E chegamos à reta final da temporada 2022/2023 da NFL. Nesta semana, teremos alguns confrontos decisivos na luta pelos playoffs. Além disso, na AFC a luta é também pela bye week nos playoffs. Bills, Chiefs, Ravens e Bengals lutam por essa condição. Já na NFC, os Eagles tentam já garantir o benefício do descanso na pós-temporada. Mas Vikings e Cowboys, seus principais perseguidores, têm jogos relativamente fáceis na rodada. Por fim, muitos quarterbacks backups irão para jogo, visto que as lesões se acumulam semana a semana. Confira, então, tudo sobre os jogos da NFL da semana 15:
A briga pelo topo
Bills e Dolphins fazem provavelmente o melhor dos jogos da NFL da semana 15. Os Bills vêm de vitórias consecutivas, recuperaram a liderança da conferência e tentam dar o troco da derrota do início da temporada. Para isso, contam com a conexão entre Josh Allen e Stefon Diggs, que segue sendo a principal arma da equipe. Outra opção é Cole Beasley, que está de volta à equipe. Já os Dolphins estão em momento de baixa e precisam abrir o olho para não se complicarem pelos playoffs. Tyreek Hill e Jaylen Waddle lutam contra problemas físicos, mas devem ir para a partida, mesmo com a semana mais curta.
Titans e Chargers, dois times que também na luta pelos playoffs, fazem um bom jogo em Los Angeles. O time de Nashville ainda parece tranquilo na liderança da AFC South. Entretanto, uma nova derrota, somada a uma vitória dos Jaguars, faz com que o time aperte o botão de alerta. Os Chargers estão em uma tensa batalha com Patriots, Jets e Dolphins pelos playoffs e precisam vencer de qualquer maneira. A boa notícia é que a equipe está cada vez mais saudável e tem em Keenan Allen e Mike Williams duas das suas mais importantes armas.
Seahawks e 49ers abrem a rodada nesta quinta-feira, 15, em um clássico que promete ser quente. Brock Purdy vem dando show e já parece perfeitamente adequado ao sistema de Kyle Shanahan. A má notícia é a ausência de Deebo Samuel, que está com lesões no tornozelo e joelho. Já os Seahawks sofreram muito no último final de semana com a ausência de Kenneth Walker, que é dúvida novamente. Para vencer os 49ers, Geno Smith precisará ser quase perfeito, o que esteve longe de acontecer na derrota para os Panthers.
Enquanto um sonha, o outro cumpre tabela
Os Vikings sofreram um inesperado revés para os Lions na última rodada, mas o sonho do título da temporada regular permanece vivo em Minneapolis. Para isso, o time precisará vencer nessa semana. As principais esperanças estão depositadas em Justin Jefferson e Dalvin Cook. Do outro lado, um Indianapolis Colts perdido e que parece apenas esperar a temporada acabar. O principal diferencial da equipe é Jonathan Taylor, que não vem fazendo uma boa temporada, atrapalhado por lesões.
Com problemas com seus dois principais quarterbacks, o Baltimore Ravens tenta uma nova vitória heroica contra um de seus rivais da AFC North. O time bateu os Steelers, em Pittsburgh, no último final de semana, e tenta fazer a mesma coisa, agora diante dos Browns. Lamar Jackson e Tyler Huntley estão lesionados e podem não jogar. Assim, Anthony Brown assumiria o pocket. Os Browns parecem apenas cumprir tabela. Deshaun Watson evolui em um ritmo muito lento e as vitórias devem mesmo ficar para a próxima temporada. O time também tem problemas físicos e um exemplo disso é Jeremiah Owusu-Koramoah, que está na Injury Reserve.
Os Panthers, com um jogo terrestre bem afinado, recebem os Steelers em Charlotte e veem com bons olhos a aproximação aos Bucs. O time pode, inclusive, assumir a liderança da divisão em caso de vitória e, por isso, a torcida está empolgada com a improvável chance de jogar os playoffs. Já os Steelers estão à beira da primeira temporada negativa da carreira de Mike Tomlin e evitar isso parece ser a única motivação no momento. Entretanto, caso Kenny Pickett não jogue, por concussão, essa tarefa fica quase impossível, visto que Mitchell Trubisky acumula turnovers.
Altas chances de você perder o seu tempo se…
Assistir Saints e Falcons. Embora os Falcons ainda tenham chances de ir aos playoffs como campeões da divisão, o time viu Marcus Mariota se lesionar e, com isso, o inexperiente Desmond Ridder assume o pocket. Assim, as chances de termos alguns erros normais de calouro são grandes por aqui. Do outro lado, a situação não é muito melhor, com a diferença que Andy Dalton já está há um bom tempo na liga. Os Saints também têm chances matemáticas de playoffs, mas precisam desesperadamente da vitória. É um jogo para premiar quem errar menos.
Broncos e Cardinals também tendem a fazer um jogo nada atrativo. Russell Wilson teve uma concussão na derrota para os Chiefs e sua presença na partida é dúvida. Caso não possa atuar, Brett Rypien assume o pocket, o que não parece ser uma boa ideia. Pela frente, os Cardinals, que não terão Kyler Murray, com o ligamento cruzado anterior do joelho rompido. O time tem pouquíssimas chances de playoffs e precisa ganhar para não ser eliminado já. A cada semana que passa, DeAndre Hopkins parece ser a estrela solitária da equipe.
Os Packers recebem os Rams no Lambeau Field no encerramento da semana 15. A partida tinha tudo para ser um jogaço, mas os dois times não fazem boa campanha. O time da casa conta com um Aaron Rodgers baleado e um ataque que não rende. A expectativa fica por conta da condição física de Aaron Jones, que também batalha contra problemas. Já os Rams tiveram um sopro de felicidade com a chegada de Baker Mayfield, que conduziu o time em um brilhante drive da vitória diante dos Raiders. Aaron Donald ainda é dúvida e não deve atuar, o que deve dificultar as coisas para o visitante.
Cheiro de passeio
Os Eagles visitam os Bears com um status de superfavorito. O time de Nick Sirianni atropelou os rivais Giants no último final de semana e têm tudo para repetir a dose. Jalen Hurts está voando e hoje parece ser o principal candidato a MVP. Além disso, o jogo terrestre e a defesa funcionam e colocam o time da Pensilvânia como favorito ao SuperBowl nesse momento. Do outro lado, um time que pensa em 2023. Justin Fields até apresenta evolução, mas não tem armas suficientes no ataque. Assim, os Bears parecem mesmo se contentam com uma melhor posição no draft.
Patrick Mahomes e o Kansas City Chiefs vão até Houston para desafiarem os Texans. O time se complicou sozinho diante dos Broncos no último final de semana após abrir 27×0 e não quer repetir a dose diante do fraco adversário. Para isso, o fantástico quarterback precisa reduzir os turnovers e converter as oportunidades com mais precisão. Já os Texans lutaram muito contra os Cowboys na última rodada e chegaram a estar perto da vitória, mas o time não teve forças no fim e acabou sucumbindo diante do adversário do Texas.
Aliás, falando em Texas, os Cowboys visitam os Jaguars na partida em que há maior potencial de zebra dentre essas três. Dak Prescott esteve muito errático na última rodada e, se repetir a dose, o time pode não conseguir se recuperar diante de um adversário mais qualificado. Já os Jaguars veem Trevor Lawrence em seu melhor momento. Confiante, o quarterback vem tirando bons passes e carregando o jogo aéreo de sua equipe. Além disso, a defesa parece ter melhorado e o time está empolgado com a possibilidade de desafiar os Titans pelo título da divisão.
Os jogos mais intrigantes da NFL da semana 15
Jets e Lions fazem uma partida muito interessante. As duas equipes lutam pelos playoffs e a partida deve ser muito brigada em New York. Os Jets têm Mike White como principal problema. O quarterback levou uma pancada muito forte nas costelas e pode não atuar. Joe Flacco jogou um único snap diante dos Bills e cometeu um fumble lamentável. Com Zach Wilson queimado diante do elenco, Robert Saleh pode ser ver numa sinuca de bico. E isso diante de um adversário que está voando no momento. Os Lions têm uma linha ofensiva competente, um jogo terrestre muito forte e agora uma importante arma no jogo aéreo em Jameson Williams. Assim, o time de Detroit se coloca como um dos mais quentes times da NFL no momento.
Os Raiders tentam conter a frustração da última rodada após perderem para os Rams de maneira inacreditável. O time tem pouquíssimas chances de playoffs e, para vencer, precisam de Josh Jacobs e Davante Adams inspirados. Do outro lado, uma defesa fortíssima, mas um ataque que ainda está devendo. Mas não há nada mais Bill Belichick que isso. E, assim, os Patriots estão na zona dos playoffs. Com uma conferência tão disputada, a vitória é fundamental por aqui.
Por fim, os Buccaneers estão altamente pressionados após a surra que levaram dos 49ers e a aproximação de seus rivais na NFC South. Assim, Tom Brady e seus companheiros precisam dar uma resposta à sua torcida. O time ainda tem muitos problemas físicos na defesa e isso pode ser fatal diante de um quarterback como Joe Burrow. Aliás, ele vem crescendo de produção a cada rodada e colocando os Bengals mais uma vez na luta pela liderança da AFC. Mesmo longe de casa, os Bengals parecem favoritos para a partida na Florida.
Rodada completa e transmissões dos jogos da NFL da semana 15
San Francisco 49ers @ Seattle Seahawks (15/12, 22h15) – Lumen Field (Seattle) – ESPN 2
Indianapolis Colts @ Minnesota Vikings (17/12, 15h) – US Bank Stadium (Minneapolis) – ESPN 2
Baltimore Ravens @ Cleveland Browns (17/12, 18h30) – FirstEnergy Stadium (Cleveland) – ESPN 2
Miami Dolphins @ Buffalo Bills (17/12, 22h15) – Highmark Stadium (Orchard Park) – ESPN 2
Atlanta Falcons @ New Orleans Saints (18/12, 15h) – Caesars Superdome (New Orleans) – NFL Game Pass
Pittsburgh Steelers @ Carolina Panthers (18/12, 15h) – Bank of America Stadium (Charlotte) – NFL Game Pass
Philadelphia Eagles @ Chicago Bears (18/12, 15h) – Soldier Field (Chicago) – NFL Game Pass
Kansas City Chiefs @ Houston Texans (18/12, 15h) – NRG Stadium (Houston) – NFL Game Pass
Dallas Cowboys @ Jacksonville Jaguars (18/12, 15h) – TIAA Bank Stadium (Jacksonville) – ESPN 2
Detroit Lions @ New York Jets (18/12, 15h) – MetLife Stadium (New Jersey) – ESPN 3
Arizona Cardinals @ Denver Broncos (18/12, 18h05) – Empower Field at Mile High (Denver) – NFL Game Pass
New England Patriots @ Las Vegas Raiders (18/12, 18h05) – Allegiant Stadium (Las Vegas) – NFL Game Pass
Tennessee Titans @ Los Angeles Chargers (18/12, 18h25) – SoFi Stadium (Los Angeles) – ESPN 4
Cincinnati Bengals @ Tampa Bay Buccaneers (18/12, 18h25) – Raymond James Stadium (Tampa) – ESPN 2
New York Giants @ Washington Commanders (18/12, 22h20) – FedEx Field (Washington) – ESPN 2
Los Angeles Rams @ Green Bay Packers (19/12, 22h15) – Lambeau Field (Green Bay) – ESPN 2
Quer saber o palpite de cada um dos nossos analistas para os jogos da NFL da semana 15? Então clique aqui e confira!