Guia da NFL 2023/2024 – AFC South aberta para surpresas?

Imprevisibilidade é a marca da AFC South para essa temporada da NFL. Os Titans, que vinham dominando a divisão recentemente, sofreram com problemas e lesões no último ano. E nem mesmo Derrick Henry fugiu às especulações de uma possível troca na offseason, mas o veterano running back segue (por enquanto) em Nashville. Colts e Texans escolheram quarterbacks com as suas altas posições no draft e mergulham no desconhecido em 2023/2024. Assim, os Jaguars, que já fizeram uma surpreendente corrida aos playoffs na última temporada, emergem como favoritos ao título da divisão. Será que o Sunshine continuará dando uma boa resposta na Florida? Confira, então, todas as informações no Guia da NFL 2023/2024 da AFC South:

Houston Texans

Os Texans tiveram uma offseason altamente movimentada para tentar reverter a má campanha da última temporada. Primeiro, trouxeram o antigo coordenador defensivo dos 49ers, DeMeco Ryans, para o cargo de head coach. Na sequência, com cap space de sobra, reformaram a equipe. Nomes como Shaquill Griffin, Jimmie Ward, Sheldon Rankins e Denzel Perryman devem assumir a condição de titular na defesa. Já Robert Woods, Dalton Schultz e Shaq Mason reforçam o ataque.

Para finalizar, a equipe também foi bastante competente e ousada no draft. A franquia selecionou CJ Stroud para a posição de quarterback e, logo na sequência, trocou com os Cardinals para selecionar o ótimo edge Will Anderson Jr. Juice Scruggs, Dylan Horton e Henry To’oTo’o também devem ter impacto imediato na equipe. Mesmo com todas as boas notícias, claramente é um ano de reconstrução em Houston, mas a equipe pode, sim, surpreender alguns favoritos.

Craque do time: Laremy Tunsil (LT)

Pontos fortes: Juventude do elenco e secundária;

Pontos fracos: Corpo de wide receivers e imprevisibilidade do quarterback;

Previsão TrickPlay: Ano de transição.

Indianapolis Colts

Os Colts tiveram uma offseason bastante parecida com a dos Texans. Depois de tentativas de substituição a Andrew Luck com Philip Rivers, Carson Wentz e Matt Ryan, a equipe finalmente abandonou a ideia de apostar em quarterbacks veteranos e selecionou Anthony Richardson na escolha 4. Com pernas que lembram Lamar Jackson em sua transição para a NFL, ele disputa a condição de titular com Gardner Minshew, que chega dos Eagles para ser uma boa alternativa ao novo comando de Shane Steichen.

A franquia de Indiana também trabalhou na direção de rejuvenescer o elenco. Assim, Stephon Gilmore e Rodney McLeod saíram para Cowboys e Browns, respectivamente. Já Yannick Ngakoue segue sem contrato e dificilmente volta. Com poucos ou nenhum nome de peso proveniente da Free Agency, o foco foi no draft. Além de Richardson, o cornerback Julius Brents e o wide receiver Josh Downs devem ter muita minutagem logo em suas primeiras temporadas. A esperança de voltar a ter um pass rush forte está no retorno de Shaquille (ex-Darius) Leonard, que se recupera de uma delicada cirurgia nas costas. De qualquer maneira, a temporada 2023/2024 deve ser de transição em Indianapolis.

Craque do time: DeForest Buckner (DT)

Pontos fortes: Pass rush e jogo terrestre;

Pontos fracos: Imprevisibilidade do quarterback e saúde do elenco;

Previsão TrickPlay: Ano de transição.

Jacksonville Jaguars

Os Jaguars, talvez, foram a maior surpresa da última temporada, fruto de (mais um) ótimo trabalho do técnico Doug Pederson. O time fechou o ano de 2022 com 5 vitórias consecutivas e carimbou o passaporte para os playoffs. Além disso, ainda eliminou os Chargers com uma virada simplesmente espetacular e chegou a incomodar os Chiefs na semifinal de conferência. E a melhor notícia de todas é o visível crescimento de Trevor Lawrence. O quarterback está claramente mais maduro e tomando decisões corretas em campo.

Com o bom desempenho, o time foi bem tímido na Free Agency e investiu mais em profundidade de elenco, principalmente na linha ofensiva. O maior reforço, por exemplo, veio para o Special Team. O bom kicker Brandon McManus chega para assumir a posição na Florida. Vale lembrar, também, que o ótimo wide receiver Calvin Ridley está de volta após um ano fora por suspensão. Os pontos de atenção ficam por conta das perdas do offensive tackle Jawaan Taylor, do edge Arden Key e da suspensão de Cam Robinson por violar as políticas antidoping. Isso fez com que a equipe olhasse para Anton Harrison no draft, já prevendo uma substituição. Sem muita evolução da concorrência, os Jaguars parecem ser os favoritos aqui.

Craque do time: Trevor Lawrence (QB)

Pontos fortes: Comando técnico e juventude do elenco;

Pontos fracos: Linha ofensiva e indisciplina defensiva;

Previsão TrickPlay: Favorito ao título da divisão.

Tennessee Titans

Depois de perder as 7 últimas partidas da temporada regular de 2022/2023 e amargar uma eliminação quando o time parecia estar garantido nos playoffs, pode-se dizer que os Titans vivem um momento estranho. Por vezes, a franquia flerta com um rebuilding. Mas, por outro lado, não consegue se livrar das peças mais experientes de seu elenco. E um dos principais exemplos disso é na posição de quarterback. Já no ano passado, Malik Willis chegou para possivelmente substituir Ryan Tannehill. O calouro não desempenhou bem e a franquia escolheu Will Levis no draft 2023. Entretanto, Tannehill deve seguir como titular, em uma posição desconfortável e de muita pressão.

Em paralelo, a franquia claramente fez questão de se desfazer de jogadores experientes. Bud Dupree, Taylor Lewan e Zach Cunningham foram dispensados. Ben Jones e Dennis Daley não tiveram contratos renovados. Isso significa dizer que a linha ofensiva está remodelada, visto que, apesar das perdas, Andre Dillard e o calouro Peter Skoronski chegaram para o setor. Azzez Al-Shaair, Sean Murphy-Bunting e Arden Key são reforços interessantes. Além disso, o wide receiver DeAndre Hopkins chega para dar um upgrade definitivo na posição (e reduzir as desculpas de Ryan Tannehill). Mas o que (ou quem) vai dizer mesmo onde os Titans irão chegar é Derrick Henry. Mais uma vez, o sucesso do time de Nashville e a manutenção do emprego de Mike Vrabel parecem estar intimamente ligados ao desempenho do excelente running back.

Craque do time: Derrick Henry (RB)

Pontos fortes: Jogo terrestre e secundária;

Pontos fracos: Saúde do elenco e pass rush;

Previsão TrickPlay: Pode surpreender.

Confira também o guia da NFL 2023/2024 das últimas semanas:

Guia da AFC East

Guia da AFC North

E aí, torcedor? O que achou do Guia da NFL 2023/2024 da AFC South? Deixe o seu comentário ou então entre em contato conosco.

Cadu Pagnoncelli: 36 anos, torcedor do Dallas Cowboys. Atualmente vive na Holanda e é o grande responsável por divulgar a marca TrickPlay em terras europeias. Acompanha a NFL de perto há mais de duas décadas e, justamente por isso, é um entusiasta da história e das regras do esporte.
Posts relacionados