O Excelente Draft do Jacksonville Jaguars

Fonte: BigCatCountry.com

Não é mais novidade que o Jacksonville Jaguars está buscando a reformulação da equipe. Com uma excelente temporada em 2017, chegando à final de conferência, Jacksonville não conta mais com Jalen Ramsey (trocado para o Rams), Calais Campbell (trocado para o Ravens) e A.J. Bouye (trocado para o Broncos). Com a infelicidade de Yannick Ngakoue com a Franchise Tag e o Jaguars recusando a opção do quinto ano de contrato de estreante de Leonard Fournette, está mais que claro que a equipe está disposta a ter opções mais jovens e baratas.

O trabalho do GM David Caldwell no geral, segue sendo sólido e ainda por cima conseguiu o melhor draft dentro de sua divisão, quando analisadas as necessidades de sua equipe. Jaguars selecionaram 12 escolhas no último draft, e eu separei aqui algumas avaliações dos principais nomes escolhidos:


Escolha 10 – CJ Henderson (Cornerback)

Com outros nomes disponíveis para o Jacksonville Jaguars, não sou muito fã dessa escolha onde ela se originou. Mas com Caldwell mostrando um certo apreço pelo jogador durante todo o período pré-draft, não foi uma surpresa para ninguém! Henderson tem todos atributos atléticos que a NFL ama. Excelente altura, força, velocidade e uma explosão que faz dele um CB difícil de ser batido no um contra um. Teve um ano muito bom em 2018 e a expectativa era que ele se provasse como um verdadeiro jogador Top 10, mas não foi bem isso o que aconteceu.

Vindo de uma universidade grande (Florida) e jogando em uma das conferências mais competitivas (SEC), sua produção diminuiu muito em 2019. Foi “queimado” em algumas ocasiões, cedendo big plays e principalmente mostrando uma certa preguiça durante os jogos. Com a saída de Ramsey, Henderson chega para ser o titular absoluto, porém, melhorar seu jogo terrestre e concentração é vital para o seu sucesso.


Escolha 20 – K’Lavon Chaisson (Edge)

Aqui está uma das minhas escolhas favoritas de todo o draft! K’Lavon jogou apenas 2 anos de College, por conta de uma lesão (rompeu ligamentos do joelho no primeiro jogo da temporada em 2018). Mesmo não tendo uma grande produção durante o período, Chaisson teve uma crescente gigantesca da metade da temporada pro final, sendo um dos líderes da defesa durante jogos fundamentais, como a final de conferência contra Georgia e nos dois jogos de Playoffs contra Oklahoma e Clemson.

Seus traços de jogador com grande potencial é o que impressionam. Possui equilíbrio excepcional, muita explosão e sua velocidade é de elite, a ponto de ser capaz de bater qualquer OL da liga. Sua falta de envergadura que é um problema, e, para atuar em um nível superior na NFL é necessário um pouco de massa muscular. Vem pra fazer dupla com Josh Allen, que inclusive entrou em contato com o ex-Edge de LSU e o encorajou, dizendo que ambos poderiam crescer juntos e mudar a franquia. Jaguars certamente tem dois dos melhores e mais jovens talentos na posição. Sacks não vão faltar.


Escolha 42 – Laviska Shenault Jr (Wide Receiver)

Laviska é um grande jogador. Tem qualidades de um verdadeiro playmaker, com atributos físicos e técnicos excelentes. Extremamente físico e atlético, com a bola em mãos sua capacidade é incrível, diversas vezes transformando uma simples jogada em uma big play. Já trabalhou em diversos alinhamentos durante sua carreira universitária, mas, assim como Henderson, sua produção em 2019 foi baixa. Isso muito por conta da falta de um quarterback de qualidade e principalmente suas lesões.

Além disso, Shenault tomou algumas decisões estranhas. Participar do combine mesmo estando machucado e confiando em seu trabalho no Pro Day, foi uma delas. Além disso, demonstrou certa “imaturidade” nas entrevistas pré Draft. E é justamente aqui que mora o perigo e os motivos dele ter caído tanto no draft. Jaguars tem um histórico tanto quanto em conflito com jogadores com esse perfil, mas, para um jogador que saudável seria top 15, sem dúvidas vale a aposta. Junto com DJ Chark, as chances desses dois WRs darem trabalho para as secundárias, são grandes.


Escolha 73 – Davon Hamilton (Inside Defensive Line)

Com a necessidade de um jogador de interior de linha defensiva, por conta da péssima atuação do time contra o jogo corrido ano passado, Jacksonville conseguiu um baita nome na terceira rodada. Hamilton possui ótima altura, envergadura e peso. Além disso, mostra capacidade para ser um bom nose tackle justamente por conta de sua maior arma, que é ocupar muito bem os espaços, fechar lacunas, desengatar dos bloqueios de forma ágil e segurar bem bloqueios duplos. Algumas lesões no início de sua carreira universitária fez com que demorasse para conseguir a titularidade, e suas habilidades de pass rush deixam a desejar em algumas ocasiões. Assim mesmo, sua primeira temporada na NFL deve ser mais para desenvolvimento e rotação.


Escolha 116 – Ben Bartch (Offensive Tackle)

Jogou em St’Johns, equipe de 3º divisão do college football, onde praticamente dominou. Tem potencial de crescimento para ser substituto na posição de tackle, já que Cam Robinson está em seu último ano de contrato. Entretanto, Bartch possui alguns problemas técnicos e, por isso, é excelente para ele que tenha sido escolhido na quarta rodada.

Escolha 137 – Josiah Scott (Cornerback)

Scott é a combinação de velocidade com agressividade. Apesar de sua estrutura pequena, altura e peso abaixo do esperado, possui um radar da bola aguçado. Precisa tomar cuidado com o excesso de agressividade. Sua falta de disciplina aparece em alguns momentos com faltas bestas, principalmente em terceiras descidas. Mas, no geral, é um bom jogador. Alinha tanto em slot como em outside, sendo melhor no meio do campo (onde o Jacksonville Jaguars tem necessidade). Inicialmente vem para rotação e special teams, porém otimismo é a palavra para quando Josiah estiver em campo. 


Escolha 140 – Shaquille Quarterman (Linebacker)

Shaquille tem altura e peso um pouco abaixo dos parâmetros da NFL. Já a sua aceleração é muito boa e tem, como principal arma, a forma como quase não perde tackles, tendo uma grande produtividade durante o college. Porém, isso não é o suficiente para ser um linebacker de elite na NFL. Quarterman foi um jogador festejado quando chegou em Miami, mas infelizmente não teve evolução técnica e, principalmente, em seu jogo mental. Cai constantemente em fakes e read options, e tirar seu vicio de leituras erradas por conta de querer adivinhar a jogada, parece uma tarefa difícil, sendo que não aprendeu em 4 anos no college. Shaq vem pra ser um backup na posição apenas, e não espero mais que isso a não ser que as lesões atormentem o corpo de linebackers de Jacksonville novamente. 


Escolha 165 – Collin Johnson (Wide Receiver)

Outro bom steal do Jacksonville Jaguars aqui na quinta rodada. Johnson vem para o time da Florida como um big slot. Grande, tem boas mãos e impulsão. Mas precisa aprender a sair melhor de press coverage, já que sua velocidade não é tão boa para criar certa separação no um contra um. Collin vinha de uma crescente em sua carreira, e se esperava uma boa produtividade em seu ano de jogador sênior, mas uma lesão na panturrilha o tirou de 5 jogos da última temporada. Com Chark, Dede Westbrook e Chris Conley como possíveis titulares e a nova aquisição de Laviska Shenault ao time, Johnson deve ser usado em jogadas com bolas contestadas e principalmente na endzone neste primeiro ano.

Com todas essas escolhas, o Jacksonville Jaguars fica à espera de um bom ano de seu QB Gardner Minshew, já que conseguiram peças jovens e importantes para o elenco em sua volta. Assim, mesmo estando em uma das divisões mais fracas, não se espera uma grande performance da equipe indo ao playoffs. Mas caso a tal evolução de Minshew não aconteça esse ano, o time já pode sonhar com seu possível QB do futuro vindo do draft de 2021. Dessa vez, com seu elenco já reconstruído.

(Foto: BigCatCountry.com)

João Basso: 23 anos, torcedor do Pittsburgh Steelers. João é o idealizador da marca e da identidade visual do TrickPlay. Sempre atento ao college, acompanha de perto o surgimento de novos talentos para a NFL e, por isso, sempre está ligado nas escolhas das equipes no draft.
Posts relacionados