Guia da NFL 2024/2025 – NFC South tem equilíbrio e novidades

Na última semana, você acompanhou tudo sobre a NFC North, uma das divisões que mais têm crescido de rendimento na Conferência Nacional. Nesta segunda-feira, 19, abordaremos a NFC South, que tem várias caras novas, principalmente na Geórgia. Será que alguém será capaz de roubar improvável coroa de Baker Mayfield, que parece ter se encontrado em Tampa? Confira, então, tudo sobre os times no Guia da NFL 2024/2025 da NFC South:

NFC South

Apontada por muitos como a divisão mais fraca da NFL, a NFC South passa por um período de dominância do Tampa Bay Buccaneers mesmo após o fim da era Tom Brady. No ano passado, o time da Florida conquistou a divisão com uma campanha de 9 vitórias e 8 derrotas e ainda conseguiu avançar nos playoffs ao derrotar os Eagles no Raymond James Stadium. Agora, com o SuperBowl marcado para o Caesars Superdome, em New Orleans, as outras equipes tentam acabar com esse domínio. Mas não será fácil. Isso porque, à exceção dos Falcons, os investimentos foram bastante tímidos. Além disso, os Bucs mantiveram boa parte da base que levou o time ao sucesso dos últimos anos. Confira:

Atlanta Falcons

Os Falcons tiveram uma offseason intrigante. Primeiro, o time trouxe Kirk Cousins da Free Agency, fazendo um altíssimo investimento. O quarterback chega para ganhar, em média, US$ 45 milhões por temporada, mesmo voltando de uma grave lesão de ligamento cruzado no joelho. A questão é que, dias mais tarde, mesmo com claras necessidades no time, a franquia da Georgia selecionou o também quarterback Michael Penix Jr. no draft, em um movimento que poucas pessoas entenderam. Obviamente, Cousins ficou desconfortável com a situação e fugiu das perguntas que o questionaram se ele teria tomado a mesma decisão se já soubesse dessa intenção dos Falcons. Ou seja, uma verdadeira “torta de climão” antes mesmo de a temporada começar.

À exceção de Cousins, o time não fez grandes investimentos no início da Free Agency para qualificar o elenco. Dos 49ers, vieram o wide receiver Ray-Ray McCloud e os tight ends Ross Dwelley e Charlie Woerner. Dos Cardinals, vieram o wide receiver Rondale Moore (em troca com Desmond Ridder) e o cornerback Antonio Hamilton. Porém, ainda em agosto, o time trocou com os Patriots por Matthew Judon e assinou com o safety Justin Simmons, qualificando o elenco.

Por outro lado, a equipe teve perdas importantes em um pass rush que já não é tão bom assim. Bud Dupree (Chargers) e Calais Campbell (ainda sem time), responsáveis por 13 dos 42 sacks da equipe na última temporada, deixaram o time. Talvez por esse motivo que o time tenha focado tanto no pass rush no draft, visto que Ruke Orhorhoro, Bralen Trice e Brandon Dorlus foram escolhas de segunda, terceira e quarta rodadas, respectivamente. Por fim, vale lembrar que a franquia de Atlanta está de técnico novo. Raheem Morris chega para substituir o demitido Arthur Smith.

Jogo Rápido

Craque do time: Kirk Cousins (QB);

Por que os Falcons podem ir bem? Apesar da chegada de Michael Penix, em um movimento que poucos entenderam, o time endereçou um de seus principais problemas e, com a chegada de Kirk Cousins, agora tem um jogador capaz de tirar bem mais desempenho das talentosas peças no ataque como Bijan Robinson, Drake London e Kyle Pitts.

Por que os Falcons podem ir mal? O time até tem talento na secundária e conta com jogadores fora de série como Jessie Bates e Justin Simmons, mas, apesar de Matthew Judon, o pass rush não é bom. David Onyemata e Lorenzo Carter são os outros nomes principais e pouco empolgam. Além disso, olho na linha ofensiva. Kirk Cousins não é propriamente um quarterback de muita mobilidade e a unidade precisará protegê-lo.

Aposte seus 5 centavos em… brigar pelo título da divisão.

Carolina Panthers

Os Panthers viveram um verdadeiro caos na temporada 2023/2024. O time apostou na troca pela escolha 1 do draft da temporada e selecionou Bryce Young. Só que o calouro teve um primeiro ano de NFL realmente muito ruim. Tudo bem que a linha ofensiva pouco ou nada ajudou, mas números como 2.877 jardas de passe, 11 touchdowns e 10 interceptações não empolgam absolutamente ninguém. Em muitas ocasiões, ele ficou ameaçado, inclusive, de perder a posição para Andy Dalton. Ou seja, Bryce Young precisará de um segundo ano muito melhor que o primeiro para que os Panthers não cheguem no final da temporada 2024/2025 já pensando em um novo quarterback para o futuro.

E não dá para não dizer que o time deixou de investir. No ataque, os Panthers fizeram uma troca com os Steelers, em que enviaram o cornerback Donte Jackson, mas trouxeram o wide receiver Diontae Johnson. No draft, o time de Charlotte também usou as suas duas primeiras escolhas para focar na unidade ofensiva. Assim, o também wide receiver Xavier Legette e o running back Jonathon Brooks reforçam o ataque. Para a defesa, A’Shawn Robinson (Giants), K’Lavon Chaisson (Jaguars), Jadeveon Clowney (Ravens) e DJ Wonnum (Vikings) chegam para reconstruir uma linha defensiva que, à exceção de Frankie Luvu e Brian Burns (que deixaram o time), teve um desempenho medíocre em 2023. Na secundária, destaque para as chegadas de Dane Jackson (Bills), Nick Scott (Bengals) e, principalmente, Jordan Fuller (Rams).

Por fim, destaque para o novo treinador Dave Canales, que anteriormente era coordenador ofensivo dos Buccaneers. Ou seja, tudo novo em Carolina para evitar quebrar a sequência de campanhas negativas que já dura 6 temporadas.

Jogo Rápido

Craque do time: Jaycee Horn (CB);

Por que os Panthers podem ir bem? A grande esperança está no banco de reservas. Dave Canales tem um bom potencial e pode extrair bem mais de Bryce Young. O ataque também deu uma melhorada e pode entregar mais pontos.

Por que os Panthers podem ir mal? Mesmo com reforços, o time ainda não pode ser considerado bom. Assim, terá que jogar acima da sua capacidade para conseguir bons resultados. A defesa perdeu os dois principais pilares, mas ganhou nomes interessantes. Dave Canales tem um bom desafio em mãos.

Aposte seus 5 centavos em… uma boa posição no draft 2025.

New Orleans Saints

Sempre com problemas de cap space, os Saints foram bastante comedidos na offseason. O time trouxe reforços pontuais, com destaque para o edge Chase Young (49ers), o wide receiver Cedrick Wilson (Dolphins) e os linebackers Khaleke Hudson (Commanders) e Willie Gay (Chiefs). Em contrapartida, a franquia deixou de investir em jogadores veteranos que tinham sua importância até pouco tempo. O wide receiver Michael Thomas, o safety Marcus Maye e o tackle Andrus Peat são os principais exemplos. Assim, a franquia dá os primeiros sinais de que irá optar por mais juventude e fisicalidade nos próximos anos.

O time também focou em algumas claras necessidades no draft. Taliese Fuaga chega para trazer mais respiro e qualidade para a boa, porém veterana, linha ofensiva. Kool-Aid McKinstry terá grandes referências como Paulson Adebo, Marshon Lattimore e Tyrann Mathieu na secundária. Por fim, Spencer Rattler vem para fazer uma certa sombra a Derek Carr. Aliás, aqui vale um capítulo à parte. A temporada dos Saints vai depender muito da qualidade de jogo do veterano. Em 2023 ele foi muito contestado pela torcida. Ou seja, ele precisará subir de nível. É possível dizer o mesmo de Alvin Kamara, que precisará justificar o seu robusto salário e entregar mais jardas para a equipe de Dennis Allen.

Jogo Rápido

Craque do time: Cameron Jordan (DE);

Por que os Saints podem ir bem? O time tem uma forte (porém veterana) secundária, uma linha defensiva bastante competente e um jogo terrestre forte (caso Alvin Kamara volte aos seus grandes dias). Ou seja, armas suficientes para pelo menos desafiar os Bucs.

Por que os Saints podem ir mal? Derrick Carr está longe de seus melhores dias e não parece nada confiante. Ele parece ser o grande risco para a temporada do time de New Orleans. Taysom Hill funciona para snaps pontuais e Spencer Rattler é calouro. Assim, necessariamente o time precisará contar com um aumento de produtividade do veterano.

Aposte seus 5 centavos em… brigar por uma vaga no Wild Card.

Tampa Bay Buccaneers

Os Buccaneers tiveram uma temporada de sucesso em 2023/2024. O time de Tampa conseguiu vencer a divisão com apenas 9 vitórias, mas, nos playoffs atropelou os Eagles e perdeu para os Lions por apenas uma posse de desvantagem. Destaque para Baker Mayfield. Depois de passagens sem qualquer brilho por Panthers e Rams, ele chegou aos Bucs sob desconfiança. Entretanto, fez a sua melhor temporada da carreira, passando para 4.044 jardas e 28 touchdowns. O bom desempenho lhe garantiu um novo contrato de 3 anos e US$ 100 milhões com o time da Florida. Algo inimaginável até pouco tempo. Assim, os Buccaneers apostam na manutenção da boa base para tentar repetir o sucesso.

Isso porque os melhores reforços, de fato, foram as renovações de contrato. Além de Baker Mayfield, Mike Evans, Lavonte David, Antoine Winfield Jr. e Greg Gaines tinham contratos se encerrando nessa offseason. Entretanto, os Buccaneers conseguiram a ampliação dos acordos com esses jogadores. As perdas mais sentidas foram as de Carlton Davis (Lions), Devin White (Eagles) e Shaquill Barrett (Dolphins). Por outro lado, a franquia de Tampa conseguiu trazer Jordan Whitehead (Jets) e Randy Gregory (49ers) para a defesa. Mas o edge rusher já foi dispensado por motivos disciplinares e não faz mais parte do elenco.

Já para a linha ofensiva, os reforços vieram com Ben Bredeson (Giants) e Sua Opeta (Eagles). O setor também foi alvo de preocupação no draft e Graham Barton será o novo Center da equipe. Ao final, na balança, os Bucs parecem ter conservado a sua qualidade e também o favoritismo para manter o domínio na NFC South.

Jogo Rápido

Craque do time: Mike Evans (WR);

Por que os Buccaneers podem ir bem? O time tem uma boa base, recebedores competentes, uma defesa bem capaz (especialmente na secundária) e um quarterback que dá lampejos de que merece alguma confiança da torcida. Ingredientes suficientes para se confiar em uma boa temporada.

Por que os Buccaneers podem ir mal? Apesar de alguns bons reforços para a linha ofensiva, o jogo terrestre ainda é um dos pontos fracos do time. Olho também em como Baker Mayfield irá atuar. Da mesma forma que ele é um dos motivos para o time ir bem na temporada, também pode ser um dos motivos para ir mal.

Aposte seus 5 centavos em… brigar pelo título da divisão.

Próximo Guia e Guias Anteriores

Na próxima segunda-feira, 26, você saberá tudo sobre a NFC West. Clique no link abaixo para conferir as informações da AFC East, AFC North, AFC South, AFC West, NFC East e NFC North:

1) AFC East

2) AFC North

3) AFC South

4) AFC West

5) NFC East

6) NFC North

E aí, torcedor? O que achou do Guia da NFL 2024/2025 da NFC South? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.

Thiago Miguel: 34 anos, torcedor do Pittsburgh Steelers. Entusiasta de todas as questões que envolvem a NFL, Thiago está sempre ligado ao dia-a-dia da liga, e ajuda a trazer as informações necessárias para que o leitor TrickPlay fique sempre atualizado. Gosta das análises, números e previsões (na vida real e no Fantasy da NFL).
Posts relacionados