expectativa é que o confronto seja tão bom quando o jogo da Neo Química Arena. Nos Eagles, a grande preocupação é com Jalen Hurts. O quarterback ainda está em protocolo de concussão e a participação na partida depende de como o seu quadro irá evoluir. Kenny Pickett está com um problema nas costelas. Ou seja, existe uma chance que Tanner McKee seja o quarterback titular em uma partida de playoffs. Saquon Barkley, poupado do último jogo, está confirmado. A defesa, ponto alto do time nas últimas rodadas, também precisará aparecer.
Os Packers fizeram uma boa temporada e conseguiram 11 vitórias. O grande problema é que Lions e Vikings também foram muito bem e, assim, o time de Green Bay acabou terminando em terceiro na NFC North. Assim, os Packers acabaram pegando a última posição nos playoffs e terão que fazer uma viagem até a Pensilvânia. O time vem de duas derrotas seguidas para rivais (Vikings e Bears). Além disso, Christian Watson rompeu o ligamento cruzado do joelho na última partida da temporada e está fora. Outro bom jogador que não poderá atuar é Jaire Alexander, que foi para a Injury Reserve, também com um problema no joelho. Jordan Love, que perdeu alguns snaps diante dos Bears também por lesão, está confirmado na partida. Sair de Philadelphia com a vaga não será uma tarefa fácil, mas não dá para desconsiderar os Packers.
Washington Commanders @ Tampa Bay Buccaneers (12/01, 22h) – Raymond James Stadium (Tampa) – ESPN 2
Podemos dizer que Bucs e Commanders fazem a partida mais inesperada desses playoffs da NFL 24/25. Os Bucs não eram cotados para vencer a NFC South e começaram o ano atrás dos Falcons. Já os Commanders viram o surgimento de uma estrela. Jayden Daniels assumiu o pocket e fez o ataque conseguir bons desempenhos. Além disso, uma defesa suficiente foi capaz de fazer com que o time terminasse o ano com 12 vitórias, em um resultado bem acima das expectativas. Agora, os Commanders querem ir ainda mais longe e provar que merecem ser levados a sério. Para isso, Dan Quinn vai com tudo para Tampa, explorando os diferenciais de seu time. Brian Robinson será bastante importante.
Do outro lado, os Buccaneers voltam aos playoffs depois de vencerem novamente a NFC South. Baker Mayfield fez mais uma boa temporada e, de quebra, ganhou um importante reforço no jogo terrestre. O calouro Bucky Irving teve ótimo desempenho e vem colhendo ótimos números em seu primeiro ano. O quarterback perdeu figuras importantes em seu ataque, como Chris Godwin. Isso foi o suficiente para que outros atletas pudessem mostrar o seu potencial, como Jalen McMillan. Mike Evans, que perdeu parte da temporada, ainda se recuperou a tempo de chegar às 1.000 jardas recebidas e será uma das principais armas da equipe no jogo. O confronto no Raymond James Stadium tem tudo para ser um dos mais equilibrados da semana de Wild Card.
Minnesota Vikings @ Los Angeles Rams (13/01, 22h) – SoFi Stadium (Los Angeles) – ESPN 2
Os Vikings perderam para os Lions na última semana da temporada regular e, a consequência disso, foi que o time terá que viajar para Los Angeles no Wild Card round. A equipe de Kevin O’Connell perdeu para os Rams na temporada regular e agora quer a revanche. Para isso, precisará que Sam Darnold jogue em alta capacidade. O quarterback teve alguns problemas com a defesa dos Lions na última semana, e, por isso, precisa recuperar a forma que já apresentou em algum momento da campanha. Justin Jefferson, Jordan Addison e Aaron Jones prometem ajudar. Já a defesa, comandada por Brian Flores, também precisa tirar o conforto de Matthew Stafford no pocket.
Do outro lado, os Rams optaram por poupar todos os seus jogadores na derrota por 30×25 para os Seahawks. Isso fez com que o time caísse da terceira para a quarta posição e, assim, o time de Sean McVay irá enfrentar os Vikings. O time tem alguns problemas ofensivos nas últimas semanas. Matthew Stafford não está jogando bem e, assim, vem tendo dificuldades para encontrar Puka Nacua e, principalmente, Cooper Kupp. Assim, Kyren Williams será a principal figura. A defesa, que vem subindo gradativamente de produção, é um dos pontos altos do time. Os Vikings são levemente favoritos, mas os Rams já mostraram que têm os caminhos para derrotá-los.
E aí, torcedor? Quais as suas expectativas para os playoffs da NFL 24/25, rodada de Wild Card? Deixe o seu comentário ou então entre em contato.