-
Por
Thiago Miguel
A NFL não para e, certamente, será um das suas melhores companhia na virada do ano. Estamos na semana 17 e ainda temos 2 vagas de playoffs abertas na AFC e outras 3 na NFC. Além disso, os times brigam pela importante semana de descanso nos playoffs. Nesta semana, temos confrontos diretos, jogos entre times da mesma divisão, desafios de líderes e também aquelas equipes que só querem se vestir de zebras. Então, emoção é o que não vai faltar. Confira, então, tudo sobre os jogos da NFL da semana 17:
Os divisionais cheios de pimenta
Dolphins e Patriots fazem um confronto mais que direto na briga por um lugar nos playoffs em Foxborough. Uma vitória pode inclusive colocar o time de Miami na pós-temporada nessa semana. Vitória dos Patriots permite que o time de Bill Belichick controle o próprio destino na última rodada. Em protocolo de concussão, Tua Tagovailoa dificilmente deve jogar, o que deve facilitar as coisas para Matthew Judon e a forte defesa dos Patriots. Entretanto, o time da casa não vence os rivais da Florida há quatro partidas. Ou seja, não faltam ingredientes para o jogo.
Outro confronto direto da rodada é entre Panthers e Buccaneers. O time de Charlotte ultrapassa os Bucs caso vença e, assim, entra na pós-temporada se também conseguir triunfar na última rodada. A grande arma do time é o jogo terrestre, formado por D’Onta Foreman e Chuba Hubbard. Inclusive, a linha defensiva dos Bucs teve enormes problemas para controlá-los no primeiro jogo. A equipe de Tampa tem visíveis problemas ofensivos. Tom Brady está longe de sua melhor forma e não consegue ser aquele quarterback dominante de outrora. Além disso, a defesa tem muitos desfalques, o que pouco ajuda no equilíbrio do time. De qualquer forma, espere uma partida muito física por aqui.
Os Packers renasceram sob o comando de Aaron Rodgers e se colocaram de vez na briga por uma vaga. A missão é difícil, mas passa por uma vitória em casa diante dos rivais Vikings. O time de Minneapolis, por sua vez, está classificado e tem mínimas chances de título da NFC. Para isso, precisaria ganhar os dois jogos e torcer por derrota dos Eagles nas duas partidas restantes. Mas, mais do que isso, existe o orgulho de colocar uma pá de cal no sonho do rival em ir para a pós-temporada após um ano turbulento.
Os divisionais agridoces
Dependendo dos resultados da rodada, esse jogo pode muito bem estar no tópico acima. Os Ravens, já classificados aos playoffs, recebem os Steelers, que ainda podem ter esperanças de pós-temporada caso os Patriots vençam os Dolphins e os Seahawks vençam os Jets. De qualquer maneira, o interesse maior em Pittsburgh parece ser manter a série invicta de Mike Tomlin, que jamais enfrentou uma temporada com recorde negativo em sua carreira. Do outro lado, a expectativa fica por conta de Lamar Jackson. O quarterback está muito tempo afastado e pode voltar nessa semana. Entretanto, os primeiros treinos não foram animadores e Tyler Huntley deve comandar o pocket novamente.
Os Jaguars vão até Houston com o claro objetivo de vencer e manter a liderança da divisão. O time de Trevor Lawrence vem em franca evolução e parece ser o melhor time da AFC South no momento. Inclusive, o quarterback vem fazendo um excelente segundo ano. Já os Texans estão animados por vencerem os Titans na última semana e querem atrapalhar outro concorrente aos playoffs agora. O cenário é o mesmo para Bears e Lions. O time de Detroit sofreu um duro golpe na última semana e precisa vencer se ainda quiser ter chances de playoffs. Para isso precisará ter de volta o seu forte jogo terrestre. Já os Bears apenas querem atrapalhar os rivais nesse objetivo.
Por fim, em grande crise, os Broncos, sem técnico e com claros problemas de relacionamento no elenco, visitam os Chiefs. Nathaniel Hackett foi demitido depois da humilhação em Los Angeles e a missão aqui parece ser evitar outro vexame. Já os Chiefs querem vencer para secar os Bills na segunda-feira e assumirem a liderança da conferência a uma rodada do fim da temporada regular. A principal arma para isso tem nome e sobrenome: Patrick Mahomes.
Os jogos de opostos
Os Titans recebem os Cowboys em um momento péssimo. O time de Nashville não vence há 5 jogos, perdeu a liderança para os Jaguars e está sem o quarterback titular Ryan Tannehill. Ou seja, terá que se superar para chegar à pós-temporada. Assim, os Titans dependem mais que nunca da força de Derrick Henry para carregar as defesas adversárias. O problema é que o rival dessa semana tem Micah Parsons, um dos candidatos a jogador defensivo do ano. Além disso, os Cowboys venceram os Eagles e têm uma mínima chance de vencerem a divisão. Por isso, um triunfo aqui é fundamental.
Um time que também passa por um período turbulento é o Indianapolis Colts. A equipe também vem de 5 derrotas e já testou todas as alternativas na posição de quarterback. A expectativa é que Sam Ehlinger ganhe uma nova chance. Do outro lado, uma vitória carimba o passaporte dos Giants para os playoffs. O time é superfavorito para o confronto e conta com Saquon Barkley para confirmar os prognósticos. A defesa também é um dos triunfos do time de Brian Daboll, que vem fazendo um bom trabalho.
Os 49ers são os mais quentes da NFL nesse momento. São 8 vitórias consecutivas que colocam o time como um dos grandes favoritos ao SuperBowl. Brock Purdy continua jogando bem e ele recebe ajuda tanto na parte ofensiva, com destaque para o ressurgimento de George Kittle, como na defesa, com Nick Bosa sendo o principal candidato a jogador defensivo do ano. Do outro lado, os Raiders, que vêm de mais uma frustração na temporada. O time de Derek Carr liderou a partida diante dos Steelers do quarto ao penúltimo minuto, mas tomou o touchdown da virada com apenas 46 segundos no placar. Ou seja, não veremos um time tão motivado por aqui.
Os jogos da NFL mais equilibrados da semana 17
Bills e Bengals fazem o melhor dos jogos da NFL da semana 17. O time de Orchard Park visita o adversário para manter vivo o sonho do bye nos playoffs, mas não será uma parada fácil. A equipe não fez um bom jogo diante os Bears na última semana e Josh Allen terá que subir o nível se quiser vencer. Do outro lado, um cenário parecido. Os Bengals foram muito bem no primeiro tempo contra os Patriots e deixaram de jogar no segundo, o que pode ser fatal diante de um bom time. Ou seja, todo cuidado é pouco nessa partida que pode ser definir o campeão da temporada regular da AFC.
Jets e Seahawks se enfrentam com um mesmo objetivo: ir aos playoffs. Quem vencer, alimenta o sonho. O derrotado pode pensar na temporada 2023. Os Seahawks vêm de 3 derrotas e precisam arranjar um jeito de vencer. Para isso, precisam que Geno Smith volte a jogar melhor. Kenneth Walker também deve ser importante. Do outro lado, os Jets terão a volta de Mike White, o que é um alívio, já que Zach Wilson foi muito mal no último jogo. O time também vem de três derrotas e precisa melhorar o jogo terrestre para ter chance.
O último jogo dessa série é Commanders x Browns. O time de Washington está na zona dos playoffs e tem mais interesse na partida. A questão é que Ron Rivera testou Carson Wentz no final do jogo contra os 49ers e o veterano quarterback foi bem. A escolha do treinador pode ter efeito decisivo na partida. Até porque os Browns possuem uma linha defensiva que pode incomodar qualquer adversário. Entretanto, o time de Deshaun Watson (que não vem jogando bem) já está eliminado. Ou seja, os Commanders precisam dar as cartas por aqui.
O restante da rodada
Os Falcons recebem os Cardinals em um dos jogos da NFL mais sem sal da semana 17. Os dois times estão eliminados de qualquer chance para irem aos playoffs e a partida deve ser um grande amistoso. Do lado do time de Arizona, pode ser uma das últimas partidas de Kliff Kingsbury, que tem problemas com Kyler Murray e deve deixar a equipe. Para os Falcons, o confronto serve para testar Desmond Ridder, calouro que deve comandar o pocket da equipe na próxima temporada.
O Philadelphia Eagles recebe os Saints com a dúvida sobre a participação de Jalen Hurts na partida. Por precaução, o quarterback tende a não jogar, mas o atleta já demonstrou a sua vontade de estar no campo. De qualquer forma, mesmo com Gardner Minshew no pocket, os Eagles seriam favoritos. Já os Saints ainda lutam pela vaga, mas precisam de uma série de combinações de resultados. O time mostrou alguma evolução diante dos Browns na última semana, mas não parece ser suficiente para desafiar o melhor time da liga na temporada.
Rams e Chargers fazem o “clássico de Los Angeles” no SoFi Stadium. Os Chargers carimbaram a vaga nos playoffs na última semana e estão empolgados. Justin Herbert e Austin Ekeler vêm carregando um time cuja defesa apresenta muitos altos e baixos. A ideia é vencer os Rams e tentar ficar no melhor lugar possível na classificação. Já os Rams jogam apenas pela honra e para evitar a pior campanha de um atual campeão da NFL no ano seguinte. A boa vitória contra os Broncos foi um indício de que a equipe ainda não largou totalmente a temporada.
Rodada completa e transmissões dos jogos da NFL da semana 17
Dallas Cowboys @ Tennessee Titans (29/12, 22h15) – Nissan Stadium (Nashville) – ESPN 2
Arizona Cardinals @ Atlanta Falcons (01/01, 15h) – Mercedes-Benz Stadium (Atlanta) – NFL Game Pass
Chicago Bears @ Detroit Lions (01/01, 15h) – Ford Field (Detroit) – NFL Game Pass
Jacksonville Jaguars @ Houston Texans (01/01, 15h) – NRG Stadium (Houston) – NFL Game Pass
Denver Broncos @ Kansas City Chiefs (01/01, 15h) – Arrowhead Stadium (Kansas City) – NFL Game Pass
Miami Dolphins @ New England Patriots (01/01, 15h) – Gillette Stadium (Foxborough) – ESPN 2
Indianapolis Colts @ New York Giants (01/01, 15h) – MetLife Stadium (New Jersey) – NFL Game Pass
New Orleans Saints @ Philadelphia Eagles (01/01, 15h) – Lincoln Financial Field (Philadelphia) – NFL Game Pass
Carolina Panthers @ Tampa Bay Buccaneers (01/01, 15h) – Raymond James Stadium (Tampa) – ESPN 4
Cleveland Browns @ Washington Commanders (01/01, 15h) – FedEx Field (Washington) – NFL Game Pass
San Francisco 49ers @ Las Vegas Raiders (01/01, 18h05) – Allegiant Stadium (Las Vegas) – RedeTV
New York Jets @ Seattle Seahawks (01/01, 18h05) – Lumen Field (Seattle) – ESPN 3
Minnesota Vikings @ Green Bay Packers (01/01, 18h25) – Lambeau Field (Green Bay) – ESPN 2
Los Angeles Rams @ Los Angeles Chargers (01/01, 18h25) – SoFi Stadium (Los Angeles) – NFL Game Pass
Pittsburgh Steelers @ Baltimore Ravens (01/01, 22h20) – M&T Bank Stadium (Baltimore) – ESPN 2
Buffalo Bills @ Cincinnati Bengals (01/01, 22h30) – Paycor Stadium (Cincinnati) – ESPN 2
Quer saber o palpite de cada um dos nossos analistas para os jogos da NFL da semana 17? Então clique aqui e confira!
Faça sua Busca
Leia mais
-
Últimas Notícias
/ 1 dia atrásBrowns acabam com sequência dos Steelers sob muita neve
Na partida que abriu a semana 12 da NFL, os Browns venceram os Steelers...
-
Últimas Notícias
/ 2 dias atrásJogos da NFL 2024 | Semana 12 – Tudo o que você precisa saber!
A semana 12 da NFL marca a chegada a dois terços da temporada regular....
-
Últimas Notícias
/ 4 dias atrásTexans dominam os Cowboys com um show de Joe Mixon
Na partida que encerrou a semana 11 da NFL, os Texans bateram os Cowboys...
-
Últimas Notícias
/ 5 dias atrásChargers somem no 2º tempo, mas se recuperam e batem Bengals
Na partida que encerrou o domingo, 17, de NFL, os Chargers venceram os Bengals...
Franquias NFL