A aposentadoria de Tom Brady deu a impressão de que a NFC South deixaria de reter a atenção dos torcedores da NFL. Entretanto, o quarterback repensou e, com ele, voltou o sonho do tricampeonato em Tampa. Já em New Orleans, as coisas parecem melhores que na última temporada. O time conseguiu driblar os imensos desafios relacionados ao cap space e trouxe alguns bons reforços. Já Falcons e Panthers passam por anos de transição e devem focar em resultados a longo prazo. Confira a análise dos times da NFC South:
Atlanta Falcons
Em clara reconstrução, os Falcons vão montando um novo elenco aos poucos. O time da Georgia vem se livrando dos veteranos ano após ano e vai solidificando uma base jovem e bem pensada. A franquia fez um trabalho muito competente no draft e, sem se apressar, trouxe um ótimo wide receiver. De quebra, garantiu um quarterback para o futuro. Além disso, conseguiu renovar o contrato de Cordarrelle Patterson e conseguiu mais alguns bons nomes no ataque em Damien Williams e Bryan Edwards.
Por outro lado, as saídas de Dante Fowler e Hayden Hurst farão falta. Além disso, apesar de Matt Ryan se mostrar bastante inconstante nos últimos anos, ele era o grande líder da equipe e os Falcons tinham a sua identidade. Agora, com Marcus Mariota e Desmond Ridder, o time muda consideravelmente a maneira de jogar. Isso não é necessariamente ruim, visto que os Falcons terão mais mobilidade no pocket. O time apenas vai ter que dar um jeito de pressionar os quarterbacks adversários, o que não parece tão fácil com o elenco atual.
Craque do time: Kyle Pitts (TE);
Pontos fortes: Play action e Special Teams;
Pontos fracos: Linha ofensiva e pass rush;
Previsão TrickPlay: Não briga por playoffs e também não deve ter alta escolha no draft.
Carolina Panthers
Os Panthers decepcionaram na última temporada. Não, a equipe de Matt Rhule não tinha um elenco capaz de chegar ao SuperBowl, mas o investimento realizado na equipe poderia dar, pelo menos, uma vaga nos playoffs para o time de Charlotte. Para essa temporada, a situação não parece melhor. Foram muitas saídas de jogadores significativos para a equipe, e a reposição parece não ter sido feita à altura.
Além disso, os Panthers têm um problema crônico na posição de quarterback. O time apostou todas as suas fichas em Sam Darnold, que não deu resultado. Depois, Cam Newton chegou e tentou entregar um pouco de qualidade ao torcedor de Charlotte. Também fracassou. Agora, a chance está nas mãos de Baker Mayfield, que tenta reconstruir sua carreira longe de Cleveland. Mas Matt Corral está em sua sombra, esperando qualquer oportunidade. De qualquer forma, não deve ser um ano fácil para os Panthers, que ainda sofrem com os problemas físicos de seu principal astro, Christian McCaffrey.
Craque do time: Christian McCaffrey (RB);
Pontos fortes: Jogo terrestre e corpo de wide receivers;
Pontos fracos: Instabilidade do quarterback e linha ofensiva;
Previsão TrickPlay: Deve ter uma escolha alta no draft 2023.
New Orleans Saints
Os Saints começaram a offseason com uma série de desafios a superar. O time tinha uma desafiadora situação de cap space mas, outra vez, os seus diretores demonstraram muita competência para ajustar a casa e ainda reforçar a equipe. O New Orleans Saints foi o time mais ativo no final da Free Agency, o que permitiu que o time conseguisse bons contratos e capturasse jogadores que ainda têm muito a dar na liga, como Tyrann Mathieu e Jarvis Landry.
Mas nem todas as notícias são boas na Louisiana. A saída de Terron Armstead e a situação física incerta de Ryan Ramczyk pode derrubar o nível de uma linha ofensiva que passava bastante segurança. A saída de Marcus Williams foi bem reposta com Tyrann Mathieu. Entretanto, a média de idade da equipe aumentou nesse setor, o que também pode ser um fator. Por fim, é necessário saber como Jameis Winston retorna de sua grave lesão.
Craque do time: Alvin Kamara (RB);
Pontos fortes: Jogo terrestre e corpo de wide receivers;
Pontos fracos: Instabilidade do quarterback e linha ofensiva;
Previsão TrickPlay: Briga por playoffs.
Tampa Bay Buccaneers
Depois do susto com a anunciada aposentadoria de Tom Brady, as coisas na Florida voltaram ao normal após o astro reconsiderar a sua decisão e seguir jogando por, pelo menos, mais uma temporada. Assim, de carta fora do baralho, os Bucs automaticamente voltaram à condição de favoritos ao título da NFC South e da conferência. Mas precisam prestar atenção em alguns fatores importantes (como a média de idade do elenco) se quiserem voltar ao SuperBowl.
A equipe teve algumas saídas importantes, como Alex Cappa e Jordan Whitehead. Além disso, ainda não renovou (e não deve renovar) os contratos de Jason Pierre-Paul e Ndamukong Suh. Rob Gronkowski, figura importantíssima no esquema de Bruce Arians se aposentou. Aliás, o antigo head coach da equipe também “pendurou as chuteiras” e abriu caminho para Todd Bowles, que já merecia uma vaga entre os técnicos principais da NFL. Por outro lado, a aquisição de Akiem Hicks e Russell Gage e as renovações de contrato de Chris Godwin e Carlton Davis são ótimas notícias para os torcedores. Vejamos, então, até aonde Tom Brady leva os piratas nessa difícil temporada.
Craque do time: Tom Brady (QB);
Pontos fortes: Corpo de wide receivers e quarterback;
Pontos fracos: Condição física do elenco e posição de tight end;
Previsão TrickPlay: Briga por playoffs.
Quer saber mais sobre as outras divisões? Clique nos links abaixo:
E aí, torcedor? O que achou da análise da NFC South? Na próxima semana, aqui no guia da NFL, falaremos sobre a NFC West. Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.