Entramos no mês de dezembro e a NFL chega à sua semana 13. A partir de agora, não há mais espaço para erros se os times quiserem estar nos playoffs. Além disso, os jogadores tentam subir de nível para se aproximarem dos prêmios individuais. Nesta rodada, vários atletas retornam às suas antigas casas, em reencontros amistosos (ou nem tanto) com suas torcidas recentes. Nesta semana, apenas Cardinals e Panthers descansam. Ou seja, não irá faltar emoção. Confira, então, tudo sobre os jogos da NFL da semana 13:
Os candidatos a lei do ex
Depois de um longo tempo e incontáveis polêmicas, ele está de volta. Deshaun Watson finalmente fará a sua estreia na temporada 2022/2023 da NFL, em uma das histórias mais intrigantes dos jogos da NFL da semana 13. E ele faz a sua reestreia na liga justamente em Houston, onde iniciou a sua carreira. Os Browns ainda sonham com playoffs e precisam vencer. Já os Texans, com Kyle Allen no pocket, apenas querem comemorar a chegada do novo ano para garantir a primeira posição no draft em 2023. O time de Cleveland é bastante favorito aqui, mas deverá enfrentar um estádio bastante hostil pela frente.
Quem joga ao lado de sua nova torcida contra seu antigo time é AJ Brown. Os Eagles recebem os Titans com o seu wide receiver sendo a principal arma ofensiva do time. Aliás, este deve ser um dos grandes jogos da rodada, visto que os Eagles estão cedendo muitas jardas terrestres sem Jordan Davis e enfrentarão Derrick Henry pela frente. Por outro lado, Jalen Hurts continua inspirado e tende a ser um fator. Promessa de jogão na Pensilvânia.
Quem volta à antiga casa é Jeff Wilson. Agora nos Dolphins, ele enfrenta o San Francisco 49ers em Santa Clara, no que promete ser um dos principais jogos da rodada. O time de Miami segue sem perder quando Tua Tagovailoa inicia e termina uma partida, mas terá talvez o seu principal desafio à essa escrita. Já os Niners estão apreensivos com a situação física de Christian McCaffrey, que diz ter sentido o joelho na partida diante dos Saints e pode não atuar. Por outro lado, a defesa cresce a cada semana e deve complicar o jogo para Tyreek Hill e Jaylen Waddle.
Tudo mundo conta com eles fora, mas…
Os Falcons recebem os Steelers com os dois times em situação bastante similar. Ambos ainda sonham com playoffs, mas a margem de erro é de praticamente zero. Os Falcons perderam para os Commanders no último final de semana em uma partida bastante acirrada. Marcus Mariota acabou interceptado no drive final e a vitória escapou entre os dedos. Já os Steelers conseguiram uma importante vitória diante dos Colts e ainda seguem vivos. A defesa provocou turnovers de Matt Ryan e, além disso, Kenny Pickett fez o seu melhor jogo e mostrou desenvolvimento. Partida bastante interessante e decisiva para ambas as equipes.
Já os Lions recebem os Jaguars em casa. O time de Detroit fez um bom jogo diante dos Bills no Thanksgiving e quer manter o bom momento, com um resultado diferente. Para isso, conta com a excelente fase de Jamaal Williams. Já os Jaguars vêm do que foi provavelmente o melhor jogo de Trevor Lawrence na liga. O time venceu os Ravens e certamente está empolgado com a fase. Assim como em Falcons x Steelers, quem vencer aqui ainda sonha com pós-temporada. O perdedor dá adeus à competição.
Os Bucs recebem os Saints no Monday Night Football com pouca coisa a comemorar. Quando parecia que o time iria engrenar, os Buccaneers perderam para os Browns no último final de semana e voltaram à estaca zero. De qualquer maneira, ainda são líderes da NFC South e precisam manter essa condição. Do outro lado, enfrentam um Saints que não pontuou diante dos 49ers e possuem claros problemas no ataque com Andy Dalton. Mas por conta da má campanha dos Bucs, os Saints ainda sonham com a classificação para os playoffs e, por isso, precisam vencer a partida diante de um adversário que lhes traz boas recordações recentes.
Os grandes jogos da rodada
Patriots e Bills abrem a rodada em um confronto eletrizante em Foxborough. Com a divisão bastante embolada, uma vitória é fundamental, mas a rivalidade é grande. Os Patriots vêm de derrota diante dos Vikings no Thanksgiving. Já os Bills bateram os Lions com muita dificuldade no mesmo dia. A conexão entre Josh Allen e Stefon Diggs pode ser um fator, mas a ausência de Von Miller pode favorecer o jogo terrestre dos Patriots. Jogo de muitas alternativas por aqui.
Os Vikings, ainda à caça dos Eagles, recebem os Jets em um jogo bem interessante. Kirk Cousins continua liderando a sua equipe com competência e uma vitória pode inclusive carimbar o título da divisão. Para isso, ele conta com Justin Jefferson e Dalvin Cook como principais armas do ataque. Pela frente, um Jets que produziu muito bem com Mike White e passou por cima diante de um Bears que se mostra cada vez mais fraco. Entretanto, o nível de exigência é maior dessa vez.
Os Bengals se saíram muito bem da revanche do jogo Divisional dos playoffs ao vencerem os Titans na última semana. Agora, eles recebem os Chiefs no que será a revanche da final da AFC. O time vem embalado pela vitória sobre os líderes da AFC South e pode ter o retorno de Ja’Marr Chase. Entretanto, Joe Mixon segue fora. Já os Chiefs vêm de 4 vitórias consecutivas e querem ratificar a liderança. JuJu Smith-Schuster tem chances de retorno. De qualquer forma, Patrick Mahomes parece determinado a garantir a semana de bye para o seu time.
Os confrontos divisionais da rodada
Ainda provavelmente sem Justin Fields, os Bears recebem os Packers em clima de ano novo. O time vem de 5 derrotas consecutivas e tenta reverter a história da temporada diante de seu maior rival. Entretanto, a tarefa não será muito fácil. Isso porque uma derrota significa o fim de uma temporada melancólica para os Packers. Aaron Rodgers confirmou que está com uma lesão no polegar, mas adiantou que não há nenhuma possibilidade de não jogar neste final de semana. O time deve contar com a dupla de running backs formada por AJ Dillon e Aaron Jones para tentar a vitória.
Giants e Commanders fazem um confronto bastante quente em New York. Além de rivais, a partida vale um lugar bastante importante na luta por uma vaga nos playoffs. Assim, o jogo deve envolver fortes emoções. Os Giants vêm de 3 derrotas nos últimos 4 jogos e Saquon Barkley parece ter perdido um pouco de potência, o que reflete diretamente na produção do ataque. Os Commanders, pelo contrário, vêm de 6 vitórias nos últimos 7 jogos e estão super motivados. Chase Young pode fazer o seu retorno.
Seahawks e Rams duelam em momentos opostos. O time de Pete Carroll luta pelos playoffs e precisa de uma vitória no SoFi Stadium para retomar o seu caminho. Para isso, conta com o calouro Kenneth Walker e com um jogo melhor de Geno Smith para vencer. Já os Rams não terão Aaron Donald para o jogo. Matthew Stafford é outro que não joga e, então, o time está repleto de problemas. Os atuais campeões se veem em uma estranha situação de não serem os favoritos dentro de sua própria casa.
Os jogos da NFL da semana 13 mais intrigantes
Russell Wilson e seus companheiros, que não se esforçaram nem para ir na festa de aniversário do quarterback, vão até Baltimore para desafiar os Ravens. A temporada parece ter acabado para o time de Denver, mas a equipe precisa jogar, pelo menos, pela sua honra. Os Ravens vêm de uma derrota decepcionante para os Jaguars e não podem errar novamente. Para isso, precisam de um melhor jogo de seu ataque. O time de Lamar Jackson é favorito, mas a forte defesa dos Broncos costuma não perdoar os erros adversários.
Os Raiders vivem o seu melhor momento na competição. Josh Jacobs vem de uma partida de mais de 300 jardas de scrimmage e Derek Carr parece ter melhorado um pouco. Assim, diante de um rival de divisão, a equipe de Las Vegas pode ganhar ainda mais motivação. Os Chargers literalmente arrancaram uma vitória sobre os Cardinals e seguem vivos na luta pelos playoffs. Justin Herbert vem conseguindo contornar os desfalques no ataque e ganhando partidas importantes. Promessa de um bom jogo no Allegiant Stadium.
O Sunday Night Football é entre Cowboys e Colts e o time de Dallas é bastante favorito para o confronto. Uma vitória praticamente sela a vaga para os playoffs e Micah Parsons e companhia estão com esse objetivo em mente. Do outro lado, os Colts perderam para os Steelers e praticamente deram adeus às disputas. A boa notícia é que Jonathan Taylor vem melhorando gradativamente e projetando uma temporada de 2023/2024 ainda melhor.
Rodada completa e transmissões dos jogos da NFL da semana 13
Buffalo Bills @ New England Patriots (01/12, 22h15) – Gillette Stadium (Foxborough) – ESPN 2
Pittsburgh Steelers @ Atlanta Falcons (04/12, 15h) – Mercedes-Benz Stadium (Atlanta) – NFL Game Pass
Denver Broncos @ Baltimore Ravens (04/12, 15h) – M&T Bank Stadium (Baltimore) – NFL Game Pass
Green Bay Packers @ Chicago Bears (04/12, 15h) – Soldier Field (Chicago) – ESPN 4
Jacksonville Jaguars @ Detroit Lions (04/12, 15h) – Ford Field (Detroit) – NFL Game Pass
Cleveland Browns @ Houston Texans (04/12, 15h) – NRG Stadium (Houston) – NFL Game Pass
New York Jets @ Minnesota Vikings (04/12, 15h) – US Bank Stadium (Minneapolis) – NFL Game Pass
Washington Commanders @ New York Giants (04/12, 15h) – MetLife Stadium (New Jersey) – NFL Game Pass
Tennessee Titans @ Philadelphia Eagles (04/12, 15h) – Lincoln Financial Field (Philadelphia) – ESPN 2
Seattle Seahawks @ Los Angeles Rams (04/12, 18h05) – SoFi Stadium (Los Angeles) – NFL Game Pass
Miami Dolphins @ San Francisco 49ers (04/12, 18h05) – Levi’s Stadium (Santa Clara) – ESPN 3
Kansas City Chiefs @ Cincinnati Bengals (04/12, 18h25) – Paycor Stadium (Cincinnati) – ESPN 2
Los Angeles Chargers @ Las Vegas Raiders (04/12, 18h25) – Allegiant Stadium (Las Vegas) – NFL Game Pass
Indianapolis Colts @ Dallas Cowboys (04/12, 22h20) – AT&T Stadium (Arlington) – ESPN 2
New Orleans Saints @ Tampa Bay Buccaneers (05/12, 22h15) – Raymond James Stadium (Tampa) – ESPN 2
Quer saber o palpite de cada um dos nossos analistas para os jogos da NFL da semana 13? Então clique aqui e confira!