Na série sobre os melhores do draft da temporada 2021/2022 da NFL, hoje falaremos um pouco sobre as trincheiras, mais especificamente a do lado defensivo do jogo. Traremos os defensive lines que se destacaram na última temporada da NCAA e que têm muitas chances de aparecerem nas primeiras posições do evento em Cleveland.
Apesar dos olhares dos torcedores estarem geralmente voltados para as grandes jogadas de quarterbacks, wide receivers e running backs, é nas trincheiras que muitas vezes se decide um jogo.
Basta lembrarmos do último SuperBowl, quando a desfalcada linha ofensiva dos Chiefs perdeu miseravelmente a batalha contra a defesa dos Buccaneers. Patrick Mahomes terminou a partida lutando pela própria vida em todas as jogadas e sem nenhum touchdown.
Aliás, é nas trincheiras que jogam os edges, jogadores que têm enorme importância no jogo por serem os principais responsáveis por justamente atrapalhar a vida do QB adversário.
Todo ano há inúmeros debates e análises para encontrar os melhores da posição. Assim sendo, vamos falar um pouquinho sobre os melhores defensive lines desse ano:
Quando o primeiro DL deve ser escolhido?
A posição de edge nunca é demais em uma franquia. Consequentemente, muitos times podem precisar de um jogador como este em sua equipe em algum momento do draft. Aliás, estes são jogadores que costumam sair no início de cada draft, tamanho é o impacto que eles podem trazer para uma equipe.
Porém, o draft deste ano está um pouco diferente daquilo que temos acompanhado ultimamente, já que é possível que tenhamos 4, ou até mesmo 5, quarterbacks selecionados no top 10.
A busca por QBs e a classe de edges desse ano, que não é de tirar o fôlego de ninguém, pode fazer com que equipes que necessitam dessa posição acabem trocando para baixo no draft. O resultado disso é que o primeiro DL deve sair depois da 10ª escolha.
Quantos DLs devem ser escolhidos na primeira rodada?
Estimo que 7 Defensive Lines estejam em condições de disputar uma vaga no primeiro dia do draft. Mas com garantias de ouvirem seus nomes no dia 29 de abril, muito provavelmente apenas 4.
Antes de mais nada, vale ressaltar que draft não é uma ciência exata, portanto, listas podem naturalmente serem divergentes. Assim sendo, vamos para os principais nomes?
Cinco melhores defensive lines
A surpresa
Vou começar com aquele que para mim é o principal nome hoje na posição de edge: Jaelan Phillips, de Miami. Aqueles que acompanham meus posts sabem que eu gosto desse jogador e já tinha colocado ele como possível steal quando ele ainda era projetado para a escolha de terceira rodada.
Jaelen Phillips já foi considerado um atleta 5 estrelas. Porém, seu excesso de lesões no início da carreira universitária e a perda da temporada 2019 colocaram vários questionamentos sobre a parte física deste jogador.
Phillips terminou a temporada 2020 com 8 sacks e acumulou 36 pressões no QB adversário nos últimos 7 jogos. A ESPN, junto com a Football Outsiders, comparam Phillips com Jadeveon Clowney. Então, fique de olho nessa que pode ser a principal surpresa da posição no draft e certamente estará entre os melhores defensive lines desse ano.
Os já esperados
O segundo jogador dessa lista é Christian Barmore, o único jogador do interior de linha defensiva que estará nessa lista de melhores. As atuações de Barmore contra Notre Dame e depois contra Ohio State, nas finais do college, foram muito acima da média para a posição.
Tackle explosivo, ágil e muito atlético que, apesar de demandar algum polimento e desenvolvimento para a liga, tem margem de crescimento consideravelmente alto.
Depois dele coloco Kwity Paye, edge de Michigan. Paye tem tudo que a liga quer em termos físicos e a ESPN compara ele com Rashan Gary. Infelizmente ele não conseguiu mostrar todo o potencial em Michigan. Mas mesmo assim tem mostrado evolução ao passar dos anos no College e, se bem treinado, pode atingir o potencial desejado e se tornar altamente impactante na liga.
O 4º dessa lista é Jason Oweh, edge de Penn State. A ESPN americana comparou Oweh com Danielle Hunter e projeta que ele poderá ter o mesmo impacto (mas provavelmente não será imediato). Jason teve muito pouca produção na universidade, mas seus treinos físicos do pro day foram de derrubar o queixo.
Oweh, correu 40 jardas em 4,37 segundos, perdendo apenas para alguns Wide Receivers. Ele precisa melhorar urgentemente o seus instintos de jogo e percepção das jogadas, mas o fato dele jogar nas duas pontas da linha e seu atleticismo devem dar a Oweh muitas perspectivas na liga.
A decepção
Por fim, trago aquele que para muitos é considerado o principal edge dessa classe: Gregory Rousseau, de Miami. Rousseau perdeu muito espaço nessas últimas semanas por conta de seu mau desempenho do pro day.
Como ele optou por não jogar a temporada de 2020 e confiou apenas nos seus resultados de 2019, muitos já colocam Rousseau no dia 2 do draft. Eu o mantenho como prospecto de primeiro dia e entre os 5 melhores, muito por conta da idade e do teto dele que é, talvez, o maior entre os edges dessa classe.
Jogador não mencionado que pode surpreender
Como falado anteriormente, na minha conta existem 7 jogadores que podem brigar por uma vaga no primeiro dia. Isso varia de acordo com o valor do atleta disponível vs necessidade de cada franquia.
Existem diversos jogadores que poderiam entrar nessa lista como os edges Azzez Ojulari, Carlos Basham Jr. ou Ronnie Perkins. Mas, como eu gosto de uma bela bold prediction, a minha aposta vai para o jogador de iDL Tyler Shelvin, de LSU.
Shelvin, que hoje é projetado para a terceira rodada, é, para mim, um dos melhores jogadores de iDL contra o jogo terrestre nesse draft. No entanto, Shelvin precisa vencer sua constante luta contra a balança se quiser ter vida longa na NFL.
Quais franquias precisam de DL?
Muitas. Como mencionado anteriormente, edge nunca é demais numa franquia. No top 10 desse draft, o Atlanta Falcons talvez queira dar uma ajuda para Dante Fowler Jr. Além deles, os Dolphins precisam pensar em iDL e edge nesse draft, mas provavelmente isso ficará para a escolha 18.
No miolo da lista do draft, podemos considerar os Giants, que, apesar das inúmeras adições na Free Agency, ainda precisa reforçar a posição de edge. Além da equipe de New York temos os Vikings, que poderiam dar mais poder de fogo para Danielle Hunter, Dalvin Tomlinson e companhia.
Já nas 10 últimas posições temos os dois rivais de divisão que podem precisar de reforços. Primeiro o Cleveland Browns que, depois de adicionar Jadeveon Clowney ao seu roster, pode pensar em dar força para o miolo da linha defensiva. Por fim, o Baltimore Ravens deve pensar em fortalecer seu front seven, visto que eles perderam Matt Judon para os Patriots.
E então caro leitor, tem algum jogador em mente que você acha que deveria estar entre os melhores defensive lines desse ano? Como estão suas expectativas para os jogadores de linha defensiva? Então entre em contato e compartilhe suas ideias conosco.