-
Por
Thiago Miguel
Felizmente, o difícil ano de 2020 está indo embora. Por outro lado, a temporada regular da NFL está terminando. Neste primeiro domingo do ano, vários times ainda lutam por uma vaga nos playoffs e a emoção está garantida. São quatro vagas em aberto na AFC e três ainda em jogo na NFC. Além disso, a rodada ainda vale o título da conferência nacional, o que vale um importante bye para Packers, Saints ou Seahawks na próxima semana. Confira, então, tudo o que rola nos jogos da NFL da semana 17, que terá todos os jogos no próximo dia 3:
Atlanta Falcons (4-11) @ Tampa Bay Buccaneers (10-5)
Raymond James Stadium (Tampa) – 03/01 – 15h (NFL Game Pass)
Aqui temos em jogo apenas a quinta colocação da NFC para o Tampa Bay Buccaneers. Uma vitória do time de Tom Brady coloca a equipe na rota do campeão da NFC East, o que, em tese, seria um caminho mais fácil do que enfrentar Packers, Saints ou Seahawks logo na primeira fase dos playoffs. Vindo de uma vitória por 47×7 sobre os Lions na última semana, os Bucs não devem ter a mesma facilidade contra um rival de divisão, mas são os favoritos destacados para saírem com a vitória.
Do outro lado, os Falcons tentam deixar uma marca menos negativa. O time simplesmente não se achou na temporada. A substituição de Dan Quinn não teve o resultado esperado e, hoje, o time de Atlanta possui a quarta pior campanha da NFL inteira. Uma reformulação é esperada para a próxima temporada e, inclusive, os Falcons podem vir com um novo quarterback no draft. Julio Jones e Todd Gurley são outros veteranos que podem ser negociados. Ou seja, os Falcons jogam apenas pela honra e para atrapalhar o caminho dos Bucs.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Tampa Bay Buccaneers.
Dallas Cowboys (6-9) @ New York Giants (5-10)
MetLife Stadium (New Jersey) – 03/01 – 15h (ESPN 2)
E quem diria que dois grandes rivais da NFL estariam disputando diretamente uma vaga nos playoffs nessa NFC East maluca? Os Cowboys simplesmente renasceram com três vitórias consecutivas. O time sofreu com uma série de lesões e até problemas de relacionamento entre jogadores e comissão técnica, mas achou uma maneira de continuar e precisa vencer os Giants. Além disso, é necessária uma vitória dos Eagles sobre o Washington para classificar o time de Mike McCarthy para os playoffs, algo impensável há cerca de um mês atrás.
Mas do outro lado teremos um Giants que também ganhou a sorte grande ao chegar à última rodada com chances de classificação. O time não passa por um bom momento, mas possui uma defesa capaz de fazer bons jogos e parar ataques eficientes. Da mesma forma, os Giants precisam ganhar e torcer para os Eagles. Ou seja, a expectativa é de uma partida muito física e intensa no MetLife Stadium.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Dallas Cowboys.
New York Jets (2-13) @ New England Patriots (6-9)
Gillette Stadium (Foxborough) – 03/01 – 15h (NFL Game Pass)
De um time absolutamente desacreditado e com pinta de 0-16, os Jets viraram a chave, engataram duas vitórias consecutivas e complicaram muito a vida de Rams e Browns na luta por uma vaga nos playoffs. Garantido com a segunda escolha no draft de 2021, por que, então, não ganhar dos Patriots e terminar a temporada em alta? O único problema aqui é a impressão que a Adam Gase deixará. Será que, com essa sequência de triunfos, ele volta para o próximo ano?
Já os Patriots vivem um verdadeiro pesadelo. O time simplesmente não conseguiu se acertar e Cam Newton teve inúmeros problemas ao tentar passar a bola para um ataque claramente ineficaz. Isso irritou Bill Belichick e a renovação de contrato do Superman para 2021 parece mais distante no momento. De qualquer forma, os Patriots precisarão passar por uma reestruturação para voltar aos playoffs, algo muito comum na última década, quando o time era conduzido por Tom Brady. Terminar a temporada com uma vitória é o mínimo que se pode esperar em New England.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do New York Jets.
Minnesota Vikings (6-9) @ Detroit Lions (5-10)
Ford Field (Detroit) – 03/01 – 15h (NFL Game Pass)
O jogo da melancolia. Vikings e Lions jogam exclusivamente para cumprir tabela neste final de semana. O time de Minnesota deixou uma péssima impressão (principalmente na defesa) na partida contra os Saints e luta para terminar a temporada em alta. O técnico Mike Zimmer já sinaliza com mudanças e esse pode ser um bom teste para o ano que está por vir. Além disso, o jogo vale também para Dalvin Cook tentar deixar uma última boa impressão na luta pelo título de jogador ofensivo do ano.
Do outro lado, os Lions avaliam os jogadores para que a nova comissão técnica possa chegar e dar um novo direcionamento à equipe. O trabalho de Matt Patricia não deixou muitas coisas positivas em Detroit. Então, a expectativa é começar tudo do zero. Para o jogo final da temporada, Matthew Stafford é a grande dúvida. Ele sofreu uma lesão na partida diante dos Bucs e tem chances moderadas de poder atuar. Caso não possa, Chase Daniel novamente comandará o pocket.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Minnesota Vikings.
Pittsburgh Steelers (12-3) @ Cleveland Browns (10-5)
FirstEnergy Stadium (Cleveland) – 03/01 – 15h (ESPN)
Partida extremamente decisiva em Cleveland. Além de jogarem pressionados pela necessidade de vitória, os Browns também convivem com problemas com o Covid. As dependências do time ficaram fechadas na quarta-feira, 30, e, além disso, alguns importantes jogadores como Andrew Sendejo e BJ Goodson já estão fora da partida. A grande expectativa fica pelo retorno dos wide receivers do time, especialmente Jarvis Landry. De qualquer forma, os Browns precisam vencer uma semana turbulenta para conseguir a vaga.
Do outro lado, os Steelers vivem, enfim, um momento de calmaria em meio a um dezembro extremamente turbulento. O time conseguiu uma enorme virada contra os Colts após estarem perdendo por 24×7 e, assim, garantiram o título da AFC North. Isso permitiu que o técnico Mike Tomlin optasse por dar um descanso ao quarterback titular Ben Roethlisberger. Assim, Mason Rudolph estará no pocket em um palco hostil para ele, já que, na última temporada, acabou levando uma capacetada de Myles Garrett na última partida entre as equipes em 2019, em um jogo extremamente tenso. TJ Watt, Cameron Heyward e Maukrice Pouncey são outros jogadores poupados pelos lados dos Steelers.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Pittsburgh Steelers.
Baltimore Ravens (10-5) @ Cincinnati Bengals (4-10-1)
Paul Brown Stadium (Cincinnati) – 03/01 – 15h (NFL Game Pass)
Após uma temporada de altos e baixos, em que enfrentou problemas com o Covid que atrapalharam os planos de equipe, os Ravens chegam à última semana da NFL dependendo apenas de suas forças para chegar aos playoffs. E essa é a primeira grande notícia, visto que a equipe ficou duas semanas batendo na porta da zona de classificação. Além disso, os Ravens têm poucos problemas de lesão e podem ir com força máxima para o jogo que decide a vaga.
Mas, do outro lado, temos um time bastante empolgado e que vem de duas vitórias consecutivas. Mesmo eliminados, os Bengals venceram os Steelers e os Texans e, sem pensar na colocação no próximo draft, jogaram com muita energia. Assim, espera-se que o time de Cincinnati apresente a mesma disposição para atrapalhar a luta de um de seus principais rivais por uma vaga nos playoffs. Sob o comando de Brandon Allen, os Bengals tentam aprontar mais uma surpresa para se despedirem em alta da temporada 2020/2021.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Baltimore Ravens.
Miami Dolphins (10-5) @ Buffalo Bills (12-3)
New Era Field (Orchard Park) – 03/01 – 15h (NFL Game Pass)
Depois do milagre de Ryan Fitzpatrick, que deixou os Dolphins ainda em condições de conseguir uma vaga nos playoffs da NFL, a franquia de Miami tem mais uma grande pedreira pela frente. Os Dolphins precisam vencer os Bills para não dependerem de qualquer resultado. Caso percam, precisam torcer por uma derrota de Ravens, Browns ou Colts. A grande expectativa fica por conta do desempenho de Tua Tagovailoa e como ele irá conduzir o seu time no jogo em Buffalo. A má notícia é que o “Fitzmagic”, positivo para o novo Coronavírus, não poderá atuar.
Do outro lado, um dos times mais quentes da NFL nas últimas semanas. Depois da Hail Mary de Kyler Murray, os Bills não perderam mais e precisam de uma nova vitória para garantir a segunda colocação da AFC. Esse é o grande objetivo do técnico Sean McDermott e, por isso, ele deve ir com força máxima para a partida. A possibilidade de eliminar um rival de divisão também empolga os Bills, que são favoritos para o jogo.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Buffalo Bills.
Seattle Seahawks (11-4) @ San Francisco 49ers (6-9)
State Farm Stadium (Glendale) – 03/01 – 18h25 (NFL Game Pass)
Depois de conseguir vencer os Rams e confirmar o título da divisão, os Seahawks jogam contra os 49ers com a possibilidade de também conquistar a NFC. Entretanto, essa é uma tarefa difícil, visto que o time de Seattle precisa vencer e torcer por tropeços de Packers e Saints. De qualquer forma, Pete Carroll lança o que tem de melhor para o jogo em busca de uma vitória, o que pode valer um fundamental descanso na próxima semana.
Já os 49ers jogam exclusivamente para tentar atrapalhar a vida de seus grandes rivais nos playoffs. A equipe já não possui qualquer chance de classificação e joga pela honra de não ser varrido da temporada. George Kittle, que retornou ao time na vitória sobre os Cardinals, está confirmado. Além disso, os 49ers também esperam que o jogo corrido continue funcionando para que a equipe tenha chances de bater os rivais e se despedir da temporada 2020/2021 com mais uma vitória.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Seattle Seahawks.
Arizona Cardinals (8-7) @ Los Angeles Rams (9-6)
SoFi Stadium (Los Angeles) – 03/01 – 18h25 (Fox Sports)
Uma grande partida que define um dos classificados para as vagas restantes na NFC. Cardinals e Rams se enfrentam sob esse cenário e, também, envoltos por alguns problemas. Kyler Murray, que sofreu uma forte pancada no final da partida contra os 49ers, conseguiu se recuperar e estará em campo. Entretanto, não se sabe se estará 100% fisicamente ou se atuará no sacrifício. Diante de uma forte defesa como a dos Rams, isso pode ser um problema.
Aliás, falando em problemas, os Rams estão cheios deles. A começar por seu quarterback. Jared Goff quebrou o dedo polegar, precisou de uma cirurgia e está fora do jogo. Além disso, Cam Akers e Darrell Henderson estão com lesões e também não estarão no backfield. Para piorar, Cooper Kupp foi diagnosticado com Covid e está fora da partida. Assim, Sean McVay terá que tirar um coelho da cartola para conseguir vencer, e ele atende pelo nome de John Wolford, quarterback reserva da equipe que nunca disputou um só snap na NFL. Os Rams precisam vencer para classificar, mas também chegam aos playoffs caso os Packers vençam os Bears.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Arizona Cardinals.
Jacksonville Jaguars (1-14) @ Indianapolis Colts (10-5)
Lucas Oil Stadium (Indianapolis) – 03/01 – 18h25 (NFL Game Pass)
Depois de uma grande decepção diante dos Steelers, os Colts têm mais uma chance de consolidar a vaga nos playoffs. Entretanto, são a única equipe que não depende de suas próprias forças. Em primeiro lugar, uma vitória diante dos Jaguars é fundamental. Caso contrário, nem é necessário fazer contas. Com a vitória em mãos, os Colts precisam que Dolphins, Browns, Titans ou Ravens percam seus jogos. Como curiosidade, essa pode ser a última partida de Philip Rivers na NFL, visto que ele dá indícios de que essa pode ser a última temporada como jogador profissional.
Já os Jaguars, que já possuem a escolha número 1 do draft 2021 garantida, jogam apenas para atrapalhar os planos de seus rivais de divisão. Aliás, a única vitória dos Jaguars nesta temporada foi exatamente sobre os Colts e um segundo triunfo seria uma enorme surpresa. Entretanto, o time terá que superar o desfalque de James Robinson. Sem dúvida o running back foi o melhor jogador do time nesta temporada e sua ausência será bastante sentida. No pocket, Mike Glennon novamente será o titular, o que significa que Gardner Minshew deve estar mesmo de saída.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Indianapolis Colts.
Tennessee Titans (10-5) @ Houston Texans (4-11)
NRG Stadium (Houston) – 03/01 – 18h25 (NFL Game Pass)
Os Titans tinham a chance de confirmar o título da AFC South no último final de semana, mas foram simplesmente amassados pelos Packers debaixo da neve de Green Bay e tudo ficou, então, para a última semana. Agora, novamente os Titans jogam por uma vitória simples para confirmar o título da divisão. Mas o time de Nashville não pode piscar, visto que, em caso de derrota, pode, inclusive, ficar de fora dos playoffs.
Os Titans enfrentam um Texans que não tem mais nada a disputar no campeonato, e que também não precisam estar preocupados com a posição no draft, visto que Bill O’Brien negociou todas as escolhas de primeiro e segundo rounds no próximo ano. Além disso, uma declaração forte de JJ Watt após a derrota para os Bengals pode mexer com os brios dos atletas de Houston. Não será um jogo fácil para os Titans, mas, para vencer, os Texans precisam mostrar o que ainda não apresentaram nesta temporada.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Tennessee Titans.
Las Vegas Raiders (7-8) @ Denver Broncos (5-10)
Empower Field at Mile High (Denver) – 03/01 – 18h25 (NFL Game Pass)
Jogo que reúne dois rivais de divisão que não disputam mais absolutamente nada no campeonato. A temporada foi bastante dura para o Denver Broncos. A equipe sofreu muito com as lesões no início e perdeu, inclusive, a sua grande referência defensiva, Von Miller. Depois disso, os problemas com Covid fizeram com que a equipe jogasse sem quarterback diante dos Saints. Por fim, os sucessivos problemas de Drew Lock no pocket enterraram de vez a campanha. Para o próximo ano, Denver tem algumas decisões a tomar.
Os Raiders tiveram caminho parecido. O time também enfrentou algumas lesões e teve problemas com Covid. Entretanto, ao contrário dos Broncos, os Raiders chegaram a brigar por playoffs e, inclusive, foram a única equipe a vencer os atuais campeões Kansas City Chiefs até aqui. O técnico Jon Gruden tem uma jovem e técnica equipe em mãos. Com algumas novas peças na defesa, os Raiders podem crescer para os próximos anos.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Las Vegas Raiders.
Los Angeles Chargers (6-9) @ Kansas City Chiefs (14-1)
Arrowhead Stadium (Kansas City) – 03/01 – 18h25 (NFL Game Pass)
Campeão da AFC e com o bye garantido na primeira semana dos playoffs, os Chiefs vivem um momento absolutamente tranquilo na temporada. Aliás, aproveitando-se dessa calmaria, o técnico Andy Reid anunciou que dará um descanso a Patrick Mahomes na última partida da temporada regular. Com isso, Chad Henne estará no pocket para substituir o melhor jogador da NFL na atualidade. Sem muitos objetivos, os Chiefs querem apenas se manter saudáveis para os playoffs.
Os Chargers também não possuem mais qualquer objetivo na NFL. Aliás, o último jogo da temporada regular deve servir apenas para Justin Herbert ratificar a sua condição de calouro ofensivo do ano. O quarterback foi um das poucas coisas positivas em um ano fraquíssimo da franquia de Los Angeles, o que pode, inclusive, culminar em uma demissão de Anthony Lynn. De qualquer forma, ainda não há qualquer indício de que isso realmente possa acontecer em um futuro próximo.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Los Angeles Chargers.
Green Bay Packers (12-3) @ Chicago Bears (8-7)
Soldier Field (Chicago) – 03/01 – 18h25 (ESPN)
Confronto pesadíssimo e que define muitas coisas na NFC. Depois de iniciarem muito bem a temporada, os Bears sofreram 6 derrotas consecutivas e pareciam batidos. Entretanto, a equipe ressurgiu, ganhou três partidas consecutivas e, agora, depende de suas próprias forças para chegar aos playoffs. Para isso, basta uma vitória sobre os rivais históricos, o que nunca é uma tarefa fácil. Além disso, os Bears também se classificam em caso de derrota dos Cardinals para os Rams.
Já os Packers jogam exclusivamente para garantir o bye nos playoffs. O time consegue cumprir o objetivo caso vença os Bears, mas também pode contar com uma derrota dos Seahawks conseguir o feito. Aaron Rodgers e Davante Adams formam uma das melhores duplas da temporada e estão cada vez mais entrosados. Além disso, o jogo terrestre também anda funcionando, inclusive com AJ Dillon, que retornou muito bem depois de algumas semanas afastado por complicações do Covid. Os Packers são favoritos, mas os Bears devem suar sangue pela vaga.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Green Bay Packers.
New Orleans Saints (11-4) @ Carolina Panthers (5-10)
Bank of America Stadium (Charlotte) – 03/01 – 18h25 (NFL Game Pass)
Ainda com chances de conquistar a NFC, os Saints jogam contra seus rivais de divisão mirando uma vitória e uma maluca combinação de resultados. Para conseguirem o bye, os Saints precisam da vitória. Além disso, devem torcer para os Bears contra os Packers e para os Seahawks contra os 49ers. O tríplice empate daria a primeira posição ao time de Sean Payton. De qualquer forma, o grande objetivo parece ser dar mais ritmo de jogo a Drew Brees antes dos playoffs.
Já os Panthers não possuem mais nada a disputar na competição. Aliás, em uma temporada marcada pelas lesões de Christian McCaffrey, Matt Rhule ainda conseguiu desenvolver um bom trabalho e revelar algumas importantes peças, principalmente na reconstruída defesa. O time entra em campo para tentar atrapalhar o plano dos Saints. Caso jogue com a mesma vontade apresentada diante do Washington, a zebra pode galopar em Charlotte.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do New Orleans Saints.
Washington Football Team (6-9) @ Philadelphia Eagles (4-10-1)
Lincoln Financial Field (Philadelphia) – 03/01 – 22h20 (ESPN)
Eagles e Washington se enfrentam em uma partida extremamente nervosa para o time da capital. A menos que o confronto entre Cowboys e Giants termine em um improvável empate, o Washington precisará vencer para se classificar aos playoffs. A semana foi conturbada. Dwayne Haskins foi demitido logo na segunda-feira, 28. Além disso, o time vive a expectativa de ter Alex Smith de volta, o que seria um sopro de esperança. Por outro lado, em uma bota ortopédica, Terry McLaurin deve ser desfalque no ataque novamente.
Já os Eagles jogam exclusivamente para tentar atrapalhar os seus rivais de divisão, mesmo que isso signifique classificar Cowboys ou Giants. A impressão em Philadelphia é que Doug Pederson demorou em colocar Jalen Hurts como titular da equipe. Com isso, os Eagles não tiveram tempo de ensaiar uma recuperação na temporada. Com várias decisões a tomar, a impressão que fica é que 2021, de fato, começa a partir desta partida.
Palpite Equipe Trickplay: Vitória do Philadelphia Eagles.
Quer saber o palpite de cada um dos nossos analistas para os jogos da NFL da semana 17? Clique aqui e confira!
Faça sua Busca
Leia mais
-
Últimas Notícias
/ 13 horas atrásPackers batem 49ers. Broncos e Seahawks vencem rivais
Nas partidas do segundo horário deste domingo, 24, de NFL, os Packers venceram os...
-
Últimas Notícias
/ 15 horas atrásChiefs e Vikings se salvam no fim. Cowboys vencem jogo insano
Ainda nas partidas do primeiro horário deste domingo, 24, da NFL, os Chiefs suaram,...
-
Últimas Notícias
/ 16 horas atrásLions atropelam. Dolphins e Bucs confirmam. Titans surpreendem
Nos jogos do primeiro horário deste domingo, 24, de NFL, os Lions encaixaram outra...
-
Últimas Notícias
/ 3 dias atrásBrowns acabam com sequência dos Steelers sob muita neve
Na partida que abriu a semana 12 da NFL, os Browns venceram os Steelers...
Franquias NFL