Nessa offseason, parecia que todos os bons jogadores tinham o mesmo destino: a AFC West. A divisão recebeu tantos grandes valores que passou a rivalizar com a AFC North sobre qual delas seria a mais forte. E há quem defenda que Chiefs, Chargers, Raiders e Broncos formam o quarteto mais forte da NFL. Nomes pesadíssimos como Russell Wilson, Davante Adams, JC Jackson, Chandler Jones e Khalil Mack estarão em ação, o que deve elevar o patamar das equipes e desafiar o reinado de 5 anos do Kansas City Chiefs como campeão de divisão. Confira, então, a análise dos gigantes da AFC West:
Denver Broncos
A espera acabou. Depois de um longo e tenebroso inverno, que durava desde a aposentadoria de Peyton Manning, o Denver Broncos finalmente tem um quarterback para chamar de seu. Russell Wilson chega para renovar a esperança de retorno aos playoffs em uma franquia que teve que apertar o botão vermelho algumas vezes até encontrar o seu plano, mas que agora parece ter capacidade suficiente para desafiar os grandes da AFC.
Entretanto, os Broncos ainda precisam de ajustes para garantir o sucesso da temporada. Se Wilson saiu de uma linha ofensiva não muito confiável em Seattle, o cenário não deve ser muito diferente em Denver. Ou seja, suas pernas seguirão sendo bastante exigidas. Além disso, apesar da polêmica contratação de Randy Gregory, o pass rush precisa de atenção. De nada ou pouco adianta uma secundária fortíssima se os quarterbacks têm bastante tempo para pensar. Resolvendo essas questões, os Broncos têm tudo para incomodar (e muito) os seus adversários.
Craque do time: Russell Wilson (QB);
Pontos fortes: Jogo terrestre e secundária;
Pontos fracos: Linha ofensiva e pass rush;
Previsão TrickPlay: Briga pelos playoffs.
Kansas City Chiefs
Temos um gigante ferido. Depois de perder o SuperBowl LV para os Bucs e sofrer uma dura derrota para o Cincinnati Bengals na final da conferência dos playoffs da última temporada, os Chiefs precisam dar uma resposta. Só que isso será muito mais difícil agora, visto que a divisão subiu de nível e o time precisou refrescar a folha salarial. Assim, nomes pesados como Tyreek Hill, Tyrann Mathieu e Charvarius Ward deixaram o elenco, o que deve ser uma sensível perda.
Por outro lado, os Chiefs foram muito bem no draft e conseguiram ótimas reposições em Trent McDuffie, Skyy Moore e Bryan Cook. Além disso, JuJu Smith-Schuster, Justin Reid e Orlando Brown são reforços que certamente irão manter o nível competitivo da equipe. Com uma média de idade inferior e sede de vingança, o Kansas City Chiefs não deve encarar a mesma facilidade na temporada regular como em anos anteriores, mas certamente segue como um dos candidatos ao título da AFC.
Craque do time: Patrick Mahomes (QB);
Pontos fortes: Quarterback e comissão técnica;
Pontos fracos: Secundária e resistência física na defesa;
Previsão TrickPlay: Briga pelo título da AFC.
Las Vegas Raiders
Um time que não poupou qualquer esforço em reduzir a diferença para os adversários de divisão. Essa frase resume o Las Vegas Raiders, que entra pesado na briga para fazer bonito na AFC. O grande reforço é Davante Adams, talvez o melhor wide receiver em atividade na NFL no momento. Depois de anos de parceria com Aaron Rodgers, ele vai jogar com Derek Carr a partir dessa temporada. Mas vocês se enganam se pensam que esse é o único diferencial da equipe.
A chegada de Chandler Jones transforma a dupla com Maxx Crosby em uma das mais temidas da NFL quando o assunto é pressão no quarterback. Assim, não vai ser surpresa nenhuma se os Raiders aparecem no topo da lista de sacks da temporada. Mas ainda há certas dúvidas, principalmente na linha ofensiva e, especialmente, na secundária, onde a questão física está longe de ser uma virtude. Alinhando esses pontos, os Raiders se dão o direito de sonhar em jogar um SuperBowl novamente.
Craque do time: Davante Adams (QB);
Pontos fortes: Ataque aéreo e pass rush;
Pontos fracos: Linha ofensiva e secundária;
Previsão TrickPlay: Briga pelo título da divisão.
Los Angeles Chargers
Com essa verdadeira avalanche de reforços nas outras equipes da AFC West, os Chargers não poderiam ficar para trás. O time da California foi buscar nomes importantes como Khalil Mack e JC Jackson, que chegam para reforçar uma defesa que já conta com bons nomes. Aliás, os Chargers, no papel, possuem um elenco que não deve nada a quase ninguém na NFL. Só que, no ano anterior, o time não conseguiu nem chegar aos playoffs, em uma perda de rendimento pouco explicável.
Mas as peças estão lá, e não podemos duvidar do Los Angeles Chargers, principalmente quando se tem um ótimo quarterback à frente disso tudo. Justin Herbert vem crescendo progressivamente de produção e deve ter mais um ano de consolidação. Ainda falta a cereja do bolo, que é quebrar a barreira da temporada regular, mas caso não aconteça algo muito fora do planejado, os Chargers e seu equilibrado elenco devem chegar lá (e incomodar muitos favoritos).
Craque do time: Joey Bosa (LB);
Pontos fortes: Secundária e linha ofensiva;
Pontos fracos: Inexperiência da comissão técnica e ausência do fator casa;
Previsão TrickPlay: Briga pelo título da AFC.
Quer saber mais sobre as outras divisões? Clique no link abaixo:
E aí, torcedor? O que achou da análise da AFC West? Na próxima semana, aqui no guia da NFL, falaremos sobre a NFC East. Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.