Nas duas últimas semanas, você acompanhou as informações sobre duas das mais disputadas divisões da Conferência Americana. A AFC East e a AFC North possuem vários times com claras condições de irem aos playoffs. Nesta semana, falaremos de uma divisão que tem um favorito destacado. O Houston Texans surge como grande força e parece estar no melhor momento de sua curta história de vida. Assim, não será surpresa se o time de DeMeco Ryans aparecer em um SuperBowl nos próximos anos. Entretanto, Jaguars e Colts, principalmente, tentam impedir esse domínio. Já os renovados Titans lutam para reduzir a diferença em relação à concorrência. Confira, então, tudo sobre os times no Guia da NFL 2024/2025 da AFC South:
AFC South
Na última temporada, a AFC South presenciou a ascensão de uma nova estrela. CJ Stroud não só levou os Texans ao título da divisão, como ainda venceu uma partida nos playoffs, parando apenas no Baltimore Ravens. Assim, as expectativas para o seu segundo ano estão elevadas, ainda mais se levarmos em conta os investimentos do time de Houston para essa temporada. Mas não foi só os Texans que se reforçaram. Jaguars e Titans investiram pesado para melhorar o elenco. Por outro lado, os Colts foram mais comedidos na Free Agency, mas garimparam boas peças no draft e contam com o retorno de Anthony Richardson para tentarem buscar uma vaga nos playoffs. Confira:
Houston Texans
Os Texans acertaram em cheio na loteria do draft 2023. Tanto é verdade que a franquia de Houston saiu com a premiação de calouro ofensivo e calouro defensivo do ano na última temporada. CJ Stroud teve um ano mágico, de mais de 4 mil jardas aéreas e 23 touchdowns. Já o defensive end Will Anderson terminou a temporada com 7 sacks. Ambos foram fundamentais para a boa campanha da equipe, que foi aos playoffs e parou apenas no Divisional Round.
Para 2024/2025 as expectativas são ainda mais altas. A equipe investiu nos dois lados da bola. No ataque, o running back Joe Mixon e o wide receiver Stefon Diggs chegam e assumem a titularidade imediatamente. Na defesa, Danielle Hunter foi contratado para formar uma das melhores duplas de edge rushers da liga com Will Anderson. Folorunso Fatukasi, Denico Autry e Azeez Al-Shaair também são reforços que elevam a qualidade do time. Na secundária, Jeff Okudah e CJ Henderson não tiveram um bom ano em 2023, mas têm potencial e disputam um lugar para formar dupla com Derek Stingley. Ou seja, os Texans parecem mais fortes e não há qualquer motivo para não sonhar.
Jogo Rápido
Craque do time: CJ Stroud (QB);
Por que os Texans podem ir bem? Juventude, atleticismo e, acima de tudo, qualidade. Os Texans fizeram uma doce limonada com os limões deixados pelos Browns na troca por Deshaun Watson e saíram do ostracismo para o protagonismo em apenas uma temporada. O time tem boas peças ofensivas, reforçou a defesa e parece ter um elenco bem completo sob o comando do bom DeMeco Ryans.
Por que os Texans podem ir mal? À exceção de Derek Stingley, a secundária ainda carece de bons nomes. O time perdeu Steven Nelson e faz apostas em Jeff Okudah e CJ Henderson. A posição de safety também inspira pouca confiança. Além disso, a linha ofensiva precisa de cuidados. Em 2023/2024 a unidade acabou dizimada por contusões.
Aposte seus 5 centavos em… vencer o título da divisão.
Indianapolis Colts
Os Colts foram outro time a perder seu quarterback titular logo no início da campanha. O calouro Anthony Richardson fez apenas 4 jogos e sofreu uma lesão no ombro, encerrando prematuramente a sua campanha de estreia na liga. Mesmo assim, com Gardner Minshew no pocket, o time de Indianapolis lutou muito e, por pouco não foi aos playoffs. Agora, com o retorno de Richardson e com o veterano Joe Flacco como mentor, os Colts esperam conseguir voltar à pós-temporada.
O time foi bastante comedido na Free Agency. Além de Flacco, apenas Raekwon Davis chegou para reforçar a linha defensiva. Mas foi no draft que os Colts conseguiram ótimas peças. O edge Laiatu Latu deve formar uma explosiva dupla com Kwity Paye. Adonai Mitchell é outro que deve ter alta minutagem e ser mais uma opção de passe para Anthony Richardson. Matt Gonçalves também pode aparecer entre os titulares da linha ofensiva. Com um time homogêneo e boas peças, os Colts podem surpreender.
Jogo Rápido
Craque do time: Quenton Nelson (OG);
Por que os Colts podem ir bem? O time de Indiana tem um belo pass rush, uma linha ofensiva veterana, porém competente e um running back que já mostrou que pode entregar muitas jardas. Ou seja, são armas importantes para que o time ganhe vários jogos e surpreenda alguns favoritos.
Por que os Colts podem ir mal? A amostragem de Anthony Richardson ainda é baixa. Ou seja, não sabemos muito bem o que esperar do quarterback. Além disso, a secundária sofreu demais com questões físicas em 2023/2024, o que também pode ser um problema.
Aposte seus 5 centavos em… surpreender e lutar pelo Wild Card.
Jacksonville Jaguars
Eliminados na temporada regular em 2023/2024, os Jaguars tiveram uma offseason de algumas perdas relevantes em seu elenco e importantes chegadas. Nomes como Darious Williams (Rams), Rayshawn Jenkins (Seahawks), Folorunso Fatukasi (Texans), Zay Jones (Cardinals) e Calvin Ridley (Titans), deixaram a equipe. Por outro lado, Arik Armstead (49ers), Darnell Savage (Packers), Ronald Darby (Ravens), Mitch Morse (Bills) e Gabriel Davis (Bills) chegam para amenizar as perdas. Na balança, o elenco acabou ficando com uma qualidade parecida.
O time da Florida ainda endereçou algumas carências no draft. Brian Thomas Jr. chega para ser um dos wide receivers titulares da equipe. O defensive tackle Maason Smith e o cornerback Jarrian Jones também devem ter alguma minutagem logo no início da temporada. Mas a esperança está mesmo em Trevor Lawrence. Após um início muito forte, o Sunshine (agora de contrato renovado) teve uma segunda metade de temporada regular bastante apagada em 2023/2024. E isso ficou claro no último jogo do ano, quando os Jaguars tinham a faca e o queijo na mão para irem aos playoffs, mas acabaram perdendo para os já eliminados Titans e viram os Steelers ficarem com a vaga no Wild Card. Assim, a expectativa de todos em Jacksonville é que o ano sirva como virada de chave para a equipe.
Jogo Rápido
Craque do time: Josh Allen (Edge)
Por que os Jaguars podem ir bem? Trevor Lawrence desfruta de uma linha ofensiva competente. Além disso, a linha defensiva cresce de produção com a chegada de Arik Armstead. Josh Allen vem de sua melhor temporada da carreira e Foyesade Oluokun é uma máquina de tackles. Se tudo isso clicar ao mesmo tempo, os Jaguars são um time difícil de se enfrentar.
Por que os Jaguars podem ir mal? O corpo de recebedores é uma verdadeira incógnita. Ao mesmo tempo que Christian Kirk, Gabriel Davis e o calouro Brian Thomas Jr. podem ir bem, eles também podem flopar. A secundária também deve sofrer com a perda do competente Darious Williams.
Aposte seus 5 centavos em… surpreender e lutar pelo Wild Card.
Tennessee Titans
Claramente atrás de seus rivais de divisão, os Titans não pouparam esforços (e dinheiro) para cortar a diferença para os demais. Embora o time tenha perdido algumas importantes peças como Derrick Henry (Ravens), Denico Autry (Texans), Azeez Al-Shaair (Texans), Aaron Brewer (Dolphins) e Sean Murphy-Bunting (Cardinals), a franquia de Nashville reforçou seu elenco com importantes nomes. A extensa lista conta com Tony Pollard (Cowboys), Tyler Boyd (Bengals), Calvin Ridley (Jaguars), Lloyd Cushenberry (Broncos), Chidobe Awuzie (Bengals), Kenneth Murray (Chargers), Sebastian Joseph-Day (49ers), Jamal Adams (Seahawks) e o ótimo L’Jarius Sneed (Chiefs).
Assim, a expectativa é que Will Levis, que irá para o seu segundo ano na NFL, tenha um desempenho suficiente para fazer com que as suas boas peças ofensivas possam converter pontos para os Titans. As várias contratações podem fazer com que o time de Tennessee demore um pouco para encontrar o entrosamento ideal. Ainda mais porque, fora de campo, Brian Callahan chega para substituir Mike Vrabel, que estava há um longo tempo no controle da franquia. Entretanto, não dá para dizer que não existe talento concentrado na cidade da música.
Jogo Rápido
Craque do time: DeAndre Hopkins (WR)
Por que os Titans podem ir bem? O ataque é bom e formado por vários playmakers. Tony Pollard, Calvin Ridley, DeAndre Hopkins e Tyler Boyd são grandes armas, que podem fazer diferença para qualquer unidade ofensiva. Além disso, a defesa também melhorou e pode produzir mais turnovers.
Por que os Titans podem ir mal? Mesmo com a chegada de JC Latham do draft, a linha ofensiva inspira cuidados. O mesmo pode-se dizer da defesa de jogo terrestre do time de Nashville, que foi uma das piores no ano passado. Mas tudo passa mesmo sobre como Will Levis irá performar. O sucesso da franquia depende do teto do quarterback.
Aposte seus 5 centavos em… ter uma boa posição de draft em 2025.
Próximo Guia e Guias Anteriores
Na próxima segunda-feira, 29, você saberá tudo sobre a AFC West. Clique no link abaixo para conferir as informações da AFC East e da AFC North:
E aí, torcedor? O que achou do Guia da NFL 2024/2025 da AFC South? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.