A lesão de Dak Prescott


O Futuro do Quarterback e do Dallas Cowboys

Uma vitória sobre o New York Giants. Os outros dois rivais de divisão perdem seus confrontos. O Dallas assume a liderança da divisão. Seria um domingo ideal se não fosse pelo lance que aconteceu faltando 6 minutos e 46 segundos para o final do terceiro quarto da partida. Em uma jogada armada para a corrida do QB, Dak Prescott consegue um avanço de 9 jardas para colocar o Cowboys na redzone. Mas, no final da corrida, o defensor Logan Ryan, dos Giants, caiu sobre a perna direita de Prescott. As imagens da transmissão mostram Dak sentado apontando para o tornozelo, o pé virado para o lado. Michael Gallup leva as mãos à cabeça. Já dava para perceber que a lesão de Dak Prescott era séria e que a temporada dele havia acabado ali.

As cenas seguintes foram fortes. Todos os jogadores ajoelhados em volta do camisa 4. Ele sai de maca com a mão levantada. A torcida aplaude. Pouco tempo depois, o irmão de Dak posta uma foto do QB no hospital, esperando para a cirurgia no tornozelo fraturado que ocorreu já na noite de ontem. Para Prescott, os próximos passos são recuperar e fortalecer seu tornozelo para voltar aos campos na melhor forma possível na próxima temporada.

Foto: @86prescott

Para os Cowboys, resta seguir a busca pelos playoffs com o QB Andy Dalton, que já levou os Bengals para 4 pós-temporadas seguidas, porém nunca ganhou um jogo de playoff. Se a defesa melhorar um pouco, Dalton pode conseguir, no Dallas, finalmente quebrar esse incômodo tabu.


A relação Dak e Dallas Cowboys

Mas e como será a relação Dak Prescott e Dallas Cowboys para os próximos anos? O jogador jogou a temporada 2020 sob a franchise tag e será um agente livre na próxima offseason. Ficou claro que o jogador e Jerry Jones não chegaram em um acordo para assinar um contrato de longa duração. Especulou-se que Dak queria 40 milhões de dólares por temporada, e ele vinha mostrando que merecia ser pago até a contusão. Foram 3 jogos seguidos com mais de 450 jardas, sempre colocando o time em condições de ganhar as partidas mesmo com a defesa jogando de forma pífia.

Logo após a lesão de Dak, já foram levantadas questões sobre se ele conseguirá voltar a atuar em alto nível e como isso pode afetar o valor do contrato dele e as negociações com os Cowboys. Eu acredito que eles chegarão a um acordo e que Dak continuará a ser o comandante do ataque do time da América. Mas caso isso não aconteça, quais seriam as possibilidades tanto para o jogador como para o time para os próximos anos?


Quais times podem ter interesse em Dak Prescott?

Dak já se mostrou um quarterback que pode levar um time aos playoffs e ganhar jogos de pós temporada. Mesmo nas derrotas, ele geralmente apresentou um bom jogo, dando chances do time vencer a partida. Mas, com certeza, o contrato para contar com Prescott chamando as jogadas não será nada barato. Não imagino uma franquia em reconstrução indo atrás de Dak, mas sim uma que tenha um time estruturado e que precise de um líder na principal posição do jogo para brigar por títulos. Assim, consigo ver alguns times interessados em dar um contrato gordo ao jogador.


49ers

O primeiro deles seria o San Francisco 49ers. O time da California vem tendo problemas com a posição de QB. No jogo de ontem, após um primeiro tempo desastroso, Jimmy Garopollo foi substituído por CJ Beathard, o que mostra a insatisfação da comissão técnica com o jogador. Um time que chegou ao SuperBowl ano passado não pode estar feliz com um início de temporada com duas vitórias e três derrotas, mesmo com todas as lesões sofridas. Kyle Shanahan certamente iria conseguir explorar todo o potencial de Dak Prescott para tornar o 49ers um time ainda mais forte e buscar o troféu Vince Lombardi.


Colts

Outro time que se daria muito bem com a adição de Dak ao elenco é o Indianapolis Colts que, após a aposentadoria inesperada de Andrew Luck, não conseguiu encontrar o seu franchise quarterback. A contratação de Phillip Rivers para a temporada 2020 foi uma tentativa de trazer experiência para a posição e colocar o time em condições de brigar no topo da conferência americana. Mas até agora Rivers não vem demonstrando muita segurança para o time, com 4 touchdowns e 5 interceptações nas 5 primeiras rodadas. Próximo de chegar aos 40 anos, o auge do jogador já passou, e a contratação de Dak daria mais chances do time buscar a primeira aparição no SuperBowl desde 2010.


As opções do Cowboys

Caso Dak realmente mude de time, quais seriam as opções dos Cowboys para a posição de QB? Andy Dalton vai assumir o time no decorrer da temporada, mas apesar de ser considerado um dos melhores reservas da liga, não vejo ele como uma opção para ser o titular da franquia a longo prazo. O outro QB do elenco é Ben Dinucci, calouro escolhido na sétima rodada do draft 2020. Apesar de ter alguns números interessantes na carreira universitária, ter sido escolhido o jogador do ano da CAA e ser eleito para o primeiro time da AFCA em 2019, ele não passa tanta confiança. Não é todo dia que surge um Tom Brady na escolha 100 do draft ou mesmo um Tony Romo, que sequer esteve no draft.

O mercado de free agents para 2021 não conta com nenhum nome de peso, o que pode elevar ainda mais o preço de Dak. Então, caso precise buscar um novo QB, os Cowboys vão precisar investir em trocas para ter um jogador confiável. Aqui vai um exercício de imaginação e até um pouco de sonho de um torcedor que não vê o time chegar ao SuperBowl há 25 ano:


Aaron Rodgers

A escolha de Jordan Love pelos Packers na primeira rodada do draft de 2020 não deixou Rodgers nada feliz. O jogador resolveu jogar com sangue nos olhos e é, até o momento, um dos favoritos ao prêmio de MVP da temporada. Um time não gasta uma escolha de primeira rodada à toa, então eles devem ver Love como o futuro da franquia. Aqui poderia surgir uma oportunidade do Dallas trocar algumas escolhas e ter Rodgers como QB. Ver Rodgers lançando para Cooper, Lamb e Gallup seria no mínimo divertido.


Matthew Stafford

Na pré temporada surgiu um boato de que os Lions e os Cowboys poderiam estar negociando uma troca de QBs. O boato não foi confirmado, mas os Lions podem se interessar em receber algumas trocas para reforçar o elenco e ceder o quarterback para Dallas. Stafford já provou ser um jogador talentoso e a sua força de passe pode ser interessante para um grupo de recebedores como o dos Cowboys.


Matt Ryan

O time dos Falcons está em crise. Derrotas inexplicáveis, técnico e General Manager demitidos. Nenhuma vitória até agora em 2020. Tudo indica que o time irá passar por um processo de reconstrução. Nada melhor do que acumular escolhas de draft para isso. E Ryan poderia casar muito bem com o jogo dos Cowboys. Ele poderia ver em Cooper ou Lamb uma parceria de sucesso como ele tem com Julio Jones. Além disso, a atenção que Zeke Elliott chama da defesa pode abrir espaço para o MVP da temporada 2016 mostrar que ainda tem lenha para queimar.

O que achou das opções? Tem mais alguma para sugerir? Então manda uma mensagem pra gente.

Cadu Pagnoncelli: 36 anos, torcedor do Dallas Cowboys. Atualmente vive na Holanda e é o grande responsável por divulgar a marca TrickPlay em terras europeias. Acompanha a NFL de perto há mais de duas décadas e, justamente por isso, é um entusiasta da história e das regras do esporte.
Posts relacionados