É Natal na NFL! Nesta semana, as partidas se concentram no sábado, 24, enquanto teremos apenas três jogos no dia 25. Mas, nem por isso, a rodada será menos empolgante. São vários times lutando por uma vaga nos playoffs. Além disso, a briga pela bye week na AFC entre Bills, Chiefs e Bengals ganha mais um capítulo interessante. Na NFC, os Eagles, provavelmente sem Jalen Hurts, terão que enfrentar os Cowboys e podem ver os rivais se aproximarem. Confira, então, tudo sobre os jogos da NFL da semana 16:
A luta direta por playoffs
Jets e Jaguars abrem a semana do Natal em um dos jogos mais empolgantes da NFL na semana 16. Com chances reais de playoffs, os Jaguars precisam manter a caça aos Titans e uma vitória, aliada a um tropeço do time de Nashville, coloca a equipe da Florida na ponta da divisão. Para isso, o time conta com a boa fase de Trevor Lawrence, que vem brilhando nas últimas semana. Já os Jets perderam terreno com as duas derrotas consecutivas e não têm outro caminho que não seja a vitória. O time mais uma vez terá Zach Wilson no pocket. Ou seja, teremos o confronto entre o primeiro e o segundo selecionado no draft de 2021. Para vencer os Jaguars, a defesa dos Jets precisa voltar a aparecer.
Os Lions certamente estão entre os times mais quentes da NFL no momento. Nesse cenário, eles desafiam os Panthers em Charlotte por uma vitória que finalmente pode finalmente colocar o time de Detroit entre os classificados. Jared Goff vem jogando bem e com segurança. Além disso, a defesa subiu de nível e vem carregando a equipe. Do outro lado, os Panthers vêm de uma frustração ao perderem para os Steelers e desperdiçarem a chance de assumir a liderança da divisão. Entretanto, a equipe tem uma nova chance e não pode falhar dessa vez. Mas a missão parece ainda mais complicada.
Aaron Rodgers parece ter acordado. E isso significa que os Packers ainda estão vivos, e brigando pelos playoffs. Entretanto, tudo passa por uma vitória nesse final de semana. O time vem melhorando semana a semana, mas encara um difícil compromisso para se manter vivo. Para vencer os Dolphins, é preciso que o veterano quarterback esteja inspiradíssimo e conte com a força de AJ Dillon e Aaron Jones por via terrestre. Já os Dolphins vêm de três derrotas e precisam de uma resposta urgente. O time vem caindo na tabela e já está na sétima colocação da AFC. Portanto, uma vitória aqui é mais que fundamental. Para isso, Tua Tagovailoa conta com Tyreek Hill e Jaylen Waddle.
Enquanto tem bambu, tem flecha
Se existe briga direta pelos playoffs, também existem aqueles times que sonham com a vaga de maneira mais distante. Os Browns venceram os Ravens no último final de semana e ainda nutrem uma pequena esperança de pós-temporada. Para isso, uma vitória diante dos Saints é obrigatória e o time conta com o desenvolvimento de Deshaun Watson para isso. Já o time de New Orleans é um dos três perseguidores dos Bucs pelo título da divisão e somente mantém o sonho se vencer em Cleveland. Para isso, conta com a inspiração de Alvin Kamara e alguns reforços em sua agora mais saudável defesa.
Raiders e Steelers estão exatamente na mesma situação que os Browns. A classificação é bastante difícil, mas quem ganhar no Sunday Night Football permanece com chances. Os Raiders conseguiram uma vitória surreal diante dos Patriots no último final de semana. Além disso, contam com a volta de Darren Waller para dar mais armas ao ataque de Derek Carr. Já os Steelers foram buscar uma boa vitória contra os Panthers em Charlotte, quando dominaram a partida do início ao fim. A volta de Kenny Pickett também é uma ótima notícia para um ataque que começa a mostrar as suas garras em jardas terrestres. A partida tem tudo para ser uma ótima companhia para a sua ceia de Natal.
Os favoritaços da rodada de Natal
Os Bills vão até Chicago com um enorme favoritismo nas costas. Dentre os líderes da AFC, o time de Buffalo tem aparentemente o jogo mais fácil e quer confirmar a vantagem. Além disso, o time vem de uma sequência de 5 vitórias e tem tudo para manter o bom momento. Do outro lado, uma equipe que vive momento exatamente oposto. Os Bears carregam sete derrotas consecutivas e já pensam em 2023. Assim, é bastante possível que a equipe de Chicago comece a fazer alguns ajustes já pensando na próxima temporada.
Com um favoritismo menor, mas também com alto grau de confiabilidade na rodada, os Chiefs recebem os Seahawks no Arrowhead Stadium. O time de Patrick Mahomes jogou com muita displicência contra os Texans, mas ainda assim conseguiu a vitória na prorrogação e confirmou o título da AFC West. Agora, a luta é pela bye week. Do outro lado, os Seahawks chegam após perder os últimos dois jogos e a posição de classificação para os playoffs. Além disso, estão sem Tyler Lockett, que quebrou um dos dedos da mão. Assim, o time de Pete Carroll terá que se superar muito para arrancar uma vitória de Kansas City.
Por fim, os embalados Chargers vão até Indianapolis para desafiar os Colts, que chegam para o jogo após sofrerem a maior virada da história da NFL. O time de Los Angeles não empolga, mas tem sido bem competente para fechar os jogos e, por isso, parece ser o favorito para ficar com uma das vagas de wild card na AFC. Já os Colts, se pudessem, nem jogariam mais nessa temporada. Não há como explicar o desperdício de uma vantagem de 33×0. Para piorar, o principal jogador da equipe, Jonathan Taylor, não deve mais jogar no ano. Ou seja, há poucas boas notícias por aqui no que deve ser um dos jogos da NFL da semana 16 menos empolgantes.
As renas de Natal que podem se disfarçar de zebras
Quando você olha para Ravens e Falcons, imagina que pode ser um passeio do time de Baltimore, que joga em casa. Mas o ponto é que Lamar Jackson ainda pode não estar pronto para jogar e os Ravens fizeram apenas três pontos diante dos Browns na última rodada. Assim, a equipe precisará usar o jogo terrestre para pontuar com mais facilidade. Do outro lado, os Falcons sofreram muito no início do jogo contra os Saints, mas fizeram ajustes e estiveram próximos de vencer no final da partida. Assim, a tendência é que o time jogue ainda melhor neste final de semana.
Os Titans recebem os Texans. E só por essa frase já era de se imaginar uma vitória do time de Nashville. Só que o time de Mike Vrabel vem de quatro derrotas seguidas, demissão do General Manager e, como se não bastasse, Ryan Tannehill sofreu uma forte torção no tornozelo contra os Chargers, o que coloca o seu status para o jogo em dúvida. Além disso, os Texans só venceram um jogo na competição, mas vêm de bons jogos contra Cowboys e Chiefs, perdendo apenas no minuto final e na prorrogação, respectivamente. Não se assuste se o time de Houston sair com a vitória diante de seu rival de divisão no que é um dos jogos da NFL da semana 16 com maiores chances de zebra.
Parece exagero dizer que os Cardinals podem aprontar para cima dos Buccaneers. Porém, se Colt McCoy se recuperar da concussão e for para o jogo, essa hipótese parece bem factível. O time de Glendale não tem mais chances de playoffs, mas possui boas armas nos dois lados da bola, o que pode complicar o time de Tampa. Além disso, os Bucs não conseguem fazer um jogo uniforme. O maior exemplo disso é a última partida, quando o time abriu 17×0 sobre os Bengals e sofreu uma incrível virada para 34×23. Então, tudo é possível no StateFarm Stadium. Uma derrota seria desastrosa para as aspirações dos Bucs em relação a playoffs, mas o time não é nada confiável nesse momento.
Os grandes jogos da rodada
Depois de tomarem um enorme susto na última semana, os Vikings recebem os Giants por um jogo mais tranquilo. A equipe de Kirk Cousins já é a campeã da NFC North, mas tem os 49ers na cola e, por isso, precisa de vitórias para seguir à caça dos Eagles ou, no mínimo, garantir o segundo lugar da conferência. Mais uma vez, o time confia na ótima temporada de Justin Jefferson. Dalvin Cook também será importante. Do outro lado, os Giants estão mais tranquilos e, se vencerem os Vikings, dão um passo enorme rumo à pós-temporada. A parada é difícil, mas a boa fase de Saquon Barkley é motivo suficiente para os torcedores acreditarem.
Pressionados, os Patriots precisam vencer os Bengals para seguirem na luta por uma vaga na pós-temporada. O time de Bill Belichick desperdiçou uma partida ganha diante dos Raiders em Las Vegas e agora precisa correr atrás do prejuízo. Por outro lado, Joe Burrow cresce de produção a cada semana e os Bengals mostram resiliência durante as partidas, algo fundamental para as equipes que pensam em uma corrida ao SuperBowl. Entretanto, os desfalques na defesa podem ser um problema. Jogo de detalhes em Foxborough.
Eagles e Cowboys fazem um dos grandes jogos da NFL da semana 16. Os líderes da NFC se preocupam com a lesão de Jalen Hurts. O quarterback está com um problema no ombro e sua escalação é considerada improvável. Entretanto, os Eagles contam com o retorno de Dallas Goedert, o que deve ser uma boa notícia para Gardner Minshew, o provável titular. Já os Cowboys tentam apagar a má impressão deixada após a derrota para os Jaguars. O time tinha uma confortável vantagem de 27×10 e acabou sucumbindo à reação do time da Florida. Dak Prescott precisa jogar melhor para dar mais chances de triunfo ao seu time.
Para fechar a rodada
Os 49ers, liderados por Brock Purdy, recebem os Commanders e tentam se aproximar dos Vikings na luta pela segunda posição na tabela. O time vive uma grande fase e sua defesa atualmente é uma das mais temidas da liga. Some-se a isso um ataque com Christian McCaffrey e George Kittle em boa fase e temos, provavelmente, o melhor time da NFL no momento. Do outro lado, os Commanders tentam a vitória para continuarem na luta pelos playoffs e podem finalmente ter o retorno de Chase Young. De qualquer forma, será preciso mostrar um nível melhor para ter qualquer chance em Santa Clara.
Por fim, o jogo entre as duas maiores decepções da temporada. Russell Wilson e os Broncos vão a Los Angeles para encarem os atuais campeões, Rams. O time de Denver venceu na última semana, mas a temporada está longe de ser sequer razoável. Resta, então, fazer testes mirando o próximo ano. Os Rams são uma verdadeira tragédia. O time simplesmente implodiu de um ano para o outro e está à beira de ser o campeão com pior campanha da história no ano seguinte. Para impedir isso, Sean McVay terá que arranjar um jeito de vencer os três últimos jogos, o que parece uma missão quase impossível nesse momento.
Rodada completa e transmissões dos jogos da NFL da semana 16
Jacksonville Jaguars @ New York Jets (22/12, 22h15) – MetLife Stadium (New Jersey) – ESPN 2
Atlanta Falcons @ Baltimore Ravens (24/12, 15h) – M&T Bank Stadium (Baltimore) – NFL Game Pass
Detroit Lions @ Carolina Panthers (24/12, 15h) – Bank of America Stadium (Charlotte) – NFL Game Pass
Buffalo Bills @ Chicago Bears (24/12, 15h) – Soldier Field (Chicago) – NFL Game Pass
New Orleans Saints @ Cleveland Browns (24/12, 15h) – FirstEnergy Stadium (Cleveland) – NFL Game Pass
Seattle Seahawks @ Kansas City Chiefs (24/12, 15h) – Arrowhead Stadium (Kansas City) – NFL Game Pass
New York Giants @ Minnesota Vikings (24/12, 15h) – US Bank Stadium (Minneapolis) – ESPN 3
Cincinnati Bengals @ New England Patriots (24/12, 15h) – Gillette Stadium (Foxborough) – ESPN 2
Houston Texans @ Tennessee Titans (24/12, 15h) – Nissan Stadium (Nashville) – NFL Game Pass
Washington Commanders @ San Francisco 49ers (24/12, 18h05) – Levi’s Stadium (Santa Clara) – ESPN 4
Philadelphia Eagles @ Dallas Cowboys (24/12, 18h25) – AT&T Stadium (Arlington) – ESPN 2
Las Vegas Raiders @ Pittsburgh Steelers (24/12, 22h15) – Acrisure Stadium (Pittsburgh) – ESPN 2
Green Bay Packers @ Miami Dolphins (25/12, 15h) – Hard Rock Stadium (Miami) – NFL Game Pass
Denver Broncos @ Los Angeles Rams (25/12, 18h30) – SoFi Stadium (Los Angeles) – NFL Game Pass
Tampa Bay Buccaneers @ Arizona Cardinals (25/12, 22h20) – StateFarm Stadium (Glendale) – ESPN 2
Quer saber o palpite de cada um dos nossos analistas para os jogos da NFL da semana 16? Então clique aqui e confira!