Depois de saber tudo sobre a AFC East, AFC North e AFC South, chegou a hora de fecharmos a prévia da Conferência Americana. Vamos falar sobre a AFC West, do atual bicampeão do SuperBowl, Kansas City Chiefs. Aliás, Patrick Mahomes, Travis Kelce e companhia vão em busca de algo que nunca aconteceu na história da NFL. Um tricampeonato seria uma página a mais no legado de um time que já é muito vencedor. Porém, os Chiefs terão pela frente um Los Angeles Chargers renovado sob o comando técnico de Jim Harbaugh. Além disso, os Raiders investiram no pass rush e tentam parar o melhor jogador da atualidade. E os Broncos buscam a reestruturação com a juventude de Bo Nix no pocket. Confira, então, tudo sobre os times no Guia da NFL 2024/2025 da AFC West:
AFC West
Em uma divisão onde todos querem tirar a coroa da cabeça de Patrick Mahomes, a previsão não é nada animadora para os adversários. O Kansas City Chiefs vai atrás de algo que jamais aconteceu na história da NFL: ser tricampeão consecutivamente. E poucos se arriscam a dizer que existem motivos para duvidar do melhor jogador da liga atualmente. Cabe aos rivais, então, tentar dificultar ao máximo essa tarefa. E esse é um dos motivos de Jim Harbaugh deixar Michigan e voltar à NFL. De Sean Payton apertar o botão de reset no Broncos e iniciar uma reconstrução. E dos Raiders serem mais ativos na Free Agency (principalmente no pass rush) para, literalmente, caçar o quarterback dos Chiefs. A AFC West virou uma espécie de “nós contra ele”, mas será que, dessa vez, alguém conseguirá derrotar Patrick Mahomes, algo que jamais aconteceu na divisão?
Denver Broncos
Sob o comando de Sean Payton, o Denver Broncos vive uma temporada de reconstrução. O time se desfez de algumas importantes peças no elenco como Russell Wilson (Steelers), Justin Simmons (ainda sem time) e Jerry Jeudy (Browns) para apostar em jovens talentos. Aliás, em uma visível falta de sintonia com seu quarterback, Sean Payton optou por cortar Russell Wilson mesmo sabendo que a franquia teria que assumir o maior dead cap da história da NFL. Ou seja, o torcedor que espera resultados imediatos da franquia do Colorado terá que exercitar um pouco de sua paciência. Isso porque nomes como o quarterback calouro Bo Nix, o edge Jonah Elliss e o wide receiver Troy Franklin devem chegar e assumir a titularidade.
Os Broncos foram reflexo da sua inconstância em 2023/2024. Ao mesmo tempo que foi capaz de engatar uma sequência de 5 vitórias consecutivas, que contou até mesmo com um retumbante 24×9 sobre os Chiefs, essa mesma equipe acabou perdendo para Commanders, Patriots e tomou 70 pontos dos Dolphins. Para 2024/2025, esse cenário dificilmente deve mudar, a menos que Nix apresente um padrão CJ Stroud de qualidade. Assim, Sean Payton (que parece ter a plena confiança do General Manager George Paton) está mais no foco do que nunca. Será que ele consegue fazer com que os Broncos voltem a ser temidos, especialmente dentro de sua casa?
Jogo Rápido
Craque do time: Patrick Surtain (CB).
Por que os Broncos podem ir bem? Apesar de um verdadeiro desmanche na ótima secundária, os Broncos ainda têm talento na defesa, o que sempre é uma boa notícia. Outra boa peça é Javonte Williams, que deve ser o ponto central do ataque.
Por que os Broncos podem ir mal? Um quarterback inexperiente em uma linha ofensiva com alguns buracos e uma secundária de um homem só. O cenário de Sean Payton não parece muito animador. Assim, o técnico precisa encontrar soluções para driblar os problemas e fazer o time voltar a ser vencedor.
Aposte seus 5 centavos em… ter uma boa posição de draft em 2025.
Kansas City Chiefs
Por mais um ano, os Chiefs entram na temporada como o time a ser batido. A equipe manteve uma grande parte da base bicampeã, esforçando-se para renovar os contratos de Travis Kelce, Chris Jones, Drue Tranquill, Mike Danna e Derrick Nnadi, por exemplo. Entretanto, algumas baixas serão sentidas durante a temporada, principalmente a de L’Jarius Sneed (negociado com os Titans) e Willie Gay, que optou por assinar com os Saints. Mas isso não parece ser o suficiente para tirar o sono do excelente Andy Reid, outro que teve o seu acordo renovado com o time de Kansas City.
O como se tudo isso não bastasse, os atuais bicampeões trataram de agradar o principal astro, Patrick Mahomes. Depois de uma temporada em que sofreu com inúmeros drops dos seus recebedores, os Chiefs assinaram com Marquise Brown na Free Agency. Além disso, renovaram o contrato de Mecole Hardman (autor do touchdown do título no SuperBowl LVIII) e foram buscar, no draft, o rápido wide receiver Xavier Worthy e o promissor tackle Kingsley Suamataia. Ou seja, dá para cravar que o ataque está melhor em comparação ao último ano. É nesse cenário que o Kansas City Chiefs vai atrás de algo inédito para consolidar uma dinastia que está cada vez mais difícil de negar.
Jogo Rápido
Craque do time: Patrick Mahomes (QB);
Por que os Chiefs podem ir bem? Patrick Mahomes e opções melhores, Travis Kelce, Andy Reid, uma defesa forte e que produz turnovers. São vários os motivos para acreditar que os Chiefs podem repetir o êxito das últimas temporadas e ser a primeira franquia a levantar o troféu Lombardi por três vezes consecutivas.
Por que os Chiefs podem ir mal? O time demorou para engrenar na temporada 2023/2024 e, apesar de ter vencido a divisão, se obrigou a jogar com Bills e Ravens fora de casa nos playoffs. Ambos os jogos foram decididos por apenas uma posse. Certamente Patrick Mahomes irá querer jogar em ambientes menos hostis nos playoffs desta temporada. Para isso, o time precisa começar forte.
Aposte seus 5 centavos em… lutar pelo título da conferência.
Las Vegas Raiders
Os Raiders tiveram uma temporada 2023/2024 um tanto complicada. Logo no início da campanha, o time de Las Vegas demitiu o treinador Josh McDaniels. Antonio Pierce assumiu de maneira interina e, apesar de não fazer uma campanha espetacular e não conseguir vaga nos playoffs, caiu nas graças dos jogadores e agora será, de fato, o treinador principal da equipe. Esse movimento, aliás, foi liderado por Maxx Crosby, que foi uma das melhores notícias da franquia no ano. Com 14,5 sacks, ele fez a melhor temporada da carreira e assumiu de vez o protagonismo na defesa.
Mas é no ataque em que estão os maiores problemas dos Raiders. Com 6 quarterbacks escolhidos nas 12 primeiras posições do draft, o time acabou ficando sem opções. Assim, é bastante provável que Gardner Minshew seja o titular, o que não é uma notícia tão empolgante. Pelo menos, ele terá mais armas e proteção, visto que os Raiders selecionaram Brock Bowers (o melhor tight end da classe), além dos jogadores de linha ofensiva Jackson Powers-Johnson e DJ Glaze. Ainda na parte ofensiva, Andrus Peat (Saints) e Cody Whitehead (Bears) reforçam a proteção a Minshew. Já Jalen Guyton (Chargers) é um novo alvo, enquanto Zamir White e Alexander Mattison tentam amenizar a perda do running back Josh Jacobs. Mas é na defesa que os Raiders gastaram com o seu principal reforço. Christian Wilkins chega de Miami para formar uma forte dupla com Crosby e ambos devem produzir muitos sacks.
Jogo Rápido
Craque do time: Maxx Crosby (Edge);
Por que os Raiders podem ir bem? Com um quarterback levemente melhor (a comparação aqui é com Jimmy Garoppolo), mais peças ofensivas e um pass rush que promete incomodar com Maxx Crosby e Christian Wilkins, os Raiders têm peças para incomodar os favoritos e roubas alguns jogos importantes. Se encaixarem uma boa sequência, podem morder uma vaga nos playoffs.
Por que os Raiders podem ir mal? Inexplicavelmente, time sempre encontra alguns problemas internos e isso pode ser um fator. Além disso, a secundária e a linha ofensiva, apesar de reforçada, não são nada confiáveis. Assim, o time de Las Vegas ainda precisa endereçar essas carências para entrar mais forte na temporada.
Aposte seus 5 centavos em… não conseguir vaga nos playoffs e nem ter uma boa posição no draft.
Los Angeles Chargers
Depois de alguns anos perdidos com Brandon Staley, os Chargers finalmente trocaram o comando técnico da equipe. A franquia de Los Angeles investiu no atual campeão do College com Michigan e conseguiu convencer Jim Harbaugh a voltar à NFL. Agora, ele buscar transferir o seu sucesso do futebol americano universitário para a liga mais competitiva do planeta. Mas isso não será uma tarefa fácil, isso porque os Chargers tiveram uma série de perdas que devem impactar no rendimento, especialmente no ataque.
Keenan Allen foi negociado com os Bears. Mike Williams deixou a equipe e foi para os Jets. Austin Ekeler agora está nos Commanders. E esses eram os três principais alvos de Justin Herbert desde que ele chegou na NFL. Ou seja, o jovem quarterback precisará recalcular várias de suas rotas. A boa notícia é que Joe Alt chega do draft para lhe dar mais proteção, enquanto que Ladd McConkey tem tudo para ser o principal wide receiver da equipe. Os Chargers ainda trouxeram JK Dobbins e Gus Edwards (ambos ex-Ravens) para substituir Ekeler e o wide receiver DJ Chark para ser mais uma opção para Herbert. Na defesa, caso saudáveis, Joey Bosa e Khalil Mack formam um pass rush muito forte. Além disso, o time conta com uma secundária extremamente confiável. Ou seja, o teto da equipe é alto, resta saber se Jim Harbaugh conseguirá alcançá-lo.
Jogo Rápido
Craque do time: Justin Herbert (QB);
Por que os Chargers podem ir bem? O time agora tem uma comissão técnica de verdade que pode extrair o máximo de um bom quarterback. Além disso, possui uma defesa forte, capaz de incomodar qualquer ataque.
Por que os Chargers podem ir mal? Ao mesmo tempo que a defesa tem enorme potencial, os jogadores sofrem para se manter saudáveis. Não é raro que os Chargers tenham que colocar jogadores do Practice Squad para atuar. Além disso, as opções para Justin Herbert já foram melhores e o time pode sofrer com a baixa experiência nesse setor.
Aposte seus 5 centavos em… brigar pelo Wild Card.
Próximo Guia e Guias Anteriores
Na próxima segunda-feira, 5, você saberá tudo sobre a NFC East. Clique no link abaixo para conferir as informações da AFC East, AFC North e AFC South:
E aí, torcedor? O que achou do Guia da NFL 2024/2025 da AFC West? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.