Enfim chegamos à semana 18. A última da temporada regular de 2022/2023 da NFL. Infelizmente, em um clima tenso, com a gravíssima situação do safety Damar Hamlin, que teve que ser transportado às pressas para um hospital de Cincinnati para receber maiores cuidados médicos. Mesmo com a sua situação ainda crítica, a liga definiu dar continuidade ao calendário normal de jogos. Assim, teremos a definição das três últimas vagas nos playoffs, em alguns confrontos mais que diretos. Além disso, ainda existe a briga pela bye week em ambas as conferências. Confira, então, tudo sobre os jogos da NFL da semana 18:
A briga pelo Wild Card na AFC
O único time que depende apenas de suas próprias forças nos jogos da NFL da semana 18 é o New England Patriots. A equipe de Bill Belichick venceu os Dolphins no último final de semana e, com isso, ganhou o direito de ir à pós-temporada com mais uma vitória. Para isso, confia em sua fortíssima defesa e no jogo terrestre, liderado por Rhamondre Stevenson e Damien Harris. Do outro lado, um time mentalmente abalado, mas que volta para o conforto de sua torcida para ainda tentar alcançar a bye week. Os Bills certamente têm mais armas que os Patriots, resta saber o quanto estão preparados para um novo jogo de NFL.
Na cola dos Bills estão os Dolphins. O time da Florida vem de cinco derrotas consecutivas e perdeu o direito de controlar o seu próprio destino. Como se isso não bastasse, Tua Tagovailoa ainda sofre com os sintomas de concussão. Seu substituto direto, Teddy Bridgewater, quebrou um dos dedos da mão e não deve ter condições. Assim, os Dolphins devem ter Skylar Thompson no pocket. Seu adversário, os Jets, vivem situação parecida, com a diferença que o time de Robert Saleh não tem mais chances de playoffs. A única motivação por aqui é tentar eliminar um rival de conferência.
Por fim, com uma arrancada incrível, o Pittsburgh Steelers segue sonhando. O time de Mike Tomlin precisa vencer os Browns e contar com tropeços de Patriots e Dolphins, mas certamente é a equipe que atravessa o melhor momento entre os postulantes à vaga. Com Kenny Pickett melhorando a cada dia e o jogo terrestre fluindo, a equipe tem tudo para confirmar a campanha positiva em casa. Do outro lado, os já eliminados Browns que, assim como os Jets, lutam apenas para tirar um de seus maiores rivais do caminho dos playoffs. Para isso, confiam em um Deshaun Watson em evolução e o conhecido jogo terrestre de Nick Chubb.
As lutas pelos títulos de divisão
Jaguars e Titans fazem o confronto mais eletrizante entre os jogos da NFL da semana 18. As equipes não fazem campanhas espetaculares, mas há muita coisa envolvida na partida em Jacksonvile. Quem vencer está nos playoffs. O problema é que os Titans terão que jogar com Joshua Dobbs no pocket, o que não parece ser uma preparação ideal. Já os Jaguars estão mais completos e contam com a boa fase de Trevor Lawrence no pocket. Além disso, a defesa cresceu na hora certa e pode ser um grande diferencial. Olho também em Travis Etienne, que atravessa sua melhor fase na temporada.
Na AFC North, Bengals e Ravens lutam pelo título. Os Bengals, envolvidos na partida que causou a comoção com Damar Hamlin, também têm um aspecto emocional a lidar. Entretanto, Joe Burrow vem crescendo no pocket e dando mais fluidez ao ataque. Já os Ravens estão em um momento de altos e baixos, e dificilmente terão Lamar Jackson para a partida. Então, a equipe terá que se superar para vencer os rivais no Paycor Stadium.
A bye week no horizonte
Os Eagles atravessam um momento de instabilidade, mas com a volta de Jalen Hurts são favoritos diante dos Giants no Lincoln Financial Field. Basta apenas uma vitória para que a primeira posição se consolide. Assim, a equipe de Nick Sirianni não deve poupar esforços para atingir esse objetivo. Já os Giants estão motivadíssimos por voltarem aos playoffs, o que não acontecia há algum tempo. Daniel Jones e Saquon Barkley carregam a equipe, que tenta apenas atrapalhar o rival em seu objetivo.
Se os Eagles falharem, os 49ers são os primeiros da fila. O time de Kyle Shanahan teve alguma dificuldade diante dos Raiders, mas se recompôs a tempo e venceu na prorrogação. A expectativa é que a equipe de Santa Clara não tenha dificuldades na semana 18. Isso porque, além de eliminados, os Cardinals parecem estar à beira de mudanças. Kliff Kingsbury deve fazer o seu último jogo à frente do time de Glendale e a motivação não parece ser um fator por aqui.
Quem também tem chances na NFC são os Cowboys. Mas é necessário que Eagles e Niners percam para que o sonho da bye week seja concretizado com uma vitória. O time jogou para o gasto contra os Titans e precisa melhorar de rendimento para os playoffs. Do outro lado, os Commanders, do desligado Ron Rivera que, ao perder para os Browns na última semana, não sabia que o seu time havia sido eliminado matematicamente. A grande novidade fica por conta da escalação de Sam Howell no lugar de Carson Wentz, que fez uma partida pífia na última semana.
A “briga” pela pick 1
Os Texans, que atualmente lideram as escolhas do próximo draft, visitam os Colts e, por incrível que pareça, têm um certo favoritismo. Isso porque os Colts se desintegraram na temporada e vivem uma dúvida sobre qual será o quarterback da partida, visto que Nick Foles quebrou as costelas. De qualquer maneira, não deve ser um jogo muito agradável de se ver. O time de Indianapolis novamente terá Sam Ehlinger no pocket.
Os Bears, que estão na segunda posição no draft no momento, encaram os Vikings, já classificados e se qualquer interesse na rodada. A questão é que Justin Fields está machucado e não jogará na rodada. Nathan Peterman assume o pocket. Do outro lado, um time que joga pela honra após serem massacrados pelos Packers e que mais uma vez conta com a boa fase de Justin Jefferson para confirmar o favoritismo. Entretanto, não espere muito esforço dos Vikings.
A briga por playoffs na NFC
Atualmente na sétima posição, os Seahawks sabem que vão precisar torcer para chegarem aos playoffs. Mas, antes de tudo, é preciso bater os Rams. Com uma vitória, aliada à derrota dos Packers, os Seahawks estão na pós-temporada. Então, o lema de Pete Carroll é não desistir. Por outro lado, os Rams, assim como Jets e Browns, jogam para colocar água no chope de um dos seus principais rivais históricos. Mas o time tem importantes desfalques na defesa, como Aaron Donald.
Já Packers e Lions fazem um confronto direto por uma vaga. Caso ganhem mais cedo, os Seahawks eliminam os Lions da disputa, mas não pense que isso será a única motivação no jogo. Mesmo caso não tenham mais qualquer chance, os Lions jogam pela honra de não ver o principal rival nos playoffs. Só que eles vão precisar arranjar um jeito de parar Aaron Rodgers, que cresceu de produção na hora certa e vem liderando a equipe. Aliás, caso confirme a vaga, Green Bay certamente será um adversário indigesto na pós-temporada.
A última rodada na AFC West
Com a bye week bem próxima, os Chiefs visitam os Raiders, que não têm mais chances na temporada. A ideia de Patrick Mahomes e companhia é vencer o adversário deste final de semana para conseguir a semana de folga. Do outro lado, Jarrett Stidham deu uma boa dinâmica para o ataque do time de Las Vegas, mas isso não foi o suficiente para vencer os 49ers. Sem mais nada para disputar no campeonato, a ideia dos Raiders é apenas dificultar as coisas para os Chiefs.
Os resultados da última semana fizeram com que os Chargers assumissem a quinta posição na AFC. E, em caso de vitória, o time de Los Angeles enfrenta Jaguars ou Titans nos playoffs. Por isso, Justin Herbert deve acelerar o passo para fazer com que o seu time tenha, em tese, um caminho mais fácil na pós-temporada. Já os Broncos, que melhoraram na última semana, querem terminar em alta para carregar o momento para a próxima temporada. Russell Wilson tenta aprimorar a química com os seus companheiros para que a equipe já comece melhor em 2023. Mas não será uma tarefa fácil.
A NFC South apenas cumpre tabela
Para finalizar, os Falcons, já eliminados, recebem os Buccaneers, já garantidos como campeões da divisão. Ou seja, o jogo não vale absolutamente nada para ambos os lados. Inclusive, os Bucs devem poupar alguns de seus titulares. Já os Falcons fazem a última partida de uma temporada que foi até positiva, mas que acabou de maneira melancólica. O único ponto positivo é que Desmond Ridder está ganhando cada vez mais cancha e pode entrar na temporada 2023/2024 com mais experiência.
Saints e Panthers também fazem uma espécie de amistoso entre os jogos da NFL da semana 18. O time de Charlotte lutou muito, mas acabou sucumbindo para Tom Brady e os Bucs, que finalmente fizeram uma grande partida na última semana. Assim como os Falcons, a ideia é dar mais rodagem ao time, mirando a próxima temporada. Os Saints tiveram um ano difícil e, inclusive, podem partir para a opção de draftar um novo quarterback.
Rodada completa e transmissões dos jogos da NFL da semana 18
Kansas City Chiefs @ Las Vegas Raiders (07/01, 18h30) – Allegiant Stadium (Las Vegas) – ESPN 2
Tennessee Titans @ Jacksonville Jaguars (07/01, 22h15) – TIAA Bank Stadium (Jacksonville) – ESPN 2
Tampa Bay Buccaneers @ Atlanta Falcons (08/01, 15h) – Mercedes-Benz Stadium (Atlanta) – NFL Game Pass
New England Patriots @ Buffallo Bills (08/01, 15h) – Highmark Stadium (Orchard Park) – ESPN 2
Minnesota Vikings @ Chicago Bears (08/01, 15h) – Soldier Field (Chicago) – NFL Game Pass
Baltimore Ravens @ Cincinnati Bengals (08/01, 15h) – Paycor Stadium (Cincinnati) – ESPN 3
Houston Texans @ Indianapolis Colts (08/01, 15h) – Lucas Oil Stadium (Indianapolis) – NFL Game Pass
New York Jets @ Miami Dolphins (08/01, 15h) – Hard Rock Stadium (Miami) – NFL Game Pass
Carolina Panthers @ New Orleans Saints (08/01, 15h) – Caesars Superdome (New Orleans) – NFL Game Pass
Cleveland Browns @ Pittsburgh Steelers (08/01, 15h) – Acrisure Stadium (Pittsburgh) – NFL Game Pass
New York Giants @ Philadelphia Eagles (08/01, 18h25) – Lincoln Financial Field (Philadelphia) – ESPN 2
Dallas Cowboys @ Washington Commanders (08/01, 18h25) – FedEx Field (Washington) – ESPN 4
Los Angeles Chargers @ Denver Broncos (08/01, 18h25) – Empower Field at Mile High (Denver) – NFL Game Pass
Los Angeles Rams @ Seattle Seahawks (08/01, 18h25) – Lumen Field (Seattle) – NFL Game Pass
Arizona Cardinals @ San Francisco 49ers (08/01, 18h25) – Levi’s Stadium (Santa Clara) – NFL Game Pass
Detroit Lions @ Green Bay Packers (08/01, 22h20) – Lambeau Field (Green Bay) – ESPN 2
Quer saber o palpite de cada um dos nossos analistas para os jogos da NFL da semana 18? Então clique aqui e confira!