A primeira rodada é sem dúvida a de maior valor no draft, afinal as franquias podem estender o contrato de calouro do selecionado para o quinto ano, e mais de 70% dos jogadores All Pro e Pro Bowlers saem no topo do draft. Então se um prospecto é selecionado na primeira rodada, o mínimo que deve se esperar dele é ser um titular sólido.
Com o draft já realizado nesse fim de semana, fizemos a nota média dada por três integrantes do Trick Play – Thiago (@thiagomiguel01), João (@J7Basso) e Matheus (@math.214) – sobre as escolhas da primeira rodada da última quinta-feira (dia 29. Confira:
1º – Jacksonville Jaguars: QB Trevor Lawrence
Nota Trickplay: A+
Aqui, qualquer coisa que fosse diferente do “Sunshine” espantaria a todos, levando em conta que ele era o melhor quarterback do draft e que já estava até discutindo playbook com o novo head coach Urban Meyer. Os Jaguars precisavam de uma cara nova, um jogador que faça a equipe vender mais ingressos e mais camisas, e que faça a franquia vitoriosa, e Trevor Lawrence é voto unanime aqui.
2º – New York Jets: QB Zach Wilson
Nota Trickplay: B
A verdade é que depois de Lawrence, a disputa pelo QB2 era uma incógnita, mas aparentemente não para os Jets, que já estavam “fechados” com o quarterback de BYU muito antes do draft. Existem varias dúvidas em relação a sua carreira universitária, duvidas que nós não vemos em Justin Fields por exemplo, que acabou caindo por algum motivo inexplicável. E esse é o maior motivo pela nota que a segunda escolha geral recebe.
3º – San Francisco 49ers (via Dolphins): QB Trey Lance
Nota Trickplay: B-
Poderia ser melhor? Sim. Mas também poderia ser pior. Os únicos jogadores em nossa avaliação que valeriam a pena pegar pelo preço pago, era Trevor Lawrence ou Justin Fields. Escolhendo Trey Lance não descarto a possibilidade deles se darem realmente bem no futuro, mas esse futuro terá de esperar um pouco, tendo em vista que Lance precisa de melhorias técnicas em seu jogo.
A nota foi mais referente a esse tempo de espera que a equipe terá de ter ao invés de poder colher bons frutos já nessa temporada, afinal ainda possuem um dos melhores elenco da liga.
4º – Atlanta Falcons: TE Kyle Pitts
Nota Trickplay: A
“Atlanta precisa dar trade down para acumular picks“. Não mesmo, com Kyle Pitts e Penei Sewell ainda disponíveis, a troca precisava ser muito boa para que deixassem de pegar um jogador que vá fazer diferença desde o dia 1 na liga. Embora não fosse a maior nota possível, não me incomodo se alguém desse um A+ para essa escolha. Kyle Pitts é um cara fora da curva, que cai na mão de um head coach ofensivo e um elenco recheado de peças boas, tem tudo para dar certo.
5º – Cincinnati Bengals: WR Ja’Marr Chase
Nota Trickplay: B-
A offseason ainda não acabou, e ainda possuem alguns bons nomes na free agent para o Bengals atacarem e finalmente reforçarem sua linha ofensiva. No entanto, se a escolha fosse Penei Sewell aqui, a nota seria um A+ e elogios atrás de elogios. A verdade é que Ja’Marr Chase não foi uma escolha ruim, o wide receiver conseguiu fazer o que fez em LSU com 19 anos de idade e com Justin Jefferson na equipe. Basta saber se Joe Burrow terá tempo para encontrar Chase em campo.
6º – Miami Dolphins (via Eagles): WR Jaylen Waddle
Nota Trickplay: C
Os Dolphins amavam Jaylen Waddle, com certeza muito mais que nós do Trickplay. Mas isso não significa que não gostamos do jogador, Waddle combina muito com o sistema do ataque de Brian Flores e tenho certeza que terá impacto imediato, porém a linha ofensiva de Miami teve altos e baixos temporada passada, e você deixar de escolher um prospecto tão completo como Penei Sewell na 6º, pode ter sido um erro.
7º – Detroit Lions: OT Penei Sewell
Nota Trickplay: A+
o MONSTRO Penei Sewell caiu no colo do Lions na 7, e vendo o vídeo da equipe empolgados e ligando para o novo offensive tackle, tenho certeza que se eu fosse um torcedor também estaria comemorando. Segunda melhor escolha dessa primeira rodada, Sewell jogará desde o dia 1, tem tudo pra ser um All-Pro e ter uma longa carreira na NFL.
8º – Carolina Panthers: CB Jaycee Horn
Nota Trickplay: D
E aquela pequena esperança que fosse Justin Fields? Mas não, esse será o ano de Sam Darnold como titular mesmo. Sobretudo se o Dolphins gostam de Waddle mais do que nós, Jaycee Horn na 8 então nem se fale. Tudo bem que a equipe precisava de cornerback e o jogador tem suas qualidades, mas não era nem o melhor prospecto da posição disponível.
O cornerback pode virar o que a equipe está buscando, um jogador de elite, mas em um top 10 você espera que o jogador contribua desde seu ano de caluro, e não acredito que seja o caso aqui.
9º – Denver Broncos: CB Patrick Surtain II
Nota Trickplay: C-
Denver estava com a faca e o queijo na mão, e terminou o dia com Drew Lock e Teddy Bridgewater como possíveis titulares. Patrick Surtain seria uma das melhores escolhas se o Broncos tivesse um quarterback seguro, mesmo a equipe contratando Kyle Fuller e Ronald Darby você ter um cornerback do calibre do Surtain em contrato de calouro por 5 anos é muito vantajoso.
Mas a conversa aqui é sobre ter chances de vitórias e não acredito que isso seja comum para os torcedores do Broncos enquanto Drew Lock ou Teddy Bridgewater forem titulares. Justin Fields era a melhor opção.
10º – Philadelphia Eagles (via Cowboys): WR DeVonta Smith
Nota Trickplay: B
Essa é uma escolha boom or bust, ou pode dar muito certo, ou o trade up não foi uma boa opção para o Eagles. Giants estavam de olho no DeVonta a algumas semanas, e tudo indica que a equipe iria seleciona-lo na 11º, então o Eagles selecionou o jogador que teoricamente vai dar mais versatilidade e segurança no corpo de recebedores de Philadelphia.
A dúvida é referente a seu peso chegando na liga, uma vez que mais de 90% dos wide receiver selecionados na primeira rodada e com menos de 185lbs, não responderam a alta expectativa.
11º – Chicago Bears (via Giants): QB Justin Fields
Nota Trickplay: A+
A melhor escolha da primeira rodada! Aparentemente algumas franquias da NFL tem algo contra o ex quarterback de Ohio State, algo que para nós é inexplicável. Justin Fields é um jogador top 5 do draft, e o Chicago soube a hora certa para subir e pagar um preço de troco de bala para o New York Giants.
Baita escolha do Bears, esqueçam Andy Dalton e Nick Foles, Justin Fields era tudo que os Bears precisavam para começar uma nova fase, e não me espantaria em nada dele ganhar a vaga de titular já no training camp antes da temporada.
12º – Dallas Cowboys (via Eagles): LB Micah Parsons
Nota Trickplay: A
Por mais que o general manager Jerry Jones goste de draftar esse tipo de jogador (atlético e o melhor a disposição), não estava convencido que um linebacker seria a escolha aqui, devido a necessidade da equipe em melhorar a secundária este ano. Entretanto, a escolha foi mais do que certa, mesmo com seus problemas extra campo que o fizeram cair, Micah Parsons é daqueles prospectos estilo Penei Sewell, completo em todos os aspectos do jogo, seja físico ou técnico.
Com a Jaylon Smith decaindo bastante no ultimo ano, e Leighton Vander Esch com problemas graves no pescoço, Parsons deve ter um impacto imediato nessa defesa que necessita de um líder.
13º – Los Angeles Chargers: OT/iOL Rashawn Slater
Nota Trickplay: A
Nessa altura do draft a conta era simples, se Rashawn Slater saísse antes da 13º escolha o foco do Chargers continuaria ser linha ofensiva, seja Christian Darrisaw ou Alijah Vera-Tucker. Porém a melhor opção (tirando Penei Sewell) ainda estava disponível.
Embora seu Pro Day tenha causado certas preocupações com algumas medidas, Rashawn Slater performou em nível de elite em ambas posições no college football. Em uma linha que precisa de reforço tanto por dentro como por fora, Slater encaixa como uma luva no Chargers.
14º – New York Jets (via Vikings): OT/ iOL Alijah Vera-Tucker
Nota Trickplay: A-
Essa também se encaixa em uma boa escolha de primeira rodada. A franquia já foi atrás de Mekhi Becton ano passado e esse ano continua a melhorar sua linha ofensiva para proteger o seu mais novo quarterback Zach Wilson.
Alijah Vera-Tucker jogou dois ano como guard e um como offensive tackle, e assim como Slater foi muito bem nas duas posições. Pode ser uma peça fundamental para o desenvolvimento da equipe, e o trade up sem duvida foi um dos mais precisos.
15º – New England Patriots: QB Mac Jones
Nota Trickplay: A-
Diferente dos drafts passados, o general manager Bill Belichick acertou em cheio em 2021, e assim como o criticamos, temos que reconhecer quando o trabalho é bem feito. O bom draft começou na primeira rodada, onde só esperou o ex quarterback de Alabama cair para a 15º escolha, e seleciona-lo.
Mac Jones é o elemento perfeito para uma competição no training camp com Cam Newton, sendo o melhor prospecto em precisão no ultimo ano do college football, não duvido que pode liderar a franquia futuramente.
16º – Arizona Cardinals: LB Zaven Collins
Nota Trickplay: A
Com dificuldades de encaixe e função, Isaiah Simmons não teve o ano esperado em 2020, a busca por um outro linebacker é compreensível. Cardinals atuou bem na offseason reforçando o miolo da linha ofensiva e a linha defensiva, e Zaven Collins pode ser a chave que Arizona precisava pra finalmente voltar aos playoffs.
Diferente de Simmons, Collins sai do college como um legítimo true linebacker, aquele com maior responsabilidade em campo, e se a equipe achar o lugar certo de Simmons, essa dupla pode ir muito além.
17º – Las Vegas Raiders: OT Alex Leatherwood
Nota Trickplay: F
O Las Vegas Raiders foi dono da pior escolha de primeira rodada em nossa avaliação. Com Teven Jenkins e Christian Darrisaw ainda disponíveis, selecionaram Alex Leatherwood de Alabama. Segundo informações, foi Tom Cable (offensive line coach) que bateu na mesa pela escolha, o que acho ainda mais estranho, tendo em vista que foi ele que elevou a linha ofensiva do Raiders a um patamar elite.
Não acho que Leatherwood seja um prospecto de primeira rodada, pode ser produtivo no jogo corrido mas terá problemas em defender o quarterback.
18º – Miami Dolphins: EDGE Jaelan Phillips
Nota Trickplay: C
Outro boom or bust aqui na 18º, Miami garantiu seu playmaker na 6º escolha e agora reforçando a linha defensiva que não tem mais Kyle Van Noy. Phillips chega pra ser o edge mais completo do elenco, Brian Flores trabalha com a famosa manufatura de pass rushers da “escola Bill Belichick”, e o garoto tem tudo para ser um bom complemento em seu primeiro ano.
Não temos como dar uma nota maior pelo fator saúde de Jaelan Phillips, que quase aposentou do esporte por conta de concussões. Sobretudo a escolha em si foi muito boa, e se Phillips se manter saudável pode ter sido um steal.
19º – Washington Football Team: LB Jamin Davis
Nota Trickplay: B-
Quando todos esperavam que Washington subiria para pegar seu quarterback do futuro, eles continuam fortalecendo sua defesa que já é uma das melhores da liga. Jamin Davis talvez não tenha um impacto imediato, porém pelo potencial foi uma boa escolha.
O linebacker é um dos mais atléticos da classe, mas precisa de maturidade de jogo e certamente aprenderá muito com um head coach defensivo como o Ron Rivera, e com o defensive coach Jack Del Rio, que adora por esse tipo de jogador atlético em boas situações.
20º – New York Giants (via Bears): WR Kadarius Toney
Nota Trickplay: F
Giants acordou sonhando com DeVonta Smith e foi dormir com Kadarius Toney. Sem dúvida uma das escolhas que faz menos sentido para nós, tendo Darius Slayton que jogou bem os últimos dois anos, contratando John Ross que é um velocista assim como Toney e pagando uma bolada para Kenny Golladay , para pegar um outro wide receiver que provavelmente não será nem titular.
Se ao menos o Toney fosse realmente um jogador fora da curva como é Kyle Pitts ou JaMarr Chase, da para entender como foi o caso do Falcons e do Bengals, mas honestamente selecionaram um jogador de 2º, 3º rodada na 20º escolha, e isso pra mim é um reach tremendo.
21º – Indianapolis Colts: EDGE Kwity Paye
Nota Trickplay: B
Depois da aposentadoria de Anthony Castonzo, reforçar o lado esquerdo da linha ofensiva seria a melhor opção, mas hoje o Colts é a quinta franquia com mais cap space, e a free agent continua com bons nomes para offensive takle.
Agora me diga dois bons nomes na linha defensiva de Indianapolis que não se chame DeForest Buckner. Pois é difícil lembrar porque realmente não tem, Kwity Paye é um jogador quase pronto que chega pra ser titular, e pode dar aquele elemento de pass rusher que tanto precisam.
22º – Tennessee Titans: CB Caleb Farley
Nota Trickplay: B+
O Titans trouxeram bons nome para a linha defensiva mas a secundária foi uma verdadeira montanha russa em 2020. Caleb Farley se estivesse saudável, seria um jogador top 10 desse draft com tranquilidade.
Gosto da escolha e se a equipe conseguir coloca-lo em boas situações, e aos poucos ir soltando a “fera”, podem ter conseguido um baita steal nessa primeira rodada.
23º – Minnesota Vikings: (via Jets): OT Christian Darrisaw
Nota Trickplay: A
Essa foi uma aula de como um bom movimento pode lhe trazer bons frutos. Os vikings miravam no Christian Darrisaw na 14º escolha e conseguiram seleciona-lo na 23º, depois de um trade down com o Jets.
Ou seja, saíram com o jogador favorito deles, que será titular em seu primeiro ano e conseguiram mais duas escolhas extras de 3º rodada. Sinceramente, não sei como o Darrisaw caiu tanto, jogador pra chegar, vestir a camisa e correr pro abraço, excelente escolha.
24º – Pittsburgh Steelers: RB Najee Harris
Nota Trickplay: B+
Pittsburgh necessitavam sair desse draft com um running back, e Najee Harris é o cara que vai liderar esse comitê com nomes de pouco talento, como, Benny Snell e Anthony McFarland Jr.
A questão é o que ele pode entregar por ser uma escolha de primeira rodada e com uma linha ofensiva que não é mais a mesma de 2 anos atrás. Se Najee Harris vai concertar o problema do ataque terrestre, eu não sei, mas Steelers conseguiram o seu mais novo playmaker.
25º – Jacksonville Jaguars (via Rams): RB Travis Etienne
Nota Trickplay: F
Com tanta necessidade nessa franquia, e você já tendo um running back que teve uma produção absurda, como foi o James Robinson ano passado, Travis Etienne faz ZERO sentido.
Jacksonville deveria ter focado no melhor prospecto a disposição, a equipe no momento está cheia de buracos, e o ex running back de Clemson não será uma das soluções. Não me espantaria Etienne ter a mesma produção que o undrafted Robinson, ao final da temporada.
26º – Cleveland Browns: CB Greg Newsome II
Nota Trickplay: C
A escolha de Greg Newsome II foi surpreendente aqui, uma equipe que acabou de contratar Troy Hill, acionar a opção de 5º ano de Denzel Ward e ainda ter mais um bom nome como Greedy Williams, selecionar outro defensive back na primeira rodada me pareceu estranho.
Newsome é um dos cornerbacks mais inteligentes da classe, e seu poder de reação com a vontade de tacklear lhe faz um dos prospectos mais intrigantes, porém disponibilidade é a maior qualidade, e infelizmente ele perdeu no mínimo 3 jogos em todos os anos no college football, é de ficar de olho.
27º – Baltimore Ravens: WR Rashod Bateman
Nota Trickplay: B+
Primeira escolha do Ravens na noite foi um saldo positivo, a equipe precisava de um jogador mais físico, um cara que crie separação, e nada melhor que Rashod Bateman, talvez o melhor corredor de rotas dessa classe.
Torcedores de Pittsburgh Steelers e Cleveland Browns, fiquem de olho no garoto, se Baltimore arrumar o sistema do jogo aéreo e coloca-lo para receber passes e não apenas ficar bloqueando, tem grandes chances de sair coisa boa do wide receiver.
28º – New Orleans Saints: EDGE Payton Turner
Nota Trickplay: D
Escolha um tanto quanto questionável, Turner é um cara com um potencial enorme mas nada além disso. Chama atenção pelo seu tipo físico, tem a altura e envergadura ideal para a posição, e acho que essa escolha se baseia inteiramente nisso.
Não me estranharia se acontecesse o que aconteceu com Marcus Davenport, onde foi uma escolha de primeira rodada e acabou se tornando um jogador com expectativa alta que nunca se pagou.
29º – Green Bay Packers: CB Eric Stokes
Nota Trickplay: C
Essa talvez seja a escolha onde mais teve opiniões diferentes em nossa média de notas, foi uma nota 9, uma 7 e outra 5,5. Green Bay precisava tanto de wide receiver, como cornerbacks e mais uma vez “negligenciaram ajuda” ao ataque.
Eric Stokes é atlético e um dos melhores marcando em zona, o problema está em sua limitação física e dependendo de como for usado, pode virar um problemão.
30º – Buffalo Bills: EDGE Gregory Rousseau
Nota Trickplay: B
Aqui uma escolha interessante, Rousseau também é um jogador que no momento vive do potencial físico, ainda mais depois de seu Pro Day trágico, mas diferente do Payton Turner, ele cai em um lugar que não tem tanta necessidade no elenco.
Buffalo Bills é uma das equipes mais completas da NFL hoje, sendo assim um bom lugar para desenvolver o edge de Miami e colher os frutos mais tarde.
31º – Baltimore Ravens (via Chiefs): EDGE Jayson Oweh
Nota Trickplay: C
Segunda escolha do Ravens não foi tão positiva quanto a primeira, mas é de ficar de olho. Ao invés de potencial físico, dessa vez é o atleticismo falando mais alto, Jayson Oweh se move como se tivesse 210 lbs, mas estamos falando de um cara com 255lbs.
A sua falta de produção no college diz muito o quão cru ele chega na NFL, afinal, um edge de primeira rodada com nenhum sack na ultima temporada é estranho, mas sabemos que Baltimore ama esse tipo de jogador atlético, e se existe um lugar onde pode se desenvolver e se tornar um bom outside linebacker é no Ravens.
32º – Tampa Bay Buccaneers: EDGE Joe Tryon
Nota Trickplay: C-
Poderia ser melhor? Poderia. A ultima escolha do draft ficou com o campeão do Super Bowl mesmo, e foi mais uma seleção baseada em potencial atlético.
Assim como o Jayson Oweh, é um cara que chega cru na NFL, e vai esperar pelo menos mais um ano pra ser titular, por conta da equipe já ter bons nomes como Jason Pierre-Paul e Shaquil Barrett.
E aí torcedor? O que achou da escolha nossa avaliação? Deixe o seu comentário ou então entre em contato.