Depois de 17 títulos em 19 anos do New England Patriots na era Tom Brady e um tricampeonato recente dos Bills, a AFC East promete muito equilíbrio em 2023/2024. Para isso, nomes de peso como Aaron Rodgers, Jalen Ramsey e Leonard Floyd desembarcaram na divisão. Além disso, ainda há especulações fortes sobre os nomes de Dalvin Cook e DeAndre Hopkins, que podem chegar para Dolphins e Patriots, respectivamente. O time de Buffalo segue como favorito, mas a distância certamente diminuiu. Confira, então, o Guia da NFL 2023/2024 da AFC East:
Buffalo Bills
Os Bills viveram uma montanha russa na temporada 2022/2023 da NFL. Dentro de campo, a franquia teve mais um excelente desempenho na fase classificatória e chegou aos playoffs, parando na semifinal de conferência, diante dos Bengals. Mas a grande história aconteceu fora das quatro linhas, com o milagre de Damar Hamlin. O safety sofreu um mal súbito em campo no início de 2023, passou por dois procedimentos de reanimação cardíaca e está pronto para voltar a jogar nesse ano.
Assim, com as emoções em ordem, o time quer mais. Para isso, trouxe peças importantes como Leonard Floyd e Taylor Rapp, dos Rams. Damien Harris e Latavius Murray também desembarcam para tentar trazer mais robustez a um problemático jogo terrestre. Mas as maiores notícias, sem dúvida, são as voltas dos excelentes Von Miller e Mycah Hyde. Ambos se recuperaram de sérias lesões e estão prontos para iniciar a temporada no time titular. Com a janela de SuperBowl já entreaberta, os Bills esperam finalmente conquistar o tão sonhado título.
Craque do time: Josh Allen (QB);
Pontos fortes: Ataque aéreo e pass rush;
Pontos fracos: corpo de running backs e saúde/média de idade do elenco;
Previsão TrickPlay: briga pelo título da conferência.
Miami Dolphins
Os Dolphins fizeram altíssimos investimentos na última offseason e trouxeram figuras importantes como Terron Armstead, Tyreek Hill e Bradley Chubb. Justamente por isso, os torcedores esperavam algo a mais na temporada 2022/2023. Entretanto, as seguidas concussões de Tua Tagovailoa e as lesões de figuras chave da equipe acabaram por arruinar a temporada. Para se ter uma ideia, o quarterback titular no jogo de playoff contra os Bills foi o calouro Skylar Thompson.
Nessa temporada, então, os Dolphins esperam dar uma resposta. Ainda sem 100% de certeza sobre as condições físicas de Tagovailoa, o time agiu bem no mercado e trouxe Mike White dos Jets, o que significa um bom upgrade na posição. Além disso, a secundária recebeu um reforço de peso e Jalen Ramsey passa a formar, com Xavien Howard, uma das duplas de cornerbacks mais explosivas da liga. Outro bom reforço é o inside linebacker David Long. O backfield ainda parece um problema, será que Dalvin Cook é a peça que falta para encurtar a distância para o anel de campeão?
Craque do time: Tyreek Hill (WR);
Pontos fortes: Secundária e ataque aéreo;
Pontos fracos: Instabilidade do quarterback e ataque terrestre;
Previsão TrickPlay: briga por playoffs.
New England Patriots
De certa forma, os Patriots surpreenderam na temporada 2022/2023. Em um claro ano de reconstrução, a franquia de Foxborough brigou até o fim por uma vaga nos playoffs e acabou ficando no quase. Agora, diante de uma divisão aparentemente mais consistente, os Patriots parecem ser a quarta força, atrás de Bills, Dolphins e Jets, respectivamente. Mas, não se enganem. A imensa experiência e capacidade técnica de Bill Belichick permitiu que os Patriots brilhassem no draft e contratassem bons reforços na free agency, principalmente para o ataque.
Christian Gonzalez e Keion White chegam do College e devem ter impacto imediato no time titular. O draft ainda entregou opções robustas para o depth chart na linha ofensiva, como Sidy Sow e Jake Andrews. Para o ataque aéreo, o time foi buscar JuJu Smith-Schuster e Mike Gesicki. Se por um lado ambos não têm números astronômicos de jardas aéreas, são opções confiáveis para um ainda inseguro Mac Jones. Falando nisso, segue a expectativa por DeAndre Hopkins. Em caso de contratação, o veterano wide receiver mudaria o patamar da equipe.
Craque do time: Matthew Judon (Edge);
Pontos fortes: Comissão técnica e jogo nas trincheiras;
Pontos fracos: Instabilidade do quarterback e inexperiência da secundária;
Previsão TrickPlay: Ano de transição.
New York Jets
Responsáveis pela grande novela da offseason, os Jets esperam, finalmente, sair do ostracismo. Para isso, não pouparam esforços para trazer Aaron Rodgers (e seus blue caps). O veterano quarterback desembarca na Big Apple em busca de novos desafios. Junto com ele, seus fieis escudeiros Allen Lazard e Randall Cobb trazem mais experiência ao jovem ataque da equipe. Resta agora saber se a condição atlética, o grande calcanhar de Aquiles do time nos últimos anos, será suficiente para permitir que os Jets possam almejar coisas maiores.
Apesar do time perder peças importantes em Sheldon Rankins, Dan Feeney, Nathan Shepherd e Elijah Moore, os Jets parecem estar em melhor posição que em 2022/2023. Entretanto, o time precisa resolver uma nova novela. Quinnen Williams está em negociações de contrato e não parece próximo de um desfecho. Uma ausência do dono de 12 sacks na última temporada seria catastrófica para o time de New York. No final das contas, o sucesso da equipe no ano depende muito da motivação e do rendimento de Aaron Rodgers. Resta saber se o nível dele será o de MVP ou esse nada empolgante último ano de Packers.
Craque do time: Aaron Rodgers (QB);
Pontos fortes: Secundária e talento do quarterback;
Pontos fracos: Jogo terrestre e saúde da linha ofensiva;
Previsão TrickPlay: Pode surpreender.
E aí, torcedor? O que achou do Guia da NFL 2023/2024 da AFC East? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco.