Guia da NFL 2024/2025 – NFC West tem todos contra os 49ers

Chegamos à prévia da última divisão da NFL. A NFC West tem um favorito destacado. O San Francisco 49ers dominou seus adversários nos últimos anos e, depois de um amargo vice-campeonato na última temporada, quer finalmente quebrar o incômodo jejum de títulos. Para isso, terá que controlar a ascensão de um Los Angeles Rams que, mesmo sem Aaron Donald, promete ser mais forte. Seattle Seahawks e Arizona Cardinals correm por fora, mas têm bons motivos para acreditarem que podem surpreender. Confira, então, tudo sobre os times no Guia da NFL 2024/2025 da NFC West:

NFC West

A NFC West passou por uma temporada de transição em 2023/2024. Rams e Cardinals entraram no campeonato com baixas expectativas. Entretanto, com o bom desempenho de vários calouros, os Rams conseguiram uma vaga nos playoffs, parando nos Lions. Já os Cardinals acabaram decepcionando até mesmo por conta da contusão de Kyler Murray. De qualquer forma, mesmo com a aposentadoria do excepcional Aaron Donald, a distância para os 49ers, ainda favoritos, parece ter diminuído. Em paralelo, temos os Seahawks que tentam voltar a caminhar em direção ao futuro após a saída de Pete Carroll. Mike MacDonald chega dos Ravens para tentar impor um novo estilo de jogo à equipe, que seguirá com Geno Smith no pocket. Quem será capaz de parar Christian McCaffrey e a tribo de Kyle Shanahan?

Arizona Cardinals

Os Cardinals sofreram muito com a lesão de Kyler Murray em 2023. O quarterback passou o ano se recuperando da cirurgia de ligamento cruzado no joelho direito e só foi atuar no fim da temporada regular. Entretanto, com o time já eliminado, o foco foi em recuperar o ritmo de jogo. Agora, com a sua principal estrela em condições de fazer uma temporada integral, a expectativa é que o time suba de patamar, mas a juventude do elenco ainda é um fator que pode atrasar o desenvolvimento do time de Glendale.

Assim, a equipe foi atrás de alguns jogadores experientes para compensar essa lacuna. Para a defesa, Justin Jones (Bears) e Bilal Nichols (Raiders) chegam para reforçar um pass rush que conseguiu apenas 33 sacks em 2023/2024. Eles terão a companhia do bom calouro Darius Robinson, escolhido no fim da primeira rodada do draft. Na secundária, Sean Murphy-Bunting chega com status de substituir Antonio Hamilton, em um visível upgrade na posição. Para o ataque, Zay Jones (Jaguars), Chris Moore (Titans) e Mack Wilson (Patriots) substituem Rondale Moore (Falcons) e Marquise Brown (Chiefs). Mas o grande reforço do time vem da universidade de Ohio State. Marvin Harrison Jr, o principal wide receiver da classe, chega para ser o principal alvo de Murray.

Jogo Rápido

Craque do time: Kyler Murray (QB);

Por que os Cardinals podem ir bem? O time de Glendale fez um dos melhores drafts e conseguiu jogadores em posições importantes. Além disso, nomes como Budda Baker, Sean Murphy-Bunting e James Conner podem ajudar na trasição.

Por que os Cardinals podem ir mal? Apesar de ter um dos piores pass rushes da liga, os Cardinals investiram muito pouco nessa posição. É preciso ver também como o novo ataque se comporta e, principalmente, entender se Kyler Murray finalmente conseguirá se livrar dos problemas físicos.

Aposte seus 5 centavos em… uma boa posição no draft.

Los Angeles Rams

O Los Angeles Rams foi uma das grandes surpresas da temporada 2023/2024 da NFL. E o sucesso tem nome e sobrenome: Sean McVay. O competente treinador conseguiu fazer uma equipe bastante jovem (e desacreditada) apresentar uma grande performance, a ponto de conseguir uma vaga para os playoffs. Atletas como Ernest Jones IV, Kobie Turner, Kyren Williams e, principalmente Puka Nacua, entregaram bons desempenhos e foram fundamentais na campanha. Agora, com a aposentadoria do grande ídolo da franquia, Aaron Donald, eles precisarão ser ainda mais decisivos para seguir com um futuro promissor.

O time reforçou bastante a sua secundária na Free Agency. Darious Williams (Jaguars), Tre’Davious White (Bills) e Kamren Curl (Commanders) chegam para repor as saídas de Jordan Fuller (Panthers) e Ahkello Witherspoon (ainda sem clube), que fizeram excelentes temporadas. Ainda da Free Agency, Jonah Jackson (Lions) chega para reforçar uma linha ofensiva que já foi bem na última temporada. No draft, os Rams focaram muito no pass rush. Assim, o edge Jared Verse e o defensive tackle Braden Fiske foram as duas principais escolhas e devem ser os titulares. Além deles, para as mesmas posições, ainda chegaram Brennan Jackson e Tyler Davis. Ou seja, claramente os Rams investiram nas trincheiras, provavelmente pensando em como parar Christian McCaffrey. De qualquer forma, com McVay no comando, e mesmo sem Aaron Donald, o time parece ainda mais forte que em 2023/2024 e tem condições de desafiar os 49ers pelo título da NFC West.

Jogo Rápido

Craque do time: Cooper Kupp (WR);

Por que os Rams podem ir bem? A equipe garimpou bons valores no draft passado e esses jogadores deram uma resposta imediata. Além disso, nomes como Cooper Kupp e Matthew Stafford são líderes que sabem os caminhos para a conquista do Troféu Lombardi. Ou seja, essa mistura entre experiência e juventude pode ser fundamental para o sucesso.

Por que os Rams podem ir mal? Nenhuma franquia pode simplesmente negligenciar o impacto que a aposentadoria de um dos melhores (senão o melhor) defensive ends pode causar. Os Rams sentirão falta de Aaron Donald. Fato. Resta saber o quanto conseguirão amenizar o prejuízo. Além disso, a saúde de Matthew Stafford é um ponto a ser levado em consideração.

Aposte seus 5 centavos em… brigar pelo título da divisão.

San Francisco 49ers

Na última temporada, os 49ers chegaram muito perto de, enfim, encerrar o jejum e levantar o troféu Lombardi. Entretanto, a equipe sofreu com a genialidade de Patrick Mahomes e amargou o vice-campeonato. Para esse ano, então, Kyle Shanahan novamente terá que juntar os pedaços e fazer tudo funcionar para que o time de San Francisco consiga retornar ao SuperBowl. Mas não será uma tarefa fácil. Isso porque, com problemas de cap space, o time perdeu bons valores, como Arik Armstead (Jaguars), Randy Gregory (Buccaneers), Chase Young (Saints), Javon Kinlaw (Jets), Oren Burks (Eagles) e Clelin Ferrell (Commanders). Além disso, ainda há a expectativa sobre uma possível renovação de contratos de Brandon Aiyuk e Trent Williams. O wide receiver e o offensive tackle (um dos melhores em sua posição) ainda não apareceram para treinar em 2024 e dificilmente devem fazer isso caso não tenham um novo acordo.

Mas se teve algumas perdas significativas, os 49ers também foram ao mercado e prospectaram bons valores. Leonard Floyd (Bills), Maliek Collins (Texans), De’Vondre Campbell (Packers) e Rock Ya-Sin (Ravens) são os principais nomes. No draft, os Niners optaram por investir em Ricky Pearsall, em mais um indício de que Brandon Aiyuk pode estar mesmo de saída da equipe. De qualquer maneira, o principal nome da equipe segue feliz e empolgado. Christian McCaffrey renovou o seu contrato na offseason, ampliou a sua liderança como running back mais bem pago da liga e deve centralizar as ações ofensivas dos 49ers.

Apesar das saídas, o time de San Francisco certamente ainda é um dos mais fortes da liga, resta saber se ainda vai conseguir se sobressair em uma conferência que viu Eagles e Lions se reforçarem bem e em uma divisão que parece ver os Rams voltarem aos seus grandes dias, focado na juventude de seu elenco.

Jogo Rápido

Craque do time: Christian McCaffrey (RB);

Por que os 49ers podem ir bem? O time tem um dos melhores jogadores da liga em seu elenco, uma defesa muito forte e um técnico capaz de montar esquemas que potencializam as virtudes de seus principais jogadores. Não há motivos para acreditar que os 49ers não estarão entre os protagonistas da temporada 2024/2025.

Por que os 49ers podem ir mal? Se somarmos os números dos jogadores que saíram, os 49ers perdem 12 dos 48 sacks da temporada 2023/2024. Ou seja, um quarto do total. Além disso, Brock Purdy ainda não inspira total confiança até mesmo entre os torcedores. Então, ele precisa dar um passo a mais para conseguir, finalmente, ajudar o time a levantar o troféu Lombardi.

Aposte seus 5 centavos em… brigar pelo título da conferência.

Seattle Seahawks

Os Seahawks vivem uma nova era. Depois de 14 temporadas, Pete Carroll deixou o cargo de técnico principal da equipe. Para o seu lugar, o time de Seattle investiu em Mike MacDonald, antigo coordenador defensivo dos Ravens, e em uma comissão inteiramente nova. E, aparentemente, a ideia é renovar o time, apostando na juventude e fisicalidade. Jogadores como Jamal Adams, Quandre Diggs, Phil Haynes e Jason Peters foram dispensados ou não tiveram os seus contratos renovados. Além disso, os Seahawks não fizeram muito esforço para seguirem com Bobby Wagner (Commanders), Evan Brown (Cardinals) e Damien Lewis (Panthers). Uma perda bastante sentida na Free Agency, entretanto, foi a de Jordyn Brooks, que agora atuará pelos Dolphins.

Com pouco espaço na folha salarial, o time demorou um pouco a se mexer na offseason. Assim, aquela ideia de apostar em jogadores mais jovens, precisou receber alguns ajustes. Dessa forma, Jerome Baker (Dolphins), Rayshawn Jenkins (Jaguars), Johnathan Haskins (Cowboys) e George Fant (Texans), todos com 28 anos ou mais, chegaram para reforçar o time. Tyrel Dodson (Bills), por outro lado, parece ser um ótimo nome para compor o miolo da defesa, que perdeu seus dois titulares. No draft, os Seahawks conseguiram um ótimo valor em Byron Murphy. O defensive tackle de Texas deve ter um impacto imediato. O mesmo acontece com o guard Christian Haynes e com o center Connor Williams.

Outro ponto bastante positivo é que o ataque, com ótimos valores, permanece intacto. Assim, DK Metcalf, Tyler Lockett e Jason Smith-Njigba devem ser boas opções para mais um ano de Geno Smith (que agora receberá a concorrência de Sam Howell).

Jogo Rápido

Craque do time: DK Metcalf (WR);

Por que os Seahawks podem ir bem? O time tem um bom ataque e uma secundária extremamente física, com Devon Witherspoon e Tariq Woolen. Caso Geno Smith consiga apresentar um bom desempenho, os Seahawks podem entrar forte na disputa por uma vaga nos playoffs.

Por que os Seahawks podem ir mal? Jordyn Brooks e Bobby Wagner são perdas consideráveis. Apesar de não terem jogado bem na última temporada, Jamal Adams e Quandre Diggs também tiveram suas contribuições na defesa nos últimos anos. Por fim, Geno Smith é um capítulo a parte e precisa jogar melhor.

Aposte seus 5 centavos em… brigar pelo Wild Card.

Guias Anteriores

Clique no link abaixo para conferir as informações da AFC East, AFC North, AFC South, AFC West, NFC East, NFC North e NFC South:

1) AFC East

2) AFC North

3) AFC South

4) AFC West

5) NFC East

6) NFC North

7) NFC South

E aí, torcedor? O que achou do Guia da NFL 2024/2025 da NFC South? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.

Wessley Oliveira: 32 anos, torcedor do San Francisco 49ers. É o integrante da equipe TrickPlay que traz um tempero adicional às discussões, análises e previsões da liga. Além disso, especialista do mundo do Marketing Digital e redes sociais, é um dos responsáveis por trazer inovações e melhorias constantes ao site.
Posts relacionados