Redes Sociais
defensive-backs

Guias, Análises & Fatos

Por dentro do draft 2021 da NFL: Os melhores defensive backs

Fonte: ucfknights.com

Por dentro do draft 2021 da NFL: Os melhores defensive backs

Chegou a vez dos defensive backs nas nossas análises sobre os melhores jogadores do draft da NFL de 2021. Em uma liga em que cada vez mais o pacote nickel se implementa no sistema defensivos das equipes, os cornerback e safetys estão cada vez mais requisitados em grande proporção. Hoje em dia, os jogadores da secundária que possuem apenas uma função devem ser excelentes. Caso contrário, eles não têm muito tempo de jogo.

Por exemplo, podemos dizer que as nomenclaturas Free Safety e Strong Safety estão em “extinção” na NFL moderna. Afinal, é muito mais vantajoso você ter dois jogadores que façam ambas as funções e consigam ainda por cima cobrir o meio do campo, ou ir pressionar o quarterback na linha de scrimmage, do que ter apenas dois jogadores que ficam engessados em uma só função.

Dito isso, a NFL parece ter entendido que pressionar o quarterback com edge rushers ou defensive tackles é tão importante quanto você ter uma secundária sólida. É por isso que estou aqui hoje, para falarmos um pouco mais sobre essa classe de 2021. Apesar de não ter haver nomes tão atraentes para uma eventual primeira rodada, é recheada de bons prospectos para segunda e terceira.


Quando o primeiro DB deve ser escolhido?

Top 15. Essa previsão é feita sabendo-se que existem times que podem (ou ao menos deveriam) puxar o gatilho em Patrick Surtain II, de Alabama (Dallas Cowboys estou falando com vocês). Mas não se espante, esse é o ano de jogadores do ataque no topo do draft. Então, não me estranharia se o primeiro defensive back caísse do top 15.


Quantos DBs devem ser escolhidos na primeira rodada?

Essa é uma pergunta difícil, como dito acima, não me lembro de uma classe tão ruim de secundária igual a deste ano. Ano passado, por exemplo, tínhamos um prospecto muito fora da curva em Jeff Okudah, e alguns nomes bem completos para primeira rodada.

Esse ano temos apenas Surtain II como um cara completo, seguido de Caleb Farley, que certamente vai cair no draft por conta de uma lesão nas costas. O resto é uma incógnita quando o assunto é “primeira rodada”. Levando em conta as notícias dessa offseason e a paixão de alguns times por Jaycee Horn e Trevon Moehrig, deveremos ter entre 3 ou 4 defensive backs escolhidos no primeiro dia.


Cinco principais nomes da posição

Onde está o protagonismo?

2021 pode ser um ano atípico como 2019, quando o primeiro jogador de secundária foi sair só depois do top 10. Mas não podemos afirmar que essa classe não possui talento. Patrick Surtain II hoje é o elefante branco na sala, o cara diferenciado dos outros. Filho do ex-cornerback e All-Pro em 2002, o jogador tem o DNA da posição em seu jogo.

Surtain titular desde o seu dia 1 e podemos dizer que se destacou principalmente por anular seus recebedores. Afinal, possui média permitida de 19,3 jardas por partida em seus últimos dois anos. Não espere que Surtain II consiga muitas interceptações, ou passes defendidos, porque ele não dá nem o direito do wide receiver ficar livre para isso.

Na NFL, um cornerback que consiga jogar em “ilha”, anulando o recebedor o máximo que conseguir durante toda a partida, normalmente tem seu lugar reservado na elite da posição. Se Surtain conseguir suprir a falta de atleticismo que muitos dizem que ele tem, e continuar sendo um jogador extremamente disciplinado e técnico, pode colher bons frutos, assim como se destacou no College Football.


Classe recheada na 2º rodada?

Não podemos esquecer que se não fosse sua lesão nas costas, Caleb Farley estaria na mesma prateleira que Surtain hoje, mas essa lesão já o incomoda desde 2020, quando deu opt-out da temporada. Certamente Farley cairá no draft, basta esperar para ver quem aposta no cornerback de Virginia Tech, pois potencial e atleticismo ele tem de sobra.

Jaycee Horn é um cornerback extremamente físico e muito bom localizando a bola no ar. Entretanto, a dúvida é se ele consegue transformar essa agressividade em disciplina, levando em conta as inúmeras faltas em sua carreira. Trevon Moehrig é indiscutivelmente o melhor safety dessa classe, e talvez o único bom o bastante para uma 1º rodada.

Muito versátil, alinha tanto no slot jogando como nickel. Além disso, tem a capacidade de patrulhar no fundo do campo como single high. Essa é uma virtude que muitos times da NFL estão de olho. Porém, Moehrig precisa ser melhor tackleando, pois diversas vezes vemos ele perdendo o ângulo da jogada.

Asante Samuel Jr. e Erik Stokes são nomes que particularmente gosto muito. Samuel é um dos melhores marcando homem a homem. Stokes é ótimo marcando em zona, mas ambos têm problemas físicos. Além disso, suas alturas e envergaduras são abaixo da média no “padrão” da NFL.


Vale a pena ficar de olho.

Ademais, temos alguns nomes que podemos ficar de olho, como o cornerback Greg Newsome II, de Northwestern, que é um baita defensor, tanto em marcação individual como em zona, mas tem sérios problemas com lesões e nunca sequer jogou uma temporada completa.

Outro bom nome é Ifeatu Melifonwu, de Syracuse, que é basicamente o que a NFL espera de um jogador fisicamente. Ele é muito atlético e com medidas acima da média, porém é um cara cru e que precisa ser trabalhado. Por isso, talvez não tenha um impacto imediato.

Outros nomes a serem observados são os safetys Richie Grant, de UCF, e Jevon Holland, de Oregon. Ambos muito instintivos (talvez os 2 mais intintivos entre os safetys) e bons tackleadores, mas a chave está na eficiência em defender bem o meio do campo como nickel. Porém, os dois possuem limitações atléticas. Além disso, ambos não possuem uma boa velocidade e explosão para cobrirem o fundo do campo, por exemplo.


Quais franquias precisam de DB

Com as equipes da NFL apostando mais em talento na linha defensiva e em volume na secundária, diria que é difícil hoje alguma franquia não precisar de defensive backs, pois quanto mais depth, melhor. Mas existem certas equipes que foram verdadeiras tragédias defendendo o jogo aéreo ano passado, e que não buscaram reforços na Free Agency, como o Atlanta Falcons, o Dallas Cowboys e o Houston Texans. Devemos prestar atenção também no Detroit Lions, que está em reconstrução. Por fim, o Las Vegas Raiders é sempre um candidato a pegar jogadores bastante atléticos.

E aí, torcedor? O que espera dos defensive backs para a primeira rodada do draft 2021 da NFL? Deixe o seu comentário ou entre em contato.

Clique para Comentar

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Franquias NFL

Mais matérias na editoria Guias, Análises & Fatos